Os dados reproduzidos abaixo apresentam a situação do Programa Rafale em 1996. Mesmo defasados pelo tempo, os números ainda são bastante interessantes e fornecem diversas informações.

Até abril de 1996 (data dos números apresentados) apenas um pequeno lote das versões Rafale M e Rafale B havia sido entregue. A produção estava suspensa e o governo francês negociava uma redução do preço das aeronaves (o início do ano seguinte o valor de flyaway foi reduzido em 10%). Nesta época todos os cálculos foram feitos considerando a aquisição de 294 aeronaves de todos os modelos, sendo 234 para a Força Aérea e 60 para a Marinha.

CUSTO* PORCENTAGEM
DESENVOLVIMENTO 48,62  (9,436) 24,0
INDUSTRIALIZAÇÃO 17,583 (3,412) 8,7
PRODUÇÃO PARA A FORÇA AÉREA** 76,25 (14,799) 37,7
PRODUÇÃO PARA A MARINHA*** 20,89 (4,054) 10,3
SOBRESSALENTES 37,812 (7,339) 18,7
SIMULADORES 1,215 (0,235) 0,6
TOTAL 202,37 (39,278) 100%

*Valores em bilhões de francos convertidos para dólar (informado em parênteses) conforme cotação de 1/7/1996; ** 234 aeronaves; *** 60 aeronaves

Do valor total do programa (39,27 bilhões de dólares – valores de 1996), um quarto foi gasto em pesquisas e desenvolvimento. Somente o processo de industriallização consumiu quase 9%, o que representa um valor bastante considerável.  A produção dos caças (segundo uma linha de montagem de 294 aparelhos) representa menos de 50% de todo o programa.

Dados mais atuais (2008) informam que o custo do programa Rafale está estimado em 39,6 milhões de euros e a encomenda total foi reduzida para 286 unidades.

FONTE DOS DADOS: Jane’s All the World Aircraft 2004-2005

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

E ainda assim ele saiu mais barato que o Eurofighter.

Antonio M

“governo negocia uma redução do preço das aeronaves”

Hmmmmm….Em 1996 ?!?!?!? E onde que eu vi essa mesma novela recentemente mesmo ?!?!?!!?

Francisco AMX

Pois é Clésio Luiz, e se saiu, pq não pode custar menos que o Typhoon? pq a França tem que ter seus números superestimados para pior? na minha opinião o Rafale vale o quanto pesa!

Sds!

Antonio M

E que peso!

Tão pesado que pode afundar a Dassault……

Clésio Luiz

@Francisco AMX E ele custa menos que o Typhoon em valores unitários. O único país que conseguiu comprar-lo no “precinho” foi a Áustria, que recebeu unidades do Tranch 1 se eu não me engano (de aviônica bem inferior ao Tranche 2/3), que não tinham comprador, pois os quatro países do consórcio já estavam para receber o Tranch 2. Aliás, eles ofereceram por um preço tão baixo, que o custo total foi inferior ao que a Saab estava pedindo por uma quantidade similar de Gripens. Mas não se engane, o Typhoon (assim como o Rafale) são aeronaves custosas, tanto é que… Read more »

Clésio Luiz

“na minha opinião o Rafale vale o quanto pesa!”

Então você concorda que o Rafale é mais barato que o Typhoon, pois é 1 tonelada mais leve que este 🙂

raul

Essa é a grande diferença entre o Rafale e o Gripen… Enquanto o Rafale é um projeto 100% novo, verdadeiramente francês, o Gripen é uma mistureba de componentes de todo o mundo, apenas com uma capa nova.

Só os franceses podem fazer a transferência de tecnologia que o governo quer, e isso é um fato imutável, independente do que os suecos digam.

Se tem uma coisa em que a Saab faz melhor que a Dassault é propaganda.

Marcos

Rafale = Rajada de vento.
Traduzindo; Jogar dinheiro fora

Vader

Linda foto. Essa aeronave fica linda com o cocar do Armeé de L´Air.

Do Armeé de L´Air…

DrCockroach

O Rafale eh caro poque tem uma concepcao de negocio vertical, tentam ser autonomos com o suporte do governo que garante um mercado cativo. Esta foi, uma vez, a ‘estrategia francesa pos-segunda guerra’ mencionada pelo NJ. O problema eh dividir conosco o preco da relativa autonomia deles (ainda falta o chip, …) Comparem com um laptop, por exemplo, em que existem centenas de fornecedores de diferentes paises. Quem produz mais barato e melhor leva. No Rafale soh leva se nao sabem produzir eles mesmos. O Eurofighter eh um empreendimento semi-publico. A vantagem eh que garantem mercado p/ mais paises (no… Read more »