O Ministério da Defesa da Austrália informou nesta terça-feira, 29 de junho, que foi completada uma fase importante do programa de modernização dos F/A-18 “Classic Hornet” da RAAF (Força Aérea Real Australiana). Trata-se da fase 3.2 do programa de modernização do “Classic Hornet”, em que foi verificado, em aeronaves selecionadas, que haveria a necessidade de trocar a “Centre Barrel” – a mais importante parte estrutural da fuselagem da aeronave, na qual são fixados o trem de pouso principal e as asas.

O programa de modernização foi concedido pela Organização de Material de Defesa (Defence Materiel Organisation – DMO) à L-3 Communications MAS Canada e à BAE Systems Australia. Segundo o Ministério da Defesa, a finalização desse programa permitirá que a frota de Hornet da RAAF possa, com segurança, atingir a data prevista para saída de serviço: 2020.

Segundo a BAE Systems, participante do programa com principal subcontratada da L-3 MAS, foram dez as aeronaves F/A-18 australianas que passaram pela substituição da Centre Barrel, num trabalho que começou em 2006.

FONTE: Ministério da Defesa da Austrália FOTOS: RAAF

NOTA DO BLOG (com informações do site da RAAF): a frota de F/A-18 Hornet da Força Aérea Real Australiana está dividida em quatro esquadrões: o N. 75 Squadron, da Base Aérea de Tindal (próxima a Katherine) e os N. 3 Squadron, N. 77 Squadron e N. 2 Operational Conversion Unit (este último responsável pelo treinamento de pilotos alocados para os esquadrões equipados com a aeronave) que operam a partir da Base Aérea de Williamtown (próxima a Newcastle).

A seleção do Hornet para equipar a RAAF foi feita em outubro de 1981, num contrato de compra de 75 aeronaves, assinado em novembro daquele ano (57 F/A-18A, monopostos, e 18 F/A-18B, bipostos). Pelo contrato, duas aeronaves seriam montadas na McDonnell-Douglas (McAir), nos EUA, e as demais 73 pela GAF (Government Aircraft Factories), em Victoria, Austrália.

Os dois exemplares montados nos EUA chegaram à Austrália, voando, em maio de 1985. Outros dois já haviam chegado, desmontados, em um C-5 Galaxy em junho do ano anterior. As operações do Hornet da RAAF começaram no N. 3 Squadron, em agosto de 1986. As entregas dos modelos bipostos foram finalizadas em dezembro de 1988, e o último monoposto foi entregue em maio de 1990.

Resumindo, as primeiras aeronaves entregues já estão em serviço há 25 anos, e as últimas há 20 anos. A RAAF planeja substituir o F/A-18 Hornet pelo F-35 (as primeiras entregas do novo caça estão agendadas para 2014), e 24 F/A 18 F Super Hornet foram adquiridos para preencher a lacuna entre a desativação de outro importante vetor da RAAF, o F-111, e a entrada em serviço do F-35.

Sobre o F-35, o contrato para a entrega dos primeiros 14 exemplares (no valor de $3,2 bilhões de dólares) foi aprovado pelo Governo da Austrália em novembro do ano passado, e um próximo lote será avaliado em 2012. A Austrália planeja operar três esquadrões de F-35, com 72 aeronares (número muito similar ao da encomenda de F/A-18 Hornet, feita há quase trinta anos), sinalizando a possibilidade de chegar a 100 (dependendo da decisão de quando aposentar os Super Hornet, que começaram a chegar ao país agora, em 2010). Para mais detalhes, veja os links abaixo.

VEJA TAMBÉM:

Tags: , , ,

About Fernando "Nunão" De Martini

View all posts by Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

2 Responses to “Austrália termina revitalização estrutural de seus F/A-18 Hornet” Subscribe

  1. Mayer 29 de junho de 2010 at 15:50 #

    - o editor!
    Cade as fotos do “combate” paraguay x japão?

  2. Nunão 30 de junho de 2010 at 12:59 #

    Mayer,

    Há matérias específicas tratando dessa piada “jogos da copa x batalhas aéreas” para deixar essa sua solicitação.

    Essa aqui é sobre os F/A-18 australianos e assuntos correlatos.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Rebeldes pró-Rússia derrubam dois jatos militares ucranianos, diz Kiev

Segundo a Ucrânia, caças foram abatidos perto de Savur Mogila. Não foram dadas informações sobre os pilotos. Os separatistas pró-Rússia […]

Pentágono: ‘não faz sentido reviver projeto de motor alternativo para o F-35′

Mas o Senado não pensa assim   O Programa de motor da Pratt & Whitney “está 90% desenvolvido e por […]

Caças: Suécia pula fora da competição dinamarquesa

A Suécia decidiu não fazer uma oferta formal do caça JAS 39E/F para a Dinamarca por entender que as exigências […]

Esquadrão Orungan realiza missão antissubmarino com submarinos nucleares na costa brasileira

Submarinos dos EUA, França, Reino Unido e aeronaves P-3 AM da FAB participaram da Operação O Esquadrão Orungan (1°/7° GAv) realizou, […]

Labace 2014 tem mais de 90 expositores confirmados

A feira de aviação executiva Labace (Latin American Business Aviation & Conference), tem confirmado, até o momento, a presença de […]

Mais fotos da maquete do Gripen E, exposta pela Saab em Farnborough

Nas imagens da maquete em tamanho real (mockup) do futuro Gripen E, cujo primeiro protótipo está em construção na Saab, […]