Alphajets franceses e F-5M (B) espanhóis, lado a lado

35

Alpha Jets e F-5 B na Espanha - foto Ejercito del Aire

Foto de intercâmbio entre a Força Aérea Espanhola e a Força Aérea Francesa mostra, lado a lado, treinadores que operam desde o início e o final dos anos 70. Até quando eles vão durar?

A foto acima é de um informe do Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola) sobre a visita, à Base Aérea De Tavalera la Real, na espanha, de três treinadores Alphajet do Armée de´lair (Força Aérea Francesa), provenientes do esquadrão 1/8 Saintonge e liderados  pelo comandante Tanguy Benzaquen. Em Talavera la Real opera a Ala 23, equipada com jatos F-5M (nova denominação espanhola para seus F-5B modernizados). O intercâmbio com os pilotos e aviões da Escola de Caça Franco-Belga de Cazaux deu-se entre os dias 12 e 18 de março.

Entre as missões realizadas no intercâmbio, figuram voos de familiarização, exercícios de ataque ar-solo e de combate ar-ar, estes últimos realizados junto à Ala 12 (que opera aeronaves F-18 Hornet). O objetivo foi realizar operações aéreas combinadas para avialiação das capacidades operacionais e troca de informações relativas a instrução de voo avançada (Fase IV), tarefa principal dos dois esquadrões.

A foto acima mostra duas gerações de treinadores avançados (embora o F-5B seja a versão biplace do F-5A, sua função nas forças aéreas que o operam/operaram, entre as quais a FAB, sempre foi a de conversão / treinamento, assemelhando-se muitíssimo em suas características com o T-38 Talon), representando os anos 1960 (F-5B, de projeto norte-americano) e 1970 (Alphajet, de projeto franco-alemão). Até que ponto eles são adequados hoje, e por quanto tempo ainda operarão, tendo em vista a introdução de aeronaves de combate de nova geração, Eurofighter e Rafale, nas duas forças?

F-5M espanhol em intercâmbio com franceses - foto Ejército del Aire

A história dos F-5B /M  espanhóis ajuda a entender o problema. Introduzidos em 1970 no Ejército del Aire (tecnicamente, o último ano da década de 60, mas deixemos esses detalhes de lado e pensemos em anos 1970, para facilitar) , para atender a um programa de aquisição iniciado em 1964, os F-5B são considerados, naquela força, como aeronaves com motores seguros e características de voo extraordinárias (lembrar que, junto com os F-5B, foi introduzida na mesma época na Força Aérea Espanhola a versão “guerreira” e monoposta, a F-5A. No total das duas versões, foram adquiridos 70 aviões, com produção sob licença).

O problema com os vetores, mais recentemente, era a aviônica defasada, pelo que foi modernizada nos últimos anos para adaptar o vetor às necessidades atuais de instrução de caça e ataque, constituindo o F-5B a etapa anterior do piloto antes de voar o Eurofighter.

A modernização dos F-5B espanhóis incorporou novos sistemas de navegação VOR/ILS e Tacan, sistemas de comunicação V/UHF, telas multifuncionais, computador de missão MDP, sistema inercial integrado EGI (INS/GPS), radioaltímetro, HUD e simulação de radar. Além disso, incorporou-se o sistema HOTAS (controles das telas e funções no manche e manete) e sistemas de gravação em vídeo e de planejamento de missões.

Estruturalmente, foram substituídas as longarinas inferiores e superiores da fuselagem dianteira, para que, em conjunto com as demais modernizações, a vida operacional do vetor pudesse ultrapassar a próxima década. Não sem razão, a nova versão passou a se chamar na Espanha de F-5M.

Ja os Alphajets são mais novos, tendo entrado em operação no Armée de l´air em 1979. Sem ter desempenho supersônico como o F-5B, o Alphajet tem no seu design uma preocupação muito maior com o treinamento (percebe-se isso claramente no design do canopi, que pode ser comparado nas fotos mais próximas), para o que contribui o fato de não ser também, no sentido estrito, uma aeronave de combate.

Alphajet francês em intercâmbio com espanhóis - foto Ejército del Aire

A própria história da introdução da aeronave (além da própria comparação com os F-5 das fotos) mostra isso. Antes dele, o Jaguar havia sido planejado como uma aeronave de ataque e treinamento, mas mostrou-se de operação cara para essa última função (embora tenha sido uma excelente aeronave de ataque). Por esse motivo,  a França e a Alemanha desenvolveram o Alphajet visando a missão de treinamento, dado que a missão de ataque já estava muito bem atendida pelo Jaguar. Assim, a simplicidade, o baixo peso e os requisitos de treinamento foram perseguidos no projeto, e alcançados com sucesso.

Mas o tempo também há de chegar para os Alphajets do Armée de l´air, assim como chegou (e foi “enganado” por mais uma década) para os F-5 B do Ejército del Aire. Que vetor poderá substituí-los no treinamento avançado / LIFT (Lead In fighter Trainer, ou conversão operacional para a caça), levando-se em consideração o contexto atual? Lembremos também que iniciativas de treinamento em outros países também são alternativas (um exemplo é o programa oferecido pela Finlândia, que pode ser conhecido clicando-se nos três primeiros links da lista abaixo. Outro, é o “Eurotraining”, do quarto link).

FOTOS: Ejército del Aire

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LBacelar

Mais uma ótima matéria no blog, parabéns aos editores!

Só peço que evitem mostrar fotos de F5, visto que a FAB tem um amor platônico por esse vetor rsrsrs

Vader

Pois é, olha lá F-5 sendo usado como treinador…

José Maria Bravo

Décadas atrás eu tinha a esperança de uma versão de treinamento avançado do AMX para disputar a substituição dos Hawk mundo afora. Essa janela de oportunidade – a partir do AMX, ou com outro projeto – a Embraer perdeu.

Vader

LBacelar em 31 mar, 2010 às 16:15:

Piada boba hein parceiro?

(IN) Fury

Desenho alemão e turbinas francesas. O AlphaJet deu um filhote, via Dornier, o IA 63 Pampa cuja principal diferença do seu papai é que o filhinho tem uma turbina.
Duas pergunta que não querem calar: precisamos de um treinador avançado (LIFT) ou o SuperTucano da conta? Quem seriam os continuadores da tradição do F-5? T-50 e Mitsubishi F-2?

Vader

José Maria Bravo em 31 mar, 2010 às 16:25

“Décadas atrás eu tinha a esperança de uma versão de treinamento avançado do AMX para disputar a substituição dos Hawk mundo afora. Essa janela de oportunidade – a partir do AMX, ou com outro projeto – a Embraer perdeu.”

Discordo meu caro: décadas atrás a Embraer era uma empresa pública… quem perdeu a janela de oportunidades foi o governo, que não investiu no projeto AMX o que ele merecia…

Sds.

Robson

Vader

vc concorda com alguma coisa?

blue shark

LOL f5 usado na Espanha como treinador… isso não é no mínimo… preocupante?

abs

Potiguar

A FAB tem cinco F5B armazenados, porque não usa? É melhor aliena-los!

Fabio Mayer

Bem, certa feira eu escrevi aqui que ACHAVA que o F-5 não servia como treinador avançado.

Os espanhois demonstram que estou errado…

..se bem que os F-5 brasileiros são versão E, e não A e B, o que pode causar muitas diferenças de desempenho.

José Maria Bravo

Prezados A FAB padronizou seus F-5 biplace na versão Fox, com evidentes diferenças de desempenho. Se ainda existem eventuais Bravo estocados, certamento a relação custo/benefício contra-indica que se os coloque em operação. O problema maior de usar células antigas como atuais treinadores avançados não é tanto o desempenho (que a partir do alto-subsônico é o bastante), nem a capacidade estrutural, desde que esta ainda admita uma grande capacidade de manobra (alto G). O problema, como a excelente matéria denota, é a compatibilidade de sensores, comandos, controles, comunicações e apresentação de dados, com os caças de primeira linha. E aí, na… Read more »

Galileu

ahh esses treinadores tem vida longa e terão, espero ver mais uns 12 deles na FAB, que por sinal terão vida mais longa ainda aqui no brasil

brazilwolfpack

Claro que sim,Galileu. No Brasil continuarao sendo a espinha dorsal da FAR ate 2050,ao parecer. Fim de Março,e o FX-2 nada…como sempre. Continua a novela

brazilwolfpack

FAR=FAB

brazilwolfpack

QUIS DIZER FAB

Nick

Eles (França e Espanha) podem substituir o AlphaJET e o F-5B/M por um LIFT moderno como o M346.

No nosso caso, com a introdução do AT-29, e findo a vida útil dos F5Ms, feito o treinamento nos AT-29, fariam estágio em simuladores e iriam direto para um biplace do FX-2. Não vejo espaço para um LIFT da classe do M346 ou KAI-T50.

[]’s

ezeca

poís é mas a lacuna do xavante quem cobre?
e o patrulhamento de aviões acima da capacidade do ST
quem faz fx-2 :-/ ?
t-50 e muito + muito acima das condiçãoes da FAB
eu gostaria de um prójeto de lift para satisfazer a demanda!
mas acho que ainda vamos atras de Gripens ou mirages de meia vida
ou um k-8 ou mig-at pelo preço.
mas a melhor opção real seria um M-346 montado no brasil sob licença
e seria bom…
NEIVA
SUPER TUCANO
M-346
RAFALE-BR

ezeca

]Nick
estágio em simuladores e iriam direto para um biplace do FX-2
mas isso não seria inrrespossabilidade da FAB!
tem que ter algum treinador nem que seja pra da dois voo de ida e volta e perde a virgindade!

Vader

Robson em 31 mar, 2010 às 17:03

“Vader vc concorda com alguma coisa?”

Sim: com o fato de que o F-5 dá um bom treinador. Aliás, nada melhor para treinar do que uma aeronave de aerodinâmica “difícil” (pra dizer o mínimo), sem fly by wire.

Sempre lembrando que o lema tem que ser suar na paz para não sangrar na guerra.

Sds.

Fabio Mayer

Jose Mari8a Bravo,

Mas, e se a FAB pegasse esses “Bs” e elevasse ao padrão M?

Nick

Caro Ezeca,

Os americanos mandam seus pilotos do T-38 Talon para os F-22… e eles não são biplace 🙂
E farão a mesma coisa com o F-35.. não haverá biplaces, Sairão direto do LIFT deles, o T-38(por enquanto); para o F-35 (quem não tem versão biplace) com estágio em simuladores.

[]’s

José Maria Bravo

Prezado Fábio A tal seria preferível (padronização e desempenho) comprar mais alguns Foxes, que hoje se encontram baratos por aí, como demonstram nossas duas últimas compras da Jordânia. Mas não suprem a necessidade de uma “ponte” entre o AT-29 e o FX-2, pois, sobretudo, não é FBW. Essa característica é imprescindível para que o treinador simule o comportamento de mais de uma aeronave “de destino”, e até mesmo de mais de uma configuração de carga e missão de uma mesma aeronave. O antigo programa AX, da Embraer, que a partir da associação com os italianos foi abortado e deu lugar… Read more »

ezeca

Nick
amigo endento teu ponto de vista mas os
EUA vão de lift-> simulador -> F-35
Brasil vão de ST -> simulador-> FX-2(biplace)
e como fica o adestramento em caças a turbina E A FORÇA G
de um caça
PS: eu não estou falando do pessoal na ativa em AMX,F-5 e mirage 2000.

-QUE JA DEVEM TER PENSAMENTOS NEGROS COM O ANDAR O FX-2-

OBG pela atenção Nick
abrs…

Piramboia

Mais uma prova da qualidade e durabilidade dos produtos Made in USA: os espanhóis ainda utilizando os seus F-5B. Há muito descataram os seus Mirage III (vendidos ou doados ao Paquistão). Os Mirage F-1 em breve serão aposentados (já foram oferecidos à Colômbia e à Argentina.Foram recusados). Mas os F-5B, ainda não têm prazo para se aposentar e são muito mais antigos do que os F-5E da FAB. O Chile aposentou os seus Elkan e Pantera e os F-5E continuam operacionais. A Indonésia, Taiwan, Coréia, Turquia, Suíça, Iran (com embargo que já dura mais de 30 anos, ainda os mantêm… Read more »

Matheusts

não reclamo dos ST como treinadores mais bem que a EMBRAER podia ganha um dinheiro com alguns AMX treinadores uns 30 ou 50 seria otimo acredito que o problema seria pegar o resto do progeto com a Italia.

Ja o ST com defesa de fronteira por enquanto esta otimo porque s unicos aviões que enterceptamos são tão lentos qu um caça não acompanham direito =/ mais futuramente seria bom uns caças pra fronteiras amazonicas.

F-5 nunca pensei que daria pra um treinador mais ele tem baixo custo de manutenção mais não deve ser como os treinadores alphajet e Hawk

Vader

Como bem lembrado pelo amigo Nick, o T-38 Talon na qual treinam os pilotos da USAF é em essência um F-5 mais fraco.

Sds.

LBacelar

Tem uma entrevista na revista Asas (Se não me engano de nov/2009), em que o Brigadeiro Sato deixa bem claro que os Mikes serão os substitutos do Xavante no treinamento dos pilotos.

Alguns especialistas se mostraram preocupados por isso, dizendo que o Mike é um avião bem arredio, mas sinceramente eu achei uma solução bem prática e barata para a FAB.

“Vader em 31 mar, 2010 às 16:25”
Ao meu ver é melhor fazer uma brincadeira boba p/ descontrair do que volta e meia largar um monte de bobeiras e fálacias pelo blog não é?

abraços

LBacelar

corrigindo… falácias*

Nick

Caro Ezeca, entendi sua preocupação. Todo esse treinamento que você refere, seria realizado nos Biplaces do Fx-2, para isso que eles são biplaces 🙂 Mas é claro , não tenho nenhum estudo dizendo que é mais barato sair do SuperTucano e ir para um FX-2 Biplace. Se operacionalmente e econômicamente for mais interessante a implantação de um LIFT, por que não? O maior problema que vejo, é o problema criado com mais uma linha logística e de manutenção. E digamos poucos ganhos além de fazer nossos pilotos a se acostumarem às reações de um caça a jato(maior velocidade, mais Gs).… Read more »

Matheusts

sem falar do maravilhoso cockpit do ST um motor helice tambem é muito mais barato de manter poruqe ele é a helice e Brasileiro.
acho que dos 99 ST ainda voam os 99

brazilwolfpack

obviamente que o F-5M e bem ideal para o trabalho de “trainer”. Contra isso eu nao argumento. Mas tambem nao podemos continuar usando ele com o caça de primeira linha hoje no Brasil. Pelo menos uma duzia de F-18 como stopgap ate que acabe a novela interminavel de FX-2 algum dia termine. O problema e que enquanto a maioria dos viznhos brasileiros aumentam seus estoques de Sukhois,Mig-29s,F-16s e tal,o Brasil ainda continua estancado na decada de 70,com ilusoed de supeiroridade aerea so porque fazem duzias de “modernizacoes” nos seus F-5s.

ezeca

nick
obrigado pela informação do ST em G,tinha lido ser proximo de 2 G.
talvez meu medo esteja exagerado mas a coisas que so aprendem
num trubina.
e com lift´s de baixo custo de manuteção como o mig-at, poderimos evitar o risco/necessidade ecônomica de pular ou catalizar etapas pela hora de voo do fx-2(Rafale).
poís apesar da compra de um excelente vetor ainda não sei como essa conta vai fechar.
e FELIZ PÁSCOA A TODOS!!!
[]´s