Os Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea da Índia, chegaram no dia 6 de agosto à Base Aérea de Nellis, nos EUA, para participarem da Red Flag 08-4, na primeira vez na história que aviões indianos fizeram parte desta operação.
Os Su-30MKI são considerados caças de geração 4.5, pois são mais avançados que os Sukhoi chineses e têm manobrabilidade ampliada, graças ao empuxo vetorado e canards. A Índia, que começou adquirindo 40 aeronaves, agora produz o Su-30MKI localmente e planeja ter 230 deles voando até 2014.


Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joao

Que licao para o Brasil. Olhem bem o que ocorreu na India. Adquriram 40 unidades,partiram para a producao local do Sukhoi SU-30. Brevemente terao 240 unidades desta espetacular aeronave. Isso sim se pode chamar reaparelhamento das FAAS. A india,como o Brasil,e um pais em vias de desenvolvimento,com muitos problemas sociais. Mas nao por isso abandonaram suas FAAS. Agora comparem o Brasil. Um programa FX,que acabou cancelado e agora,10 anos depois,continua a novela sem fim com o FX-2. Quando conseguiram tomar uma decisao,compraram 12 mirages usados,que somados aos 24 F-5 “modernizados” tem a funcao de defender um dos mais extensos paises… Read more »

RoLoUcO

Os Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea da Índia devem ser bons mrm, para eles colocarem ele na prova de fogo!!
espero pelas noticias destas feras na red flag!!

RL

Alguem tem a confirmação de que os caças indianos seriam submetidos a testes para medir forças com os Raptor F-22? Estou ansioso para ver as noticias e os resultados. Com base no que for repassado, poderemos ter uma nova expectativa sobre um provável perfil do SU-35, datas as novas capacidades tecnológicas que são prometidas pela Sukhoy para este caça e que faz parte da seleção para o FX2. Quanto ao blog, show. Acredito que o Poder Naval logo logo vai deixar de ter esse nome como referencia e terá um novo conceito em materia de defesa, tendo que mudar o… Read more »

konner

Um exercício militar realizado no Oceano Índico, em 2004 e que envolveram aviões de combate F-15 e F-16 da USAF e aviões da força aérea indiana SU-30 MKI denominado – “Cope India 04“, demonstrou as capacidades deste aparelho. O que foi mais interessante é que, os pilotos indianos venceram perto de 90% das missões de combate simuladas, sendo os resultados mais brilhantes registados com os Su-30 MKI, voando a baixas velocidades, para iludirem os radars Doppler dos F-15s e graças aos radares russos. Como sempre, os mísseis foram mais importantes no desfecho destes encontros. Sabe-se que a Índia usou mísseis… Read more »

Paulo Costa

A India possue dois modelos de Sukhoi,Su-30,e Su-30 com
canards,e empuxo vetorado,este ultimo na Red Flag,o radar
por ser mais avançado que o anterior,não vai ser ligado
neste evento,eles não querem que as frequencias do radar,e do data link dos misseis sejam conhecidos,pois os data link podem ser jameados.Serão orientados por AWCS.No site da IAF tem estes comentarios.

pablo

o Brasil nao poderia estar adquirindo junto a India algumas dezenas do caca Su30 indiano ??? nao seria viavel ???
os Su30 indianos tem equipamentos israelenses, na minha opiniao melhores que os russos. Posuui ainda outros equipamentos ocidentais com perfomances superiores ao equivalentes russos.

Pedro Rocha

Olá senhores! Já li de forma oficiosa que os EUA, temem um duelo ar-ar entre os Sukhoi e F-22. Os pilotos da IAF vêm tentando esse confronto já há algum tempo. O F-22 custa mais de US$ 300 milhões, como primeira aeronave de 5ª geração, porém não existe nenhuma garantia de sua superioridade em relação aos de 4ª atualizados. Os senhores sabiam que a vetoração de empuxo das turbinas do F-22 são somente no eixo vertical? No Sukhoi são nos três eixos (vertical, horizontal e diagonal)? Acredito que os F-22 não vão aparecer. As novas turbinas russas Iluka são as… Read more »

Paulo Costa

No site não oficial do F-2000,la diz que a saida dos gases é de
1200 graus ,o do Sukhoi 35 dizem que é 2000 graus centigrados.
Os franceses estão injetando um liquido especial na turbina
para reduzir a temperatura ,e assim a fonte IR.
O F-22 usa radar AESA escaneamento eletronico,o Su-30 usa escaneamento mecanico,inferior,sem contar o RCS do Su-30,
que é enorme,no Su-35 a ser lançado,este tem AESA tambem,e
um RCS menor.Similar ao F-22 poderá ser o Pak-Fa a ser lançado em
2015.

Walderson

Caro amigo João, concordo em parte com o que vc escreveu: realmente a Índia está dando um banho no mundo inteiro em termos de reaparelhamento das FAs, mas não tem como fazer a comparação em relação ao Brasil. Como disse o Mauro, a Índia é cercada de conflitos por todos os lados, o que justifica o empenho. Se a nossa situação fosse essa, com certeza até o mais pacato de nossos cidadãos exigiria FAs fortes e bem equipadas. Mas o grande diferencial com a Índia é que, apesar da existência de problemas sociais, o empenho em combatê-los no BR, por… Read more »

konner

A visita indiana foi de grande interesse para a inteligência norte-americana.

Os SU-30MKI, são equipadas com o radar NIIP-BARS, que é considerado uma variante do radar desenvolvido pelo mesmo organismo para os novos Su-35BM.

Segundo os indianos, durante os exercícios conjuntos, os NIIP-BARS estavam realmente ativos e emitindo, mas, no modo de treinamento, o que reduz sensivelmente o alcance e o espectro de capacidades do sistema.

Não empregaram seus sistemas defensivos, como chaff e flare; e também não usaram o datalink.

Paulo Costa

Sem contar que no site do terra na semana passada um governador
de um estado Indiano,disse para a população comer rato,que era nutritivo.Isto deve ter sido uma critica ao sistema Indiano,apesar de ser vizinho da China e Paquistão,deve estar investindo demais
em armamento.O parlamento deles não deve ficar indiferente.

AJS

Essa aquisição por parte da India, não me surpreende em nada, há muito tempo eles tem a MESMA quantidade de vetores, substituem os modelos mas não diminuem a quantidade.
O armamento nuclear por lá é garantia de existência da nação.

Raimundo

http://dawnsearlylight.blogs.com/del/2005/03/_would_you_be_s.html (O link acima explica detalhadamente os parâmetros usados durante o exercício entre os caças americanos e os Sukhois indianos – Assim, a superioridade dos Su-30 foi relativa! ) ====================================================== CARACTEERÍSTICAS DO EXERCÍCIO COPE INDIA 2004: [1] The scenarios were four versus 12 or a 1 to 3 ratio against the Americans (though this is standard training) [2] The F-15Cs did not have their advanced AESA radars [3] The F-15Cs were not allowed to fire beyond 18-20 nautical miles. [4] The IAF used advanced AA-12 Adder missiles that do not require continued pilot control and allow the attacking pilot to… Read more »

Raimundo

[http://dawnsearlylight.blogs.com/del/2005/03/_would_you_be_s.html] ====================================================== (O link acima explica detalhadamente os parâmetros usados durante o exercício entre os caças americanos e os Sukhois indianos – Assim, a superioridade dos Su-30 foi relativa! ) ====================================================== CARACTEERÍSTICAS DO EXERCÍCIO COPE INDIA 2004: [1] The scenarios were four versus 12 or a 1 to 3 ratio against the Americans (though this is standard training) [2] The F-15Cs did not have their advanced AESA radars [3] The F-15Cs were not allowed to fire beyond 18-20 nautical miles. [4] The IAF used advanced AA-12 Adder missiles that do not require continued pilot control and allow the attacking pilot… Read more »

Raimundo

http://dawnsearlylight.blogs.com/del/2005/03/_would_you_be_s.html
===================================================
Lendo as informações do link acima, fica claro que os norte-americanos fizeram de tudo para serem “derrotados” no Exercício COPE INDIA 2004. Parece que, para os americanos, o exercício serviu mais para “conhecer” o equipamento de origem russa. Acho até possível que alguns F-15C estivessem portando, no lugar dos radares, algum equipamento de ELINT para “scannear” todas emissões dos Sukhois indianos! Não seria possível isso ter ocorrido ?

Raimundo

http://dawnsearlylight.blogs.com/del/2005/03/_would_you_be_s.html =================================================== Apenas para concluir o comentário: Lendo as informações do link acima, fica claro que os norte-americanos fizeram de tudo para serem “derrotados” no Exercício COPE INDIA 2004. Parece que, para os americanos, o exercício serviu mais para “conhecer” o equipamento de origem russa. Acho até possível que alguns F-15C estivessem portando, no lugar dos radares, algum equipamento de ELINT para “scannear” todas emissões dos Sukhois indianos! Não seria possível isso ter ocorrido ? Além disso, o título do artigo é bem interessante: “Losing a Battle to Win a War”, ou seja, “Perdendo uma batalha para vencer a guerra!”… Read more »

Paulo Costa

Bom,estão trocando os 120 MIG-21 por aviões novos,compraram da Embraer 3 aviões de vigilancia eletronica,tinham um Nae,compraram outro,aumentaram a frota de subs,inclusive um Nuclear que não tinham,estão reforçando tudo.Varios tanques e heli´s tudo novo.
Fora o que não sabemos..

joao

Tiro o meu chapeu pra India. Acho que no Brasil a discussao,a retorica e o planejamento duram decadas,para tomar decisoes na melhor das hipoteses inadequadas. Estamos no ano 2008,e sempre que leio sopbre a compra de avioes para a FAB,sao F-5 Tiger. Mesmo assim,sem misseis,ou quando muito umas duas duzias. E por iso que devo concluir que no Brasil nao existe um programa serio de atualizacao dos meios da FAB. Pelo visto,quando a Venezuela,Chile,Peru e demais paises sulamericanos estiverem estocados com Sukhoi-35,a FAB vai estar armada ate os dentes com Tucanos,Xavantes e F-5 da guerra do Vietnam. Sera que. O… Read more »

edilson

Sugiro aos colegas a leitura deste artigo
http://aircombatcb.blogspot.com/2007/12/sukhoi-su-35-bm-super-flanker-o-temivel.html
e peço mais uma vez desculpas aos editores por postar outro blog aqui.
é importante no entanto que os especialistas que lerem o artigo façam seus comentários a respeito.
muito obrigado

Jonas Rafael

Eu não tenho dúvidas que em combate BVR o F-22 venceria. Os americanos devem ter CERTEZA ABSOLUTA disso. Caso contrário seria o maior mico da aviação em todos os tempos. Já no combate aproximado eu queria dar uma espiada no que ia acontecer.

konner

Matéria ” Excepcional “, grande sugestão amigo edilson!!

konner

Não me parece razoável renunciar a tantos atributos a um custo, que é módico, quando comparado ao custo de outros caças.

konner

A meu ver, a escolha deste caça, SU-35 BM, para o FX-2, é uma combinação de “Capacidade” e “Sensatez”.

edilson

Obrigado senhor Konner, mas agradeça ao senhor Carlos Emílio que assim como os editores do poder naval e poder aéreo permitem estes espaços.
e agora apara não dizer que não falei de flores…
http://aircombatcb.blogspot.com/2006/06/lockheed-martin-boeing-f-22-raptor-o.html

taer

Prezados Mauro e Walderson, ainda que sejão muitos os argumentos em favor da India, não existe nenhuma justificativa plausível para o que foi feito com a FAB! Reaparelhamento já! Desenvolvimento tecnológico já! Respeito à grandeza do Brasil já! Quando esse país vai acordar?
Sds.

Walderson

Caro Taer, Vc não entendeu o que eu escrevi. Concordei em parte com o que o João falou. Justamente na parte em que devemos tirar o chapéu pra Índia, pois ela está fazendo o que gostaríamos que fosse feito aqui. A única coisa que discordei foi a comparação – os motivos da comparação. Na Índia, existe um pensamento dominante na população de que é necessário armas para a defesa do país em virtude dos conflitos. Isso lá á mais importante do que cuidar da população desassistida, que é enorme, até maior que a nossa. Bota maior nisso, pois a Índia… Read more »

Walderson

Taer,
em tempo, as coisas aqui são muito mais difíceis. A galera que está no poder é o pessoal que tomava porrada dos militares nas ruas. Agora, os lilitares estão comendo o pão que o diabo amassou. Só não são menos valorizados porque, qdo o caldo engrossa, quem chega pra ajudar são eles. É como na Amazônia: onde estão os civis? Só nos lugares bons – claro que com algumas poucas exceções existem alguns civis que entram mato adentro.
Um abraço, amigo.

Douglas

Em combate BVR o F 22 não tem paralelo até agora. No dog fight acho que perderia se encontrasse um piloto no mesmo nível de treinamento. alias os Mig já eram melhores que os F-15 em dog fight, mas perderam todas no Iraque nas duas guerra de lá. Agora, tem uma questão: qualquer avião perde um dog fight para um míssil derby ou python 5, não há como escapar deles. Um piloto bem trienado “puxa” 12 G um míssil de nova geração pode puxar 50g.. então se vc tem distancia pra disparar um míssil desses o piloto inimigo estará em… Read more »

Jonas Rafael

É, segundo soube, a razão peso/potência é maior que 1:1 o que significa que ele pode subir na vertical sem STOL até um certo limite, melhor até do que os antigos E.E. Lightning britânicos faziam…

Raimundo

Estou retornando apenas para me desculpar pelos repetidos comentários meus que foram postados na presente notícia. É que meu navegador de internet “travou” e eu pensei que o comentário não havia sido transmitido. Por isso, tentei enviar o mesmo comentário outras vezes. Mais uma vez peço desculpas pelo inconveniente!

[…] dia 13 de setembro a Índia testou o míssil Astra, desenvolvido pela DRDO para prover o caça SU-30MKI com capacidade BVR (Beyond Visual Range). O teste com o Astra foi realizado no Perímetro Integrado […]

[…] deverá ser iniciado em breve. Ao mesmo tempo, a introdução em serviço de novas unidades de Su-30 MKI, produzidas localmente pela Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) em Nashik, estaria sendo […]

[…] Sukhois indianos na Red Flag 08-4 […]

joao

Que licao para o Brasil. Olhem bem o que ocorreu na India. Adquriram 40 unidades,partiram para a producao local do Sukhoi SU-30. Brevemente terao 240 unidades desta espetacular aeronave. Isso sim se pode chamar reaparelhamento das FAAS. A india,como o Brasil,e um pais em vias de desenvolvimento,com muitos problemas sociais. Mas nao por isso abandonaram suas FAAS. Agora comparem o Brasil. Um programa FX,que acabou cancelado e agora,10 anos depois,continua a novela sem fim com o FX-2. Quando conseguiram tomar uma decisao,compraram 12 mirages usados,que somados aos 24 F-5 “modernizados” tem a funcao de defender um dos mais extensos paises… Read more »

RL

Alguem tem a confirmação de que os caças indianos seriam submetidos a testes para medir forças com os Raptor F-22? Estou ansioso para ver as noticias e os resultados. Com base no que for repassado, poderemos ter uma nova expectativa sobre um provável perfil do SU-35, datas as novas capacidades tecnológicas que são prometidas pela Sukhoy para este caça e que faz parte da seleção para o FX2. Quanto ao blog, show. Acredito que o Poder Naval logo logo vai deixar de ter esse nome como referencia e terá um novo conceito em materia de defesa, tendo que mudar o… Read more »

RoLoUcO

Os Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea da Índia devem ser bons mrm, para eles colocarem ele na prova de fogo!!
espero pelas noticias destas feras na red flag!!

konner

Um exercício militar realizado no Oceano Índico, em 2004 e que envolveram aviões de combate F-15 e F-16 da USAF e aviões da força aérea indiana SU-30 MKI denominado – “Cope India 04“, demonstrou as capacidades deste aparelho. O que foi mais interessante é que, os pilotos indianos venceram perto de 90% das missões de combate simuladas, sendo os resultados mais brilhantes registados com os Su-30 MKI, voando a baixas velocidades, para iludirem os radars Doppler dos F-15s e graças aos radares russos. Como sempre, os mísseis foram mais importantes no desfecho destes encontros. Sabe-se que a Índia usou mísseis… Read more »

Paulo Costa

A India possue dois modelos de Sukhoi,Su-30,e Su-30 com
canards,e empuxo vetorado,este ultimo na Red Flag,o radar
por ser mais avançado que o anterior,não vai ser ligado
neste evento,eles não querem que as frequencias do radar,e do data link dos misseis sejam conhecidos,pois os data link podem ser jameados.Serão orientados por AWCS.No site da IAF tem estes comentarios.

pablo

o Brasil nao poderia estar adquirindo junto a India algumas dezenas do caca Su30 indiano ??? nao seria viavel ???
os Su30 indianos tem equipamentos israelenses, na minha opiniao melhores que os russos. Posuui ainda outros equipamentos ocidentais com perfomances superiores ao equivalentes russos.

Pedro Rocha

Olá senhores! Já li de forma oficiosa que os EUA, temem um duelo ar-ar entre os Sukhoi e F-22. Os pilotos da IAF vêm tentando esse confronto já há algum tempo. O F-22 custa mais de US$ 300 milhões, como primeira aeronave de 5ª geração, porém não existe nenhuma garantia de sua superioridade em relação aos de 4ª atualizados. Os senhores sabiam que a vetoração de empuxo das turbinas do F-22 são somente no eixo vertical? No Sukhoi são nos três eixos (vertical, horizontal e diagonal)? Acredito que os F-22 não vão aparecer. As novas turbinas russas Iluka são as… Read more »

Paulo Costa

No site não oficial do F-2000,la diz que a saida dos gases é de
1200 graus ,o do Sukhoi 35 dizem que é 2000 graus centigrados.
Os franceses estão injetando um liquido especial na turbina
para reduzir a temperatura ,e assim a fonte IR.
O F-22 usa radar AESA escaneamento eletronico,o Su-30 usa escaneamento mecanico,inferior,sem contar o RCS do Su-30,
que é enorme,no Su-35 a ser lançado,este tem AESA tambem,e
um RCS menor.Similar ao F-22 poderá ser o Pak-Fa a ser lançado em
2015.

Walderson

Caro amigo João, concordo em parte com o que vc escreveu: realmente a Índia está dando um banho no mundo inteiro em termos de reaparelhamento das FAs, mas não tem como fazer a comparação em relação ao Brasil. Como disse o Mauro, a Índia é cercada de conflitos por todos os lados, o que justifica o empenho. Se a nossa situação fosse essa, com certeza até o mais pacato de nossos cidadãos exigiria FAs fortes e bem equipadas. Mas o grande diferencial com a Índia é que, apesar da existência de problemas sociais, o empenho em combatê-los no BR, por… Read more »

konner

A visita indiana foi de grande interesse para a inteligência norte-americana.

Os SU-30MKI, são equipadas com o radar NIIP-BARS, que é considerado uma variante do radar desenvolvido pelo mesmo organismo para os novos Su-35BM.

Segundo os indianos, durante os exercícios conjuntos, os NIIP-BARS estavam realmente ativos e emitindo, mas, no modo de treinamento, o que reduz sensivelmente o alcance e o espectro de capacidades do sistema.

Não empregaram seus sistemas defensivos, como chaff e flare; e também não usaram o datalink.

Paulo Costa

Sem contar que no site do terra na semana passada um governador
de um estado Indiano,disse para a população comer rato,que era nutritivo.Isto deve ter sido uma critica ao sistema Indiano,apesar de ser vizinho da China e Paquistão,deve estar investindo demais
em armamento.O parlamento deles não deve ficar indiferente.

AJS

Essa aquisição por parte da India, não me surpreende em nada, há muito tempo eles tem a MESMA quantidade de vetores, substituem os modelos mas não diminuem a quantidade.
O armamento nuclear por lá é garantia de existência da nação.

Raimundo

http://dawnsearlylight.blogs.com/del/2005/03/_would_you_be_s.html (O link acima explica detalhadamente os parâmetros usados durante o exercício entre os caças americanos e os Sukhois indianos – Assim, a superioridade dos Su-30 foi relativa! ) ====================================================== CARACTEERÍSTICAS DO EXERCÍCIO COPE INDIA 2004: [1] The scenarios were four versus 12 or a 1 to 3 ratio against the Americans (though this is standard training) [2] The F-15Cs did not have their advanced AESA radars [3] The F-15Cs were not allowed to fire beyond 18-20 nautical miles. [4] The IAF used advanced AA-12 Adder missiles that do not require continued pilot control and allow the attacking pilot to… Read more »

Raimundo

[http://dawnsearlylight.blogs.com/del/2005/03/_would_you_be_s.html] ====================================================== (O link acima explica detalhadamente os parâmetros usados durante o exercício entre os caças americanos e os Sukhois indianos – Assim, a superioridade dos Su-30 foi relativa! ) ====================================================== CARACTEERÍSTICAS DO EXERCÍCIO COPE INDIA 2004: [1] The scenarios were four versus 12 or a 1 to 3 ratio against the Americans (though this is standard training) [2] The F-15Cs did not have their advanced AESA radars [3] The F-15Cs were not allowed to fire beyond 18-20 nautical miles. [4] The IAF used advanced AA-12 Adder missiles that do not require continued pilot control and allow the attacking pilot… Read more »

edilson

Obrigado senhor Konner, mas agradeça ao senhor Carlos Emílio que assim como os editores do poder naval e poder aéreo permitem estes espaços.
e agora apara não dizer que não falei de flores…
http://aircombatcb.blogspot.com/2006/06/lockheed-martin-boeing-f-22-raptor-o.html

Raimundo

http://dawnsearlylight.blogs.com/del/2005/03/_would_you_be_s.html
===================================================
Lendo as informações do link acima, fica claro que os norte-americanos fizeram de tudo para serem “derrotados” no Exercício COPE INDIA 2004. Parece que, para os americanos, o exercício serviu mais para “conhecer” o equipamento de origem russa. Acho até possível que alguns F-15C estivessem portando, no lugar dos radares, algum equipamento de ELINT para “scannear” todas emissões dos Sukhois indianos! Não seria possível isso ter ocorrido ?

Raimundo

http://dawnsearlylight.blogs.com/del/2005/03/_would_you_be_s.html =================================================== Apenas para concluir o comentário: Lendo as informações do link acima, fica claro que os norte-americanos fizeram de tudo para serem “derrotados” no Exercício COPE INDIA 2004. Parece que, para os americanos, o exercício serviu mais para “conhecer” o equipamento de origem russa. Acho até possível que alguns F-15C estivessem portando, no lugar dos radares, algum equipamento de ELINT para “scannear” todas emissões dos Sukhois indianos! Não seria possível isso ter ocorrido ? Além disso, o título do artigo é bem interessante: “Losing a Battle to Win a War”, ou seja, “Perdendo uma batalha para vencer a guerra!”… Read more »