Gripen NG demo - foto Gripen International

vinheta-exclusivoHoje conheci pessoalmente e bem de perto o Gripen NG Demo no hangar da Saab, juntamente com outros Gripen de teste e um novíssimo Gripen D da Tailândia.

Ver o Gripen NG Demo e tocar o avião é, como diria o Darth Vader: Impressive!

Mais detalhes no Xat (Bate-Papo), por volta das 18 e 19h no Brasil. Estarei online para conversar com os leitores do Poder Aéreo e contar as novidades aqui da Suécia.

Para os incrédulos que não acreditam no Gripen NG, o Demo já tem as asas diferentes, o trem de pouso recolhe nas asas, ele leva mais combustível e mais armamento. Pude conversar com um piloto de testes sobre como é o avião, como está a questão do software e hardware embarcado, qual seria a participação do Brasil na fabricação, como foram os testes na Índia, como é a performance do NG em voo, a capacidade do radar AESA, voo supercruise etc.

Ou seja: tremei infiéis! Ele existe! 😉

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yluss

Tem como colocar o Molusco e o NJ no chat com o Galante???

Alguem que decide precisa ouvir isso 🙂

Clésio Luiz

Isso está errado. Eu acredito que sequestraram nosso amigo Galante e lhe aplicaram drogas alucinógenas, dando-le a impressão de ter visto e tocado o Gripen-NG e o que é pior, de ter conversado com um piloto de um avião fantasma!

Como diria o Padre Quevedo: isso non ecsist.

Brincadeira viu Galante 🙂

Luiz Padilha

Acho que devia era parar de dizer que o NJ não existe e coisa e tal.
O Avião existe, voou, foi testado na India e o Galante coferiu que não é um C/D modificado.

Será que os especialistas de plantão, sentados atrás de seus PCs, continuarão a afirmar o contrário?

Aguardem os próximos comentários! hahahahahahahaha

Vader

Amazing! 🙂

Ééééé… Pois éeééé…

Não é o Lula e o NJ que precisavam falar com o Galante, mas sim muita gente que aparece aqui no Aéreo… e em alguns lugares menos frequentados da net…

Vou tentar aparecer no Xat hoje, mas este horário coincide com o do meu “alvará de soltura” semanal (rsrsrs). Se não der, entro mais tarde.

Abs

PS: Galante, detalhes mizifio, mais detalhes!

Wilson Giordani de Souza

Luiz Padilha disse:
11 de junho de 2010 às 13:26

“Acho que devia era parar de dizer que o NJ não existe e coisa e tal.”

Acho que o NJ realmente não existe… o [N]elson [J]obim, digo… 🙂 🙂 🙂

DrCockroach

Go Gripen Go! 🙂
Go Galante Go! 🙂

Sortudo, Sortudo!! …

Depois desta viagem serah Alexandre NG, Alexandre “New” Galante

Tito

Aeeeeeeee

E não é que o bicho existe…

mas não adianta, hoje ainda vai ter nego dizendo que não, fazer o que?
😉

ZE

Mas, mas… como assim existe ?? Esse não era aquele tal avião de AutoCad ??? Como é que é ?? O Galante TOCOU no avião ?? Ué, dá para TOCAR em avião de AutoCad ?? Xiii, não estou entendendo mais nada: Primeiro alguns diziam que o avião não existia. Logo em seguida, as mesmas pessoas falavam que ele não tinha radar AESA em desenvolvimento. Depois, alguns até chegaram a falar que ele não conseguiria disparar os Meteor (ignorando o fato que a plataforma escolhida para os testes do Meteor é o Gripen). No meio disso tudo, alguns desavisados ainda insistiam… Read more »

heyarth

Uia, num é que o bicho realmente existe…rsrs
Só falta o Galante dá uma voadinha no caça, aperta ai Galante, com jeitinho tu consegue um vôozinho de gratis…

Luiz Padilha

hehehehehehehehe Apostar eu não aposto, mas que vai ter gente apostando que ele tava sem óculos, vai! rsrsrsrsrsrs Ainda bem que ele levou a camera. Poderemos ver as asas e o trem de pouso do NG e por ai vai. Rafales a parte, a FAB na minha modesta opinião, ficaria muito melhor com o Gripen. O pessoal da FAB tem evitado falar neste momento por ser o mesmo muito delicado e arriscado para eles( oficiais), se exporem e depois terem que “pagar” por isso, porém, em OFF, o que mais se ouve é que o Gripen seria o ideal para… Read more »

Paulo Renato

E tem gente que não vai acreditar !!!
Mas quero saber dos detalhes !!!!

Trememmmmm
Abs.

Mauro

Infelizmente, o mosquito sueco não é páreo para os Sukhoi venezuelanos. Que venham os Rafale.

Vader

ZE disse:
11 de junho de 2010 às 14:21

ZE, vão falar que foi o avatar virtual do Galante que tocou no Gripen NG do autocad, ahahahah…

Ai ai ai, essas rafalechetes… 🙂

Paulo Renato

Caro Mauro,
Realmente O SU é o melhor até mesmo que o Rafale.

Viva a Rússia.

Abs.

Ivan

Então está confirmado!

O NG existe!

Então só posso concluir uma coisa:

O NJ não existe!

Como é que o nosso Ministro da Defesa, no exercício do seu cargo, foi à França um zilhão de vezes e nenhuma à Suécia.
Tenho que ser justo, o Dr.Nelson foi o ministro mais atuante da pasta nos últimos tempos, mas comete um erro terrível, contra o serviço e contra seu currículo, ao não visitar os fabricantes do Reino da Suécia,
até mesmo para dizer que viu e não gostou.

Abç,
Ivan, o Gripeiro.

cmte.felix

Senhores,

É sério que tem gente que não acredita na existência do avião?

Marcos

E agora???

O que eles irão dizer???

Qual a nova DESCULPA???

É Rafaletes podem se desesperar, ele voa, está sendo testado na INDIA, diga-se de passagem muito bem, pode dispara misseis com alcançe 100 km e ate mais, é atualmente o mais sofisticado, e ai?

O que voces vão fazer???

Chorar e entrar na champanhe francesa?

Ivan

Galante, Parabéns, mas uma vez. Fico muito feliz com esta sua merecida viagem. Claro que ficaria mais feliz se a viagem fôsse minha, mais aí não haveria nenhum merecimento e não teria como repercutir as maravilhosas notícias que vc trás… he he he. Entretanto, lembro que o amigo certa vez, à época do 1º vôo do PAK-FA, em 29 de janeiro de 2010, NEGOU pereptoriamente a ecsistência do Gripen NG. Minha memória é terrível, inclusive com os amigos. He he he… A matéria era: “O F-X2 e o PAK-FA” O post eu transcrevo abaixo: ” Alexandre Galante disse: 29 de… Read more »

hms_tireless

QUe notícia maravilhosa para queimar a língua dos integrantes da Brigada dos Mártires de Al Rafah

Hornet

Sim, ele existe. Mas ele quem? O NG? O Demo NG (ou DEMO), que não é o NG, existe desde 2008, salvo engano. O protótipo que sempre é apresentado é o Demo NG. mas e o NG? Já está pronto? esse é sempre o velho (e já previsível e repetitivo) truque indígena usado pelos adeptos do caça suéco: ele existe quando é conveniente e não existe quando também é conveniente. Isso cansa. Argumento camaleão. Mas só pra lembrar, o Demo NG não é o NG. Até mesmo a asa, comentada pelo Galante no texto, será diferente no NG (a que… Read more »

Edmar

Caros Amigos do Blog suas atenções.: Sim o “Saab Gripen NG” existe!!! Apesar de ser um pouco maior que o “Saab Gripen JAS” , o “Saab Gripen NG” ainda é menor que os outros dois concorrentes do FX2. Ainda assim “ele é mais barato e mais econômico” de se manter. Com certesa o “Saab Gripen NG” iria dar a Embraer um grande passo em tecnologia de aviões de combate e também iria dar a FAB mais prestígio e respeito. Com certesa, os vizinhos iriam ficar apreensivos! Já foi comprovado no “RED FLAG” que o “Saab Gripen” é um bom avião… Read more »

JOSEF SIMAS

Amigos,

O NG existe, esta em desenvolvimento a nivel de prototipo, e e’ uma otima opcao para o Brasil desde os pontos de vista: economico, financeiro, tecnologico e de desenvolvimento empresarial
Todavia, tema do FX-2 esta totalmente politisado e dificil de dicidir neste periodo eleitoral.
Quem decidira sera o proximo Presidente: se for mais sensato ouvira mais a forca aerea e o empresariado nacional e a EMBRAER, ai dara certamente o Gripen NG …

Pancho

Hornet,
“mas e o NG? Já está pronto?”

Graças a Deus não! Pq só assim teremos capacidade de, futuramente, criar um caça brasileiro!

Aprender desenvolvendo…

abraço amigo.

Ivan

Pancho disse:
11 de junho de 2010 às 17:14

“Graças a Deus não! Pq só assim teremos capacidade de, futuramente, criar um caça brasileiro!”

Idem, idem. Na mesma data.

Abç,
Ivan.

hms_tireless

Caro Hornet:

Já que o Gripen NG não seria o melhor vetor para a FAB, qual a justificativa para a escolha do Rafale, salvo a preferência do Governo Federal, é claro!

ZE

Vader disse: 11 de junho de 2010 às 14:50 Vader, quando alguém quer acreditar que vaca tem asa, então vaca tem asa. É difícil, senão impossível, demovê-los de tal ideia. OBS: fiquem calmos os defensores do Rafale. Como já dito por mim, ele será o escolhido. Não importa se o nosso Parceiro Estratégico tenha colocado algo em nosso orifício há alguns dias atrás, quando da votação pelo Conselho de Segurança da ONU sobre o Irã. Aliás, o assessor do Almadinejah, chamou o Brasil de Parceiro Estratégico. Agora só falta a Coreia do Norte e Cuba chamarem agente de Parceiro Estratégico.… Read more »

hugor

É claro que ele existe… a não ser que o Galante esteja vendo uma miragem (mas não tem esse risco não, já que Miragem quem fabrica é a Dassault).

Hornet

Pacho e Ivan, precisam avisar o Galante…hehe O NG não está fabricado, mas desenvolvido me parece que já está (armas integradas,radar já escolhido, eletrônica já desenvolvida etc….o Demo serviu pra isso). Então vamos participar em quê? esse é que é o problema do NG: ele não está fabricado mas já está desenvolvido. É diferente do PAK-FA, por exemplo, que está sendo desenvolvido…e diferente também do Rafale e do SH, que já estão operacionais e em fases distintas de modernizações e de desenvolvimento dos projetos respectivos. Isso pra não citar os demais problemas do NG, quando pensado para o FX2 (por… Read more »

Robson Br

Até tu Galante……. Não precisava de tanto….. Falta muito ainda para ser o NG prometido. Mas parabéns pelo esforço. Para quem endende um pouco de avião sabe que ainda falta alguns anos. Tem que terminar o desenvolvimento da aeronave em si (mecânica). Tem que terminar a eletrônica embarcada, inclusive o Radar que está bem no início. Tem que começar a voar e testar……..2016 a 2018 no mínimo. Pelo tempo que anunciaram o NG, é até vergonhoso apresentar só isto. Realmente estão esperando um troucha para bancar o desenvolvimento. Vamos ver se você volte com a “”verdadeira”” verdade. Um abraço amigão… Read more »

Robson Br

gripetes,

O Mister Galante não tocou no Gripen NG Demo. Tocou sim em um “”D”” modificado.

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii E falta muito, mais muito mesmo.

Fiquei decepcionado com o post, pois esperava novidade. O que foi colocado é notícia velha dita de novo.

Meu amigo galante, já que não tem fotos nem do protótipo, mande pelo menos fotos da Suecas…

Até o proximo concresso pago pela SAAB. E que no Próximo tenha pelo menos o protótipo…..

Bom retorno…aguardamos as notícias verdadeiras para as Gripets não ficarem mais iludidas….

Guilherme Poggio

Robson Br disse:

Fiquei decepcionado com o post, pois esperava novidade. O que foi colocado é notícia velha dita de novo.

Robson, você poderia ter participado do Xat. O Galante trouxe muita novidade para todo mundo. Qualquer um poderia fazer perguntas. Inclusive o NG foi para a Índia com o radar AESA.

hugor

Caramba, agora já estão dizendo que nem o “demo” existe.

hugor

Extra! Extra! Companhia sueca desenvolve tecnologia militar para enganar o inimigo. Trata-se de uma holografia a-lá Starwars melhorada que simula um avião de caça. A tecnoligia é tão avançada que embora todos possam ver, e até tocar na imagem, muitos acreditam que o avião não está lá.

Wolfpack

Pergunta ao Galante. A Eliane Catanhede e o Luis Marinho estão por ai também?????

Francisco AMX

Grande Hornet! falou, tudo, primeiro… nada mais a acrescentar…

Seria bom a Dassault convidar o Galante para conhecer um verdadeira máquina de guerra!… porém, talvez, ela não precise deste tipo de publicidade… vai saber não é…

Sds!

hugor

Publicidade para que, Francisco AMX? Ela já tem o Lula e o Jobim, esqueceu?

Antonio M

“..o mosquito sueco não é páreo para os Sukhoi venezuelanos..”

Quantos Sukhoi os venezuelanos terão? Quantos serão contruídos por lá ?

Com o Brasil firmando o contrato com a SAAB e contruindo os planejados 120 por aqui, um Sukhoi ainda seria páreo para enfrentar três mosquitos suecos no estado da arte?

Antonio M

“…O Mister Galante não tocou no Gripen NG Demo. Tocou sim em um “”D”” modificado….”

Então o Rafale M também “não existe” pois seria um Rafale C adaptado às operações navais.

Antonio M

E como vão as vendas do Rafale ? A maravilha que ninguém quer, só a França …..

Francisco AMX

Antonio, melhore seu argumento… sobre Rafale C e M… pois este seria mais passível de comparação com os F-35 de decolagem convencional.. um para a USAF e outro para a USN…

Antonio M

Francisco AMX disse:
11 de junho de 2010 às 20:23

Claro Francisco, quando se trata de falar do Rafale sempre é preciso lembrar de qualquer detalhe ou especificação em detrimento do Gripen.

Mas, tenho certeza que mesmo assim o Rafale não vai vender………..

Antonio M

E se o Rafale M veio de depois do C, muito do desenvolvimento e do porjeto da versão C foi usada na versão M. Simples assim …..

Francisco AMX

Poggio… o NG demo, vc quis dizer não é? este que é um Gripen D com modificações estruturais… um tunning… digamos assim…, com um protótipo de radar AESA… não seria isso? o dia que existir um protótipo do NG eu vou aceitar, naturalmente, que ele já exista! até então ele é um demonstrador do que um dia poderá ser o NG. se não há prototipo, não há NG. Sugiro aos editores respeitar os que estão na linha correta e tradicional… a de que precisa haver um protótipo para se considerara que um avião de guerra realmente existe! sabemos que se… Read more »

curvo

Pois é Guilherme, mesmo com “Tudo” (entre áspas, hehehe) contra, até agora as notícias de quem já o pilotou são as melhores possíveis, já imaginou totalmente pronto ? Ser humano é assim mesmo, se é alto, queria ser baixo, se magro, queria ser gordo, daí por diante, é assim mesmo …. Ainda considero este, como a melhor oportunidade de maximizar o dinheiro investido e, como suporte o F-18, nestes casos com tudo o que o FX-2 pode nos trazer de melhor em termos de contrato, já pensou termos Boeing e Saab participando do KC-390 ? Ou será que ninguém pensou… Read more »

Vader

Quem “sabemos” Chicão?

Francisco AMX

Mas como já foi dito: uma hora o NG existe! outra não! depende do freguês!

Francisco AMX

Não será Vader? será este tunnig do D? vixi meu, o negócio é piro do que eu esperava então….

curvo

Existir existe (até onde conseguimos saber, assim como o Osório lembra dele ?), mas ainda não está terminado.
Se como está, está sendo bem cotado e elogiado, já imaginaram “PRONTO” ? 🙂
🙂 🙂

Vader

A propósito, o Xat foi muito bom. Com certeza virão muitas novidades nos próximos dias sobre o Gripen NG, quer queiram as rafaletes chamá-lo de “Demo”, de JAS-39+, de Gripen F, de “berimboca da parafuseta” ou do raio que o parta…

Guilherme Poggio

Francisco AMX disse:

Sugiro aos editores respeitar os que estão na linha correta e tradicional… a de que precisa haver um protótipo para se considerara que um avião de guerra realmente existe!

Isto não é verdade e com o Rafale não foi assim. O ACX, que depois recebeu o nome Rafale, não era nem um demosntrador e muito menos um protótipo. Era simplesmente o Rafale A. Não se preocupe, pois semana que vem vai ter texto abordadno este assunto.

Francisco AMX

Poggio, entendo, porém nunca defendi que o Rafale existia antes dele existir, de fato, esta é a diferença…

“Existir, existe só que não está terminado!” ??? então já sou dono da minha máquina e do meu carro que foram financiados em 48X… paguei 1/3 de um e 60% de outro… já são meus? só Deus sabe! o banco discorda! rsrsrss

Sds!