Assinado contrato de desenvolvimento do KC-390 e modernização dos AF-1

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A Embraer acabou de assinar dois contratos com o Ministério da Defesa. O primeiro deles diz respeito ao desenvolvimento da aeronave de transporte tático e reabastecimento aéreo KC-390 e o segundo refere-se à modernização das aeronaves AF-1 da Marinha do Brasil. O evento ocorreu agora há pouco durante a LAAD 2009, no Rio de Janeiro, com grande participação da mídia nacional e internacional.

Durante o evento foram apresentadas maquetes das aeronaves (ver fotos), além de um poster do projeto. A assinatura do contrato veio num momento muito importante para a Embraer, pois a mesma enfrenta uma grande redução de suas encomentas civis no mercado internacional. Por outro lado, a cerimônia teve um grande caráter simbólico, pois o contrato foi assinado no ano que a empresa completa 40 nos.

Uma maquete do AF-1 foi entregue pelo presidente da Embraer Frederico Fleury Curado ao Minitro da Defesa Nelson Jobim e ao Comandante da Marinha, Almirante Julio Soares de Moura Neto.

“Este é o primeiro programa de vulto entre a Marinha e a Embraer”, afirmou Curado. Serão modernizadas 12 aeronaves AF-1, com a substituição de toda a aviônica, bem como a introdução de um radar de bordo.

Não foi especificado quais aeronaves serão modernizadas, mas o Poder Aéreo acredita que duas delas serão do modelo AF-1A (biplace) e as outras dez do modelo AF-1 (monoplace). Detalhes do projeto também não foram fornecidos, mas é razoável imaginar que o mesmo seguirá os mesmos passos da atualização dos F-5E da FAB.

O Poder Aéreo tem a honra de ser um dos primeiros veículos a noticiar o evento pela internet.

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FOTOS: Poder Aéreo

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RJ

Estou vendo a necessidade de recontratar engenheiros…

Nelson Lima

Esse Curado é um grande político!

Marcelo Tadeu

Parabéns à Marinha, `a FAB e `a Embraer!!!!

Hornet

E parabéns ao blog pela cobertura do evento!

abraços a todos

Hornet

Em tempo: eu quero aquele modelo do Skyhawk que eles estão segurando…como faz pra comprar um daqueles?…hehehe

Zero Uno

Finalmente…

Marcelo Tadeu

Só falta uma boa notícia da Força Terrestre, agora

Zero Uno

Más temos no inventário da MB 23 A4K… O que vai ser dos outros? Se alguns serão sucateados para peças de reposição serão os 11 restantes? Por que não modernizar pelo menos 18 e deixar os 05 restantes para sucatear?

Bom… Deve ser grana mesmo.

Hornet

Amigo Zero, Acho que o raciocínio da MB está certo. Os que serão modernizados terão quase que um pra um de reserva para reposição de peças…e as peças que certamente serão necessárias não serão as que a Embraer fabricará (aviônica nova)…mas sim as que não se encontram mais no mercado. Por isso que eu acho que não vale mesmo a pena modernizar todos e nem faria sentido gastar dinheiro modernizando alguns a mais para reposição de peças…pois o que estará em falta (ou já está) no mercado não será a aviônica nova, mas sim a mecânica velha do A-4. Ao… Read more »

Luciano Baqueiro

Tentando colaborar, já estão no site da EMBRAER notas sobre os 2 contratos e quanto ao AF-1 serão 9 mono e 3 bi, ok ?

embraer.com.br/institucional/download/1_043-Com-VPD-LAAD_AF1_Modern-P-09.pdf

embraer.com.br/institucional/download/1_042-VPD-Com-LAAD_KC390_Launch-P-09.pdf

Quanto ao KC-390 não há uma única linha sobre suas características técnicas, é bem vago. Será que o projeto não está completamente definido ?

Abraços.

Sérgio

Camaradas agora o Opalão começa a ter a sua razão. Estamos em festas, acredito que os outros A-4 poderão servir como treinadores ( para Aspirantes, tenentes ) -por aí vai- não sei na Marinha a nomenclatura – de Cap. p/ cima os M para ações. É Brincadeirinha!!!
Mas S.P.d’Aldeia, pode preparar p/ gravar as novelas e assistirem em outro horário, pois a barulheira noturna recomeçará, com a pista em fase final de reforma e turbinas chegando de Israel.
Qto. ao C-390 deu-se o pontapé inicial, ou melhor, oficial.

pedro

O Ministro falou do acordo, inclusive da proteção da plataforma continental…todavia não falou nada sobre o FX2.
Ninguém perguntou ouele não quis falar?

marujo

Os contratos são um bom começo para a LAAD e tem um simbolismo enorme:de que a crise econômica não vai interferir nos planos de modernização das Forças Armadas. Parabéns ao Poder Naval pela informação.

Raphael Barros

Bem mordenizar esse A-4 é a mesma coisa que colocar um motor de Vectra, MP3 players e Blu-ray em um Fusca. Bem é melhor do que nada agora só falta mísseis decentes para serem usandos nesses A-4 modernizados.

Democracia

Escutem a musica “Aleluia de Handel”, e entenderão como me senti.
PArabens ao pessoal do blog pela rapida apuração da noticia.

Viva a República !!!

RL

Acima de tudo, parábens a Equipe do Site.

Profissionalismo em jornalismo e cobertura “Full Time”, “OnTime” de grande desenvoltura.

Galante, Poggio e CIA, vcs são F¨*#$H¨@¨%….rsrrrrrs
Estão ficando a cada dia melhores.

Como disse, não sou muito a favor da modernização dos A4. Para mim eles todos deveriam ser vendidos a Argentina junto com um “Pacotão” para modernização das demais células daquela Força.

No entanto, já que foi feito, torço a favor de que dê tão certo quanto os projetos do F-5EM e do A-1M.

Antes assim, do que nada.

Zeke A6M

O melhor da notícia é a demonstração de que o governo vai investir na capacitação de empresas e na formação de profissionais voltados a industria de defesa.
Dando continuidade a essa política, em poucos anos teremos condição de projetos mais ousados.

Abraços a todos.

Marcos T.

Cara até dei porrada no computador pensando que era alguma falha.

Muito bom, muito bom.

Zero Uno

Hornet.

Me parece que ainda há A4’s estocados pelo mundo afora. Se não me engano.

É correto isso?

Mauricio R.

A Embraer manja do A-4 tanto qnto do F-5, nada vezes nada. E o que eventualmente aprender não terá serventia alguma, pois ambas as aeronaves são belas “galinhas mortas” no mercado, ninguem está planajando fazer upgrade, estão é comprando aeronaves novas mesmo. O upgrade do F-5 está uma carroça, devagar, enrrolado, pois dependemos dos israelenses, que é quem manja realmente dos 2 aviões. E nós pagando a conta. Creio eu que este contrato deveria haver sido licitado no mercado, o governo e as forças armadas, atravéz do MD estariam trabalhando pelo setor industrial como um tdo e não por uma… Read more »

Jacubão

Prabéns ao Galante, Poggio e todos os membros do PODER AÉREO, voçês são sensacionais, aprimeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi ligar o cpd para ler essas exelentes matérias, e saber que finalmente começou a andar as coisas nas FAs.

Um grande abraço.

Carlinga Carenada

Sugestão para a MB: vamos fazer a xepa no AMARG para não AMARGar arrependimentos depois, pois o que temos pela frente em termos de novidade é the END, o fim do FX-2 etc… bem que o EB poderia receber umas aeronaves nacionais (tipo EMB-120 adaptado) para ser o transporte leve e lançador padrão de paraquedistas, tal como o bravo EMB-110…

Hornet

Zero, É…boa pergunta!…não sei te responder… será que algum colega do blog sabe? Provavelmente naquele deserto dos EUA que mais parece uma revendedora de aviões usados deva ter alguma coisa estocada…mas precisaria saber em que estado se encontrariam essas células e se não ficaria muito caro ter que comprar algum A-4 (o caça inteiro) só por causa de uma “rebimboca da parafuseta” qualquer que deu defeito em um dos nossos… Ou mesmo se essas peças não ficariam caras demais, mesmo comprando apenas as peças separadas (sabemos que quanto mais velho é o caça, mais caras ficam as peças de reposição…pois… Read more »

Marcelo Bahia

É isso aí Zeke!

Mas voltando ao AF-1. Ele será um bicho temível. Com a modernizaçao ele será mais letal do que muitos dos “sea harrieres” operados hoje. Teremos uma ótima aeronave de ataque, só faltará a plataforma de defesa aérea do A-12. Mas aí já é mais complicado… há dúvidas sobre a possibilidade de operaçao dos Rafales F1 ou dos Hornets A e B.

De qualquer forma, teremos uma frota de ataque naval de boa qualidade.

Um abraço.

Marcelo Tadeu

É meu amigo Maurício R. Esta carroça andou derrubando alguns Mirage 2000 franceses na última CRUZEX. Vc esquece que mesmo saindo a decisão do F-X até a primeira entrega nós vamos voar o que? A FAB está usando a Elbit por uma questão logística. A aviônica do A-29 é Elbit, do F-5 é Elbit, do A-1M será Elbit e o A-4 tb e tudo feito em Porto Alegre pela Aeroeletrônica que faz parte da Elbit.

Alguém tem algo contra a Elbit no mundo? Eu nunca ouvi algo contra.

João Curitiba

Extraído do site do jornal Zero Hora de Porto Alegre. Mesmo com informações específicas imprecisas, dá uma boa idéia do que vem por aí: “Ministério da Defesa planeja investimento bilionário em aeronaves e blindados Indústria bélica é saída para movimentar negócios e enfrentar a crise Humberto Trezzi, Rio de Janeiro | humberto.trezzi@zerohora.com.br Em épocas de crise, a indústria bélica sempre foi uma saída para movimentar negócios e empregos. E não vai ser diferente no Brasil, anunciou o ministro da Defesa, o gaúcho Nelson Jobim, que abriu nesta terça-feira a sétima edição da Latin America Aero e Defence 09, a maior… Read more »

Francisco AMX

Vou remar contra a maré, que pena esta decisão de modernizar este avião… política de ajuda para a EMBRAER?… só pode, nada mais justifica tal entento! que fará um A-4 no cenário de guerra naval de hoje??? só doutrina e treino… pq é baixa capacidade operacional de um Skyhawk, mesmo na AL…

Walderson

Caro Francisoco AMX,

só a manutenção da capacidade operativa da Força Aeronaval já justifica. Pelo menos até a compra de uma nova aeronave. Afinal, a Marinha tem de desenvolver as rotinas de operações.
Um abraço, amigo.

Hornet

Mais uma notícia boa saindo da LAAD: “Brasil quer triplicar produção de Centros de Tecnologia Rio de Janeiro, 14 de abril de 2009 – O governo brasileiro pretende triplicar a médio e longo prazo a produção dos Centros de Tecnologia da Marinha, Aeronáutica e Exército. A declaração, do Ministro da Defesa Nacional, Nelson Jobim, foi dada durante a abertura da 7ª Edição da Latin América Aero & Defense (LAAD 2009), que começou hoje e vai até sexta-feira, no RioCentro, no Pavilhão 3. Acompanhado pelos comandantes da Marinha, o Almirante de Esquadra, Julio Soares de Moura Neto, da Aeronáutica, Juniti Saito,… Read more »

Paulo Renato

Muuito boa noticia !!!
Os A4 poderam servir no futuro para treinadores, quando tivermos uma nova aeronave embarcada.
Quanto ao KC390, uma ótima noticia, assim poderemos sair fora dos C130 antigos que temoks e ter uma frota de aviões nacionais, fabricados pela nossa Embraer.
Ainda tem as atualizações do Bandeirantes,a chegada do P3 Orion.

Agora vamos ver o que vai vim para o nosso EB.

Será que teremos tanques Russos para o nosso EB???
Alguém pode responder essa pergunta minha ???

Abs.

Mauricio R.

“A FAB está usando a Elbit por uma questão logística. A aviônica do A-29 é Elbit, do F-5 é Elbit, do A-1M será Elbit e o A-4 tb…” A FAB usa Elbit pq é mto burra, vc pode ter as mesmas capacidades mantendo a arquitetura e diversificando os fornecedores, mas… Assim, amanhã ou depois a Elbit cai no poço, a FAB inteira não vai junto!!! “…e tudo feito em Porto Alegre pela Aeroeletrônica que faz parte da Elbit.” Somente assistência técnica e engenharia de produto, tdo o resto vem prontinho, fabricado e montado, de Israel. Existe mta vida inteligente, alem… Read more »

Ricardo

Raphael Barros

Um fusca bem preparado deixa qualquer vectra na poera em arrancada 🙂

Pensa nisto… 🙂

Baschera

Agora sim !!!
Conosco ninguém podosco !!
Com um Opala 6cc, doze DKW, 56 Corcel II e 43 Monzas modernizados a coisa vai.
E também assinaram o contrato para substituir as Kombis….
Mas quanta felicidade…..
>>>> Vou tentar cortar os pulsos com meu barbeador e já volto.. <<<<
Sds.

Hiigins

O bom da notícia é a oficialização do desenvolvimento do C-390.

Jonas Costero

Eu entrei em contato com uma empresa americana que me afirma categoricamente: nós fabricamos qq peça para qq série de avião A4 Skyhawk.
O que se deduz disso?
Que não existe vontade ou força para remontar um grande esquadrão desses aviões aqui no Brasil, só isso.
Especular sobre peças velhas, peças que a Embraer vai fazer, peças originais, e etcs, é só especulação mesmo. E que mais de interesse haveria em recuperar as células? Tudo por aqui é muito complicado, mas com certeza não faz parte de uma boa lógica.

Alexsandro

De mais, sem palavras pra descrever a alegria de saber que as coisas estão caminhando.
Mas gostaria de saber como faz pra ganhar um modelo de A1 daqueles?

Cantarelli

Estou feliz com a noticia do C-390 vai ser um estouro de vendas de sai do papel.

Baschera

Mauro,
Podes vaiar…. não estou conseguindo cortar os pulsos com o berbeador elétrico….
Meu amigo, o que critico é a eterna mania de fazer-se meia-sola em termos de defesa.
Temos um problema sério… milíco não sabe comprar e político menos ainda. Resta-nos criticar, pois o dinheiro é nosso, dos contribuíntes.
Mas, vou parar por aqui….. acordei assim hoje.

Sds.

Adler Medrado

Mauricio R. disse:
Existe mta vida inteligente, alem da industria isrelense de aviônicos

Tipo qual? Europeia? Americana? Nigeriana? Palestina? Argentina? Chinesa?

Quem vende esse tipo de material para nós com mais facilidade que os Israelenses? E são um dos melhores do mundo…

Patriota

Boa noticia

Jaique Sparro

Excelente notícia pra FAB e MB.
Agora os Patinetes vão voar como gente grande e que venha o C-390.

J Roberto

Até que enfim uma notícia boa para as FFAA do Brasil. Frederico Curado, Diretor-Presidente da Embraer,disse: “Ao selecionar a Embraer, a Marinha contribui para o fortalecimento da capacidade tecnológica instalada no país voltada à revitalização e modernização de aeronaves militares.” Os 12 aviões que serão modernizados são conhecidos mundialmente como A-4 Skyhawk. A modernização restabelecerá a plena capacidade operacional do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha do Brasil, em sua missão conjunta com os meios navais e aeronavais, nas ações de defesa do País. O programa compreende a recuperação dos aviões e de seus sistemas atuais,… Read more »

Sérgio

Paulo Renato em 14 abr, 2009 às 18:56 Será que teremos tanques Russos para o nosso EB??? Vindo do CTEx, tem. Fazem parte da negociação c/ os MI’s. Estão em negociações com uma empresa no interior do R.G.do Sul, mas aproveitando a estada do pessoal do blog na LAAD, poderiam cutucar, para sair mais informação. Hornet em 14 abr, 2009 às 18:56 O ministro explicou que a política atual do governo federal é a de unificação e integração entre as três forças. “Precisamos de capacitação nacional, mas, para isso, o país tem que dispor de uma agenda nacional, como os… Read more »

Hornet

Sérgio,

interessante o que vc comentou.

Fiquei com uma dúvida: por que os franceses querem saber tais coisas? Qual o interesse deles nisso?

Mas de qualquer modo, muito providencial seu comentário. Agradeço.

abraços

MOsilva

Bom, bom… Acredito que este contrato para modernização de (somente) 12 aeronaves A-4 se deva a atual crise (sempre ela…) e também para “testar” as modificações/melhorias do modelo (antes de se fazer um contrato mais extenso; pode haver um ampliação posterior, como a que houve na compra dos C-295). Se não estou enganado, há (ou havia) boas células de A-4 a venda na Nova Zelândia. Estes aviões já haviam sofrido uma modernização extensa, sendo particulamente interessante os sistemas embarcados (radares e aviônica) disponíveis. Podem (poderiam) ser uma opção para uma futura aquisição de novas células do modelo. Não creio que… Read more »

Cantarelli

Magina a noticia na tv no jornal nascional governo federal anuncia reativaçao do progeto to tanque brasileiro Osorio pela avibras kkkkkkkkk, eu chorava sério mesmo so faltava essa ta tudo fica um sonho .
Nao custa sonhar!

Roberto CR

Baschera em 14 abr, 2009 às 20:20

KKKKKKKKKKKKKKK… essa valeu

Abs

Raphael Barros

Ricardo

Nas curvas como um Fusca bem preparado sairia com um Vectra?

Na moral se o nosso presidente tivesse a mesma cabeça de 15 anos atrás ele substituiria os A-4 e o São Paulo por submarinos ou então construirias um porta-aviões nacional com Rafales M.

Mais fazer o que? Melhor do que ver os A-4 no solo sem poder voar.

Profgeo

Novos ventos sopram para o Brasil. Apesar de tudo temos o que comemorar. Para o Exército brasileiro já temos a aquisição recente dos Leopard 1AI5 (apesar de ter sido melhores os modelos Leopard II), o Projeto do URURU III, aquisição dos helicopteros EC725 e o projeto do míssel anti-carro. Para a nossa FAB a aquisição dos EC725, a modernização dos A1, o FX2 (parece que vai sair do papel), o desenvolvimento dos mísseis PIRANHA II e A DARTER, os Projetos de veículos aéreos não tripulados (a RFP dos UCAV), os helicopteros de ataque MI35, e o melhor de tudo, a… Read more »

Sérgio

Hornet em 15 abr, 2009 às 0:58

O interesse está no processo produtivo, pois os “filmes finos” que compõem os sensores termais, foram conseguidos com um processo simples, inovador e principalmente barato. Mas..dessa vez estamos, ainda segurando a informação.