Gripen com pod de reconhecimento fotográfico SPK39 - foto Saab - G Akerberg

A Saab informou na quarta-feira, 31 de março quer recebeu um contrato da FMV sueca para desenvolver novas capacidades do sistema de reconhecimento do Gripen. A FMV é a organização que cuida da aquisição (produção e fornecimento) de material militar para as Forças Armadas da Suécia.

O contrato tem valor de aproximadamente 400 coroas suecas (aproximadamente 55 milhões de dólares ou 98 milhões de reais), distribuído por um período de quatro anos, e refere-se ao desenvolvimento de capacidade noturna e melhoria da interface do pod de reconhecimento do Gripen  – na foto acima, a aeronave é vista com o pod de reconhecimento fotográfico SPK39 na estação ventral. O sistema é modular e tem cconsiderável potencial de desenvolvimento.

Um dia antes, empresa também informou recebimento de contrato para manutenção de sistemas do Gripen

Outro contrato recebido da FMV foi o de manutenção de sistemas do Gripen, no valor de 600 milhões de coroas suecas (aproximadamente 83 milhões de dólares ou 148 milhões de reais), em dois anos. O contrato representa parte das contínuas tarefas de manutenção de sistemas e modernização para o Gripen, e se adequa ao planejamento de longo prazo para o caça.

O contrato refere-se a recursos básicos, como gerenciamento de projeto e manutenção dos pré-requisitos materiais para a condução de testes do sistema de voo, para permitir o desenvolvimento e implementação de novas versões de sistemas. Esses pré-requisitos incluem a renovação de equipamentos e aeronaves de teste, visando os testes do sistema de armas Gripen no longo prazo.

FONTE / FOTO (G Åkerberg): SAAB, via Gripen International

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

capacidade interessante, caso seja o escolhido pelo Brasil poderemos contar com estes avanços. Realmente um caça multifunção 😀

Francisco AMX

Alex, vira esta boca pra lá! rsrsrss

Abraço!

Edcreek

Olá,

Enquanto faz pesado Lobby no Brasil, a Saab recebe dinheiro para atualizar a Frota de JAS-39 e reformalos.

Definitivamente o NG não faz parte dos planos Suecos.

Ainda bem que o governo já o descartou(o NG), se não seriamos os unicos operadores e com fabricação de peças artesanais. Gostaria de ver o preço real do NG depois de pronto, sem duvida seria um AMX2 onde se fala em x e no fim sai por y/j/h…..

Abraços,

Giordani RS

Que coisa…a SAAB recebe contrato de tudo quanto é lado, menos para o NG…nem o governo sueco acredita nele…

Next Gambiarra…

ComAir

Edcreek,

Continua acreditando no cara aquele do outro blog (Pe..)?
A Saab recebeu verba p/ fazer upgrading dos Gripens mais antigos, incluindo integração de novo armamento, estudos p/ redução de custos, etc. Segue firme o projeto do Gripen NG; não é correto dizer que “Definitivamente o NG não faz parte dos planos Suecos”.

Isto é trolagem.

[]s!

LBacelar

O anuncio de compra do NG que é bom não sai rsrsrs

isso pq a Suécia é um país sério rsrs

diogo

Acabei de ver no site DB que os russos estao mais vivos do que nunca
estao no pareo do fx2 oferecendo o fantastico su-35,com montagem
no brasil e transferencia de tec,e sistemas de 5 geraçao.
E tambem dando garantias para as mesmas, dando exemplo da china
com o su-27 repassando tot e india como su-30.Sera que o gov vai abrir os olhos e ver realmente o melhor para nossa defesa aerea?

Mad Dog

Au revoir Gripentelho NG…

ComAir

Extra Funding To Advance Gripen Missile Integration

A large portion of the $282 million allocation, which will cover modernization of the existing Gripen fleet over the next four years, will be used for weapon integration, said Peter Nilsson, vice president of Operational Capabilities for Gripen International.
[bold]The integration of missile and weapon systems, and the ability for us to carry out this work, is critical to the Gripen-NG’s future [] as a marketable international combat aircraft,”
http://www.defensenews.com/story.php?i=4547991

emerson

Acho que essa nova reportagem/anúncio da SAAB faz parte da recente estratégia da empresa em reforçar sua imagem focando o FX2. Nas duas ou três semanas, fomos bombardeados com notícias, reportagens, press-releases, sempre sobre o Gripen. Não sei avaliar se terá sucesso ou não, mas me preocupa muito o compromisso de políticos de pequena expressão, como deputados e prefeitos, pela escolha do NG. Para mim é clara a diferença entre negociações envolvendo ministros e até o presidente, e os interesses menores que aparecem nas campanhas para prefeitos e deputados. Tenho ressalvas ao projeto do NG que não tenho no F18… Read more »

rober

Olhem essa notícia,pelo visto o último argumento coerrente dos defensores do gripen caiu por terra,agora não vão poder dizer que o gripen é o melhor para uma força que não tem dinheiro para manter o rafale,e que prefere um caça mais barato,e menos capaz,mas que pra criar mais de 13 mil cargos tem dinheiro,há uma grande incoerrencia nessa afirmação da FAB,sem grana!

Aprovada criação de 13.745 cargos no Comando da Aeronáutica

http://pbrasil.wordpress.com/2010/04/01/aprovada-criacao-de-13-745-cargos-no-comando-da-aeronautica/

rober

Aconselho aos colegas a prestar atenção as armadilhas do novo AMX!

D'Almeida

Recomendo a leitura desta matéria para todos aqueles que acreditam em “parceria estratégica” e ToT, apesar de ser 1º de abril.

Ao final respondam: Estamos bem de parceria ou não?

http://moraisvinna.blogspot.com/2010/04/sarkozy-reata-com-obama-velha-alianca.html

Galileu

hahahaha, onde a suécia diz que não quer o NG?? linka aew mãe Dinah.

Nem os EUA, abandonam suas plataformas desatualizadas, e nem tem o porque, pois o up sai mais barato que joga fora. uma coisa tão simples mais os Gênios Edcreek e cia, não sabem ou não querem saber, acho que não sabem mesmo.

Alexandre

Bom galileu, pelo que eu sei os eua estão substituindos suas versões antigas do f18(A,B,C,D) por versões mais modernas do sh.
A frança está tirando de operação os antigos 2000 pelo rafale e conforme as entregas andarem eles tiraram os 2005 mais antigos e deixando no máx o mk2.

Latino

Bom .ja deu o que falar esse fx-2 tomara que o senhor ministro da Defesa, Nelson Jobim,cumpra a palavra de que a decisão do governo brasileiro em relação à compra dos novos caças da Força Aérea Brasileira (FAB) será anunciada depois da Semana Santa .

terça-feira no maximo teremos a decisão (se cumprida a palavra ).

sds

Miguel

ééé… e até agora NADA de Gripen NG pra força aérea sueca…
Eles estão mesmo é dando uma “recalchutada” nos gripens mais antigos.

marlos barcelos

o gripen ng não existe e nem existirá, já que ninguem o quer. Espero que pulemos essa fogueira, será o maior fracasso das industrias militares

Edcreek

Olá, Sr. Galileu, obrigado pelo elogio…. Aos que conseguem debater em bom nivel: Me parece claro a cada dia que a Suecia está investindo pesado no JAS-39 que é ideal para a necessidade dela, e não está nem ai para o NG, que é um projeto da SAAB sem o apoio do país, isso fica mais claro a cada novo anuncio de verba para o JAS-39, é só abrir os olhos, e pensar. Exemplo: Rei da Suecia: “O Brasil não quer comprar o NG porque não tem apoio da Suecia, poxa vamos comprar pelo menos 30 unidades, para dar o… Read more »

Francisco AMX

Gripen C/D alcance = 800km Gripen NG maior, com 38% a amais de combustível interno = 800 + 38% = 1.100km – 5% (desconto maior peso e arrasto vs nova turbina) = 1.050km. Agora pergunto: isso é caça para Brasil? Um caça que carregará 6toneladas de carga, mas precisará levar 2 tanques de 1500lts para completar a mesma missão (distância que um Rafale percorre só com combustível interno) logo poderá levar apenas 3 toneladas de armas, Sendo assim precisaríamos de 2 Gripens para executar a mesma missão! onde está a paridade? onde está a economia?? Um Rafale teria uma equipe… Read more »

Rodrigo

Ed, vou morrer e não vou entender o porque de você chutar tanto cachorro morto. Vou avisar de novo caso você não tenha lido outra vez, para de comprar o papo do Pepê.. A SAAB pode fazer lobby para quem quiser que não vão levar, porque a Dassault fez o dever de casa e entrou pela porta de trás para falar com o chefe, só assim para empurrar o AMX francês para alguém. Simples assim. O enrabamento já começou com as picaretagens do EC725 e vai continuar com o Rafale, só continuo afirmando que no fim não vão levar. O… Read more »

marlos barcelos

Dos 3 caças o Rafale é o único que será constantemente atualizado, por ser o principal caça francês. O gripen NG não vai existir, ninguém o quer, só a FAB, nesse ponto Jobim deu um show nos militares, com uma visão melhor dos fatos, além disso prefiro ter 36 rafales que 50 amx e 50 f-5, mais 12 mirages 2000, garanto que os rafales abatem facilmente esses caças, e garanto que esses 112 caças custam mais em manuntenção que 36 rafales.

rober

Francisco vc esqueceu de acrescentar o armamento que vai sair aos olhos da cara,pois será uma compra separada,não vira no pacote,ou talvez a Saab,tenha oferecido um sistema de armas a Laser para a fab,já que esse caça tem tudo,opp melhor promete tudo! Rodrigo vc está errado quanto ao EC725 ,quem foi que escolheu foi a FAB,por questão de logistica e manutenção,repito foi a FAB,e quem fez o maior lobby ou melhor olhou para o seu estado com visão foi o governador Aécio Neves,ele foi um dos maiores responsáveis por essa compra e parceria com os franceses,procura amigo verificar como a… Read more »

Nick

Caro Francisco AMX,

Calma, seu Rafale já levou essa 😀

Só uma observação: O raio de ação projetado para o Gripen NG é de 1300km.

Ainda considero a proposta do Gripen Ng superior. hehehe

[]’s

grifo

Rodrigo vc está errado quanto ao EC725 ,quem foi que escolheu foi a FAB,por questão de logistica e manutenção,repito foi a FAB, Caro Rober, você não poderia estar mais errado. A FAB tinha um processo de concorrência em andamento chamado CH-X para aquisição de helicópteros de transporte, coordenado pela COPAC. As diversas empresas chegaram a receber o pedido de oferta e submeter suas propostas inicias. No meio do processo no entanto a EADS entrou “por cima” e empurrou os EC-725 goela abaixo, não só da FAB mas também para a MB e o EB que nada tinham a ver com… Read more »

Audaz

A não, tudo menos isto, dizer que o jobim deu um show nos militares… Concordo até na tal decisão politica e tudo mais, mas dizer que deu show não concordo. Aconteceu simplesmente isto: “Manda quem pode obedece quem tem juizo”, e só. Que venham logo os Rafales, se é para o bem de todos…

grifo

AIDC F-CK-1 Ching kuo = 24 milhões de dólares.
HAL Tejas = 23 milhões de dólares
JF-17 = 15 milhões de dólares
J-10 B = 30 milhões de dólares
MIG-35 = 39 milhões de dólares

Caro Ronaldo, qual a fonte destes preços? Amazon.com? Ricardo Eletro?

Incrível, até o Tejas que ainda está em desenvolvimento e nunca foi oferecido para ninguém já tem preço.

Nick

Caro Ronaldo,

Desses caças, o J-10B seria interessante uma avaliação para composição LO.

Alcance, Radar, Motor, Aviônicos, Estrutura… se tudo estiver ok, porque não? Claro, desde que a Embraer produza até o último parafuso e tenha o selo de garantia dela.

O MIG-35 também seria uma opção, mas não veria tão interessante assim.

[]’s

(IN) Fury

O desenvolvimento do Gripen NG é pago por um banco estatal sueco e é fiscalizado pela força aérea do país e mais duas agências governamentais. Agora alguém acredita seriamente que um governo aposta milhões de dólares em um projeto e não vai compra-lo? Esta afirmação é uma imensa bobagem, das maiores que se escrevem continuamente neste site. Mas como dizia Joseph Goebbels “conte uma mentira mil vezes que alguém termina acreditando”. A propaganda negativa é derivada de puro temor de que o governo vá comprar o caça sueco. Contudo, não tenham medo Rafaletes, isto não vai acontecer, o que importa… Read more »

grifo

Se um Gripen NG que sequer tem uma aeronave pré-série e tem preço definido, porque o Tejas que ja tem 5 protótipos voando não poderia? Caro Ronaldo, preço de venda é o que se põe em proposta de venda. Custo de desenvolvimento é uma outra coisa bem separada. Preço de venda leva em conta itens como quantidade, prazo de entrega, integração (data link, armamentos), offsets comerciais, financiamento, subsídios, e uma série de outros fatores. E isso só falando de aeronaves novas, para aeronaves já usadas os preços de venda podem ser completamente arbitrários. Isto torna inclusive difícil comparar mesmo preços… Read more »

Alecsander

Não duvido que o Gripen Next Generation será uma ótima aeronave, que traria grandes benefícios para a industria aero espacial brasileira, só que o NG corre o risco de vira o AMX do século XXI. E isso não é mera implicância com o Gripen, ao compara com o AMX, mais vejam só, o AMX foi uma parceria entre Brasil e Itália para a concepção de um caça de ataque ao solo e bombardeiro mais moderno do mundo, porem avia um problema, os caças multi-missão (que desempenham a fusão de caça tático estratégico e de bombardeiro) aviam surgido, e o AMX… Read more »

Francisco AMX

“Incrível, até o Tejas que ainda está em desenvolvimento e nunca foi oferecido para ninguém já tem preço.”

Grifo, agora tu mordeu a língua! rsrsrsr e o NG??
Tu até pode “garantir” que o NG tem custo fixo, e acreditar em papai-noel, é um direito seu, mas negar que um avião que tem 5 protótipos possa ter um valor referencial me causa estranhesa… rsrsrsrs

Abraços!

emerson

Caro InFury, Espero que não tenha dado a entender que a estratégia da SAAB seja inlegal. Disse sim que me preocupa a busca de apoio de políticos de expressão menor, como deputados e prefeitos, onde a visibilidade é menor. Haja visto que os maiores escândalos se dão no nível de deputados, lembrando desde os anões do orçamento, compra de votos para votações, mensalões e caixa-2. Por causa da necessidade de recursos para bancar campanhas, sempre me preocupa o envolvimento de deputados, prefeitos e senadores em questões de grande orçamento. Por outro lado, a visibilidade sobre ministros e presidentes é tão… Read more »

grifo

Esse proposta da SAAB com preço fixo e inegociável eu gostaria de ver, porque ela é igual oxigênio, todo mundo sabe que existe mas ninguém ver.

Caro Roberto, todas as propostas entregues a FAB são com preço fixo e inegociável. Trata-se de uma exigência do pedido de oferta.

grifo

Grifo, agora tu mordeu a língua! rsrsrsr e o NG??
Tu até pode “garantir” que o NG tem custo fixo,

Caro Francisco AMX, ao contrário do Tejas o Gripen NG já foi ofertado a mais de um país. O precinho está lá na proposta.

Eu não posso garantir que o NG tenha custo fixo, mas posso garantir que ele tem para a FAB um preço fixo. Será que é preciso realmente explicar aqui a diferença entre custo e preço de venda?

Francisco AMX

Nick! sei não heim…

Abraço bro!

Francisco AMX

Mas Grifo, se o custo de desenvolvimento não for passado para o produto, como é que fica? se o governo Sueco é que pagou pelo NG, então vai ser o maior escândalo da Suécia, pois os movimentos até agora em nada apontam para a compra, pela Suécia, do NG… não achas estranho isso? o Governo investe, mas não compra, o dinheiro vai para SAAB mas ela não cobra do cliente… quem vai pagar isso? o cidadão Sueco? para salvar a SAAB? tem algo de podre no reino de estocolmo? … as contas não batem Grifo! 🙂

Sds!

Francisco AMX

E tem mais, a SAAB pela sua lógica é a melhor e mais eficiente empresa do Universo? não creio, todos os projetos importantes que sabemos estouraram prazos e orçamentos… pq seria diferente de uma proposta que prevê um emaranhado de empresas nacionais em conjunto com a SAAB e mais um punhado de outras empresas européias e dos EUA? pois lembro ao amigo que o NG é uma salada de frutas!

Sds!

Francisco AMX

Esta lógica de custos defendida pelo NGétes não bate em nada com a realidade! ou o NG é um Gripen C/D com mais capacidade de combustível apenas??? vai saber não é…

Sds!

eduardo

Rober em 01 abr, 2010 às 16:43

Não foi só o Aécio que se movimentou pelo contrato da Eurocopter. Não se esqueça de Jorge Viana, ex-governador do Acre pelo PT, amicíssimo do Presidente da República e irmão do Senador Tião Viana (PT/AC), que assim que saiu do governo do Acre foi posto na direção do Conselho de Administração da Helibrás. Ele sim foi peça fundamental para fechar o negócio com os franceses.

grifo

E tem mais, a SAAB pela sua lógica é a melhor e mais eficiente empresa do Universo? não creio, todos os projetos importantes que sabemos estouraram prazos e orçamentos… Caro Francisco AMX, quando você compra um apartamento na planta de uma construtora, você não paga um valor fixo? Pelo menos eu paguei no meu. Mas obra não atrasa, custa mais caro… como é que as construtoras fazem esta mágica? Todo projeto pode ser feito por um preço fixo. O que ocorre é que você “precifica” o risco, embutindo um valor para cobrir potenciais atrasos e aumentos de custo. Em alguns… Read more »

grifo

Grifo como você pode garantir documentos que ninguém fora do alto comando militar viu?

Caro Ronaldo, os pedidos de oferta foram enviados para todos os fabricantes, então não se trata de algo restrito a FAB. E não é nenhum segredo que o pedido de oferta pediu preço fixo. Não interessava a FAB entrar como risk partner no caso do F-X.

Ninguém pode fixar nada em se tratando de aeronaves militares,

Claro que pode. Tanto que foi feito.

grifo

Qual pedido Grifo? Isso que eu fico sem entender, como você pode afirmar um documento que nem viu?

Caro Ronaldo, de novo, o fato das ofertas serem com preço fixo e irreajustável é público. Procure na Internet e encontrará facilmente declarações tanto da SAAB quanto da Boeing neste sentido.

Giordani RS

“AVIAM”?
“INLEAL”?
Que palavras são essas? É algum novo jargão aeronáutico ou o Rogério Magri anda escrevendo aqui?

X-nobe

A Suécia só vai comprar 32 unidades, acho que isso é para não dizerem que nem seu próprio país de origem quer compralo. O Gripen C/D é um caça para países pequenos, o Gripen NG é um caça que já perdeu duas concorrências na Europa, já perdeu a concorrência no Brasil e deve perder o na India também. E a Saab só deve continuar vendendo o Gripen C/D.

grifo

Pois é Grifo uma vez eu postei pra você a declaração do chefe militar do Sarkozy sobre a promessa de transferência irrestrita de tecnologia

Caro Ronaldo, não é o mensageiro mas a mensagem. Se a SAAB dissesse que faz transferência “irrestrita” de tecnologia, seria recebida com a mesma descrença.

Só para ficar no caso dos motores, na proposta francesa vamos ter que fazer overhaul lá na França. Isso é que é transferência “irrestrita”? Vale lembrar que a GE (CELMA) faz overhaul de motores em Petrópolis. Ou seja, nem a tecnologia que nós já temos vai ser usada…

Luiz Eduardo

Putz, quanto medo do “Gripinho” NG.

Qualquer notinha normal da SAAB os Francófilos ficam em polvorosa: azedinhos e já saem atirando pra todos os lados com uma raiva desproporcional.

Tah um Fla-Flu mesmo isso daki, lamentavel…

Sds.

emerson

Caro Nunão, Bem colocado. Aliás, os press releases são uma forma correta e digna de qualquer empresa divulgar seus produtos e resultados. O que talvez eu tenha colocado de forma equivocada é a reprodução dos press releases por meios de comunicação como se fossem reportagens originais. Quando uma empresa como a SAAB, Embraer, Petrobras, Boeing, emitem um press release, elas esperam que o público tenha acesso às suas informações. Com a internet, isso se tornou fácil, prático e ético. O press release pode se tornar um problema quando se torna fonte única para pauta de jornais ou revistas. Aí sim… Read more »

Cor Tau

Investir em caça de 4ª geração nessas alturas e circunstancias é investir em defasagem e em prejuizo..Sera investir em mais um AMx..Comprar caças de 4ª geração mas investir mesmo em aeronaves de geração superior como o PAK FA…Neuron e MiG Skat….Investir em um caça de 4ª geração agora seria perda de tempo mesmo Alecsander………

Abraços…………