Transferência de tecnologia tirou russos do F-X2

(e qual a novidade nisso?)

Barra de Cinco Pixels

Su-35

Tânia Monteiro

vinheta-clippingO ministro da Defesa, Nelson Jobim, que acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua viagem à Rússia, disse hoje que o fato de os russos não aceitarem transferência de tecnologia dificulta a parceria militar entre os dois países. A Rússia ficou de fora do processo de seleção aberto pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a compra de 36 caças porque não preenchia o principal requisito da escolha, que é a transferência de tecnologia.

Agora, quando os dois governos começaram a negociar um novo acordo de cooperação que poderia incluir negócios nesta área, os russos ofereceram ao Brasil parceria na construção de um avião de quinta geração, desde que pudessem fornecer à FAB os caças Sukoi. “Sem chance”, declarou o ministro Jobim ao ser questionado se havia alguma possibilidade de novas discussões sobre isso. “A desclassificação deles do FX2 foi por causa disso (falta de transferência de tecnologia)”, comentou.

Jobim também não estabeleceu prazo para entrega de sua exposição de motivos ao presidente Lula, com a escolha que considera mais adequada à FAB. A preferência é pelo caça francês Rafale, que concorre com o F-18 Super Hornet, da Boeing, e com o Gripen, da sueca Saab. Depois de receber o relatório de Jobim, Lula pretende convocar o Conselho de Defesa para aprovar a escolha brasileira.

Durante visita à Rússia, foi assinado um plano de ação para a agenda bilateral que prevê maior cooperação entre os dois países no setor. Segundo Jobim, no entanto, não há o fechamento de novos negócios.

Lula deixou Moscou no final desta tarde, depois de permanecer menos de 24 horas no país, na sua quarta viagem à Rússia. O presidente seguiu para o Catar e, amanhã à noite já desembarcará em Teerã, no Irã.

FONTE: O Estado de São Paulo

141 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

De qualquer maneira, com ou sem transferência de tecnologia, acho uma pena o Brasil deixar de dispor de vetores como o SU-35 e SU-34, que deveriam ser melhor avaliados e se possível comprados mesmo que de “prateleira” até que pudessemos desenvolver alguma tecnologia própria.

A exemplo do Chile que de pouco em pouco já modernizou suas FA e estão aparentemente felizes.

Brandalise

Mas nao sao apenas essas as realizacoes do Governo Lulla! Em seu curto periodo em Moscou, o nosso dileto Presidente conseguiu produzir nada menos que 2 gafes medonhas, daquelas de tirar o chapeu: http://br.noticias.yahoo.com/s/14052010/25/mundo-lula-comete-gafe-lembrar-invasao.html Brandalise tira o chapeu p/ o Presidente => \o/^ Daih vem o Jobim e completa a meleca: “Sem chance”! Sem PAK-FA tb, neh? E, do modo como a coisa vai, sem F-X2 tb… Ok, ok… daqui a 20 anos vamos lembrar que podiamos estar com um belo vetor nas maos… Podem falar o que for dos Russos. Mas que eles tem uma paciencia enorme, isso ninguem… Read more »

FlavioGrassia

Bem.
Eu já teria comprado os caças Sukoi antes mesmo ao invés de fazer essa baderna de FX-2, resolvia o problema de falta de vetores para a FAB e ainda faria uma parceria no desenvolvimento do 5ª geração.
Mas no Brasil tudo é novela ou história sem fim.
Infelizmente!

Vetusto Douto

Russo é tãooo bomzinhoo!

Rodrigo Marques

Na época da negociação, o Brasil também desejava a tecnologia dos submarinos nuclerares, o que também foi negado. Com isso a França levou o pacote todo.

Só que isso não impede que negociemos a participação no caça de 5ª geração ( a meu ver a nossa única contribuição seria com $$), mas associando a aquisição de defesa anti-aérea.

Fabio Mayer

Bem,

Agora s viúvas russas e anti-americanas param de chorar?

jose maria

o ministro jobim mente quando diz que os russos não transferem tecnologia, eles os russos transferiram as tecnologias dos caças su 27 e su 30 para china e india respectivamente, transferiram as tecnologias da nave soyuz p china, dos submarinos nucleares para china e india sem citar outros exemplos, portanto o ministro não diz a verdade, e esta disposto a tudo para gastar bilhões de dolares/euros em aviões que nem foram entregues e nem construidos e já estão obsoletos e dizem que e para 30 – 40 anos, estão brincando com o nosso dinheiro e com a nossa segurança. ministro… Read more »

Wolfpack

Os Russos são tão pragmáticos em suas relações externas quanto a China. Nenhum dos dois acredito preencher um mínimo de atributos para ser um grande parceiro/aliado estratégico do Brasil. Encaram e dominam seus estados de uma forma totalmente oposta ao que temos em nosso país e cultura. Isso deveria ser colocado cada vez mais em pauta. Acredito que o Serra a despeito de qualquer motivação comercial irá fazer isso em sua política externa. O NJ foi claro que os russos não desejaram cumprir com os requisitos do FX2 e foram desqualificados e ponto final. O surpreendente foi a compra dos… Read more »

Edgar

A França também deveria ser retirada pelo mesmo motivo. Os EUA e a Suécia também. Na verdade nem a própria Embraer conseguiria transferir toda a tecnologia para nosso país. Alguém aí conhece toda a arquitetura e projeto do processador que está sendo utilizado em seu computador neste exato momento?

Só isso.

Rogério

Concordo com o José Maria, duvido que a proposta russa fosse tão ruim assim, tirar o Su-35 e o F-16 foi uma manobra do GF p/ facilitar a vida dos franceses, mas ele não contava com a predileção da FAB pelo grifo.

[]s

Rodrigo

Como eu já falei várias vezes: Para o GF não existe outra opção que não a França. Ou seja é Rafale ou nada. Atualmente estamos com 99% de chance do nada. Os gringos, russos e suecos podem ajudar a criar até o Bolsa Gostosa, Bolsa Calcinha, entregarem até a mãe de graça, que o NJ vai continuar insistindo com os franceses, que muito em breve irão roer a corda por causa do TNP, pesquises nos jornais alemães dos últimos dias sobre a visão que estão da política nuclear brasileira e sobretudo das intenções do nosso Governo em relação a volta… Read more »

Barca

Guilherme parabéns pelo texto,e por vc ter levanado novamente o texto,eu achei o texto importante para poder aqui dar minha contribuição,sobre esse tema,eu vejo muitos aqui criticarem o Lula e o Jobim por não terem fechado com os Russos e de terem desaclassficado o Su 35MB,e tb por aquela lenda de que o Bush vetou a venda do SU 35MB,o Su 35mb era o favorito da FAB e tinha apóio de grande parte do Governo,O MANGABEIRA Unger e o José Alencar eram os maiores defensores dos Russos,se os Russos tivesse sido habilidosos na condução dos Négocios hoje não seria a… Read more »

barracuda mocambicana

“A desclassificação deles do FX2 foi por causa disso (falta de transferência de tecnologia)”

F-18 e Rafale passaram nesse quesito naquele momento da desclassificação ?

marcos adriano

comprariamos su35 e futuramente no programa pak t-50 com transferencia de tecnologia numa versão ocidental fabricado pela embraer!!!que pena que tiverão visão extrategica. de avião de 4* geração passariamos caça de 5*!!!queriam transferencia de tecnologia do su35!!! e por que não comprar sem transferencia de tecnologia o su35 que é caça fantástico para o pais,nos daria superiodade aerea !!! e assim com pakt-50 com transferencia de tecnologia.e frança tem caça de quinta geração? será que não veem que precisamos de caça de 4* para quanto antes para substituir a frota e desenvolvemos versão ocidental do pak t-50 que de 5*.… Read more »

Madvad

Os russos dizem ter oferecido transferência sim, inclusive fechando uma parceria para os aviões serem construídos aqui no BR pela Avibrás, que aliás, nunca teve o apoio do governo que a Embraer tem.

Mario

Pq essa choradeira por causa dos caças russos ?
Nunca vi tais caças ganharem uma guerra sequer de caças ocidentais, em todas sem excessão, tomaram um pau lascado. Fora o bem conhecido comprometimento russo na reposição de peças , já conhecido de India e China , não por acaso ambos países com crescente desenvolvimento de sua industria bélica para deixar a dependencia russa.
As viúvas do SU-27 que me perdoem, mas assistir videos de Tube e “sites” viciados e tirar a conclusão que os velhos SU-27 seriam o melhor vetor para a FAB é muita tolice, muita mesmo.

Gunsalmo

Nossa, fico admirado de alguem ainda acreditar no que o Jobim fala.
É óbvio que o FX-2 sempre foi jogo de cartas marcadas. A mesma desculpa usada contra os americanos, agora está sendo usada pra justificar a não inclusão dos russos no short-list.

RenanZ

Nossa….
ele nem deve ficar vermelho de vergonha contando uma mentira dessas ???

Fabio

Bom bom bom… Fico feliz que nos ultimo anos o assunto DEFESA tenha atraido muito mais interesse da população… Porém a quantidade de abobrinha escrita em alguns comentários é alarmante… Em relação a material russo no Brasil, os misseis “igla” foram uma decepção…não vou entrar em detalhes…mas é quase uma propaganda enganosa… Transferencia de tecnologia russa? quando? e para quem? nenhum pais do MUNDO recebeu tecnologia russa…NENHUM… a china roubou e a india não tem… vou além: qual aliado russo dos tempos de guerra fria possui tecnologia militar russa??? não vou comparar a transferencia de tecnologia militar americana com a… Read more »

Francisco AMX

Mario… vc não sabe o que diz!… rsrsrsrs exagero e radicalismo afloram nas suas afirmações… menos amigo…menos…

Alecsander

Hum, se o SU-35 foi eliminado por falta de transferência de tecnologia, então porque o F-18 entrou? Acho que não é esse o problema, o problema era o medo de um medo de um boicote americano na industria de aviação brasileira, seja por boicotando os componentes para a construção das aeronaves, ou simplesmente não comprando aeronaves brasileiras. Por isso sou mais Rafale, é uma maquina de guerra muito mais capas que os outros dois concorrentes, não tem a dependência americana, e não teríamos os mesmos problemas dos caças russos, com relação a qualquer tipo de boicote.

Um grande abraço.

Rogério

Gunsalmo disse:
15 de maio de 2010 às 12:06

Assino em baixo, tiraram os russos e o F-16 para abrir caminho p/ jaca gaulesa.

Não cantavam que os suecos fossem endurecer o jogo.

Rodrigo

Se o Flanker estivesse na Short-list o eterno rejeitado francês ia ficar em quarto.

Mauricio R.

“Transferencia de tecnologia russa? quando? e para quem? nenhum pais do MUNDO recebeu tecnologia russa…NENHUM… a china roubou e a india não tem…” Talvez a Polônia e o que sobrou da ex-Iugoslávia, a ex-Tchecoslováquia que já tinha um pequeno complexo militar de nota antes da invasão alemã de 1938 e em menor escala Romênia, Bulgária e Coreia do Norte. A Índia reclama que há somente a transferência de tecnologia p/ a produção (khow how), mas não o embasamento que levou as soluções adotadas (know why). Ao Brasil, os franceses sequer forneceram esse nível de conhecimento, pois nada é produzido, fabricado… Read more »

Mauricio R.

“…negócios dão prioridade a quantidade de equipamentos comprados,por exemplo o tanque t90 russo,no qual a índia comprou eles compraram centenas ai os Russos aceitaram a transferencia,…”

Não há transferência alguma de tecnologia, somente a fabricação sob licença, do mesmo modo que ocorre c/ o Su-30MKI pela HAL.

Audaz

Incrível como este processo é empurrado cada vez para mais longe. Alias, na verdade, não é surpresa nehuma, tudo esta acontecendo como eu achei que ia acontecer, ou seja, este ano não sai FX-2.

Uma hora o NJ deu prazo, agora já diz que não tem data pra entregar o tal relató, enquanto isto o processo é minado… como dizia FHC “assim não pode, assim nao dá”… é de chorar…

Mauricio R.

“…com submarinos Scorpene que por sinal é um grande submarino,…”

Há somente 4 em operação no planeta inteiro, qual o critério???
Há montes de Type 209, 212, alguns Type 214 e até o Kilo ex-soviético/russo, tido como mto eficiênte é mais numeroso que esse troço francês.

Curvo

Caro Audaz disse: 15 de maio de 2010 às 13:30

Pelo menos na era FHC o FX teve fim, o LuLLa lá é que não o quis !!!

Fazer o que ?!

X-nobe

Por mim o Brasil poderia compra o SU-35 sem transferência de tecnologia, mais como já tavão pensando em beneficiar umas meia dúzia de empresas, o deixaram de fora, como no FX-1, o SU-30 era o favorito para levar a concorrência, mais a Dassault por ter ações da Embraer na época, o Mirage2000 foi escolhido. Por isso o país é sempre foi subdesenvolvido, não se pensa na nação como um todo, se pensa na nação como um pequeno grupo de empresas. Se realmente pensassem na soberania da nação brasileira, o FX-2 nem existiria, teriam comprado logo os Sukhois e entrado com… Read more »

ZE

Observação importante:

O Jobim já estabeleceu vários prazos.

O último a ser estabelecido pelo Ministro da Defesa seria após a chegada do lula de sua viagem.

AGORA não há mais prazo algum:

“Jobim também não estabeleceu prazo para entrega de sua exposição de motivos ao presidente Lula”.

[ ]s

Curvo

Ze

Agora desconfio mais do que nunca, essa decisão vai ser para o próximo presidente (o Serra já avisou que acha imprescindivel a modernização e aumento dos meios das FA’s) ou, ainda, será tipo assim … uma carta (?) na manga para as eleições …

Mauricio R.

Então o FX-2 já foi enterrado por este governo.

Curvo

aHH tinha me esquecido, o Ministro do Planejamento – Sr. Paulo Bernardo e o da Fazenda Sr. Guido Mantega querem outro corte no orçamento (10 Bi de reais) À ver : “Governo já mapeou R$ 6 bilhões em cortes Governo já mapeou R$ 6 bi em corte Autor(es): Adriana Fernandes / BRASÍLIA – O Estado de S.Paulo O Estado de S. Paulo – 15/05/2010 Pelo mapeamento inicial dos técnicos da equipe econômica, o corte orçamentário adicional de R$ 10 bilhões deve atingir despesas dos ministérios com publicidade, informática, consultorias e obras com problemas de licitação, totalizando R$ 6 bilhões de… Read more »

Wolfpack
Galileu

……..”os russos ofereceram ao Brasil parceria na construção de um avião de quinta geração, desde que pudessem fornecer à FAB os caças Sukoi. “Sem chance”, declarou o ministro Jobim”.

Nãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Esse ministro não ia sair, em abril???

Ainda bem que FX algum vai sair ahahahahha, não tem como olha isso aew que se chama ministro da defesa, minha nossa estamos apé de ministro!

Audaz

Curvo disse:
15 de maio de 2010 às 13:43

Pois é meu caro, o atual governo prefere continuar com esta novela sem fim… alias, novela não ta mais para seriado B!

Sem querer politizar, mas este tipo de decisão (ou não decisão…) tem bem a cara do atual governo, tudo acontece e eles fingem que não viram nada e não sabem nada.

Trocando em miudos, nem f… nem desocupa a moita…

Paulo Andrade

Ronaldo, faço minhas as suas palavras sobre o comentário do sr. Brandalise.
Engraçado é que se o Presidente fala da invasão soviética é considerado uma gafe. Se não fala é chamado de omisso…
Se fosse uma notícia postada por algum orgão de imprensa simpático ao governo, o título seria….”Lula critica invasão soviética em plena Moscou”
Deve ser difícil ser presidente…

Paulo Andrade

Obs. Não que o Presidente não cometa suas gafes. Mas não precisamos exgerar

Pedro

“Nunca vi tais caças ganharem uma guerra sequer de caças ocidentais, em todas sem excessão” -> Guerra da Córeia, Mig-15 com alguns sovieticos, chineses e norte coreanos tomou a superioridade das forças da ONU em menos de um Mês, acabou com os bombardeios em carpete dos EUA e GB, bem como fez a guerra, ganha pelos EUA e Ocidente, virar em um armistício, antes que a URSS entrasse na guerra e a escalada aumentasse de forma irrevogável. Ou seja, 1×0 para URSS! -> Guerra do Vietnã: Alguns Migs (17 principalmente, 19 e 21 muito pouco) enfrentaram por mais de 8… Read more »

Paulo Rick

Não sei o que é pior, as viuvas russas ou as americanas, 🙂 o NJ fala sempre o mesmo, sem ToT´s nada feito e ponto final, não é segredo ou mistério ele diz sempre isso com todas as letras, e nossos jornais não param de perguntar as mesmas coisas. Depois é ele que fala demais, que é a favor dos franceses, são os franceses que estão dando o que queremos, portanto, serão eles os vencedores de plantão. Quando os outros começarem a compreender esse fato, poderão fazer negócios com o Brasil, caso contrário, vão se contentar com as migalhas, afinal,… Read more »

Patriota

Agora não adianta chorar ! eles não fizeram a proposta na hora certa e dançaram . agora vamos de Rafale F3 .

Paulo Rick

Curvo,

Não existe corte no orçamento, contigenciamento não é corte, é contenção de despesas, que podem ser descontingenciadas no final do ano, como ocorre todo ano desde o ínicio dos tempos no Brasil, sobretudo, depois do Plano Real e o aumento de nossa dívida interna, todo ano é assim, chega em dezembro vemos um monte de coisa saindo.

Fx-2 não será pago agora, e os Subs e os Helos já viraram dívida, o pagamento delas não é contingenciado.

[ ]´s

Pedro

“”“Transferencia de tecnologia russa? quando? e para quem? nenhum pais do MUNDO recebeu tecnologia russa…NENHUM… a china roubou e a india não tem…”” -> A mesma tecnologia que a India recebeu foi muito mais do que o Brasil recebeu da Italia, isso pq ninguem mais queria compartilhar com o Brasil. Com relação a China meu caro, antes do rompimento com a URSS, a mesmo já tinha auxiliado ela a construir seus primeiros Migs. Com relação a europa oriental, Polonia, Tchcoslováquia, Romênia e Iugoslávia já tinham antes da IIGuerra alguma industria. Claro que acabado o conflito eles nada tinham mais, assim… Read more »

Curvo

Audaz, tô contigo e não abro !!!! rsrsrs

Ilya Ehrenburg

Esta é a imprensa do meu país. Escala uma jornalista, mulher, que nada sabe, pois, por insegurança, será uma mera ventríloqua, repetindo aquilo que todos querem, que seja veiculado. Procurar a noticia, nem pensar… A pergunta deve ser feita: Por que os russos repassam tecnologia para a Índia, e não para nós? A lista de beneficiários de tecnologia russa não é pequena, afinal da China à Coréia do Norte, há que as use e faça proveito. Volto então a repetir, por que conosco? Fato é que a lista curta, “short list”, foi fechada à toque de caixa, para que não… Read more »

Danton

Ylia:
“Escala uma jornalista, mulher, que nada sabe, pois, por insegurança, será uma mera ventríloqua, repetindo aquilo que todos querem, que seja veiculado. Procurar a noticia, nem pensar…”
“E uma jornalista neófita como Tânia Monteiro, muito menos.”
“Esta é a imprensa do meu país: incompetente, insidiosa, incapaz, tendenciosa, preguiçosa, hipócrita, pérfida e caluniosa.”

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Comentário ppreconceituoso e desppeitado.
Pprincippalmete com uma ex-colega.
Haja ppaciência.

Rodrigo

Comparar a cooperação do programa espacial, com transferência de tecnologia é totalmente absurdo.

No programa espacial os engenheiros estão aqui construindo coisas novas e não transferindo a tecnologia dos componentes russos. Quem trabalha com tecnologia, o que não é o seu caso, entende isto facilmente.

Isto é mais um dos absurdos que o seu ídolo da imprensa, que só difere da repórter acima em matéria de conhecimento, porque deve passar o dia todo lendo Jane´s e outros sites por aí.

Na prática não tem nenhuma experiência, que é o que vale de verdade.

Não entendi o problema dela ser mulher.

Nick

Se a proposta Russa, não atendia as ToTs, fazer o que? A FAB afirmou isso, agora o Jobin confirma. No mais, apenas aguardando o anúncio do vencedor ou o cancelamento do FX-2. A percepção que eu tenho é que Jobin definitivamente não quer anunciar NADA. O Risco político da JACA não compensa e anunciar o Gripen Ng ou F-18 E colocaria o GF contra sua própria base política. Mas não dá para ficar enrolando ad eternum. Apesar que o Jobin ta conseguindo. E enquanto isso, a FAB já deve estar procurando células de F5-E disponíveis no mercado.

[]’s

Ilya Ehrenburg

Uma jornalista, mulher… Que nada sabe. Tivesse algum conhecimento, e pouca preguiça, não faria o papel de redigir um comunicado oficial, e de mim, não receberia crítica alguma.

Quanto ao programa espacial, saiba senhor Rodrigo, que o incluí no comentário como exemplo do desejo de cooperação de uma nação, (no caso a Rússia), para conosco. Afinal, fomos sabotados pelos “simpaticíssimos” (Roberto Porto, permita-me o empréstimo termo) norte-americanos, por diversas vezes.

Slides explicando este estranho amor, é que não falta…

Audaz

Palmas para nosso presidente, disse o que acha sem se preocupar se vai agradar ou ferir sensibilidades (no caso o presidente russo sobre o Afeganistão), afinal é representante de uma nação democratica onte todos tem direito a expressar suas opniões. É por conta disto enfim, que ele se calou ante a situação dos presos, politicos de Cuba, inclusive comparando-os com presos comuns brazucas. Repito, nada contra, até movito de louvor, bom para nós tambem, é sempre bom saber a verdadeira opnião e motivições dos nossos governantes. Voltando ao FX-2, o caso é este mesmo, não há pressa, até por que,… Read more »