Histórias, ‘causos’ e curiosidades dos combates aéreos (4)

62

mirageIIIC_shot_MiG-21

Atacando Mirage israelense sem armamentos

No dia 8 de março de 1968 um elemento de caças MiG-21 da Força Aérea Egípcia que estava em alerta foi lançado contra quatro Dassault Mirage IIIC da Força Aérea de Israel. As aeronaves atacantes voavam ao longo do canal de Suez no sentido Norte-Sul.

Controladores de terra egípcios vetoraram os MiG em alerta para um curso de interceptação de 90º a uma altitude de apenas 200m. Quando avistaram os atacantes, os caças de procedência soviética alijaram os tanques externos de combustível e partiram para o ataque. O líder do elemento, Major Shamala, realizou uma manobra do tipo “meio-barril” e posicionou seu MiG bem próximo da cauda do par de Mirage mais próximo.

Nesse momento Shamala se deu conta de que não só os tanques, mas também os dois mísseis haviam sido alijados. Como se não bastasse, a proximidade do MiG acabou alertando os pilotos do Mirage, que manobraram para o combate.

Um segundo elemento de MiG-21 foi lançado e manobrou de forma lenta, perdendo a coordenação com o primeiro par. O líder do segundo elemento decidiu atacar o Mirage mais próximo de forma solitária e disparou dois mísseis contra o jato israelense, atingindo-o. O líder do primeiro elemento decidiu apoiar o ataque do colega. Incapaz de seguir o seu líder, o ala do primeiro elemento ficou isolado, torando-se uma presa fácil. Os três Mirage restantes partiram para cima do ala e derrubaram o seu MiG-21.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

Emocionante! Nossa que azar alijar os mísseis junto hehehe

JOSEF SIMAS Jr.

FOI A EMOCAO QUE CONTAGIOU O MAJOR SHAMALA …

JA O CASO DO ALA, APARENTEMENTE, FOI REALMENTE FALTA DE PERICIA OU QUEM SABE FICOU OFUSCADO PELO EXCESSO DE BRILHO DE SOL NA PROA.

NESTAS OCASIOES TUDO PASSA TAO RAPIDO…

JOSEF SIMAS Jr.

QUE LINDO POASTER DO MIRAGE III C, E’ REALMENTE UM AVIAO DE LINHAS HARMONIOSAS, MAS O MIG-21 E’ MUITO MAIS AGIL.

Marco Antonio Lins

Amigos

Isto é falta de qualificação , treinamento. O homem(piloto) é o grande patrimonio ainda.Eterna vigilancia e treinamento.

Abs

Wolfpack

Ops. sem míssil… O que deve ter passado pela cabeça do piloto Sírio??? Azar, treinamento inadequado, ou equipamento com defeito…
Atoll AA-2 e abateram um Mirage, lucro para os Sírios.

Renato

Josef: a maior agilidade e velocidade ascencional do MiG ficaram sub-utilizadas devido aos Atoll e aos pilotos mal-treinados

Wolfpack: nesse caso específico eram egípcios, mas sua ideia aplica-se aos sírios também rsrs

Wolfpack

Ops, Exato, Egípcios…Por sinal deveria ficar uma salada a fuselagem dos Mirages vitoriosos com cocares da Força Aérea da Síria, Egito e Jordânia…

Tecnocop (Senta a Pua)

Essa série sobre Israel mostra como os israelitas são ótimos pilotos, ________________________

NÃO SÃO PERMITIDAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NESTE BLOG

robert

naçao eleita de Deus?

??????????

floresteiro

Caro robert,

também estou sem entender…..

Roni

Muito boa essa coluno do blog!
Só gostaria de saber de onde vem essas animações que acompanham as materias, gostaria de saber se existem algumas nesse estilo com uma resolução maior.
Alguem aew poderia me indicar algum link?

Ricardo_Recife

Somente um piloto muito ruim e mísseis péssimos seriam capazes de fazer um MIG 21 ser derrubado por um Mirage III.

Marinaldo Passos

Como assim?… Em outras guerras, como a do Vietnam e a da Coreia não foram abatidos MiG-21, não?

Raul

Incrível como uma isralense ainda conseguiu ser abatido…

Bruno Fernando

Não depende só do avião, o piloto também faz toda a diferença quando se sabe manuzear com mestria um caça mesmo esse sendo inferior ao do inimigo.

Madvad

“Tecnocop (Senta a Pua) disse:
8 de maio de 2010 às 10:40
Essa série sobre Israel mostra como os israelitas são ótimos pilotos, claro é a nação eleita de Deus então eles são realmente superiores em muitas coisas.”

—————————————————————————————-

São sim, em tomar terra alheias, matar civis palestinos e mais um montão de atrocidades. Além, claro, de reclamar das atrocidades que foram cometidas contra eles. Hipocrisia?

shungria

Senhores editores, pensei que afirmações discriminatórias fossem proibidas nesse blog. Veja essa agressão: “Tecnocop (Senta a Pua) disse: 8 de maio de 2010 às 10:40 Essa série sobre Israel mostra como os israelitas são ótimos pilotos, claro é a nação eleita de Deus então eles são realmente superiores em muitas coisas.” Onde está o respeito às outras religiões e povos? Falsidade ideológica. Imagina se existisse um deus neste universo infinito, ele escolheria uma tribozinha qualquer no meio de um deserto fodido e os “escolheria”? Viaja não ô meu, essa versão batida e que não convence está na bíblia que foi… Read more »

Wolfpack

Ricardo_Recife disse:
8 de maio de 2010 às 12:02
“Somente um piloto muito ruim e mísseis péssimos seriam capazes de fazer um MIG 21 ser derrubado por um Mirage III.”

Olhe o preconceito… eles ainda tinham os canhões, não?
E o balanço da Guerra foi totalmente favorável aos Mirages e pilotos Israelenses.

M1

off topic: Brasil pode usar compra de caças para pedir menos subsídio agrícola francês Governo deve adiar decisão sobre o processo FX-2 até o dia 17, para esperar o resultado da Cúpula Mercosul-União Europeia 08 de maio de 2010 | 0h 00 Raquel Landim de São Paulo e Jamil Chade de Genebra – O Estado de S.Paulo A forte resistência da França contra um acordo de livre comércio Mercosul – União Europeia provocou muita insatisfação no Brasil. Setores do governo querem forçar os franceses a “barganhar” uma maior abertura do mercado agrícola europeu pela bilionária compra dos caças da Força… Read more »

Brandalise

“(…) nação eleita de Deus (…)” Putz… passam-se os seculos, e nao se aprende mesmo! Qntas atrocidades foram justificadas em nome de Deus (ou de outros deuses). E ateh qndo a superioridade de racas vai ser justificada por isso! A superioridade tecnica dos Israelenses nao tem nada a ver com a moral das acoes do governo de Israel. Eh fruto de muito trabalho duro, feito por profissionais da area de Defesa, e de grande profissionalismo dos mesmos. E claro, por traz disso, muito dinheiro suportando programas de treinamento, engenharia (inclusive reversa), aquisicao de novos equipamentos, pesquisa com novos conceitos, etc.… Read more »

Brandalise

De volta ao topico… me impressionou que, no 1o engajamento, em lugar dos misseis ele nao tivesse usado imediatamente o canhao. Seria minha primeira opcao. Ainda mais conhecendo o Atol.

E que coisa estranha essa de alijar todas as cargas de uma vez soh! Fico curioso para saber como eh o procedimento de alijamento de cargas em uma aeronave de caça. Dah para alijar tudo – por exemplo, de um AMX ou ALX – com apenas um comando? Bota falta de treinamento nisso, para fazer isso sem querer!

Abs!

Clausewitz

Sobre a ” nação eleita por Deus” , lastimo a falta de senso (bom)…..

A história acima é mais uma prova que os Mig 21 foram um dos melhores caças a jato da história, bem melhor que o F4, Mirage III, Mig 23 e outros da sua época.
Basta ver o que os Mig 21 da India podem fazer!

vinicius modolo

Tecnocop

Se Israel é a nação eleita por Deus, imagina se ela fosse eleita pelo DEMO(CRATAS) e Governada pelo DEMO(STONES) ai sim os palestinos tavam no sal.

Madvad

“E que coisa estranha essa de alijar todas as cargas de uma vez soh! Fico curioso para saber como eh o procedimento de alijamento de cargas em uma aeronave de caça. Dah para alijar tudo – por exemplo, de um AMX ou ALX – com apenas um comando? Bota falta de treinamento nisso, para fazer isso sem querer! Abs!” ————————————————————————————- Sim todos aviões militares tem esse sistema. geralmente, é um botão escrito SALVO, rodeado de listras amarela e preta. Ejetar os tanques, é um outro sistema, onde se ejeta só os mesmos, ficando o cabide. O SALVO, é em caso… Read more »

vassili

Brandalise, “Me impressionou que, no 1º engajamento, em lugar dos mísseis ele não tivesse usado imediatamente o canhão”……….. O problema é que naquela época o Atoll AA-2 era o supra sumo soviético para as nações que eram aliadas ao pacto de Varsóvia. Mesmo que os soviéticos soubessem dos defeitos do seu míssil, duvido que os divulgassem para os compradores. Aliado com a pouca habilidade da ampla maioria dos pilotos árabes, o resultado era óbvio: Israel sempre conseguiu dominar o céu dos campos de batalha. E quem consegue dominar o céu, ganha a guerra, lembresse disso. Os pilotos árabes só descobriam… Read more »

Sirkis

Saudações!

Editores, poderiam apagar a mensagem preconceituosa e sem necessidade do Tecnocop?

Boa Tarde!

Mauricio R.

“Basta ver o que os Mig 21 da India podem fazer!”

Cair, é o que mais eles fazem.

Pegasus

Parece notorio a franca desvantagem dos paises abastecidos pelos sovieticos, que, apesar de ter uma avião bom como o Mig-21, seus misseis no inicio, eram pessimos, e nesse ponto a vantagem americana para seus compradores são visiveis.

Fico imaginando se os misseis sovieticos tivessem paridade com os americanos desde o inicio, certamente muitas dessas historias não seriam beneficas para o lado ocidental, tanto no caso das guerras do oriente médio quanto a guerra irã-iraque, onde o F-14 com phoenix era o que tinha de mais temivel no ar.

vassili

Pegasus,

Neste caso, o fator que determinaria a vitoria seria qual lado tivesse o melhor e mais adequado treinamento. Alem da tecnologia agregada nas aeronaves, é claro.

Pessoal,

Vamos manter um cuidado especial com as palavras. O tema religião é tão belicoso quanto a política.

abraços.

Pegasus

Concordo Vassili.

Por isso que sempre bato na mesma tecla por aqui e onde vou, não bastara ter o Rafale, o 99% escolhido, mas muito treinamento e misseis adequados como Mica e Meteor ar-ar, apache ar-terra, pra começar.

vassili

Pegasus, aí esta o verdadeiro problema: Muito treinamento e mísseis adequados…………….

Calcule quanto gasta de combustível a dupla de reatores General Eletric J85 que equipa o F-5M, e compare com o consumo do M-88 da Snecma, que equipa o Rafale. Com a verba atualmente destinada, seria possível manter o vencedor do FX-2 no ar por um tempo mínimo anualmente, para que os pilotos consigam se adestrar????????

Eu acho que não.

Por isso que sou Gripen NG…………… e F-18E em segundo plano, como alternativa secundária…….

abraços.

Samuel Henrique

É…..treinamento faz diferença!!!! Só ensinar a voar não resolve o problema de ninguem!!!!!

Assim como nos relatos dos pilotos inglêses contra os argentinos, pouco treinamento aparece nessas horas! Sair como um louco atraz do inimigo e deixar o ala desprotegido????? Alijar os misseis junto????
O que começou como uma clara vantegem tática, terminou como um exemplo de mal treinamento!

Espero que na FAB, a situação seja diferente!!!!!

Aprender com os erros dos outros é muito melhor!!!!!

Francisco AMX

Quem acha que Mirage III não manobra bem, que é péssimo, assistam vídeos dos pilotos suiços… voando a baixa altura…

Tem muita besteira sobre os Mirage por aqui! fruto de uma tentativa sistemática de desqualificar os produtos franceses… pq será? rsrsrsrs

Fato: Israel existe graças ao Mirage III! o israelitas eram pilotos mais treinados? claro, mas não eram deuses!
O resto é papo furado de perdedor!

vassili

Samuel,

“Só ensinar a voar não resolve o problema de ninguém!!!!”…………. sabe o que me veio ma memória com esta frase?????? os pilotos kamikases japoneses……………

Eles recebiam algumas horas voo apenas. Aprendiam como decolar e entrar em formação……….apenas isso……….. nem manobrar o básico eram instruídos. Acabavam se tornando alvos para “tiro ao pato” dos pilotos norte americanos……….

Sua frase me lembrou isso…….. ou seja, um sacrifício quase sempre inútil perante um inimigo com treinamento e tecnologia superior…

abraços.

Rogério

“Quem acha que Mirage III não manobra bem, que é péssimo, assistam vídeos dos pilotos suiços… voando a baixa altura…”

Aqueles com canards? Ah tá explicado!!!!

[]s

Francoorp

Pois é, poucos lembram que o Mirage III é um equipamento Francês… equipamento tão ruim que os judeus até copiaram, fazendo o Kfir !!

Isso demonstra que equipamento Francês é bom de Guerra e o nosso Rafale não será diferente !!
Os precedentes são ótimos para os franceses em guerra aéreas, estamos fazendo a coisa certa !!

Tecnocop (Senta a Pua) disse:
8 de maio de 2010 às 10:40

Poderia ter ficado ser dizer essa… pois pra mim DEUS é Brasileiro, hehehe !!

Valeu !!

Rogério

não vejo nada demais no que o Tecnocop escreveu, segundo a tradição judaico-cristã ele esta corretíssimo.

[]s

Francoorp

Pra mim que sou nacionalista, o ÚNICO DEUS é Brasileiro, pois é o Brasil este meu DEUS!!

Era somente uma coisa retórica… muitos sabem qual a minha posição em relação à religião… mesmo que Deus seja uma entidade e a religião seja o estudo e a louvação desta entidade, são duas coisas diferentes na prática, mas eu aqui citei somente o Deus e não o sistema de agregaçào em adoração chamado religião…. acho ficou claro, e creio que não ofendi ninguém, era somente um jogo de leva e traz…

Valeu !!

Wolfpack

Oh pessoal, falem do Lula do Jobim, da Dilma, do Serra, do Saito, do Vader, mas religião não… Já temos uma Guerra em curso entre Suécia x USA x França e no Blog não têm mais espaço para uma nova frente, agora religiosa rsrsrsrsrsrsrs.
Cada um suas crenças, e respeito pela crença do outro.
[]s

Highor

ninguém da mesma religião?

Renato

Deixando de lado os comentários não relacionados à aviação, que podem ser discutidos em outros sites… Brandalise: nem todas as versões do MiG-21 tinham canhões. Se os usados na época eram os mesmos deste do museu, não tinha canhões. Era comum aos interceptadores da época 1950 a 1970 não ter canhões, apenas mísseis. http://www.richard-seaman.com/Aircraft/Museums/EgyptianNationalMilitaryMuseum/index.html Samuel: assino embaixo. E vou além: os egípcios seguiam a doutrina soviética de vetoramento por controladores em terra, conforme dito no texto. Um piloto não precisa ser habilidoso em situações assim, mesmo porque nessa doutrina a independência do piloto é mínima. Por isso erros grosseiros como… Read more »

RobsonMBr

Francisco AMX disse:
8 de maio de 2010 às 20:50

“”Fato: Israel existe graças ao Mirage III! o israelitas eram pilotos mais treinados? claro, mas não eram deuses!
O resto é papo furado de perdedor!””

Muito bom seus comentários

Renato

… parecida com a israelense. Para a sorte de Israel, a Jordânia tinha apenas 24 Hunters, que foram abatidos rapidamente. Mesmo assim, há relatos de um piloto jordaniano com 4 kills.

Ah, complementando meu post anterior: a aeronave egípcia da época provavelmente não tinha canões mesmo.
“The air-to-air weaponry used during the War of Attrition was initially relatively simple: guns (which most of Arab MiG-21s were lacking) were used – usually with deadly results – from distances of 50 to 100 meters; air-to-air missiles at distances from 700 to 3.000 meters.”
http://www.acig.org/artman/publish/article_263.shtml

ADC

Mísseis AA não são alijáveis, se precisar livrar-se deles, tem que disparar.

Madvad

“Mísseis AA não são alijáveis, se precisar livrar-se deles, tem que disparar.”

São alijáveis sim, quaisquer cabides do avião.Leia meu post anterior que explico 😉

MA

Claro que míssel são alijáveis, assim como qualquer armamento! Pode-se livrar da carga dos cabides, seja ela qual for, para situações de emergência ou que precisa-se de menor arrasto.

Mas foi uma falta de coordenação fenomenal dos egípicios…

Nick

O diferencial entre Israelenses e Egipicios e outros Àrabes foi o treinamente, doutrina e conhecimento do envelope de voo do MIG21. Se os Isralenses estivesse voando o MIG-21 e os Árabes Mirage III , o resultado teria sido o mesmo.

“Incapaz de seguir o seu líder, o ala do primeiro elemento ficou isolado, torando-se uma presa fácil. ”

Nunca abandone seu Ala!!!!

[]’s

Brandalise

“geralmente, é um botão escrito SALVO, rodeado de listras amarela e preta.” Vlw, MadVad! Acredito na existencia do botao, e especialmente na programacao viual em volta do mesmo, para que nenhum idiota aperte o mesmo, a menos que seja absolutamente necessario. Nao que isso realmente seja um impecilio, neh? Serah que o cara pensou que aquele fosse o botao do assento ejetor? Hehehe! Vlw tb, Renato! Nao tinha a menor ideia de que os sovieticos sequer tivessem sequer cogitado uma versao o MIG-21 sem canhao! Foi um bom aprendizado para eles… Vassili, a falta do canhao – como postado pelo… Read more »

Brandalise

Vassili, li errado parte de sua resposta. Vc se referia ao Atol ser uma jaca. Vc estah absolutamente correto. Mas o cara que decidiu comprar os MIGs sem o canhao, tb era um cabeca-de-jaca. Assim como o cara que decidiu tirar o canhao do projeto do F-4 (ou deixar de inclui-lo). Francoorp: “Pois é, poucos lembram que o Mirage III é um equipamento Francês… equipamento tão ruim que os judeus até copiaram, fazendo o Kfir !! Isso demonstra que equipamento Francês é bom de Guerra e o nosso Rafale não será diferente !!” Demonstra nada disso nao. Israel (de maioria… Read more »

Renato

Brandalise, os soviéticos não foram os únicos! Os primeiros F-4 Phantom também não tinham canhões! A doutrina da época dizia que os mísseis seriam suficientes, e que mesmo os aviões seriam substituídos pelos SAM. As guerras no Vietnã, Oriente Médio e outras demontrariam que essa doutrina era enganosa. A USAF agora leva tão a sério o canhão que mesmo seus F-22 e F-35 levam canhões internamente!

Samuel Henrique

Renato disse: 8 de maio de 2010 às 23:23 Saddan Hussein pagou pelo mesmo erro em 1990. Seu migs cegos por não ter como serem vetorados, abatidos como moscas sem chance de um combate real! Treinamento é tudo!!!!! vassili disse: 8 de maio de 2010 às 20:55 Eu também me lembrei imediatamente deste fato!!!!! O pior é saber que está estratégia tinha por objetivo simplificar o treinamento e quase nenhum valor tatico estratégico!!! O interessante é que até os equipamentos inventados especialmente para está função, eram abatidos ainda mais facil que os aviões comuns!!! O interessante que utilizaram pilotos de… Read more »