Israelenses apresentam experiências com VANTs em ‘Workshop’

2

Um workshop sobre Veículos Aéreos Não-Tripulados, conhecidos como VANT, reuniu na quarta-feira (12/05), em Brasília, militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. No encontro, realizado no auditório do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), uma das principais palestras foi a do Brigadeiro-General Gabriel Shacor, ex- comandante do esquadrão de VANTs da Força Aérea Israelense.

Considerado um dos maiores especialistas no assunto, o oficial general mostrou, por meio de exibição de vídeos, várias situações de emprego do VANT em guerras no Líbano. “O equipamento representa uma revolução na operacionalidade militar”, definiu Shacor.

O workshop ainda teve a participação de representantes da empresa israelense, Elbit Systems, fabricante do VANT Hermes 450, apresentado na segunda-feira (10/5), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em parceria com a Marinha e o Exército, a FAB vai testar o equipamento até o fim do ano. A empresa cedeu ao Brasil, por meio da Aeroeletrônica, subsidiária em Porto Alegre, uma aeronave não tripulada e uma estação de controle de solo. Técnicos de Israel participam do treinamento de militares da FAB no Sul do país.

Além de realizar missões de reconhecimento e de busca e resgate, o VANT também pode ser usado na área de segurança pública, no controle de desmatamento e em operações de defesa civil.

Participaram do workshop o Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, o Chefe do Estado Maior do COMGAR, Major-Brigadeiro-do-Ar Flávio dos Santos Chaves, o Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro-do-Ar Sérgio Peinado Mingorance e o Comandante da Terceira Força Aérea, Major-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

FONTE: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FighterSkilll

Parabéns a todos os envolvidos!

Os israelences tem muito a ensinar!

E são nossos irmãos!

Seal

Em termos operacionais,o Hermes 450 já acumulou mais de 40mil horas de voo em cerca de 10 anos de serviço,grande parte em favor das IDF,onde uma porcentagem generosa destas horas ocorreu em missões reais.Denominado em Israel como Ziq,o Hermes 450 esteve em praticamente todas as campanhas militares implementadas pelos militares israelenses desde 1998. Dentre as unidades que operam o Ziq está o Esquadrão 200 da Heyl Ha’Avir,sediado em Palmachim,próximo a Tel Aviv.Esta unidade criada em 1971 é especializada na operação de Vant’s e atualmente forma a doutrina para os demais esquadrões que empregam vetores não-tripulados nas missões ISTAR.O 200 Sqn… Read more »