A-1 CentauroA Força Aérea Numerada 103 (FAE 103), comandada pelo Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, iniciou o deslocamento para a cidade de Antofagasta, no Chile, onde irá participar do Exercício SALITRE II juntamente com as Forças Aéreas da Argentina, Chile, Estados Unidos e França. A operação ocorre entre os dias 19 e 30 de outubro.

Apoiada pelas aeronaves KC-137, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Aviação (2°/2° GAV – Esquadrão Corsário), e C-130, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Aviação (1°/1° GAV – Esquadrão Gordo), a FAE 103 decolou no dia 16 e outubro de Brasília com destino às cidades de Santa Maria e Canoas, para juntar-se ao Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3°/10° GAV – Esquadrão Centauro) e iniciarem o deslocamento para o Chile.

Durante o voo, que aconteceu entre as cidades de Canoas-Brasil e Antofagasta-Chile, as aeronaves A-1 (Falcão) voaram todo o tempo em formação e realizaram reabastecimento em voo (REVO), aprimorando a eficiência dos pilotos e tripulantes dos dois Esquadrões nesse tipo de atividade.

O REVO, recurso utilizado para dar mais autonomia às aeronaves de combate, é uma atividade na qual o avião tanque (KC-137) transfere combustível para os aviões de caça (A-1). O equipamento é composto basicamente por uma cesta conectada ao reabastecedor, que fica balançando aleatoriamente à frente do caça. O piloto precisa acertá-la a setecentos quilômetros por hora para encher o tanque de combustível da aeronave. A chegada à Base Aérea de Cerro Moreno, em Antofagasta, deu-se por volta das 10h30 do dia 18 de outubro, após uma passagem baixa em formação sobre a pista de pouso. Sob uma recepção calorosa por parte dos militares chilenos, os militares brasileiros pisam em solo chileno e explodem de alegria e entusiasmo, dando início ao segundo Exercício Salitre.

FONTE: CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
antonio

É sempre bom ver unidades da FAB participando de exercícios internacionais. Isso comprova a operacionalidade e contribui para o aprimoramento da Força.
Sem que isto seja uma crítica, quais seriam as possíveis razões técnicas/estratégicas em eviar o A-1, ao invés do F-5M?
Tendo passado pelo programa de modernização, os F-5 são vetores bem mais completos para esse tipo de exercício.

Sds.

william

Os melhores treinando com os melhores, o orgulho de ser Brasileiro.

R_Cordeiro

“Sob uma recepção calorosa por parte dos militares chilenos, os militares brasileiros pisam em solo chileno e explodem de alegria e entusiasmo, dando início ao segundo Exercício Salitre.”

como escreve “apaixonadamente” essa CECOMSAER….hehehe

Alexandre Galante

É verdade, R_Cordeiro. Nossos pilotos devem ter chegado muito cansados e doidos pra tirar uma soneca…rs

marujo

Acredito que não enviamos os nossos F-5M para não revelarmos aos os chilenos as novas capacidades do avião.O Chile também não enviou para Cruzex seus F-16 comprados novos.

Aviãozinho

Em todos os exercicios devemos sempre não mostra como nós faríamos de fosse verdade, no fundo, esses exercicios só serve para aproximarmos com os outros países. Pois se fosse para mostra quem era melhor, os estadunidenses já chegariam lá de F-22, Comanche, e etc.

Nem nós que podemos SIM dizer que somos a 2ª maior força militar da América, não podemos fazer os nossos hermanos parecerem fracos à nós.

É ou não é???

rodrigo avelar

quais foram os caças que os outros levaram? alguém sabe? queria que a Fraça levasse os Rafales e os EUA levasse os F-18 😛

abraços…

Esdras

Testando Gravatar…

Marcelo Tadeu

Aviãozinho,

Perdoe-me retificá-lo, nós somos a 1ª força militar da AL!!!

Aviãozinho

Marcelo Tadeu em 21 out, 2009 às 16:52

Eu disse é que somos a 2ª força na América (o continente todo) mas tenho duvidas sobre o Canada, eles parecem ser forts também.

Francisco AMX

Bacana, fiquei curioso sobra a Argentina participar de exercícos com o Chile… sei que não é a primeira vez… mas chama a atenção os A-4R porem para confrontar com os F-16 chilenos… Tomara que não venha nenhum “maluko” aqui dizer que os A-1 cruzaram os céus do Chile de cima a baixo, bombardearam tudo, com bombas burras acertando 70% dos alvos, sob fogo cerrado, derrubaram os 12 F-16B50 da FAC e não perderam nenhum caça! rsrsrsrs… isso tem sido recorrente aqui! Só não entendo pq o resto do mundo não compra o AMX, que sem radar e capacidade de lançar… Read more »

Esdras

Rssssssssssss kkkkkkk

KungFusion

FACh: 6 x F-16 C 2 x F-16 D 6 x F-16 AM 2 x F-16 BM 8 x F-5 E T III (último ejercicio) 8 x A-36 1 x EB-707 1 x KB-707 (último ejercicio) 2 x C-130 H 2 x C-212 1 x S-70 A 4 x B-412 1 x B-767 (sólo transporte hacia en norte) 1 x B-737 (ídem) FAA 6 x A-4 AR 1 x KC-130 H FAB 6 x A-1 (AMX) 1 x KC-137 1 x C-130 H FAF 6 x M-2000-5 1 x E-3 F 1 x KC-135 1 x C-160 USAF 12 x… Read more »

Esdras

Caro athalyba,

Aqui existem pessoas que se conhecem a um bom tempo pelos fóruns, de defesa e por isso em vários momentos temos a liberdade de “quebrar o cliema” com alguma brincadeira.
Sobre fórun sério isso quem faz são os usuários, e ser sério não precisa ser mau humorado como você.

Esdras

Esdras

Kung,

Para mim o Tiguer III já está sendo negociado com alguma outra nação. Foi uma surpresa saber que ele ainda está por lá.

KungFusion

Mandar os A-1 tem um significado importante:

MADE BY EMBRAER!!

Anos passados a FAB mandou Super Tucanos e A-1 tb pro FIDAE. O recado era o mesmo… Made in Brazil.

KungFusion

Tb. cocnheço bem o Esdras, é uma pessoa séria e entendida no assunto.

Sobre o Tiger III é a despedida deles. Ouvi que foram vendidos – pra quem foi mesmo? Equador?

Esdras

Kung, sobre os Tiguer III o unico boato que li foi que a FAB estava avaliando se comprava os mesmo. Não sei até que ponto isso poderia ser válido, mas de qualquer forma, seriam celulas reservas para a FAB que por sinal pretende usar o F-5 por pelo menos mais 10 anos ou mais.

Fábio Mayer

Esdras,

Será que o Brasil vai comprar os Tiger III?

Ahahahahah…pergunta retórica só para irritar alguns colegas aqui do blog!

Junka4

Para lá os Franceses enviaram Miragoe 2000-5, e para a Cruzex 2000-C e N. E na próxima cruzex, será que virá pelo menos o 2000-5?

KungFusion

Junka4, os franceses já enviaram Mirage 2000-5 pra Cruzex uma vez, em 2002 (Cruzex 1):

http://www.defesanet.com.br/zz/fab_derby.htm

O x é eles mandarem o RAFALE pra próxima Cruzex!!

Junka4

É verdade, eu havia me esquecido, e abateram todos os adversários a 100Km de distância…

papagaio

Sei que o vídeo não mostrou nada demais, mas fiquei emocionado em assistí-lo.
Abraços,