F-X2 logo by www.aereo.jor.br

vinheta-clippingO ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje que deve entregar nos próximos dias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o relatório sobre a definição da compra dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo o ministro, a entrega do documento deve ser feita quando ele retornar da reunião do Conselho de Defesa Sul-americano, na cidade de Guayaquil, no México. “Provavelmente, na volta, eu estarei com isso pronto e aí eu entrego para o presidente”, disse Jobim, ao deixar o seminário sobre os dez anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, em Brasília.

De acordo com a programação do Ministério da Defesa, Jobim deve retornar ao Brasil somente no dia 17 de maio. O ministro evitou comentar se a decisão será favorável à compra dos caças franceses Rafale. “Eu não sei ainda qual é a minha opinião. Por isso não posso falar em manter uma opinião”, disse Jobim, em resposta à pergunta sobre a manutenção da preferência que teria dado anteriormente aos aviões franceses.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

217 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

ahahaahahahahahaah

Este relatório é o maior vai e vem da história do Brasil….

Só posso vir a dar os parabéns para a Força Aérea Brasileira!

M1

Já era o Rafale!

GIL

Vai da “ZEBRA”

M1

O NJ é muito cara de pau!
Caraca!

Imaginem o Sarkoza lendo isso! uhuahauahuah

RH-MG

Já estamos em Maio…. o tempo passa o tempo voa e a FAB chupando o dedoooo

[]

Fã da aviação de caça

Ricardo

Somente acredito depois da escolha ser publicada no Diário Oficial da União.

Fabio Mayer

Vão anunciar que a decisão sai no fim do mês que vem novamente?

LBacelar

Caramba esse relatório ainda ta na mão do Nerso???

Deus me livre, pelo andar da carruagem vamos ter que garimpar as FAs p/ tentar achar mais F5 para a FAB

Francisco AMX

Será que vem o Vespão!?

Apesar de eu achar o produto Rafale, superior, ficaria mais feliz com um alinhamento aos USA, e também acredito que se o atual governo aceitar é pq vai valer a pena – pois nosso governo já deu provas de que não diz amém a tudo que venha do “norte” – por isso penso que se vier o SH vair vir muito mais! estou torcendo para os USA mudarem sua política para com o Brasil…

Paulo Victor

to de saco cheio desse FX-2 e desse ministro mala! ¬¬

Paulo Andrade

Acredito que será batido o martelo com relação ao Rafale. Mas concordo com o colega Francisco AMX e ficaria satisfeito com o Super Hornet. Sinceramente não acredito que o Brasil fechará com um caça ainda em fase de desenvolvimento como o Gripen NG, apesar de considerar o projeto promissor.
Creio que a decisão sairá ainda esse mês.

Milan

Concordo com o AMX, desde que os EUA comprem ST, e parem de embargar a Embraer pelo mundo!

É sempre melhor ser amigo do mais forte, eh eh eh. Além do que americano cumpre o que está no contrato!

Wilson Giordani de Souza

(…)

“Eu não sei ainda qual é a minha opinião. Por isso não posso falar em manter uma opinião”

(…)

Engraçado. Achei que a opinião dele era de que os EUA tinham precedentes negativos e que a transferência de tecnologia da França era irrestrita.

MARCELO

sinceramente nunca na história deste país, houve uma séria de vai e vem com relação ao FX2.
o Brasil não tem defesa, seja aero,naval ou exercito, capaz de evitar algum tipo de confrito, até com os paises vizinhos, até com os traficantes que atuam nas fronteiras, com armas mais poderosas. vamos acordar Ministério da Defesa, pois levam-se anos para arrumar a casa.

Bueno

cidade de Guayaquil é Equador.

Cláudio

Vejam bem !!!

Tanto Americanos como Franceses são bons aliados.

Como os Franceses já têm os Submarinos e Helicópteros, seria bom dar os Aviões aos Americanos.

Porém, também poderia continuar com a atual estrutura, Aviões Americanos e Franceses, todavia, o contrato teria que ser muito bem estruturado.

Adrik

Francisco,

Na minha humilde opinião, o governo provou que é contra (quase) tudo que vem do norte, e mais por questões ideológicas do que pelo interesse nacional.

Não gostaria de entrar na discussão sobre a ideologia do GF.

Alguém que tenha o conhecimento poderia me ajudar a entender qual o motivo (e embasamentos legais) do Nelson Jobim escrever um relatório sobre o relatório técnico na FAB?

Isso realmente procede? É legal?

Abraços sinceros e fraternais a todos.

Nick

Esse FX-2 virou piada mesmo.
Apesar do Rafale continuar o “escolhido”, NINGUÉM do Governo Federal quer ser o pai da criança francesa. Se não tem coragem para arcar com as consequências de uma escolha Política ou GeoPolítica, sem nenhuma base Técnica, porque meteram o bedelho no processo conduzido pela FAB??? É o fim da picada.
Agora vão enrolar até a Copa do Mundo e torcer pro Brasil ser campeão. Se for, vão anunciar no dia seguinte. Se não, vamos aguardar a visão do próximo presidente, seja ele o Serra ou a Dilma.

[]’s

Rodrigo

O Brasil vai entrar em confronto diplomático com os EUA em breve por causa do TNP…

Também servirá para comprovar que a aliança estratégica com os franceses é papo para boi dormir, porque os franceses não ficarão contra os EUA no CS da ONU.

Giordani RS

Bom…o relatório será entregue sim, mas antes o Sgtº Garcia tem de prender o Zorro…

FX = Foi eXterminado!

Rafael

O Jobim não tem mais palavra, nem é de confiança.
Só diz palhaçadas e fala por meias palavras.

Galileu

Tá demorando pra chegar os Mig-35.

Rááaaaa pegadinha do malandro

LIVRE PENSADOR

Numca na historia deste pais vi tamanha palhaçada.

grifo

Este relatório é o maior vai e vem da história do Brasil….
Só posso vir a dar os parabéns para a Força Aérea Brasileira!

Oi Rodrigo, a FAB não tem nada a ver com este circo. O relatório da FAB está na mesa do Jobim desde o início do ano. É só o Jobim dar o “de acordo” e mandar para frente. Porque não faz? Ahhhh….

Para mim o FX-2 está morto neste governo. Vamos para o FX-3…

X-nobe

heheheehehe Um coisa eu devo admitir nos fãs do Gripen, apesar deles terem uma infinidade de defeitos, eles tem uma qualidade que nós os fãs do F-18 não temos, que é a esperança, eles dão sentido ao dito popular que diz que a esperança é a ultima que morre. Tenho visinhos evangélicos que não chegam a ser tão devotos assim quanto os devotos do gripen, mesmo com a escolha do política já feita pelo governo, que é o quem compra os caças, os cara ainda acreditam que na ultima hora, o lulinha vai optar pelo caça sueco, e que o… Read more »

Rodrigo

Dou os parabéns para a FAB por não ter cedido a pressões e ter mudado relatórios ao bel sabor do Sr. NJ.

rodrigo avelar

Nem ele mais sabe o que quer? nem nós sabemos o que vai dar. Este FX2 já passou de uma piada, pra não ter nenhum problema no ano eleitoral o Lula deveria ficar com os SH mesmo,

Edu Nicácio

DOZE anos de lenga-lenga, e enquanto isso, canibalizamos peças de F-5 mundo afora e voamos A-1 “cegos”… Lamentável que não tenhamos (e não cobremos) uma política de Estado para as forças armadas…

Pelo andar da carruagem, qualquer um que vier (desde que em bons números) estará de bom tamanho… Que sejam 120 Gripen, Rafale ou F-18 – apesar de minha preferência pela compra de prateleira do Su-35BM e a entrada no projeto do PAK-FA.

Luiz Eduardo

“Eu não sei ainda qual é a minha opinião. Por isso não posso falar em manter uma opinião”

Xiiiiii… Sumiu a certeza sobre a proposta francesa?!

Acho que o Rafale subiu no telhado…

Sds.

Omega

Já passou da hora. Faz tanto tempo, que eu acho, que o melhor para a FAB e para o Brasil é simplesmente a escolha de um dos três. Melhor dizendo, o que vier ta de bom tamanho, afinal já tem PAK voando, em testes, mas voando.

Luiz Eduardo

Tinha alguém aqui no Blog (näo lembro quem) que toda discussäo sobre F-X2 sempre escrevia: Boeing muito quieta… to sentindo o SH correndo por fora, algo me diz…

Quem foi?! Pq pelo andar da carruagem vou pedir pra ele os números da Mega-Sena 😛

Abraços…

Antonio M

Os EUA vão mudar a forma de se relacionar com o Brasil, o dia que pararmos com antiamericanismo infantil e de afagar Irã, Cuba, Venezuela e Coréia do Norte.

Mas, que relatório é esse? A versão 4.8.2.3.1 do relatório da FAB?

Junior

pra que renovar tropa de aeronaves o brasil nunca vai entrar em guerra se ficar com medo de escolher a aeronave é Brinks xD

mas o brasil poderia se reunir com a argentina , colômbia e venezuela ou seila qual quer pais ai da america do sul e investe em uma aeronave de quarta ou quinta geraçao

Tito

Só me resta rezar a Santo Expedito.

Tito não suporta F-Xn

Ivan

Francisco AMX disse: 4 de maio de 2010 às 13:35 Chicão, Faz tempo que não lhe ‘ouvia’ por estas bandas. Como está o tempo em Pelotas? Será que este ano vai ter churrasco para comemorar o fim do F-X2? Se vc está disposto a abrir mão do Rafale (e da Dassault) por um melhor e maior negócio com o SuperHornet (com a Boeing) eu também me prontifico a abrir mão do Gripen NG. Até por que com o que se economiza e com o que se ganha em termos de negócio com o Vespão x Tucanão, comparado com o frânces,… Read more »

LIVRE PENSADOR

Moral ZERO né Jobim?

Ivan

X-nobe disse: 4 de maio de 2010 às 14:06 “Um coisa eu devo admitir nos fãs do Gripen, apesar deles terem uma infinidade de defeitos, eles tem uma qualidade que nós os fãs do F-18 não temos, que é a esperança, eles dão sentido ao dito popular que diz que a esperança é a ultima que morre.” Pois é X, Sonhamos acordados, com uma indústria aeronáutica fortalecida, 22.000 empregos de alto nível, propriedade intelectual dos software do F-X2, turnaround rápido e operação em pistas improvisadas com 800 metros. Mas tudo bem se vier SuperHornet por SuperTucano, com o lucro a… Read more »

Wilson Giordani de Souza

Luiz Eduardo disse:
4 de maio de 2010 às 14:26

http://www.aereo.jor.br/2009/11/29/f-x2-segundo-estadao-sarkozy-nao-extraiu-nenhuma-novidade-de-lula/#comment-114546

Infelizmente o máximo que eu já consegui foi a quadra na mega-sena…

luciano

“Eu não sei ainda qual é a minha opinião. Por isso não posso falar em manter uma opinião”,

-antes era certeza dele pelo rafale,dizia que era decisão politica,agora não tem certeza e não quer dizer qual o caça de sua preferencia,os franceses que antes estavam cheio de mais mais agora ficaram com uma pulga atraz da orelha!!!!

Osasco

Po! O Jobim não tem o e-mail do Lula pra mandar o relatório? Precisa entregar copia em papel? Aqui vai o e-mial do Lula: Lula_la@mensalão.cão

Challenger

Segue o enterro!

Marcos

Caro NIck,
Acho que ainda tem outro problema, é que, se a seleção Brasileira for novamente eliminada pela francesa, ai sim, a coisa fica feia P/ Sarcozi, Nj e Lula.

Marcos

Se os três são bons e atendem as necessidades e há tanta dificuldade em dicidir, então faça-se um plebiscito e deixa o povo escolher.
Debates em rede nacional, defendendo esse ou aquele, envolvimento popular em um tema delicado como esse da Defesa.
Decisão democrática. Ponto final.
Afinal, quem vai pagar a conta não somos nós, o povo ?
E quem vai estar lá no assento ejetável na hora do “pega prá capar” defenda sua preferência.

Nick

Caro Marcos,

Se a Seleção Francesa eliminar o Brasil numa semifinal roubada, nem a tropa de choque francesa do Governo segura o Rafale 😀

Caro Ivan Gripeiro,

[x2]!

Infelizmente a melhor proposta foi engolida por essa “parceria estratégica” francesa. Mas sonhar não custa nada. 🙂

[]’s

Seal

Caramba! Não entregou ainda? rsrs Isso é um relatório ou um manual de instrução!!! Eu acho que depois deste acordo entre Brasil-EUA… Washington, 12 de abril de 2010. ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA O Governo da República Federativa do Brasil (doravante “Brasil”) e O Governo dos Estados Unidos da América (doravante “Estados Unidos”) (doravante denominados coletivamente “as Partes” e “Parte”, individualmente), Imbuídos do interesse comum na paz e segurança internacionais, assim como na resolução pacífica de conflitos internacionais; Desejando fortalecer suas boas… Read more »

Rodrigo

O deprimente é que vamos acabar perdendo a venda dos ST para os gringos.

Audaz

concordo: segue o enterro, ta dificil… quero ver qual vai ser a proxima data…

Edmar

Caros Amigos.:

Até da um friozinho na barriga quando se fala do resultado final do FX2, pois, tá mais para ser cancelado do que para ser concluido (infelismente).
Sinceramente eu estou esperando nesta altura do campeonato o vencedor do “Dassault Rafale” ou o “Saabg Gripen” (qualquer um tá bom).

Espero que seja “36 caças FX2” + “48 F-5M” + “48 AMX A-1M”, mas está difícil, mas…. vamos aguardar mais uma vez!

Abraço aos amigos.

Osasco

Pode ser que os caras não sabem como se sair dessa e estão torcendo para acontecer uma errupção de vulcão no Brasil, o que serviria de desculpa para atrazar ainda mais, pois não se pode voar quando há cinza vulcânica espalhada no espaço aereo nacional. Alguém pode pensar em algo mais adequando que isso?

urubu

quando o lula chegar do passeio vai fazer mais um pouco de marólinhas para o pessoal da fab…hahahah