Gripen J-10 FC-1

Caso o Gripen ganhe o MRCA da Índia, como ele se sairia contra os caças JF-17 e J-10 do Paquistão e China? Compare as características técnicas dos três nos links abaixo e dê sua opinião.

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LBacelar

Gripen ganhando o MMRCA? Brincadeira né?

Zoações a parte (o gripen NG está super bem na concorrência) acredito que o Gripen mesmo na versão Charlie deita e rola em cima deles, mas com certeza não teria o melhor resultado dentre os outros concorrentes do MMRCA

Alecsander

Pra mim, o Gripen venceria o JF-17, e empataria com o J-10. Por essa ração, a Índia deve escolher ou o F-18, ou o Mig-35, um desses dois será o provável substituto dos Mig-29 indianos.

FighterSkill

Hummm…Alecsander!

O MMRCA é para substituir os Mig21 não é?
Alias para missões “prteçã de ponto” e CAS…(me ajudem….não estou certo).

Acho que o Gripen serveria muito bem…porém devido a India ter uma aproximação com a Russia acredito na vitoria do Mig35.

Alias o Mig35 é superior ao F18 em todos os requisitos….

Voltando ao tópico;
Creio que o Gripenn dá o pau em qualquer aeronave Chinesa hj em operação.
Alguns dados podem até ser superior ao Gripen,,,mas no conjunto o Gripen levaria a melhor.

abraço

Nick

O Gripen NG bateria ambos os caças tranquilamente. O FC-17 nem pode ser considerado face ao seus sistemas ultrapassados, e com relação ao J-10, este só teria alguma vantagem em termos de velocidade final e teto de serviço. Mesmo a versão que ainda não está operacional, o J-10B (que terria diversos melhoramentos, como radar AESA, menor RCS, mais furtivo), faria frente ao Gripen NG.

Mas é aquela história você vê os 2 caças lado a lado e pensa que é a mesma coisa …e um custará a metade ou quase isso.

[]’s

Ilya Ehrenburg

O Gripen não vai ganhar a concorrência MRCA.

Ilya Ehrenburg

Como pode o Gripen NG bater outras aeronaves, se ele nem decolou pela primeira vez, ainda?

rodrigo avelar

O NG é o melhor dos 3, sem duvida. Agora se fosse pra escolher um dos 3 para a nossa FAB não queria nenhum dos 3, a não ser que viesse uns 100.

Barca

Não tem nem o que pensar o Gripen CD ganha pois o NG ainda não existe,o gripen é superior esse J-10 é uma mistura de Lavi,mig 21,e EF 2000.
F-18 e Rafale ganham com os pés nas costas

Nick

Caro Ilya,

Até o Gripen C com o radar PS05 faz o trabalho frente ao FC-17 e J-10A. Até o J-10 B tenho minhas dúvidas em relação a um 1 x 1 contra o Gripen C.

A Consciencia Situacional superior e menor RCS fazem a diferença.

[]’s

Ilya Ehrenburg

Outra: não subestimem os senhores, o “caça dos pobres” JF-17. Ele manobra melhor que o F-16 ou tão bem, segundo os pilotos do Paquistão, e pode ser equipado em versões futuras, com um radar mais capaz. Já o J-10, ganha dos Chineses, aquilo que podem colocar de melhor em um caça nativo. Não é de forma alguma uma presa fácil. Já foi considerado pelos “observadores e especialistas” ocidentais como pouco manobrável, inferior neste quesito ao F-18, F-15 e F-16, algo que, convenhamos, reflete um preconceito quanto à origem do caça, subestimando a sua capacidade, esquecendo que o projeto é audaz,… Read more »

Ilya Ehrenburg

Existe uma lenda que diz ser o RCS do Gripen, pequeno. Na verdade é um bonde… Maior que o do F-18E.

Thiago

Você tira suas informações do próprio ânus pelo jeito, só assim para falar tanta besteira sobre o assunto.
Você baba tanto os ovos dos chineses, que a cada mensagem sua um chinês tem orgasmo. Kkkkkkkk

Vader

Hehehe, Galante, fala sério: O Gripen C/D “jantaria” com farofa e couve cozida o caça sino-paquistanês e, com pilotos em condições iguais, “comeria” com quase a mesma glutonice o J-10 chinês. Mas o mais importante num eventual embate (em iguais condições de quantidade de aeronaves e treinamento dos pilotos) entre o Gripen X J-10 é o que uma esquadrilha bem adestrada do primeiro não faria com uma do segundo. Digo isso porque o forte do Gripen é sua integração e sua capacidade de operar em rede via datalink em modo passivo de radar, conceito em que os caças chineses ainda… Read more »

Edu Nicácio

Essas ilustrações estão em escala? Se sim, não sabia que o J-10 chinês era tão grande, nem que o FC-17 se parece com os F-16/F-18 quando visto de cima…

Entre os três, sou mais o sueco, principalmente em grandes quantidades (umas 360 para começar a ficar interessante). Depois, parte-se para um projeto de caça de superioridade aérea, adquiri-se mais 180 unidades e podemos nos dar ao luxo de ficar sossegados por um tempo…

Ah, como eu gostaria que isso ocorresse até 2030… Será que é demais pedir ao GF que a FAB opere 540 aviões de caça?

Ivan from Russia

Os Migs-29 que estão no serviço da IAF mostraram ótimos resultados durante a sua operação, não falando já da sua versão naval Mig-29K que recentemente foi adquirida pelos Indianos num total de 29 unidades.
Os indianos são espertos e conheçam as capacidades reais deste vetor.
Os americanos sempre mostram somente as fotos dos Mig-29 abatidos e capturados, tentando desta maneira desvalorizar as suas fortes características. Mas há pouca jente (além dos indianos) que conheçe as vitórias optidas pelo este caça em combates aéreos.

http://video.mail.ru/mail/intelligence80/_myvideo/1.html

Nick

Caro Ilya,

Segue link com alguns dados sobre o RCS do Gripen (0,1m2)
É evidente que esse RCS é em condições limpas. Mas mesmo assim deve estar entre os menores se não o menor, tirando os caças de 5ª geração.
Se tiver alguma fonte melhor, por favor poste.

http://forum.keypublishing.co.uk/showpost.php?p=1321013&postcount=1

[]’s

Ivan from Russia

Os Migs-29 que estão no serviço da IAF mostraram ótimos resultados durante a sua operação, não falando já da sua versão naval Mig-29K que recentemente foi adquirida pelos Indianos num total de 29 unidades.
Os indianos são espertos e conheçam as capacidades reais deste vetor.
Os americanos sempre mostram somente as fotos dos Mig-29 abatidos e capturados, tentando desta maneira desvalorizar as suas fortes características. Mas há pouca jente (além dos indianos) que conheçe as vitórias optidas por este caça em combates aéreos.

http://video.mail.ru/mail/intelligence80/_myvideo/1.html

Vader

Ilya Ehrenburg disse: 3 de maio de 2010 às 14:26 “Existe uma lenda que diz ser o RCS do Gripen, pequeno. Na verdade é um bonde… Maior que o do F-18E.” Prove! “Show, don´t tell!” (para lembrar uma ótima música) 🙂 O RCS do Gripen em configuração limpa é de 0,1m2. Inclusive isso já foi objeto de matéria aqui no blog, e discutido à farta em sua devida época… Aliás, já lhe enviei link da matéria em outra oportunidade. Mas até onde me consta, o RCS do F/A-18E é similar ao do Rafale: 0,75m2 (o que não é enorme, pelo… Read more »

Vader

Nick disse:
3 de maio de 2010 às 14:31:

Grande Nick, foste mais rápido no gatilho, rsrsrs.

Detalhe: o RCS do Gripen será reduzido ainda mais no NG.

Abs.

Edcreek

Olá,

Para mim não há o que comparar a tecnolgia xing-ling Chinesa com a tecnologia Anglo-Americana montada na carcaça Sueca, o JAS-39 da conta do recado, pelo menos nos cenarios e configurações pelo que vejo.

Porém o China tem outras aeronaves muito melhores disponiveis, como os Su-27 e Su-30 além do clone generico do 27(para variar).

Mas para mim o NG é o caça com menor chance na competição, visto que eles podem optar por mais HAL TEJAS para ser mono-motor padrão da Força.

Abraços,

Ilya Ehrenburg

Vader… A resposta para sua intervenção apaixonada está nesta mesma coluna.

Eu apelidei o RCS do Gripen de “bonde”. É um direito meu, o qual eu lanço mão outra vez, penitenciando-me: O RCS do Gripen NG é o menor de todos, até mesmo que do F-22, afinal… Ele não existe!

Gripen NG (NG=New Ghost), RCS: 0,000 … Fantasmagórico.

He, he.

Tito

Acho eu que seria apenas um “treinim” pro Gripen.

Geração diferente, eletrônica eficiente e armamento superior fazem toda a diferença.

Abs.

Vader

Ronaldo disse: 3 de maio de 2010 às 14:57 Pôxa Ronaldo, comentariozinho infantil esse seu hein? Vc não faz melhor não? Creio que sim… Ache pra gente dados melhores então, modifique nossa opinião, dê-nos argumentos, rebata. Por exemplo: o amigo Nick passou um ótimo link, quem sabe se o amigo falasse de tais dados a discussão evoluísse né? Veja como estou light hoje, rsrsrs… prestigie essa homenagem que faço ao amigo Emerson, que esta cansado das mesmas discussões de torcida de sempre, rsrsrs… Sds. ________________ Ilya Ehrenburg disse: 3 de maio de 2010 às 15:00 Beleza Ilha, fale o que… Read more »

Ilya Ehrenburg

Treininho?

Tanto o JF-17 quanto o J-10 fariam da pulga sueca, poeira metálica.
Para começar, a pulga não teria resistência (alcance) suficiente para as distâncias asiáticas… Teria que voar pendurado em tanques… Só para começar.

Parem de apostar numa pulga projetada para o báltico, pensem grande!

Curvo

Caro Ilya Ehrenburg, estas querendo fazer o mesmo que o teu pessoal fez na 2ª WW ? Elimina-se os 5ª colunas com pelotão de fuzilamento !?
Bons tempos aqueles não é ? Mas hoje o papo é outro, democracia lembra-se ?

Ilya Ehrenburg

Vader… Quem não tem credibilidade é você. Ofende os outros, é obsessivo, passional, imprevidente e preconceituoso. És dotado da “verdade religiosa”, e precisa sempre desqualificar o discurso alheio, que por ventura, não coaduna com as suas idéias. Se eu for elencar as besteiras que escreves, passaria uma tarde inteira. Aliás, espero ainda, o pedido que me é devido, de sua parte e do senhor “Grifo”, sobre as barbaridades ditas a mim, com anuência dos Administradores, quando dos comentários sobre o Mi-35 da FAB, em que revelei, com ampla antecedência, a operação triangular com os mísseis MAR-1, para o Paquistão. A… Read more »

Ilya Ehrenburg

Lembro que aquele que se desculpa, quando de um erro, mostra a nobreza da sua alma. Já aquele que se mantém renitente apenas explícita, o negrume da mesma.

Vader

Sr. Ilha: as explicações que talvez (e é um grande talvez) tivesse a lhe dar já lhe dei no post em que me questionou. Pare de ser chorão e de encher meu saco com isso.

Quanto à credibilidade: eu não sou jornalista para ter de tê-la… 🙂

Barca

Ilya Ehrenburg gosto muito dos seus textos,mas vou discordar de vc nessa e dar razão ao Vader,o gripen dá um banho no J10, e humilha esse tal jf-17,não tem como comparar,esse j-10 é um bom caça apenas isso.
Tanto que a FAB nem colocou o j-10 no seu List,agora não sei como está esse caça se ainda usa motores Russos,depois daquela do Sukkoi 27 pirateado,não sei se os russos continuaram a dar suporte aos chineses,os chineses tem falado que o J-10 vai usar cada vez mas componetes chineses,se usarem tb o motor ai que a coisa piora.

Galileu

hahahahahha realmente Vader. Não tem como comparar o Gripen C destroça as carroças dos J10 e JF17, ahh e os “xerok” dos Su27. Lembre-se que o Gripen surgiu pra dar uma surra nos SU27 Russos, nos dos chinas então é 3 su27 pra um Gripen e olha lá. O Gripen NG então com radar AESA, maior Autonomia, Data Link melhor do que já tem, e meteor………….tem gente que não sabe o que é o meteor, pra mim é o melhor de sua classe. ahhhhh tambem dizem que o RCS, será significamente menor. Só isso que eu disse é o sufucuente… Read more »

FighterSkill

É verdade…dependendo do teatro do combate e das condições o Gripen vai ter que ser escoltado pela Shell….

FighterSkill

Combate BVR??

Aqui só se fala em combate BVR…isto já era caras!

A tecnologia encurtou o combate!

Parem de achar que BVR é solução…acham que estamos falando de F5 contra Mirages??!!

Bhaaa

Giordani RS

Estranho…postei um comentário…simplório…nem falei do New Ghost…e o mesmo foi deletado?

tá bom…tá bom…o gripen venceria os chinas…

Tito

“Pulga Sueca” vos disse o “Profeta”. 🙂

Meu caro, nem em sonho os dois darão conta do Gripen.

Mais bom senso e menos ódio nesse coraçãozinho.

Abs

Giordani RS

Interessante o comentário do amigo fighterskill. No início da era do jato se achava que o dogfight clássico estava terminado, pois as velocidades não permitiriam tal. Daí vieram os Anos 70, na qual alguns diziam que não era preciso ser muito rápido, por que no dogfight não se combateríam em altas velocidades…daí chegamos ao advento do BVR e a velocidade volta a ser importante, ou melhor, muito importante, por que no combate BVR vence quem vê primeiro, e quem vê primeiro? quem corre mais…mas agora caminhamos para a tecnologia anti BVR…não se enganem, a tecnologia chegará num ponto em que… Read more »

FighterSkill

Ilha:
Os caças J10 e 17 só decolaram por que houve apoio de tecnicos Russos (pelo que sei).
Mas o J10 esta longe (anos luz) de ser um Su30/35 …a industria aero Chinesa tem muita ajuda de pessoal qualificado russo,,,mas serio….não acredito que eles deem conta do Gripen.

Mas é sabido que não tem a competencia e qualidade dos russos…

Como disse algumas caracteristicas dos caças Chineses são boas (ou superam os Gripen) mas no conjunto não vira.

Sirkis

Saudações Pepê!

Desencana disso. Não é preconceito contra os chineses não. É que o material deles é de péssima qualidade. Só compra da China países sem dinheiro ou que estão sob embargos. Caso contrário, compram material de primeira qualidade.

Boa Tarde!

Edu Nicácio

“Mas é sabido que não tem a competencia e qualidade dos russos”.

Quando a China dominar (isso mesmo, dominar) esses dois pontos, segurem o Dragão…

Agora, que iria ser uma beleza centenas de Su-35BM com qualidade by Embraer voando pelos nossos céus, seria… Imaginem as melhorias que poderíamos implementar na construção desses caças: tanto a Rússia quanto o Brasil teriam MUITO a ganhar…

Brandalise

Super trunfo de cacas! Eeeee! “O Gripen seria uma espécie de “cachorro-selvagem”, caçando em bando e espantando qualquer outro caça, por mais “leão” que seja.” Boa comparacao e explanacao do Vader. Muito clara. Muito didatica. Eh um fator pouco compreendido, e que nao fica evidente se simplesmentealinhado com outros aspectos (Vmax, custo, etc). “Único “defeito” do Gripen C/D: baixa autonomia, o que diminuiria sua condição expedicionária. Mas nada que não pudesse ser contornado.” No caso do J-10, o raio de combate eh menor em c. de 200km. No caso do JF-17, diria que eh o grande ponto forte dele, e… Read more »

Francisco AMX

Sirkis, Eu sou um caso de compra de chinês por preço (tinha investido muito na impressão e faltou grana) Comprei uma guilhotina, cópia de uma Alemã, diga-se de passagem, aqui no Brasil, por 1/3 do valor da Alemã e metade de uma nacional… sobre qualidade desta posso dizer: não deve em quase nada para a nacional, se é que deve, porém é mais equipada…, ficando a dever para a Alemã… Porém, se tivesse que comprar, novamente, compraria a Chinesa… é o melhor custo benefício da categoria… tenho o equipamento a 2/5 anos e não tive grandes problemas… Sei que é… Read more »

Francisco AMX

Neste combate, apostaria minhas fichas no Gripen, o C/D, se a doytrina de uso estiver no seu “envelope” de possibilidades…alcance… sobre o NG… deixemos ele vir ao mundo primeiro… e se vier,certamente poderá aumentar a diferença!

Sds!

carl94fn

Ilya Ehrenburg Caro colega admiro seus comentários são muito validos e na minha opinião são sim de boa credibilidade. Quanto à matéria: Acredito que o Gripen C/D seja um bom avião não excelente, mas bom suficiente para deter M-2000-9, F-16C, F-15C, Su-30 e o J-10 claro mais que a aeronave vale a estratégia, um bom exemplo foi nossos F-5M vencerem os M-2000 em exercícios, é obvio que os M-2000 eram e são superiores, mas uma boa estratégia conseguiu bons resultados. Tanto Gripen C quanto J-10 e JF-17 poderiam vencer o combate ar-ar, mas com vantagens para o Gripen C já… Read more »

Roberto

Olá Vader,
Você foi ou era da Montfort?

Wolfpack

Estes ai encima são os concorrentes natos do Gripen NG. Alguém deseja algum deles sendo operados na FAB como o único a defender nosso espaço aéreo? É muita responsabilidade para o Pulguinha. Para tarefas mais críticas, o que o Pasquitão, India e China operam?????
SU30MKI, F16Blk52, SU30MKK/MK2.
E têm gente que aposta neste engodo no FX2 da FAB.

Roberto

Ou é?

Adrik

Qual a diferença entre um extremista islâmico e um extremista cristão? Nenhuma, os dois tem a verdade religiosa ao seu lado e a sua disposição. Um extremista poderá apontar seus próprios erros em uma outra pessoa sem nunca se dar conta de tê-los. Algumas perguntas sobre a questão levantada pelo Blog: Há quantos anos os Hindus operam caças de alta tecnologia? Quais e quantos os meios de detecção avançada e suporte a Índia opera (awacs, aviões de reabastecimento em voo, etc)? De quantas aeronaves irá dispor? Qual o tempo médio de treinamento dos pilotos? Repito todas as perguntas sobre a… Read more »

Vader

Caras, sobre o material chinês, em comparação com o sueco, bem, falar o que? Eu também uso PC genérico feito em Taiwan, montado em Cingapura, com processador fabricado na China, importado via Paraguai e equipado com o mais poderoso e infalível rwindows; mas tenham a certeza que se pudesse usaria um Apple com Mac-OS.

Agora, se minha vida, de minha família, ou de meu país dependesse do meu computador, necessariamente compraria um MAC, por uma questão de credibilidade. Pode dar tudo errado com ele? Pode: nada é infalível. Mas na dúvida…

Sacaram? 🙂

Sds.

Ricardo

Não sei nem se dá para comparar o Gripen NG com o JF-17 e o J-10. O Chengdu FC-1 Xiaolong (o JF-17) é muito inferior ao NG, ele é quase um MIG 21 modernizado com penduricalhos, tirando o capô vai se ver todo o padrão de construção dos caças dos anos 60 e 70. O RCS do JF-17 deve ser o mesmo de um caça de 4 geração com uma aviônica do mesmo padrão dos programas de modernização desenvolvidos no ocidente. O J-10 deveria ser um opositor mais difícil, com um motor mais potente e eletrônica mais sofisticada, mas do… Read more »

Sirkis

Saudações Francisco! Assim como você eu também compro coisas chinesas pelo preço. O pendrive de 64 GB é da China. Se comprasse de uma marca renomada que não é chinesa, sairia pelo quádruplo do preço. A guitarra que meu filho usa para PS3 é chinesa, a original custava o triplo! risos O que quero dizer é que a aviação chinesa é barata por duas coisas. Cópias e sistemas com rendimentos menores. Veja quanto a URSS gastou para fazer um Mig-21 e veja quanto a China gastou. É fácil para a China vender mais barato. O motor do J-10 é uma… Read more »

Vader

Roberto disse:
3 de maio de 2010 às 17:29

Roberto, sou não bro. Na verdade nem sei o que é isso.

Abs.

Almeida

Olha, os Rafaletes defenderem o Rafale frente ao Gripen NG no FX-2 eu compreendo. Mas denegrir o Gripen, que seja o C/D, frente ao FC-17 e J-10 A/B é brincadeira hahaha!!!

Ele está uma geração à frente deles, seja em eletrônica embarcada, seja em método de emprego e até mesmo performance!

Minha modesta opinião é que uma esquadrilha de 4 Gripens NG consigam derreubar uns 6 J-10B ou uns 8 FC-17 sem perdas. Ainda mais se apoiado por AWACs.