X37b-spaceplane-100416-02

Um foguete United Launch Alliance Atlas 5 foi lançado do Cabo Canaveral na última quinta-feira, levando um veículo experimental X-37B no seu primeiro teste de voo.

Iniciado no final da década de 1990, o programa X-37 foi adotado pela Defense Advanced Research Projects Agency e depois pelo Air Force Rapid Capabilities Office.

O X-37B, de quase 5.000kg (11.000lb), foi transportado pelo Atlas V 501, que pode levar 9.800kg para uma órbita baixa da Terra. A separação do estágio superior se deu após 20 minutos do lançamento. A carga, experimentos e operações orbitais planejadas são confidenciais.

O X-37B foi construído pela Boeing Phantom Works, tem altura de 2,9m, comprimento de 8,9m e envergadura de 4,5m. Ao invés de empregar células de combustível hidrogênio-oxigênio como o Space Shuttle, o X-37 usa células solares de arsenieto de gálio com baterias de íons de Lítio.

O X-37 é projetado para orbitar a Terra por mais de 270 dias, sair da órbita e pousar autonomamente numa pista de pouso.

O pouso é esperado para acontecer na Base Aérea de Vandenberg na Califórnia, com a Base Aérea de Edwards como backup. Dependendo dos resultados, a USAF pode colocar outro veículo em órbita em 2011.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Brandalise

Olha, que as minhas fontes Arabes me disseram que eles o Iran jah tem uma versao deles, 100% nacional!

Taz Miranda

Casro Galante.

Não entendi a frase “A carga, experimentos e operações orbitais planejadas são classificadas.” Se o texto original estava em inglês e a palavra usada era “classified”, a tradução não seria “A carga, experimentos e operações orbitais planejadas são secretas” ?

Abraço!

Alexandre Galante

Taz, as expressões são sinônimas, mas mudei lá. Obrigado!

Ricardo

o que será q são os experimentos em ? G_G”

esses americanos… hehe

Wilson Giordani de Souza

Fiquei na dúvida se a NASA tem alguma participação nesse projeto ou se ele é restrito à USAF e ao “Defense Advanced Research Projects Agency” e ao “Air Force Rapid Capabilities Office”?

Vader

Hehehe, Brandalise, rsrs…

Ai ai, a decadência yanque é triste por demais, rsrsrs…

Sds.

Brandalise

Soh tirando uma onda, Vader!

Atualmente estou ateh aderindo a campanhas de protesto:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/04/americanas-exibem-decotes-em-protesto-contra-clerigo-iraniano.html

Abs!

Rodolfo

Wilson, o X37A inicialmente foi desenvolvido pela Nasa e pela Phanton Works a partir da plataforma do X40, com a intenção de desenvolver uma plataforma autonoma para por pequenas cargas ou levar uma pequena tripulação ao espaço.
Em Set/2004 a agencia DARPA assumiu o projeto e mudou o seu status para “classified” e em 2006 a USAF anunciou o desenvolvimento do X37B, podendo ser esta a 1a aeronave espacial militar dos americanos. Os chinese já ameaçaram que a continuação desse projeto levará à corrida militar no espaço.

Max

Segundo o Pravda, o X-37B é uma arma secreta e vai causar a militarização do espaço!
http://english.pravda.ru/photo/report/shuttle-5342
Outros sites o citam como um tipo de equipamento de espionagem avançado e alguns forums como o primeiro passo para
um caça/ bombardeiro transatmosferico.
Essa também parece ser a opinião dos Iranianos bem no fim de um artigo sobre as possíveis funções do X-37B:
http://www.sott.net/articles/show/207262-US-X-37B-robot-minishuttle-Secret-space-warplane-
Sds

RH-MG

RED ALERT

Avisem a Enterprise, acordem o Capitão Kirk….

Brincadeira pessoal..

[]

Giordani RS

Óbvio que os militares não iriam deixar o “oba-oba-obama” acabar com a capacidade espacial deles…na verdade o X-37 fazia parte de uma lista de possíveis substitutos do Shuttle, mas foi preterído em prol do X-33 Venture Star, que era muis mais avançado que os atuais shuttles, mas que infelizmente nunca foi adiante(só voaram – dentro da atmosfera – os modelos em escala), mesmo tendo consumido quase US$1 bi! Controlar o Espaço é vital para o Poderio Aéreo! Vejam que absurdo. Os EUA irão voltar ao uso de cápsulas! Antes do señor oba-oba-obama, projetaram a nave ORION(uma Apollo vitaminada para seis… Read more »

Vader

Giordani RS disse:
26 de abril de 2010 às 17:01

“O Buran(shuttle da Era soviética) só conseguiu fazer um único voo espacial(não tripulado) e logo depois a URSS caiu, acabando com um projeto muito mais promissor que o shuttle americano…

Poderia até ter sido mais promissor, mas foi planejado 20 anos depois do Space Shuttle. Invariavelmente os russos correndo atrás dos EUA.

Mas de qq maneira, naufragou junto com a URSS.

Sds.

Nick

Esse X-37 poderá se transformar em um caça trans-atmosférico. Alvos potenciais :satélites inimigos e ogivas na ascendente. Próxima guerra poderá começar no espaço e depois descer para o fundo do mar….

E quanto à choradeira do Pravda, o espaço já está militarizado. Caberá à Russia e China desenvolverem modelos semelhantes para não ficarem atrás.

[]’s

Wilson Giordani de Souza

Rodolfo disse:
26 de abril de 2010 às 16:37

e

Giordani RS disse:
26 de abril de 2010 às 17:01

Tinha alguma esperança de que esse projeto envolvesse a NASA pois faz algum tempo que não vejo notícias animadoras sobre a agência – da qual sou um grande fã.

Matheusts

agora sim vamos ter “Star Wars” kkkkkkkkk

Danilo Brasil

Pessoal vi no site do EB que o pentágono está desenvolvendo um novo tipo de míssil com carga explosiva convencional que será capaz de atacar alvos em qualquer ponto da terra em 1,5 horas,portanto mais um motivo para inevstir em mísseis interceptadores.O que acham?

Galileu

Minha nossa caça tran atmosférico, não pe um UFO não? ahahha

Isso nada mais é que um substituto ao space shuttle, é claro que será moderno em comparação, queriam o que? Mas nada de nave interplanetária….ahah

Enquanto isso os yankkes vão pegar carona com a soyus, ainda tenho que ler que os russos que correm atrás,,ahahha

Saraiva

É de se esperar que este projeto seja cortado também?
Existe um atraso global em relação a exploração espacial. Além do fim dos shuttles não devemos esquecer da plataforma de lançamentos em Alcântara, assunto esquecido pela maioria.
É muito disperdício(seja de investimentos e científicos): Deixar acabar o projeto ISS (ainda longe do fim) e retroceder em pelo menos 40 anos de tecnologia usando cápsulas.

Giordani RS

O fato relevante desta notícia é de que a Tecnologia capaz de prover um meio para que o Homem alcance o Espaço exterior e além, ainda continua dando sinais de Vida… enquanto isso, nós brasileiros, que temos a MELHOR BASE(ponto geográfico) DE LANÇAMENTOS de foguetes do Mundo, não conseguímos honrar um mísero contrato com a Ucrânia, não se consegue lançar um VLS capaz, os sucessivos governos cortam e cortam verbas, é quilombola impedindo o Futuro e quando tudo parece que vai dar certo, o foguete explode… voces sabem qual é a maior tragédia de um Programa Espacial? Pois é…é o… Read more »

Ricardo

Falou tudo Giordani hehe

AQUINO

eu acho que os russos podem ou estaõ desenvolvendo um projeto secreto poder ser o retorno do buran ou nova nave mesmo com pouca verba naõ iam ficar olhando os americanos fazer novos testes eles saben que è para o uso militar e a carga que carregam podem inissiar uma nova corrida espacial militar naõ duvidem da russia…………….