Saab oferece Gripen à Bulgária pelo preço de F-16 usado

44

Gripen weaponspread

A agência de notícias búlgara Novinite disse que a Saab ofereceu ao governo búlgaro caças JAS-39 Gripen ao preço de caças F-16 de “segunda-mão” dos EUA.

A Saab foi recentemente abalada com a decisão do governo romeno de comprar F-16 de segunda-mão dos EUA e está fazendo grandes esforços para fechar um acordo com a Bulgária.

O país está a procura de caças para substituir os MiG-29, dos quais cerca de 12 estão atualmente operacionais. Pensa-se que cerca de 20 novos caças são necessários. Segundo o Chefe da Defesa, general Simeon Simeonov, a Bulgária precisa comprar caças novos multifunção, ao invés de caças usados.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elenilson

Por quÊ não desenvolvem o Gripen NG? Ah…é por que não existe…
O pessoal da saab, podem começar o lobby na bulgária! Daqui a pouco vão aparecer alguns políticos búlgaros defendendo o avião da mulher maravilha…

O NG é um caça verdadeiramente Stealth! Ninguém consegue vê-lo! Hahahahaha…

Jaguares

Às vezes comprar aviões usados só da dor de cabeça para quem comprou.

Roberto

Tomara que seja o F-16.

Marcos

Uma pergunta, e comprar uma jaca o que é? Respondo, endividamento por no minimo 10 anos, transferencia quase nenhuma ou menos que isso, e a capacidade de 100% de não conseguir vender depois, nem a preço de banana, por que quem vai querer comprar uma jaca usada?

Ivan

Para a Bulgária pode ser uma opção interessante, padronizando o vetor com a Hungria (14) e República Tcheca (14).
Inclusive a capacidade do Gripen (qualquer versão) operar de forma dispersa, em pequenos aeroportos ou mesmo trechos retos de autopistas, poderá ser muito bem empregado por estes países do leste europeu.

Ivan.

Zoio

Essa piada de “a ele não existe” já tá manjada.

Se todos os caças existissem antes de seu lançamento pra que testá-los ?

O F-35 não existia há alguns anos atrás, então por que os países apoiaram um caça que não existia ?

Tudo pode se tornar realidade senhores, basta querer.

Abs

Ricardo_Recife

Se a decisão for política vai o F-16, se for técnica vai dar Gripen. A Bulgária é um país onde as instituições políticas de governança democrática e o sistema judicial são fracos, com alto de personalização da política. Acho muito provável a solução vai ser política.
E amplamente discutido em fórum internacionais de aviação militar que no instante que o Gripen NG se tornar operacional na Flygvapen quase 100 Gripens do modelo A/B vão ser disponibilizados a preços bastante baixos no mercado internacional.

jurandir

Elenilson,meu amigo se eu tivesse um nome deste eu tmb seria assim.
REVOLTADO!

LBacelar

O grande problema, que a noticia não mostrou é que a SAAB oferece sim um contrato de 20 JAS39C Gripen no mesmo valor dos F16C/DB50, mas sem armamento e treinamento inclusos no pacote.

A proposta é muito boa, mas devido a crise financeira que a Bulgária ainda passa, acho dificil o Viper perder essa!

Mas concordo com o Ivan, dadas as pequenas dimensões da Bulgária, o Gripen C/D é o Avião ideal.

Abcs a todos

DITMAR

A SAAB TA DESPERADA OU SEU PRODUTO NÃO TEM VALOR DE MERCADO??? ACHO QUE EXISTE MUITA PROPAGANDA EM CIMA DE UM PRODUTO COM UM POTENCIAL DUVIDOSO. A SAAB USA O FATOR CUSTO PARA EMPURAR SEUS PRODUTOS, MAS O GRIPEN NG NÃO É PAREO PARA OS RAFALES E F18 SH.

NOTA DOS EDITORES:
DITMAR, AQUI VOCÊ TEM PLENA LIBERDADE DE COLOCAR SUA OPINIÃO. MAS NÃO DE UTILIZAR MAIÚSCULAS. SOLICITAMOS QUE NOS PRÓXIMOS COMENTÁRIOS NÃO AS UTILIZE EM TODO O TEXTO, SOB PENA DE TER OS COMENTÁRIOS BLOQUEADOS.

Pedro

Rapaz… jájá eles mandam o Gripen Ng de graça para nós… ou então vão trocar no Gol,fFiesta,Corsa ou Palio. Tá saindo baratinho demais.

ABRAÇOS.

Nick

Tem que ver por qual preço está sendo oferecido esses F-16 usados… e é claro se existe alguma compensação extra para a Bulgária por parte dos EUA. Caça por caça o Gripen C é muito mais negócio que um F-16 usado ou mesmo novo até o block 50. O block60 é superior ao Gripen C.

[]’s

Elenilson

Elenilson,meu amigo se eu tivesse um nome deste eu tmb seria assim.
REVOLTADO!

…tá bom…Jur-an-dir…

Edcreek

Olá,

É o desespero batendo na Saab, os caças dela infelizmente não tem mercado mais. Tecnicamente os JAS-39 seria ideal, mas é certa mais uma vitoria Americana.

Ainda bem que por aqui não salvaremos a Saab da bancarrota, veja que recetemente o grupo Ingles BAE Systems vendeu metade da sua participação na empresa tendo agora apenas 10%(antes eram 20%) da empresa, viram que o barco ta fazendo agua….

Abraços,

Barca

que vc deveria mudar seus critérios,maturidade seria um ótimo parametro!

Barca

jurandir é errado esse seu critério,de classificar o estado emocional das pessoas pelo nome,até porque o seu não é dos mais usados….rsrs,acho que vc deveria mudar seus critérios,maturidade seria um ótimo parametro!

Barca

Quanto ao tema,tomará que o Jas 39 ganhe é um bom caça,mas brigar contra os americanos é díficil!

Sirkis

Saudações!

Na Bulgária o Rafale vai levar mais um contrato. Que Gripen que nada, o negócio é Rafale!

Boa Tarde!

Lanterna Verde

Pois é, olha aonde a Saab ta apelando pra fazer lobby, realmente F-16 usados e Gripens estão no mesmo patamar, por isto a Saab esta fazendo este preço camarada, olha que legal, por que não ofereceram o Gripen NG, um super caça que ainda nem saio do papel, partir para um projeto de 4º geração a esta altura do campeonato é perca de dinheiro, Gripens são aviões para países pequenos como Paraguai, Bolívia, Uruguai, agora para ser o caça padrão da FAB ele definitivamente não serve, ou melhor, serve sim, como caça LOW.

Miguel

Daqui a pouco a SAAB estará oferecendo caças de graça.(rs)

Agora, alguns dizem que o Gambiarra C/D(porque o NG não existe) é superior aos outros caças de sua geração.

A pergunta que fica é: Será mesmo que um caça tão mais barato que seus similares consegue, no mínimo, ser tão bom quanto os mesmos?

Ricardo_Recife

Hungria, República Tcheca e agora Bulgária. A estratégia da SAAB de alugar os caças com possibilidade futura de compra tem feito um certo sucesso na Europa central. Com a atual crise financeira internacional e a necessidade de redução dos investimentos de defesa, para que os governos possam aumentar a liquidez da economia no curto prazo, abre-se um novo e promissor mercado caças de baixo custo de compra e de manutenção. No caso de países pequenos como é o caso da maioria dos europeus, o Gripen C/D é a escolha ideal. Para países maiores os F-16 Block 60 ou o Gripen… Read more »

luis alberto

Ricardo Recife, excelente comentario
Abracos, Luis Alberto.

Vader

Cheio de comentários cretinos nesse post aqui hein? Nossa, saudades dos tempos que isso aqui era fechado… pelo menos a turmitcha do bunker Paranoá não enchia tanto…

Vader

Acho que a Trilogia deveria repensar sua estratégia de manter abertos os comentários para não assinantes, especialmente nesse ano eleitoral…

Uma pena, mas o nível de alguns comentaristas é por demais de baixo… Tem gente que não sabe nem escrever coerentemente mas vem aqui babar sua estupidez…

Lamentável.

Luan

Se alguem tem duvida sobre as qualidades tecnicas do gripen ou é por pura preguiça de pesquisar…ou então para desqualificar o vetor,ja que falta argumentos para estas pessoas.

Luan suports Closed Blog!

[]’s

robert

olha… sou das antiga tb…
tanto que nem escrevo mais pq as vezes é dificil aguentar uns comentários tipo esses:
Elenilson,meu amigo se eu tivesse um nome deste eu tmb seria assim.
REVOLTADO!
Não sou tb a favor dele fechado… só que tem uns piá pançudo que falam cada abobrinha que dá nojo.

Saudades do Bosco, Ivan… até o vader nem escreve mais tanto…

Talvez se existisse como fazer 2 colunas, uma com comentários só de pessoas que tem credibilidade aqui no blog e otra aberta pra todo mundo.
Axo que ficaria legal.

enfim…

emerson

Caro Vader, Acho que o problema não é bem o ano eleitoral, mas a falta de tato de alguns comentaristas menos experientes, ate porque comentários inconvenientes poucas vezes tem relação com a eleição. Comentários ruins poderão ser postados até na véspera de Natal, ou na época da Páscoa…. Talvez, o editor poderia ser mais rigoroso aplicando aquelas regras que já conhecemos, removendo alguns comentários que ultrapassam o limite. lembrei de uma bela frase. Pessoas merecem respeito, idéias não. Podemos debater, discordar e até fazer trololó de muitas idéias e opiniões, mas não das pessoas. NOTA DOS EDITORES: PARABÉNS PELO COMENTÁRIO,… Read more »

HARPIA

Isso se chama “desespero total”, hahahahahaha…

Robson Br

Não desqualificando o caça, por ser um dos melhores, acho que o desespero da SAAB em tentar salvar uma das últimas partes do grupo, vai logo, logo se comprometer com os americanos.

Estão mexendo em vespeiro. Aqui no Brasil a desconfiança já começa a ser grande. Basta o GFsegurar alguns meses o anúncio oficial, que a SAAB vai acabar com toda a credibilidade.

denner.miranda

desespero? a Saab é uma empresa que visa o lucro, tudo que ela puder fazer pra vender o faz pra se manter e obter lucro, nd de de desespero e sim capitalismo 😉 quanto a salvar a saab… quem anda mau das pernas é uma certa empresa francesa que estão querendo que nós Brasileiros paguemos por suas trapalhadas 😉

Robson Br

denner.miranda disse:
15 de abril de 2010 às 22:37

Dentro da filosofia francesa, a Dassault não fecha. Lá o governo bancou o desenvlvimento e compra o caça. Enquanto na suécia até o Rei quer arrumar um trouxa para bancar o desenvolvimento de um caça que nem seu governo quer.

denner.miranda

a diferença meu caro Robson, é que o Gripen NG é um projeto independente da SAAB para atender a outros requisitos, além disso na Suécia com o erário público tudo é feito com grande planejamento, no mais essa é a única coisa que você pode sustentar contra o Gripen? que a Suécia não quer fazer a burrada da França? com projetos do tipo highlander? onde há apenas um participante? o que a Saab nos propõe é parceria e não é a mesma Francesa do tipo eles vendem nós compramos, diferente da França que tem que esbanjar dinheiro para sustentar a… Read more »

carl94fn

Viva a democracia. Oras essa é muito boa larguei esse blog por um tempo devido o baixo nível, agora o que vejo, querem silenciar a todos que não concordam com suas opiniões. Pois eu digo já vi tanta abobrinha aqui principalmente dos defensores do “caça da mulher maravilha” sabe aquele que tudo pode por R$1,99 (aquele de 4 mil dólares a hora de vôo essa foi ótima), quantas fezes os defensores da “jaca queijo podre” foram ofendidos e os editores ficaram na sua, agora que os defensores do “Rafaleco” usam das mesma armas da a doida em alguns e querem… Read more »

Ricardo

Robson Br, Esta sua informação é completamente equivocada, um executivo da Swedcham me informou pessoalmente que a Flygvapen vai trocar todos os Gripen A/B pelos NG e modernizar os C/D para um padrão bastante próximo do novo Gripen. Você acha que na Suécia político joga dinheiro fora? Garanto que não, já trabalhei com eles e sei bem disso. A Dassualt está com dois problemas reais: 1. a redução de 14 para 11 caças Rafale ao ano tornou a linha de produção deste caça anti-económica para a empresa (e já se fala na França em reduzir para 10) e 2. A… Read more »

Alecsander

Vader Qual é o problema, sem querer defender nem patrulhar o comentário de ninguém, mais você fica ai reclamando do deboche dos outros sobre o Gripen, e quantas vezes você mesmo já não chamou o Rafale de jaca? Me desculpe, mas hipocrisia tem limite, se você não aquenta deboche do que você gosta e defende, então porque você debocha também? Este é um espaço livre, quem quer preservar este espaço de certos comentários e da baixaria, tem que dar o exemplo, coisa que você mesmo nunca fez. Espero que você não leve para o lado pessoal, mais todo mundo em… Read more »

Sirkis

Saudações! A Saab não precisa de nenhum outro contrato para se manter. Ela está atualizando velhos Jas-39 a-b em c/d. Futuramente, esses versões sendo modernizadas serão substituídas pelo NG. De outro lado, temos a França que diminuiu a linha de produção por causa do alto valor do Rafale. Ela depende de um contrato para ter uma sobrevida. Enquanto que a Saab está no positivo, a Dassault está no negativo e o Sarkozy sabe que se a coisa piorar, vai estourar a bexiga na mão dele e isso significa perda de votos, eleições e poder no governo. Na Framça ganharam nas… Read more »

Alecsander

carl94fn

Concordo plenamente com você, tem atitudes narcisistas aqui no blog que são piores de aturar do que baixaria.

Theo Gatos

Nossa depois a Dassault que tá desesperada hein… Nada contra, todo mundo quer vender! Mas não venham falar isso dos franceses depois! É desespero sim, se nunca ví mercedes vender carro novo por preço de ford usado! E nada de Gripen ‘Cad’ NG pra eles…! hmmm… Mas pessoalmente entre os 2 se eu fosse decidir pensando no país e no retorno do investimento prefiria um JAS39 novo do que um F-16 de segunda mão, mesmo porque essa versão não seria superior ao Block 50+ como o 52+ ou o 60+ (o que se fosse me faria refletir melhor em preferir… Read more »

Genivaldo

Bem amigos! Li em um site israelense que eles tinha comprado alguns Miragens 2000 e sem licença da França os modificarão de tal forma que ficaram melhores do que os franceses e assim sempre fizeram, o que impossibilita de nós não aprendermos com eles? Temos o supertucano é só trocar o motor e por turbina como fizeram os chineses e seu avião chega até 1.5 march. Se não temos dinheiro suficiente para fazermos uma grande frota de novos aviões, podemos misturar novos com usados transformados e refarzermos o que temos em mãos. Teriamos uma frota de aeronautica, marinha e exercito,… Read more »

jomado

…São grandes a chance do brasil enterrar o rafale e um concorrente(dassault)…é só o governo ser um pouquinho coerente, e o brasil vai ter o seu vetor(gripen=sinônimo de independência); eu só não entendo porque as pessoas querem trocar a independência por servilismo…prejudicando a propria industria nacional(num pais sério isso não aconteceria)…!

jomado

…nunca se ouviu na história da aviação que uma “JACA” tivesse sido escolhida por alguma “força aérea”…e o brasil quer abrir esse precedente perigoso…

jomado

…POIS É Genivaldo :…dava até para fazer um tucano furtivo(turbo-helice mesmo), certamente não seria uma rainha de angar….é só colocar os técnicos(lula(tomando um manguaça) e jobin(advogando)) no projeto !

Vetusto Douto

Senhores, passei o olho rapidamente pelos comentários e não vi ninguém comentar o óbvio. A notícia é relevante e importante porque quanto maior o número de operadores de Gripen (JAS-39) maior o potencial mercado para atualizações ou compras do novo modelo (Gripen NG) no futuro. Caso, eu disse caso, o Brasil opte pelo Gripen NG, receberia a incumbência de produzir 40% do caça. Logo, estes potencias mercados estariam dentro das futuras expectativas de venda brasileira (tanto de caças Gripen NG inteiros, quanto de sistemas, atualizações, etc.) Outra coisa, não sei se é maldade ou simples ingenuidade. Entretanto não julgo necessário… Read more »

Fsinzato

Uma coisa que logo salta os olhos é a incrível variedade de armamentos suportados pelo Gripen.

Galante ou Nunão, seria interessante um post sobre o tema abordando os três concorrentes.

Fica a sugestão.

Abs.