F-X2: decisão não está em boas mãos

245

Secretaria escolhida por Jobim para dar parecer final não possui competência necessária para indicar qual é a melhor proposta

Barra de Cinco Pixels

F-X2 logo by www.aereo.jor.br

Barra de Cinco Pixels

vinheta-opiniao-aereoEm janeiro deste ano a COPAC (Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate) encaminhou ao ministro da Defesa Nelson Jobim o seu parecer final sobre os três concorrentes do programa F-X2. Este, por sua vez, deveria recomendar ao presidente a convocação do CDN (Conselho de Defesa Nacional) para a tomada da decisão final.

O CDN é órgão de consulta do Presidente da República nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrático. É ali que o presidente ouve seus integrantes para decidir sobre os assuntos em pauta. Foi assim que, no passado, diversos outros programas de aquisição de material militar foram decididos. Só como exemplos da FAB temos a programa P-X e o programa CL-X.

No entanto, em um movimento único na história da aquisição de aeronaves no país, o Ministro Jobim decidiu alterar as “regras do jogo” e solicitou um novo parecer de um órgão que não possuísse vínculos com todo o processo de escolha. Por decisão própria o ministro encaminhou o assunto à Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM) do Ministério da Defesa.

É importante destacar quais são as competências e as atribuições da SELOM. Conforme informado pelo próprio MinDef, temos o seguinte:

Competências

A Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM), órgão específico e singular do Ministério da Defesa, que trata dos assuntos relativos às diretrizes gerais para a Logística e a Mobilização Militares e para a Ciência e Tecnologia do interesses das Forças Armadas.

Atribuições da Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia:

  • Formular e supervisionar a Política de Ciência e Tecnologia nas Forças Armadas;
  • Formular a Política de Mobilização Nacional;
  • Estabelecer diretrizes gerais para a logística e a mobilização militares;
  • Supervisionar o Programa de Mobilização Nacional;
  • Formular e supervisionar a Política Nacional de Exportação de Produtos de Defesa;
  • Estabelecer as diretrizes para a fiscalização de produtos de defesa;
  • Fomentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento, a produção e a exportação em áreas de interesse da defesa;
  • Exercer o controle da exportação de material bélico de natureza convencional;
  • Coordenar as atividades relativas ao Serviço Militar; e
  • Coordenar a participação das Forças Armadas nas atividades relacionadas com desenvolvimento nacional.

Áreas de interesse

  • Mobilização Militar
  • Ciência e Tecnologia nas Forças Armadas
  • Indústria de Defesa Nacional
  • Serviço Militar
  • Cartografia militar e Aerolevantamento Nacional
  • Catalogação de Materiais

A SELOM por sua vez está estruturada em quatro departamentos conforme organograma do próprio ministério. Cada um dos departamentos é ocupado por um oficial general de três estrelas. Dependendo do departamento este oficial pode ser da Marinha, Exército ou Aeronáutica.

Cabe destacar que nenhum destes departamentos possui experiência, conhecimento ou competência para lidar com todas as informações constantes no relatório do COPAC, avalizado até mesmo pelo Alto Comando da Aeronáutica.

Quem comanda a SELOM

gen_elitoO General Elito possui um currículo brilhante, destacando-se o Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (Tefé/AM), Comando da 6ª Região Militar (Salvador), Force Commander das Forças de Paz, no Haiti e Comando Militar do Sul.

Após deixar o Comando Militar do Sul, o General Elito assumiu em dezembro de 2008 o cargo de secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM). O comando desta secretaria é ocupado por um oficial general de quatro estrelas, geralmente do Exército (general-de-exército).

Mesmo com o seu currículo brilhante e seus subordinados de alto nível, nem o general Elito e nem a estrutura de sua secretaria possuem os conhecimentos e os instrumentos necessários para avaliar os concorrentes do programa F-X2.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

245 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Juliano Lisboa

Me digam, qual o propósito deste blog a não ser tumultuar o processo. Já não perceberam que a decisão foi tomada, ponto final. Agora fica essa palhaçada e sabe quem perde a FAB, que vai ficar sem avião algum. É isso que chamam de soberaria militar?

NOTA DO EDITOR: VOCÊ PODE CONCORDAR, DISCORDAR OU FICAR INDIFERENTE. ESTA É A NATUREZA DE UMA DEMOCRACIA. ACUSAR O BLOG DE “TUMULTUAR O PROCESSO” NÃO RESOLVE O SEU PROBLEMA, NEM O DA FAB OU TÃO POUCO O DO MINISTRO JOBIM.

Zoio

E agora José ? Depois querem contariar a FAB, é brincadeira viu ?

jomado

..Este post catei na net: “O Gripen D saiu-se sensacionalmente bem nos seus testes quando esteve na Índia recentemente. O “D” pousava e decolava a partir de Leh com uma carga de 2,6 toneladas, que incluia mísseis ar-ar e tanques de combustíveis externos nas asas. No teste do calor de Jaisalmer o Gripen foi muito bem. Isso significa que colocaram a aeronave sob o Sol por um determinado período de tempo, colocavam ele em voo e voavam com ele na velocidade máxima em baixas altitudes, enquanto checavam todos sistemas. Eles também soltaram bombas enquanto voavam na região próxima a Jaisalmer.… Read more »

PC

A impressão que dá, é de que querem justificar de qualquer maneira alguma coisa (que não sei o que é).
Em que pese a vertente política do negócio, tá ficando esquisito…
Sds

denner.miranda

isso se chama jeitinho ou falcatrua

LATINO

Mais uma manobra para emplacar os carissimos rafales ,tem que ter algum modo de melar essa compra forçada .

putz esse realmente não É UM PAIS SERIO ;

denner.miranda

voces realmente acham que se o rafale tivesse sido apontado pelo copac, eles ja naoteriam anunciado a compra??? estão querendo justificar o injustificavel que é ir contra a decisão da FAB, sem um argumento que se prese

Eduardo

A pressão esta forte pessoal.
Mas como alguem já falou a decisão já foi tomada. Ou seja já era.

Eduardo

A pressão está forte pessoal. Mas como alguem já falou. já temos vencedor.

grifo

Sem querer puxar o saco, mas já puxando…

clap clap clap clap clap

Excelente editorial.

jomado

…tem algo obscuro aí………..

grifo

Vale ressaltar que, na sessão da CREDN da Câmara dos Deputados que discutiu o programa FX-2 semana passada, o Jobim chamou para acompanhá-lo não o brigadeiro Saito, nem o brigadeiro Nôro, nem o brigadeiro Amaral, nem nenhum oficial da FAB… mas o general Elito!

modmag.net

Интересно, я даже и недумала об этом…

D'Almeida

Eles não levaram ninguem da FAB, porque diferente das demais Forças a Aérea nunca se dobra.

Essa nomeação desse Gal. eu não tinha idéia e leva-lo foi ridículo, acho eu.

Não gostaria de ver um dia estampado em matérias de diversas mídias, levantamento e suspeita de falcatruas envolvendo essa “negociação”. Tomara que nunca vire “negociata”.

Em várias oportunidades já tivemos a oportunidade de ler sobre vários escandalos envolvendo a DASSAULT e inclusive presidentes françeses em situação de suborno.

Não gostaria que acontecesse isso aqui. Mas já não tenho certeza.

D'Almeida

sobrou oportunidades… pelo menos no meu post 🙂

Alexandre GRS

Prezados, Infelizmente discordo do Headline. Faço-me explicar. Existe uma grande diferença no processo de aquisição de hoje com o antigos processos que a força sofreu. Quando da compra dos F-103E e F-5E bem como outros vetores, o regime vigente era de excessão. Não entrarei aqui nos méritos morais do regime em si. Mas enfim. Esse era o cenário à época onde, não havia uma efetiva participação de outros poderes uma vez que, não havia uma constituinte definida. Com a redemocratização da nação, a abertura econômica bem como outros fatores de âmbito conjuntural internacional, galgaram o nosso país a um conjunto… Read more »

Calheiros

É senhores cada vez mais me certifico , que o sr ministro da defesa,alem de arrogante tb. é muito presunçoso pois quem é ele a derimir o que a FAB realmente precisa;sendo ele um brilhante jurista em meu ver se eu fosse o brigadeiro Saito ja tinha pedido minha exoneção do cargo e abria a boca aos sete vento e falava toda a verdade. Isso ta fedendo a falcatrua.e muitos euros por fora.

Calheiros

desculpe a errata grafica onde se ler exoneção, ratifique-se para exoneração

M1

Tá muito esquisito isso, isso vai dar CPI. Certeza!!!

Vai melar tudo! E quando começaram a investigar, vai sobrar até para os SUBS.

O tiro pode sair pela culatra!

M1

A cueca dela ja deve estar arrastando no chão de tantos euros….

Fabio Oliveira

Em algum momento , a mistura de raças que sofremos não deu certo…. Aqui funciona assim: todos contra todos …….. Não se trata de defender preferencias ou pontos de vista, falamos de segurança nacional, e neste ponto temos que convergir , com calma , sabedoria e IMPACIALIDADE. Claro que todos tem , em algum ponto , um fator que pode ser melhor que o outro , mas ja saturou este papinho que ,,,,,,Escolhemos o Rafale ……mas o F18 seria melhor ……Escolhemos o F18 , mas o NG seria melhor ……..SU35 , PAK , F16 CHEGA !!!!! Passamos de todos os… Read more »

M1

M1 disse:
15 de abril de 2010 às 12:40
A cueca dela -> A cueca do Jobim

vplemes

Juliano Lisboa disse:
15 de abril de 2010 às 11:46

Por acaso você faz parte dos tais 200.000 filiados que o pt vai colocar na web para PaTrulhar e tentar influenciar? Por que só pode ser, não consigo ver outra resposta para um post tão agressivo e sem noção.

Mauricio R.

Jobim pelo visto encontrou o aspone adequado, aos seus nem um pingo honestos intentos.

D'Almeida

Fabio Oliveira disse:
15 de abril de 2010 às 12:41
“Apenas para registrar minha opinião: QUALQUER UM DESTES CAÇAS SERÁ MUITO BEM VINDO , QUALQUER UM.”

Com todo o meu respeito, mas que preço meu caro? Eu, como muitos, pagamos vários impostos e sabemos muito bem o quanto nos custa!

Estou cansado de ver o meu indo pra falcatruas e mutretas. Acho que voce também!

O que voce considerou “limite da insanidade” este debate, eu chamo de falta de vergonha na cara com o erário público!

um abraço

Fabio

Acho que a escolha do FX-2 NÃO deve ser feita: – pelo presidente da republica que o chefe da nação eleito pelo povo; – pelo ministro da defesa que é o responsável pelo processo; – pelo relatório da FAB que aponta as caracteristicas técnicas; – pela SELOM que é responsável pela industria de defesa DEVE SER FEITA: – pelo Blog junto com todos os entendidos de aviação militar que opinam aqui. Afinal quem melhor para conhecer os objetivos da política externa brasileira, os assuntos que podem ou não podem ir para o grande público, os dados técnicos e informações que… Read more »

Fabio Silva

é compra de prateleira?? Não então a decisão deve passar sim pela SELOM. Se queremos transferência de tecnologia essa secretaria deve dar o seu aval, afinal compete a SELOM: >Formular e supervisionar a Política de Ciência e Tecnologia nas Forças Armadas; >Estabelecer as diretrizes para a fiscalização de produtos de defesa; >Fomentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento, a produção e a exportação em áreas de interesse da defesa; >Coordenar a participação das Forças Armadas nas atividades relacionadas com desenvolvimento nacional. Não nem o que se discutir, quem publicou esta matéria é no mínimo tendencioso e quer colocar “lenha na… Read more »

RodrigoBR

De quem é a autoria do POST? Ou qual foi a fonte?

jomado

…ignorar o relatório da FAB….a única que tem condições técnicas junto com a embraer de faze-lo…esquisito, suspeito, uma atitude assim gera desconfiança; oque um politico pode entender de avião…?

Alexandre Galante

RodrigoBR, em todos os posts, abaixo do título, existe uma barra com as informações do post, incluindo o autor, que nesse caso é o Guilherme Poggio.

Claudecir

hehehe Não adianta Suécia é Rafale na cabeça…

hauahua depois de ler a formação do SELOM não tive duvida que é o setor correto para discutir a compra após os testes da FAB…

Nunca vi tanto jogo sujo em uma compra, deveriam colocar a ABIN na cola dos Suecos, é materia distorcida atras de materia distorcida…

Viva Brasil viva a democracia Brasileira e viva a falência da SAAB…

Brasil forte é brasil independente, e Brasil independente é Brasil sem jogo sujo dos Suecos…

D'Almeida

Fabio Silva disse:
15 de abril de 2010 às 12:53

Fácil acusar os outros, porque voce não indica ou quem sabe publica matéria falando que o governo esta fazendo tudo direitinho, profisionais apoiando essa “transparência” do governo.

Difícil de encontrar né?

Seu comentário é no mínimo similar ao que o presidente demonstra em sua arrogância e soberna, ignorando as leis e a democracia que ele agora falsamente defende, UM COMENTÁRIO DÉSPOTA.

Cronista

O que eu quero perguntar aos amigos da Triologia é se a SELOM já se manisfetou antes em aquisição de material militar. Se eles já o fizeram, e os subs e os helicópteros são um bom paradigma, então vamos aguardar antes de acusar tudo e todos. Agora, se a tal SELON nunca se manifestou sobre a compra nem de munição, e não estava prevista sua participação no FX-2, aí certo ou errado o Ministro vacilou porque o que já estava tumultuado vai ficar pior. O que eu me admiro é que a compra dos 5 subs, um nuclear, não deu… Read more »

Alexandre GRS

Prezado Fabio Silva,

E, lembrando que o SELOM é composto por diversos profissionais das mais diversas esferas. Realmente, uma equipe multidisciplinar a exemplo do (MoD) Britânico.

Sds.

jomado

D’Almeida disse: 15 de abril de 2010 às 12:50 Fabio Oliveira disse: 15 de abril de 2010 às 12:41 “Apenas para registrar minha opinião: QUALQUER UM DESTES CAÇAS SERÁ MUITO BEM VINDO , QUALQUER UM.” Com todo o meu respeito, mas que preço meu caro? Eu, como muitos, pagamos vários impostos e sabemos muito bem o quanto nos custa! Estou cansado de ver o meu indo pra falcatruas e mutretas. Acho que voce também! O que voce considerou “limite da insanidade” este debate, eu chamo de falta de vergonha na cara com o erário público! um abraço concordo contigo, é… Read more »

Cronista

uliano Lisboa disse em 15 de abril de 2010 às 11:46: “Me digam, qual o propósito deste blog a não ser tumultuar o processo(…)” Com todo o respeito, como é que um fórum democrático como este, que mistura leigos com experts, civis com militares, adultos e jovens, pode “tumultuar” o processo. Oxalá pudéssemos ser ouvidos ao menos pela imprensa dita “especializada”, que fala cada asneira de dar dó! Fiz questão de citar seu post porque discordo dele frontalmente. O debate é a essência de um fórum como este e os editores, até onde sei, divulgam as notícias conforme surgem as… Read more »

jomado

…Bom pessoal eu vou usar um termo forte para destacar que o “lobby da dassault foi a manguaça”, é isso que assusta….

Vader

Parabéns ao Aéreo pelo editorial. Como sempre, demonstra isenção e coragem. Como alguns comentários demonstram, muitos não gostam que se fale a verdade, mas ela é essa aí, sem tirar nem por. Ninguém duvida da capacidade do Exmo. Sr. General Elito. Seu currículo a demonstra. Entretanto, o militar tem um objeto de estudo e o do General Elito é a Força Terrestre. Não a Força Aérea. O problema é mais sério do que se possa pensar: dependendo do resultado do relatório do general pode-se criar um antagonismo delicado e perigoso entre a FAB e o EB. E tudo o que… Read more »

Claudecir

jomado disse: 15 de abril de 2010 às 13:03 Jomado estamos comprando caça de defesa, não papel higiênico, isso aqui nunca foi uma compra do mais barato mais sim do mais capaz, Gripen não é mais capaz que o o Rafale, e o pacote da compra do gripen é diferente do Rafale que é mais completo inclusive com tecnologia do motor… Essa ideia de barato quem vendeu foi a SAAB não é fator principal do da compra, transferência de tecnologia e capacidade do aparelho vem antes… Aconselho verem a lista de itens do gripen e conde são produzidos, não preciso… Read more »

Fabio Silva

D’Almeida disse:
15 de abril de 2010 às 12:59

Acompanho sempre que posso as matérias e EM MINHA OPINIÃO, esta matéria é extremamente tendenciosa e também acusa sem provar meu caro.
Se olhares a END verás que o SELOM é parte essencial a P&D em nossa sociedade, leia na própria matéria acima as suas atribuições. Pode até não estar tudo transparente, mas criticar o correto é duvidar de nossa inteligência, além de ajudar a atrasar um processo que já se arrasta por muito tempo.

D'Almeida

Fabio Silva disse:
15 de abril de 2010 às 13:10

Volto a dizer, ainda não li, desconheço e por favor PEÇO QUE ALGUEM me ajude a encontrar alguma matéria que suporte técnica, econômica e socialmente a intenção do govêrno nos empurrar o Rafale guela abaixo.

Afinal se o Jobim levou alguem, que não o Saito para dar suporte a sua preferência, é sinal que o estimado Japa ou a nossa HONRADA FAB, conhecidamente ilibada, não aceita essa imposisão.

Detalhe: alguem que não seja do govêrno ou colocado lá para defender seus interesses, claro!

D'Almeida

imposição…

Vader

Fabio disse: 15 de abril de 2010 às 12:52 Pow parceiro, num pisa fora da faixa, se vc não gosta que se discuta pra que vc vem aqui? Pra encher o sacolé de quem gosta? Ou estará o amigo dentre os “200.000 eleitos” que comporão o “admirável novo mundo” da “democratura” de um certo partido nos próximos 4 anos? Ou estará vc tb, a exemplo de outros, teclando de um bunker eletrônico próximo ao Lago Paranoá? No mais, (ainda) é um país livre: se vc num gosta que se discutam as grandes questões da nação, não entre aqui ou mude-se… Read more »

Juliano Lisboa

vplemes disse: 15 de abril de 2010 às 12:47 Juliano Lisboa disse: 15 de abril de 2010 às 11:46 Por acaso você faz parte dos tais 200.000 filiados que o pt vai colocar na web para PaTrulhar e tentar influenciar? Por que só pode ser, não consigo ver outra resposta para um post tão agressivo e sem noção. Não VPLemes, não sou filiado ao PT e nem vou ganhar nada com isso. Minha argumentação é baseado no desprezo do Blog em instituições governamentais sérias. Me parece claro que os editores do Blog ignoram fatos. Na audiência da câmara o Ministro… Read more »

Vader

Claudecir disse: 15 de abril de 2010 às 13:10 “Gripen não é mais capaz que o o Rafale” Não é o que a COPAC/FAB concluiu em seu relatório. Para ela os três finalistas do FX2 satisfizeram os requisitos técnicos. Porque é tão difícil meter isso na cabeça de vcs rafalecheiros? A FAB avaliou os três e disse que, do ponto de vista técnico, os três servem! Mas o que é que a Força Aérea Brasileira entende de avaliar aeronaves né? Aliás, o que a FAB entende de qualquer coisa né? Quem entende de avaliar aeronaves é General-de-Exército, advogado, diplomata, político,… Read more »

jomado

Claudecir disse:…quem foi que disse para o Sr. que a frança vai fazer transferência da turbina , oque eles vão fazer é salvar a “dassault” se a compra for concretizada,eles só vão ensinar o brasil a montar a “jaca” deles, que eles não conseguem vender para ninguém…a tecnologia do radar também não vão transferir…porque o Sr. não dá uma googlada por aí…também não tão querendo passar os codigos fonte…

Vader

Fabio Silva disse: 15 de abril de 2010 às 12:53 Caro Fábio, uma coisa é a SELOM ser ouvida a respeito da ToT e da aquisição e opinar num relatório seu sobre o tema. Outra, MUITO DIFERENTE, é ela reescrever o relatório da FAB e apontar outro vencedor conforme a vontade do político de plantão que a comanda. Esse Ministério da Defesa, sob a tutela do NJ, está se tornando numa grande duma trapalhada do país (mais um movimento de desmonte da capacidade de defesa nacional?). Ao invés de unir, desune. Ao invés de racionalizar, dá aso a que se… Read more »

Juliano Lisboa

Vader disse: 15 de abril de 2010 às 13:30 Claudecir disse: 15 de abril de 2010 às 13:10 “Gripen não é mais capaz que o o Rafale” Não é o que a COPAC/FAB concluiu em seu relatório. Para ela os três finalistas do FX2 satisfizeram os requisitos técnicos. Porque é tão difícil meter isso na cabeça de vcs rafalecheiros? A FAB avaliou os três e disse que, do ponto de vista técnico, os três servem! Mas o que é que a Força Aérea Brasileira entende de avaliar aeronaves né? Aliás, o que a FAB entende de qualquer coisa né? Quem… Read more »

M1

D’Almeida disse:
15 de abril de 2010 às 12:50

Disse tudo! Concordo plenamente!!!!

Barros

O Rafale será o escolhido e ponto final. Já o governo prefere a política de “os cães ladram e a caravana passa”. Graças a Deus!