Jobim anuncia possível venda de ‘Tucanos’ para os EUA

193

A-29A Super Tucano_Flecha

O site do Jornal O Globo acaba de anunciar que o Brasil pode vender 200 aviões Tucano para a Marinha dos EUA. Segundo o jornal, a informação foi dada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, nesta segunda-feira.

O contrato inicial prevê a venda de cem aviões e, caso seja renovado, deve vender outros cem. O ministro não disse qual o valor do contrato, mas comentou que o acordo militar a ser assinado com os EUA nesta segunda-feira é uma condição preliminar para o negócio, já que depois da assinatura, segundo a lei americana, poderá haver dispensa de licitação.

– Evidentemente que existe pressão para que o governo brasileiro compre também aviões americanos, mas estamos avançando um entendimento para separar os dois temas, a fim de que a negociação seja feita com calma.

O Ministro Jobim e o seu colega de pasta dos Estados Unidos, Robert Gates, assinam nesta segunda-feira (12/04), em Washington, um acordo de cooperação militar.

FONTE: O Globo

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

193 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
denner.miranda

Será que vem SH por ai?!?!?

seria uma surpresa e tanto

Sirkis

Saudações!

Ótima notícia!

Vamos ver quantos Super Tucanos vamos vender para França e Suécia.

Boa Tarde!

Vader

Vix, e agora José? Whatahell? 🙂

Agora zuou tudo: Jobim deu a entender que a venda está casada à compra dos SH!

Será que isso é reflexo da reunião do protocolo adicional do TNP?

Rafael

SH não seria uma graaaande surpresa, mas F-35 e companhia ilimitada ( sistemas, misseis e o escambau) seria uma grande surpresa, que mudaria em muito as coisas na América do Sul.
Quantos F-35 eriam necessarios para cobrir o Brasil?
Grato por respostas, que sempre veem, so fanzão do blog.

grifo

Le chateaux est desabée…

Carlos

O Rafale subiu no telhado…

Fsinzato

Oxalá!!! Me desculpe pela falta de fé, mas so acredito vendo.

Abs.

Nélio

Aos 49:00 do segundo tempo o técnico faz uma alteração inesperada, sem saber o que fazer o adversário abandona o campo de jogo.

Olha a virada de mesa ai!

Cabral

Me desculpem, mas os EUA ainda mandam muito mais no mundo do que o Brasil achava. E estava na hora de relembrar isso.

Sirkis

Saudações!

Turma, nada vai mudar. A aerojaca fará as suas apresentações de hangar numa base da FAB mais próxima de você.

Boa Tarde!

Fabio

Faço votos que esse pedido se concretize e talvez o SH venha tbem. Em se tratando de mantenção, disposição e operacionalidade sem duvida nenhuma o melhor vetor para a FAB.

Sds

Cabral

Para ser sincero, eu ja desconfiava desde a notícia do acordo-militar. O F-18 SH é o único que não é caro ao extremo e existe. O único problema é a Trans. Téc.Mas isso dasse um jeito

Rodrigo

E tem gente que dúvida que os gringos querem o ST.

Se os americanos entrarem tb no KC390 bye bye jaca francesa.

Marcos

E agora, será? Em se tratando de Brasil tudo é possivel. Quem sabe????

jomado

..para vir o SH, eles teriam que comprar 200 tucanos, mas se a contrapartida fosse boa até daria para se pensar…digo no tocante a transferência de tecnologia , o brasil economizaria uns bons trocos em relação ao rafale, até daria para comprar uns f-35 com oque sobrasse…sem contar que fortaleceria a embraer num momento crucial…( daria para negociar o gps dos tucanos).o rafale é bom, mas é muito caro para um avião que já está ficando ultrapassado digo em relação ao PAK-FA e o F-35…

Giordani RS

Será o renascimento da Phoenix, digo, do Hornet?
Esses Romanos modernos não dormem no ponto mesmo…se isso não atrasar mais o que já está infinitamente atrasado…

Fabio

Se esse acordo se concretizar e o pais ir de SH, o governo vai conseguir fugir da pressão politica em relação ao NG e Rafale podendo usar como argumento na compra o off-set que os EUA estao oferecendo comprando nossas aeronaves (ST, KC-390) abrindo caminho para a fabricação do SH no Brasil, na minha opiniao um otimo vetor ja testado e que ja tem muitas unidades construidas facilitando substancialmente a sua manutenção no futuro.

Paulo Henrique

Os EUA controlam em muito o fornecimento de armas para essa região, dúvida que venha os F-35 pra algum país….

Bom, mas existe alguma expectativa por parte da Colômbia ou Chile? Por que eu desconheço…se existir, por favor alguém poste.

Fabio Mayer

Eu vou fazer um leilão!
Quem dá mais pelo meu avião!
Me ajude a voltar a voaaar!!

Parece coisa de música breganeja!

Nick

Se de fato houver esse acordo de comprar de 200 SuperTucanos com a assinatura desse acordo militar Brasil – EUA, do ponto de vista estritamente comercial seria imbatível . Resta saber o que farão a ala Rafalista do Governo em relação à essa oferta “indecente” por parte do “Império do Norte” 😀

[]’s

brujhar

Vamos esperar um pronunciamento oficial.

Seria uma boa ver os nossos Super tucanos sendo testados em combates no Afeganistão. Se os ST forem bem neste conflito a sua venda alavancada de forma descumunal.

Estranho

Os americanos não podem ser tão ingênuos e comprar os nossos aviões e não comprarmos os deles.

Há um porém, nas licitações americanas, a fabricação tem que ser em território americano, não sei se só montar o avião lá será aceito.

Talvez com o acordo possa privilegiar isso e o f-18 só seja montado aqui ou os tucanos e f-18 possam ser fabricados e montados em seus países de origem, apesar do super tucano ter uma vasta lista de materiais americanos.

Fabio

Se isso acontecer mesmo, teremos a maior potencia belica do mundo na nossa carteira de clientes, uma otima propaganda para nosso querido ST, estou torcendo por isso!

brujhar

… a sua venda será alavancada de forma descumunal.

Nick

Caro Paulo Henrique,

Existem sim expectativas de F-35 voando nas Forças Aéreas do Chile e Colômbia. No caso do Chile seriam para substituir os F-5III quando estes derem baixa.

[]’s

Alexandre Galante

O Poder Aéreo já tinha adiantado esta possibilidade em outubro de 2009:

http://www.aereo.jor.br/2009/10/20/a-cartada-americana/

Nick

Caro Estranho,

A Embraer possui instalações na Flórida não possue? E além disso se analisar quanto de americano tem no ST, poderíamos chegar facilmente nos 75% substituindo componentes Israelenses por Americanos.

[]’s

Carlito

Até acredito em contrapartida comercial, mas a questão norte-americana é relativamente urgente, pois eles precisam de um avião com características operacionais às do ST.

Não vejo como uma alternativa ruim se vieram os Super Hornets. Vamos ver o que acontece…

Sirkis

Saudações Nick!

Mais uma vez os hospitais ficarão cheios esta noite. Faltará tubos de oxigênio, anestesia e calmantes.

Boa Tarde!

Elizabeth

Tomem cuidado com o jogo de palavras. O site do Jornal O Globo acaba de anunciar que o Brasil PODE vender 200 aviões Tucano para a Marinha dos EUA. Os EUA podem comprar os Super Tucano? Sim podem comprar, como podem comprar o Beechcraft AT-6. Os EUA já compraram os Super Tucano? Não, ainda não compraram e esta é a realidade neste momento. Não esqueçam que Jobim esta assinando um acordo militar com os EUA, e falar em EUA no Brasil desperta um grande sentimento de contrariedade, então acenar com um extremo gesto de boa vontade como a “compra de… Read more »

Santiago

Olá Pessoal,

Depois de muito tempo visitando o site e observando comentários, resolví opinar também. Sou apenas um apaixonado por aviação sem profundos conhecimentos.

Penso ser esta venda de 200 Super Tucanos de certo modo dependente sim da compra dos Super (opa, seria uma troca dos nossos “super” pelos “super” deles? kk) Hornets. Confesso que minha conclusão da “queda” de Nelson Jobim pelo caça Francês é por demais nebulosa e que com a pressão vindo de todos os lados, a decisão ficará com a melhor contrapartida comercial (caso exista mesmo essa compra de tucanos).

Abraços.

Edcreek

Olá,

“Estamos avançando num etendimento para coisas separadas”

Se realmente os EUA comprar o Supertucanos nessa quantidade, vejo com outros olhos a proposta Americana.

Diria que ela se iguala a proposta Francesa já que eles vão comprar 10 KC que são muito mais caros que Supertucano, porém com a hipotetica compra Americana o mercado se “abre” para o Tucanão.

Mas só acredito vendo, vamos aguardar….

Abraços,

Tiago Jeronimo

Campanha: F/A-18 E/F Super Hornet, eu ainda acredito!

Fabio

Tirando a alta cupula, os verdadeiros caçadores da Fab querem o SH, se os EUA concretizarem essa compra a profecia do LULA sera concretizada. “Esses caças ainda sairao de graça!”
Sds

Sirkis

Saudações Santiago!

Você é a rara pessoa que vejo em fórum (se for quem estou pensando) postando coisas interessante e de acordo com a realidade. Seja bem vindo aqui e certeza que teremos ótimas contribuições suas.

Boa Tarde!

Sirkis

Saudações Fábio!

Que é isso? Desde quando piloto da FAB entende alguma coisa de caça?

Boa Tarde!

The Captain

Se acontecer, o De Gaulle estava certo: O Brasil não é um país sério.

Mas afinal o que importa?

Que venha o que for melhor para o Brasil, junto com SH para a Marinha também.

Darkman

Se vier os F18/Super Hornet, os Rafalecos não vão aguentar !!!!
Como disse nosso amigo Sirkis, vai faltar oxigenio e ainda mas leito no CTI.

Mas sinceramente não acredito muito nessa situação, mas os Americanos não brincam !!!

Abs.

Estranho

Caro nick,

Eu sei, mas instalações são uma coisa, fábrica é outra. Trabalhei na VEM era uma instalação de manutenção, desmontavamos e montavamos Boeings, mas não era a fábrica da Boeing e o números de empregados era irrisório perto da fabricante.

Os deputados e senadores americanos falaram sobre isso para privilegiar o T-6 texan e deram a desculpa de aumentar o número de empregos por lá.

Gostaria e apoio muito que essa venda seja concretizada, mas política é uma coisa difícil de superar.

http://www.valoronline.com.br/?impresso/caderno_a/83/5848885/super-tucano-disputa-licitacao-nos-eua

Paulo Costa

Já vendemos antes para a USAF,12 Ximangos,que estão sendo utilizados
com sucesso,tem foto do Ximango com a insignia deles…
Se quiserem comprar o ST,pode ser ate como compensação ,
dos creditos da OMC,por exemplo,que vendam logo…
Em negocios tudo é possivel…

JapaMan

KKKK, Virada de mesa? caramba, os caras sabem fazer, sem alarde, na hora certa, a cartada certa!, é isso que me impressiona no TIO SAM, e na verdade, não seria tão somente uma compensação comercial, pois eles precisam de uma aero como o ST, e o Brasil precisa de uma caça, neste caso poderia ser Super Hornet, uma excelente máquina de guerra.

Kd a turma do Pão Francês? rs..

Contraditorio

É incrivel a má vontade do Jobim com tudo que não vem dos franceses !

João

Alguem pode me dizer aonde/quando/como aconteceu isso…

comment image

?????????????????

André Castro

Isso ta parecendo final de copa do mundo ,haja coração !! Cada dia que passa tem um reviravolta , achei muito estranho este acordo entre o Brasil e o tio Sun , o Brasil que fez duras criticas por causa do acordo americano com a Colômbia , praticamenta na calada da noite faz um acordo com os EUA também , algum interesse tem , como dizem nada é de graça , o interessante é que ambos os paises estavam se bicando e tendo serias desavensas por causa do Irã , será que o Brasil mudou de posição , outra coisa… Read more »

Carlos André

A US Navy já opera os T6 e a Beech tá terminando o AT6 como o PAe noticiou…

Concordo com os colegas acima, FACTÓIDE

The Captain

Parabéns ao Blog pela rapidez no post.

Vai ser mais um “banho” de recorde de acessos.

M1

até agora tudo normal, ou seja, está uma bagunça!

JapaMan

Imaginem o ST com aquela camuflagem para o afeganistão hein? show de bola!!!!!!!!!! vai ficar lindão.

Nick

Sirkis disse:
12 de abril de 2010 às 16:54

Salve Sirkis, a ala francesa não deve ter gostado dessa notícia,…mas vamos aguardar… Se analisar friamente, o SH é o único que está pronto para operar, seria uma escolha interessante… Se o governo americano colocar no papel esses 200 ST e mais uns 20 KC390(só o dobro da promessa francesa) mas pouco frente à frota de transportes da USAF… Ae não tem ideologia que resista.

[]’s