MQ-1 Predator 1

vinheta-clippingDe 44 ataques realizados pelos UAV “Predator” e “Reaper” americanos em áreas tribais do Paquistão nos 12 meses de 2009, apenas cinco conseguiram acertar seus alvos verdadeiros, matando cinco líderes chave da Al Qaeda e do Talibã, mas ao custo de 700 civis inocentes.

De acordo com dados compilados pelas autoridades do Paquistão, os UAV americanos baseados no Afeganistão mataram 708 pessoas em 44 ataques entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2009. Para cada terrorista da Al Qaeda e do Talibã mortos pelos drones americanos, 140 civis paquistaneses tiveram que morrer. Ou seja, mais de 90% dos mortos nos ataques com mísseis eram civis inocentes.

O percentual de sucesso dos UAV em 2009 foi de 11%. Em média, 58 civis foram mortos por mês, 12 pessoas por semana e quase duas pessoas por dia.

A maioria dos ataques foram conduzidos com base em Inteligência, com informações passadas por gente do Paquistão e Afeganistão, que está espionando para as Forças Aliadas.

Dos cinco ataques bem sucedidos realizados pelos “Predator”, o primeiro ocorreu em 1 de janeiro, que matou dois líderes da Al Qaeda, Usama al-Kin e Sheikh Ahmed Salim, ambos procurados pelo American Federal Bureau of Investigation (FBI). Kin era o comandante operacional da Al Qaeda no Paquistão e tinha substituído Abu Faraj Al Libi, preso em 2004.

O segundo ataque com sucesso ocorreu em 5 de agosto no South Waziristan, que matou o mais procurado fugitivo talibã, Baitullah Mehsud e sua mulher. O Departamento de Estado Americano tinha oferecido US$ 5 milhões por informações que levassem a Baitullah, tornando-o o único fugitivo paquistanês com a cabeça a prêmio anunciada separadamente por Islamabad e Washington.

FONTE: The Peninsula

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Aparentemente vai ser necessário colocar o piloto na aeronave novamente…

Sopa

“A maioria dos ataques foram conduzidos com base em Inteligência, com informações passadas por gente do Paquistão e Afeganistão”

Ai tem….paquistanês e afegão esperto usando maquina/grana americana pra matar desafeto.

Sds.

Bruno Rocha

E os nossos VANTs que estamos contraindo? Por que o governo da prioridade a um modelo estrangeiro (não que eu seja contra) mas não liga para ajudar as nossas empresas. temos uma empresas desenvolvendo um e o governo não esta nem ai. Um dia veremos os nossos mundo a fora, igual os aviões da Embraer, que so são famosos la fora, e aqui, ninguém sabe que existem. Tudo que é bom que o Brasil produz, so vende la fora, e sempre são ums dos melhores do mundo. Veja os nossos Astros, vejam a Embraer, vejam a nossa tecnologia tran-genica. Somos… Read more »

CMG Omicron

Seria uma boa aquisição para nossa FA esses tipos de UAV de ataque tendo em vista treinamento/tegnologia adquiridos? Imagino que os UAVs de reconhecimento são interessantes para todas as FFAA, também queria saber se nossa Força dispõe destes aparelhos ou tem interesses em possuí-los.

Flanker

“Aparentemente vai ser necessário colocar o piloto na aeronave novamente…”

Acho que não. Tenho certeza de que o míssil/bomba disparado pelo UAV acertou o que o piloto mandou acertar.

Bruno Rocha

E os nossos VANTs que estamos {contraindo}?

perdão, é Construindo

C-O-N-S-T-R-U-I-N-D-O

Braziliano

Será que vem daí o interesse dos Estadunidenses pelo ALX ou aeronave semelhante?

Ronaldo

Toda guerra é errada, espero que a humanidade chega em um entendimento disso, mas isso sera impossível se mantiver a mentalidade atual dominante de competição e egoismo.

Clésio Luiz

Entenderam agora porque os EUA ainda não conseguiram por fim ao talebam no Afeganistão? Todos esses ataques serviram para mandar centenas ou milhares de voluntários para as fileiras de Bin Laden.

Leigo

Puts … 5 alvos procurados mortos para 700 civis assassinados ?

Isso é a banalização do efeito colateral.

Bruno Rocha

************************

Se continuar assim não haverá mais paquistanêses. Se população suficiente, pode haver uma colonização internacional naquela área.

Será que se a Amazônia for internacionalizada, ocorrera a mesma ocupação internacional? Eu creio que sim.

***********************

Bruno Rocha

[Se] população suficiente,

troquem por [ sem população suficiente ]

S-E-M

Francisco AMX

Isso é crime de guerra! nada mais! um absurdo! pergunta para as Forças Especiais Americanas e da OTAN o seguinte:

Vcs preferem ir lá e pegar os caras ou que nós mandemos helfires em suas cabeças (dos suspeitos)…? só que com os Helfires vamos matar 85% de civis, incluindo crianças? o que vc querem?

Resposta: Dexa com a gente poh! manda os predators vigiarem apenas!

CMG Omicron

Infelizmente, antes 700 civis mortos do que 5-6 usaf pilots ou 50 marines…

Bruno Rocha

Agora sim estou com medo da “guerra contra o terror” declarada pelos EUA, só que esqueceram de avisar a eles que a guerra é contra os terroristas, e não contra gente inocente. Essa matança é irracional, é melhor levar tanque para o meio da rua, ao invés de mandar essa pipa cega jogar bomba em hospitais, vilas e casas. Agora tenho medo, sinto por essas pessoas que não pode fazer ABSOLUTAMENTE +NADA+ para se livrar desses caras. Essa é a tão sonhada vingança americana em relação ao 11 de Setembro de 2001, onde morreram umas 7.000 pessoas. Vão dizimar aquele… Read more »

Inquiridor

Aquela região nunca foi conquistada por nenhuma potencia estrangeira. A Russia levou um belo caldo e agora os EUA com seus aliados da OTAN estão sentindo um gosta amargo de uma derrota proxima. Estas 700 vitimas vão cobrar muito caro!
Isto esta me cheirando a uma Dien Bien Phu americana!!

Bruno Rocha

os chafões devem estar tomando wisky a essa hora.

Sempre gostei de combates, guerra e etc. Pois sabia que os lados estavam errados, e que todos são culpados, sempre gostei de bombas e tudo mais.

mas não gosto de ver gente inocente morrerem como animas.

João Augusto

O problema não é com os VANTs e sim com a “inteligência” americana.

3 vivas para os comentários de Clésio Luíz sobre efeitos colaterais piores que a morte e para os do Sopa, logo no começo.

Dizimar o local, sei não… acho que isso dá muito trabalho. O que vai acontecer é um tanto de gente morrer e depois de os EUA terem testado suas armas novas vão sair ou então quando eles acharem um novo TO vão mudar pra lá.

Bruno Rocha

Inquiridor em 08 jan, 2010 às 16:56

para cada mãe e pai que morreu, 3 ou 4 filhos entrarão para o grupo de Russein, ai é que eu quero ver.

O Vietnã não foi o bastante para eles perseberem que não são donos do Globo. Mais essa onfensiva deles?

Agora vamos ver muitas torres caindo e muito homem explodindo nos shoppings de Los Angeles rsrs

A ficção vira realidade. Futuramente a religião islã tomará a terra, e unto seus mais loucos e extremistas seguidores, haverá avalanche de bomba no ocidente.

Inquiridor

O americano ainda hoje não entendeu o porque das torres gemeas. Acho que esta é uma boa resposta dos fanaticos religiosos.
Quer conquistar um povo? Conquiste o seu coração!!
O resto é conversa pra boi dormir!!
Um grande abraço a todos!!
A preparação do Sabbath me espera!!
Um bom Sábado à todos!!

Bruno Rocha

Inquiridor em 08 jan, 2010 às 17:10

Bom sabbath pra você tabém.

Ou como falam nos sábados na igreja, “sabbath shalon” (não sei como se escreve)

abraço

pedro

Antes de colocar algum post..convido todos a refletirem sobre o absurdo desta noticia..

Pedro

casag

Inquiridor,

Me desculpe, mas você é judeu?
Pergunto pois tuas considerações sobre o assunto está muito diversa da maioria de teu povo, pelo menos os do Brasi, caso seja mesmo.
Às vezes acho que muitos resolveram virar as costas ao bom senso e não conseguem, ao contrário de ti, enxergar as consequencias de tudo isto.
Meus parabéns pela lucidez!

Sds.

Wolfpack

João Augusto, concordo contigo. O problema é de inteligência e não operação dos UCAVS.
Atrás da operação dos UCAVS existem mais homens e comando do que no cockpit de um A10, porém acredito que a facilidade da operação remota e falta de ligação com o T.O. pode levar a equívocos e erros criminosos como estes descristos acima.
Entendam comando, como sendo a capacidade de grenciar todo o ambiente da operação, não que falte capacidade a nenhum pilot de A10, muito pelo contrário.
Abs

Bosco

Terrorismo de Estado da pior espécie. Para um país que diz defender os nobres princípios da democracia, da liberdade e da justiça a máxima “os fins justificam os meios” não poderia prevalecer, sob pena de se achar justificável as ações do outro lado contra igualmente contra civis inocentes. Do mesmo modo que os EUA acham que civis inocentes são um dano colateral aceitável pelo simples fato deles darem apoio ao terrorismo, os “terroristas” podem também deduzir que cidadãos do “mundo livre” são corresponsáveis pelas decisões e pelas ações perpetradas pelos que foram colocados no poder pela força do voto e… Read more »

Galileu

Pelo conhecimento que tenho sobre aviação, acredito que tantas mortes de civis não seja por erro ou falta de capacidade do UCAVS ou de quem os comandam, e sim por decisão USA, por ex: Tem 2 militantes da al-kaeda num vilarejo com civis que nem sabem o que ocorre, a inteligência americana sabe da presença de terroristas e de civis, mesmo assim da sinal verde pra um ataque. Isso ocorre muito com os muçulmanos na palestina, quando os Judeus bombardeiam baiiros com o mesmo pretexto dos yankes. Eu fico abismado mesmo a guerra sendo errada por si, deve haver no… Read more »

Caipira

Lembrei do filme “black hawk down”, deve ser aquele tipo de “complicação” que o comando tenta evitar….infelizmente ao custo de centenas de vidas inocentes…é como os amigos já escreveram acima, isso é inaceitável, crime de guerra, atrocidade…

Napoleão

Uma coisa a fonte é confiavel,esteve nos locais,é parcial,toda guerra tem efeito colateral,Tem que continuar os ataques, se render é coisa de covarde,E os IDIOTAS BOMBAS,eos que DEGOLAM pessoas como se fosse Galinha,Aqui se faz aqui se paga,Na tchechenia é muito pior; essa é vantagem de não ter uma democracia parabéns ao Putin que eliminou a liberdade de imprensa. No Brasil morre muito mais gente ninguém fala nada.

MichelLineker

Isso me lembra aquele filme “Stealth-Ameaça Invisivel”, e se eu não estiver enganado era no paquistão que eles tinham que atacar uma vila com terroristas.

angelo

Infelizmente essa é a natureza humana. Americanos,russos, franceses, alemães, vietnamitas, africanos e até brasileiros quando em guerra cometem atrocidades. Na guerra do Paraguai, também cometemos nossos pecados. Não esqueçam os amigos, que a guerra é a vitória da barbárie, da truculência e da ignorância sobre a razão e a moralidade humana. Acho que ainda por muitos anos teremos de conviver com isso. Não aprendemos a respeitar as diferenças, os direitos individuais e a cultura do próximo. Estas atitudes são colocadas em prática por cristãos, judeus, muçulmanos, capitalistas e socialistas.

Nadir

Apenas mais um texto antiamericano e de fonte mui duvidosa.
E muita gente cai no papo furado… hehe

Bruno Rocha

Bosco em 08 jan, 2010 às 17:49 Você disse tudo. Obrigado por existir. Quem derra nossos políticos fosse lúcidos e ciente do que é realmente certo, do que é realmente correto. temos muitos ignorantes na política que são o que são porque fora filhos de políticos e tiveram uma “ajudinha” do papai ou do titio para entras, mas na pratica, são incompetentes e nem se importam coma própria nação, que dirá do mundo. Bos: sempre achei que as cosas ia se arrumar depois de uma guerra global de proporções inimagináveis, agora sei que estou perto de ver esse inferno. Tomara… Read more »

Bruno Rocha

Agora falando no aspecto técnico. Esses VANTs estão sem problemas, o problema pode ser no TIPO de ataque, a arma que eles usam, a informação que coletam e na tática.

não se pode mandar uma super bomba num prédio e esperar que so quem está la dentro é quem vai morrer. Veja a área de destruição dos mísseis “Catiusha” lançados em Israel.

Gustavo

Essa é uma boa notícia para os amantes da aviação de caça e suas tradições.