Home Data Comemorativa Esquadrão Arara chega aos 40 anos de história com travessia dos Andes

Esquadrão Arara chega aos 40 anos de história com travessia dos Andes

422
3

vinheta-clippingNa semana em que completa 40 anos, o Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV), Travesia Andes C-105 Arara e T-27 EDA - foto FABEsquadrão Arara, adicionou mais uma operação de peso ao seu extenso rol de missões: apoiou a Esquadrilha da Fumaça no Deslocamento para a Feira Internacional de Aeronáutica e Espaço (FIDAE 2010), em Santiago do Chile.

Os militares, já acostumados a enfrentar as condições de voo da Amazônia, tiveram pela frente o desafio da Cordilheira dos Andes. Uma missão muito diferente do dia-a-dia do Esquadrão, sediado em Manaus. “Durante essa missão nós pudemos demonstrar toda a operacionalidade do Esquadrão, afirma o Major-Aviador Juraci Muniz de Santana, comandante do C-105.

Para cumprir a missão, o esquadrão fez o dever de casa. Treinou o trajeto no simulador de voo do C-105, em Manaus. “Desde que soubemos sobre a missão passamos a utilizar o Simulador da aeronave para treinar as condições de voo no trajeto”, diz o Tenente-Aviador Bruno Américo Pereira.

O esquadrão Arara, que já foi equipado com o mítico C-115 Bufalo, utiliza atualmente o C-105 Amazonas em suas missões. No regresso a Manaus os militares trazem na bagagem a experiência do voo com a esquadrilha da Fumaça sobre a bela e inóspita região Andina. “É incrível poder voar lado a lado com a Fumaça em plena Cordilheira dos Andes. A paisagem é maravilhosa”, diz o Tenente-Aviador Daniel Barbosa Amâncio, piloto do Arara.

Travesia Andes C-105 Arara e T-27 EDA - foto 2 FAB Travesia Andes C-105 Arara e T-27 EDA - foto 3 FAB

FONTE / FOTOS: FAB (Ten Cesar Guerrero)

VEJA MAIS:

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
ezecaSopaD'Almeida Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
D'Almeida
Visitante
D'Almeida

Parabens a nossa esquadrilha da fumaça, desde as grandes lembranças de minha infância até os dias de hoje. Sempre foi motivo de orgulho!

Adimiro muito essa rapaziada!!

Sopa
Visitante
Sopa

Bem que podiam colocar as fotos em maior resolução, pra gente ficar babando !!

Att.

ezeca
Visitante
ezeca

Bem que podiam colocar as fotos em maior resolução, pra gente ficar babando !! [2]