FIDAE - foto 7 Fach

Entre 23 e 28 de março, foi realizada a FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio) 2010, nas instalações da Base Aérea “Pudahuel”, no Chile.

Nas fotos (clique para ampliar), disponibilizadas pela FACH e pelo site da FIDAE, podem-se ver diversas apresentações aéreas e aeronaves em exposição, tanto chilenas quanto de outros países: os Casa A-36 “Toqui”e os F-16 Block 50 provenientes da Iª Brigada Aérea,  F-5 Tigre III, recém integrado à IVª Brigada Aérea, o  F-16 MLU da Vª Brigada Aérea, exibições de paraquedistas (Escuadrilla de Paracaidismo Boinas Azules), dos Tucano T-27 do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) da FAB, a “Esquadrilha da Fumaça” e dos Extra 300 L dos “Halcones” da FACH.

FIDAE - foto 2 Fach FIDAE - foto 6 Fach

FIDAE - foto 3 Fach FIDAE - foto 8 Fach

FIDAE - foto FIDAE

FIDAE - foto 9 Fach FIDAE - foto 10 Fach

FIDAE - foto 3 FIDAE

Outras atrações foram dezenas de helicópteros e aviões de última geração (e diversas aeronaves que podem ser identificadas pelos leitores nas fotos – para ajudar, veja a relação no site da FIDAE, clicando aqui). Entre os destaques,  o F-22 Raptor e o C-17 Globemaster da USAF (Força Aérea dos EUA), este último trazendo ajuda humanitária relacionada ao terremoto do Chile (um Airbus A330-200 F também veio carregado com ajuda humanitária).

Vale lembrar que, devido ao terremoto deste ano, a foi rebatizada como “FIDAE de la Solidaridad”. Além da ajuda trazido por países participantes, a venda de ingressos reverteu para os atingidos pela catástrofe – e cerca de 100 mil pessoas visitaram o evento neste último fim-de-semana.

FIDAE - foto 2 FIDAE

FIDAE - foto 13 Fach

FIDAE - foto 4 Fach

FIDAE - foto 11 Fach FIDAE - foto 12 Fach

FIDAE - foto Fach FIDAE - foto 14 Fach

FIDAE - foto 15 Fach FIDAE - foto 16 Fach

Foram realizados também encontros importantes como a XIII Reunião de Comandantes Logísticos da Forças Aéreas da América do Sul, com altos oficiais do Uruguai, Paraguai, Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia e Chile. Aproximadamente 420 empresas de 40 países mostraram seus produtos em estandes.

FONTE / FOTOS: FACH (Fuerza Aerea de Chile) e FIDAE

VEJA MAIS:

NOTA DO EDITOR: quando é que o Brasil sediará uma feira Aeronáutica do porte da FIDAE?

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

Lindas fotos! Parabéns ao Chile por conseguir realizar o evento mesmo com toda a dificuldade por que passou. Alguém tem notícias mais detalhadas sobre a participação do Brasil? Eu gostaria de saber se foi apresentada alguma coisa a respeito de material bélico nacional (MAR-1, MAN-1, PIRANHA etc).

Até mais!

Matheusts

C-17 Globemaster é o cargueiro mais belo do mundo pena ser TÂO caro =/

só falto um video do nosso esquadrão xD

Caipira

Lindas fotos, mas quando o Raptor aparece ofusca todo o resto….incrivel…

Ozawa

Quanto à pergunta do editor, acredito que estrutura material e humana nós já possuímos. Talvez falte apenas o “big bang”…

Penso que assim que for concluído o FX 2, o “big bang” do qual falo, e vença quem vencer, o arrasto tecnológico que o projeto agregará, e o intenso debate na sociedade civil que já vem realizando, irá encorajar esse tipo de feira aeronáutica militar aqui no Brasil.

Nick

Belas fotos,

O que notei de primeira foi a impressão do B1-B parecer um “caça” perto do A-380… O C-17 ficou pequeno também perto do A-380…. Aquele Delta seria de quem? M-2000??

E a Estrela da feira sem dúvidas é o F-22A Raptor.

Parabéns ao Chile pela organização dessa feira.

[]’s

MA

É…. *Invejinha* 😀
Excelentes fotos, sem dúvida em qualquer show aereo o F22 é a grande estrela, nem Su-30 fazendo todas as manobras catalogadas pelo homem chama tanta atenção (Pior que o Raptor faz até o Cobra de Pugachev, ou seja, com F-22 não tem cerveja… Ofusca geral mesmo)

O engraçado na primeira foto, além da proporção do A380 pro B1 é que essas duas aeronaves receberam concentrações enormes de gente, enquanto o Mirage do outro lado do pátio (por favor, me confirmem se é esse mesmo o vetor) tem apenas seis cabeças contadas…rsrsrs

Muito Bom.

Ara

Vejam como todos os outros aviões (mesmo os “parrudos” KC-10 e C-17) ficam pequenos perto do A-380. Realmente um monstro voador.

Zoio

Ao editor:

Quando nosso “governantes” reverterem a renda do caixa 2 à população.

Andre

Fico impressionado de ver esse evento a cada ano mais prestigiado. Soh nao me conformo em o Brasil nao ter um evento do mesmo porte.

Fernando Valduga

Amigo Galante, apenas informando que a foto da abertura da matéria é da edição de 2008 da FIDAE, onde aparece o A380 e o B-1, que neste ano não estiveram presentes ao evento no Chile.

Abraço,

Fernando Valduga
Editor Cavok Brasil

Bruno Rocha

Belas imagens.

Uma pergunta.

Nas ultimas fotos, temmum avião soltando uma fumaça branca e vemelha. Oque eu percebi, é que ele só tem uma turbina.
É ilusão de optica ou ele só tem um aturbina mesmo?

Bruno Rocha

Não

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/03/FIDAE-foto-14-Fach.JPG

Me confundi, ele tem turbina alta. É um avião anfibio.

Galileu

Pessoal que curte simulador aéreo, warbirds e etc……

Olha o que as novas placas de vídeo com Dx11, podem fazer, som e efeitos de tirar o fôlego, segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=HNlglowwBXA&feature=related3

Desculpe o off topic

GUPPY

Penso que se o Brasil quiser passar a realizar uma feira dessas, esvazia a chilena. Talvez seja melhor prestigiarmos esta que já está consolidada e é relativamente próxima de nós.
Abraços

Marcelo Tadeu

Andre,
Temos um evento de porte que é a LAAD, mas, infelizmente , nós mortais não podemos entrar. Eu até tentei na primeira, em 1999 e fui barrado por não pertencer ao “trading”. Tudo bem, entendo que é uma feira de negócios, mas poderiam abrir no fim-de-semana para os contribuíntes brasileiros.

Matheusts

imagina quando tiver A-380 militar ….
vai ser uma fragata aerea com direito a tudo que é armamento

Giordani RS

Não é a toa que a FACh é a melhor Força do Continente Sul…

rustam(рустам)

самолет справа пускающий красный дым

это российский самолет-амфибия БЕ-200ПС(BE-200)Российского министерства по чрезвычайным ситуациям
Данный самолет специально прилетел в ЧИЛИ для участия в выставке,после выставки он сделает турне по странам Америки для показа!!!!! Единственный самолет такого класса в мире,аналогов нет!!!

Matheusts

rustam(рустам) em 31 mar, 2010 às 8:32
TRADUÇÂO

avião para a direita que emite fumaça vermelha

A Rússia é o anfíbio BE-200PS (BE-200) do Ministério para Situações de Emergência
O avião voou em especial ao Chile para participar da exposição, após o show que fará uma turnê pela América para acionar !!!!! A aeronave só desta classe no mundo, sem comparação!

Fsinzato

rustam(рустам) em 31 mar, 2010 às 8:32 самолет справа пускающий красный дым это российский самолет-амфибия БЕ-200ПС(BE-200)Российского министерства по чрезвычайным ситуациям Данный самолет специально прилетел в ЧИЛИ для участия в выставке,после выставки он сделает турне по странам Америки для показа!!!!! Единственный самолет такого класса в мире,аналогов нет!!! Tradução: O avião à direita que libera o fumaça vermelha é o avião anfíbio Russo BE-200 do Ministério Russo para situações extraordinárias. Este avião chegou especialmente em vôo ao Chile para a participação na exibição, depois de encerrada a exibição ele fará a excursão nos países de América para demonstração!!!!! O único avião desta… Read more »

Fsinzato

Ops… foi mal, postei ao mesmo tempo que o colega acima.

Matheusts

affs não sei paque bota russo num forum br duvido que ele seja russo