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Ala F7 da Força Aérea Sueca começa a conversão para Gripen C e D

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Gripen C EM Satenas - foto J Lidman via Gripen International

A Gripen International informou em 23 de março, terça-feira, que a Ala F7 da Força Aérea Sueca, cujos esquadrões em 1997 tornaram-se as primeiras unidades operacionais nas versões A e B do caça Gripen, começou sua conversão para os modelos mais recentes da aeronave.

A conversão para as versões C e D tem como objetivo primário, segundo o informe da Gripen International, o suporte ao treinamento de pilotos da Força Aérea Real Tailandesa, que recentemente chegaram à Suécia.

A Ala F7 está baseada em Såtenäs, onde os simuladores também estão sendo modernizados para as novas versões: o MMT (Multi Mission Trainer – treinador multimissão) já está convertido e, em breve, o FMS (Full Mission Simulator – simulador completo de missão) deverá estar também.

FONTE / FOTO (J. Lidman): Gripen International

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Mad Dog
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Mad Dog

Ninguém quer o mirabolante Gripentelho NG…
Tadim dos suecos…

Carlos Ivan
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Carlos Ivan

Mad Dog em 24 mar, 2010 às 11:25
O Gripentelho NG só existe como “wallpaper” dos PCs…
Ele é tão real quanto o Curupira rsrsrsrs….

Mateus Lobo
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Mateus Lobo

Cara olhando rapido eu podia jurar que eu vi um F-5 na foto, desse angulo o F-5 parece bastante com o gripen o que mais diferencia os dois e o canard

Mateus Lobo
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Mateus Lobo

Esqueci de botar o acento no é, pode parecer besteira mais dificulta a compreenção.

Antonio M
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Antonio M

Pois é, por que o Grippen se o Brasil é um país rico??!??!?!! Vamos de Rafale que custa duas vezes mais, a hora de voô custa uns míseros U$87000,00, para que pagar menos??!?!?! Sem falar que a França vai passar TODA tecnologia que quisermos. Ô se vai…..

A Suécia, com montes de crianças abandonadas nas ruas, indigentes e drogados, assaltos, violência, mortes no trânsito, os aposentados ganhando miséria etc. Tem péssimos serviços públicos de saúde, educação, moradia etc. Para que querem caças não é mesmo?!?!

Curvo
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Curvo

Favor lerem mais as notícias, pois a Suécia vai sim comprar NG´s e, a noticia saiu aqui no Poder Aéreo, recomendo a leitura mais detalhada deste aos nossos amigos ai de cima rsrsrsrsrs

Carlos Ivan
Visitante
Carlos Ivan

Curvo em 24 mar, 2010 às 12:56
A Suécia vai comprar os cacas se a FAB pagar a conta do desenvolvimento do Gripe Ng, quer dizer Gripen Ng. Do contrário, o PROJETO GRIPEN NG, vai ser engavetado e não a própria Força aerea sueca vai querer o caca da SAAB.

Antonio M
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Antonio M

E comprando o Rafale o Brasil estará pagando a conta do desenvolvimento do seu programa de mkt ……

Antonio M
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Antonio M

Pois é.. “…Ainda segundo o site, o Gripen NG não foi enviado porque a Força Aérea da Suécia decidiu adquirir o novo modelo do caça da Saab e ordenou uma série de modificações no demonstrador. Desta forma, a agência de certificação aeronáutica da Suécia ordenou uma série de testes no avião antes que o mesmo possa deixar o espaço aéreo sueco para se dirigir à Índia. …” País sério é assim, onde o dinheiro público “tem dono” e não em nosso país onde um deputado foi flagrado dizendo “Vamos usar dinheiro público, que não é de ninguém”. Não estamos acostumados… Read more »

Antonio M
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Antonio M

E mais duas correções/adendos:

“…pagando a conta do desenvolvimento do seu programa de mkt e de publicidade ……”

“adquirindo know-how para participar de projetos de 5º geração e também da versão naval do próprio Grippen NG …”

LBacelar
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LBacelar

A Suécia vai comprar o NG? Claro que não, a unica noticia oficial que foi lançada no site da FA Sueca e no site da SAAB é que 130 JAS39 C/D Gripen serão modernizado para o padrão E/F ou seja o padrão tecnológico do NG, mas utilizando a F404 como turbina e sem a troca do trem de pouso. Ou seja NÂO comprarão o NG o parlamento Sueco não autoriza a entrada de mais caças em serviço para os próximos 30/40 anos!!! Muitos falam do AMX, mas pelo menos o governo italiano comprou alguns aviões, caso que dificilmente ocorrerá na… Read more »

Antonio M
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Antonio M

A SAAB é uma empresa privada, se quiser desenvolver o NG qual o problema? Se envolve autorização do governo sueco e ele permitir, o Brasil/Embraer entrando nessa parceria para fazê-lo além do uso no FAB, um produto de exportação, qual o problema? A Suécia ainda sente a crise mundial, acham que vão gastar dinheiro público não no “avião que não existe”, mas em guerra que não existe de fato? Ou pensam que a população lá tem o mesmo grau de desinformação daqui? A anos a França tenta vender o Rafale e não consegue. O Gripen NG sendo mais barato de… Read more »

ComAir
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ComAir

“A proposta da SAAB prevê que a linha de produção completa das 36 aeronaves Gripen NG Brasil será implantada no Brasil.

O governo da Suécia propõe incorporar a nova geração do Gripen na sua Força Aérea no mesmo cronograma do solicitado pela FAB, ou seja, a partir de 2014, isso significa que as exportações de produtos (80% da fuselagem) e serviços deverão ter início dentro de pouco tempo.”

http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_cf_sb.htm

[]s!

Francoorp
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Francoorp

Antonio M em 24 mar, 2010 às 12:40

US$ 87.mil por hora…. tem gente que acredita em preços dados por jornais e revista que apresentam a foto do Gripen nas suas páginas, com a Veja que tenho aqui em casa… não tenho mais, está com a minha mãe agora a revista.

Isso é propaganda pura e simples!!

Valeu!!

Antonio M
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Antonio M

Está aqui mesmo:

“…O custo da hora de voo do Rafale M, em 2006, era de € 35.000 (R$ 87.500) e espera-se reduzir esse custo para € 12.000 (R$ 30.000). Como comparação, temos o custo da hora de voo do F-5 usado pela FAB, segundo o EMAER, que era de US$ 4.251,21 (R$ 7.400) em 2006. …”

http://www.aereo.jor.br/2009/12/31/quanto-custara-o-rafale-para-o-contribuinte-brasileiro/

Repetindo:

“…espera-se reduzir esse custo …”

E já que a esperança é última que morre ……

Antonio M
Visitante
Antonio M

E desculpem….

correto= R$ 87.500 e não US$

Francoorp
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Francoorp

Antonio M em 24 mar, 2010 às 14:36

““…O custo da hora de voo do Rafale M, em 2006, era de € 35.000 (R$ 87.500) e espera-se reduzir esse custo para € 12.000 (R$ 30.000). Como comparação, temos o custo da hora de voo do F-5 usado pela FAB, segundo o EMAER, que era de US$ 4.251,21 (R$ 7.400) em 2006. …””

MEsmo assim vou esperar por alguma fonte oficial, FAB, Tribunal de contas da União, Etc… Para tirar as minhas conclusões em relação ao preço. 😐

Valeu!!

Rogério
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Rogério

Francoorp, custo da hora de vôo do Rafale é esse mesmo, a fonte é a Assemblée Nationale, esse assunto é antigo aqui, me estranha você não estar ciente dele.

[]s

Antonio M
Visitante
Antonio M

Basta clicar no link da matéria do blog: “…Mais um documento da Assemblée Nationale revela que o custo operacional do Rafale é de 12 a 13% superior ao do Mirage 2000, o que é considerado um bom número, já que o Rafale é bimotor e mais sofisticado. Mais um documento da Assemblée Nationale revela que o custo operacional do Rafale é de 12 a 13% superior ao do Mirage 2000, o que é considerado um bom número, já que o Rafale é bimotor e mais sofisticado. O custo da hora de voo do Rafale M, em 2006, era de €… Read more »

Antonio M
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Antonio M

E baseado nesses dados, como já especularam por aqui, quanto a FAB está gastando para voar os Mirage 2000 ?!

Karmann
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Karmann

Tem gente que acha que as “invenções e mentiras do blog ou da imprensa” só não valem para o preferido deles. É a tal história, o avião é de papel e ainda querem vendê-lo… Qual avião o, KC 390?

Francoorp
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Francoorp

Sim verdade, acabei de ler e de lembrar desta coisa do custo, mas vamos por partes, com 36 unidades dúvido que este custo se abaixe, mas com uma escala de 100-120 unidades seria possivel pra nós, creio.

Eles tem um custo elevado de mão de obra e materiais fabricados, aqui estes custos são sensivélmente menores, lembrando que não é só querosene o custo de hora vôo…. alguém aqui lembra o que aconteceu com aquele projeto de Etanol de aviação???? Quem sabe até nisso poderíamos reduzir os custos do Rafale!!

Valeu!!

StoppingPower
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StoppingPower

Lobo, ia comentar a merma coisa, deste angulo o Gripen me lembrou muito um bicudão.

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Off-topic:

Nunão, o blog não vai fazer um tópico sobre a “volta”, na verdade ele nunca saiu de cena, do U-2? seria interessante!

Um Abraço!

Carlos Ivan
Visitante
Carlos Ivan

“Para Saab, decisão do Brasil sobre caças será política.
Svensson destacou que o Gripen ficou em primeiro lugar na avaliação sobre preço e tecnologia, mas lembrou que isto pode não ser suficiente para garantir o negócio.
“É uma decisão política que no fim será tomada pelo presidente Lula”, concluiu.”

Os suecos finalmente reconheceram e jogaram toalha…
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=116224

Fabio
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Fabio

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!! Vamos parar com essa história de “coitadinho do Brasil que tem crianças pobres nas ruas” como argumento para não comprar o Rafale. Existe toda uma industria da pobreza e muitas coisas erradas no nosso país e não falta de receita para diminuir a desigualdade social. NÃO SEJAMOS INJENUOS! Quanto ao Rafale, digam o que disserem mas todos sabemos que é o MELHOR AVIÃO DA CONCORRENCIA! Para finalizar, quem conhece o “meio” das FA sabe que o que milico quer é material novo para trabalhar, esse papo de preferência institucional pelo… Read more »

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Ronaldo, na verdade não dá para ter críticas ao NG, ele simplesmente não existe! ao contrário do SH e do Rafale, que podem ser mensurados seu desempenho e preços… Porém, se não conseguem ver, que não existindo, que sendo promessa, é um grave problema da proposta Sueca, o que podemos fazer??? Para alguns, o eminente risco de projeto que, de prometer ser e realmente ser em produto e prazo, não faz diferença! não é problema! mesmo já tendo nós “tomado choque”, com um avião dos anos 60, que não tem radar, não pode lançar um míssil para se auto-defender, teve… Read more »

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Se a Força Aérea Suéca vai converter seus Gripens C/D para padrão E/F, que são os aviônicos da proposta NG, e se eles não precisam aumentar o alcance dos caças por terem um país de dimensões estreitas, dando o Gripen C/D conta do recado, e se o Gripen é um caça modular como dizem, pq raios a Suécia vai querer e bancar o NG??? pq??? Entendam amigos, quem vai pagar por todo o NG seremos nós! conta simples! cada centavinho! pagaremos por um caça de projeto 4geração! hoje?! com o PAK-FA na nossa porta??? e com possibilidades de o Brasil… Read more »

Dinho
Visitante
Dinho

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Fala sério!

Dinho
Visitante
Dinho

Foi mal errar a sequência, me referia às postagens do Ronaldo.

Miguel
Visitante
Miguel

Francisco AMX em 24 mar, 2010 às 17:11

Francisco AMX,concordo em gênero, número e grau.

Gerson Victorio
Visitante
Gerson Victorio

Francisco AMX,

Não adianta mostrar a REALIDADE para alguns, tudo é uma questão de fé….se acreditaram na propaganda do NG ,quem somos nós para convencer do contrário?…o inconsciente humano é muito mais forte do que se supõe.

entusiasta
Visitante
entusiasta

Gripen é o q o Brasil precisa,desenvolver do zero,ou quase,o amx teve muitos problemas , e mesmo assim deu um salto na Embraer,o Gripen com certeza vai dar ao Brasil o Progresso necessário nesse setor.

grifo
Visitante
grifo

e se o Gripen é um caça modular como dizem, pq raios a Suécia vai querer e bancar o NG??? pq??? Caro Francisco AMX, esta é fácil. A Suécia vai encomendar o Gripen NG porque quer desenvolver a indústria do seu país. É estratégico para eles ter a capacidade de fabricar aviões de combate. Com o Gripen NG vamos adquirir a mesma capacidade. Com o Rafale, vamos estar ajudando a bancar o P&D dos outros, sem gerar empregos nem capacitar o país. E para piorar, pagando mais e ainda ficando com o pior avião. hoje?! com o PAK-FA na nossa… Read more »

Ricardo_Recife
Visitante
Ricardo_Recife

Vamos aos fatos, e não a bobagens: 1. O desenvolvimento do Gripen NG é financiado pelo governo da Suécia, através de um banco estatal (Nordea). Não existe risco financeiro no processo. 2. O desenvolvimento do Gripen NG segue diretrizes operacionais da Flygvapen, da Administração de Material de Defesa (FMV) e da Agência de Certificação (SMV) do governo sueco. O que o projeto NG pretende é aumentar o raio de ação (que é resultado de um rearranjo do trem de pouso), adoção de uma versão mais moderna do F-404 e atualização de sistemas eletrônicos (radar AESA – em operação desde novembro… Read more »

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Griffo, e pq a FAS ainda não encomendou??? veja que não é fácil como vcs enxergam… se fosse encomendar já teria feito… pois estão esperando o trem passar…

Sds!

luis alberto
Visitante
luis alberto

Penso ser necessario que alguns comentaristas entendam o que se segue:
1 – O A-1 (AMX) nao eh um aviao de CACA e sim de ATAQUE. Em consequencia, seu armamento eh compativel com sua missao. Como missao secundaria, faz RECONHECIMENTO.
2 – O Xavante nao eh um aviao de caca e sim um TREINADOR que pode fazer, com limitacoes, as funcoes de ataque e reconhecimento.
3 – Afirmar que o Gripen NG eh um aviao de papel, pressupoe fragil capacidade de argumentacao pois o mesmo pode-se dizer do KC-390, PAK-FA, ETC, ETC,.
Por favor desculpem o desabafo, mas eu jah estava saturado.

Luiz Eduardo
Visitante
Luiz Eduardo

“Entendam amigos, quem vai pagar por todo o NG seremos nós! conta simples! cada centavinho! pagaremos por um caça de projeto 4geração! hoje?! com o PAK-FA na nossa porta??? e com possibilidades de o Brasil participar de um projeto de5 geração!”

Ué? Mas pq quer q paguemos uma fortuna muito maior por um caça de 4ºGeração (Rafale) que já vai chegar obsoleto em 2014? Vc deveria torcer então pelo fim do F-X2 e um F-X3 “stealth” e não pelo Rafale.

A “paixão” gera muitas contradições…

Sds.

Defourt
Visitante
Defourt

Mateus e Francisco,

Realmente é muitíssimo parecido com o F5, visto deste ângulo.

Cuidado vocês dois: não deixem o governo saber dessa semelhança que mandam colocar um canard no F5 da FAB e lá se vai o FX2…

Defourt
Visitante
Defourt

É verdade Luiz Eduardo,

Inclusive: As contradições geram mais PAIXÕES ainda…

Edmar
Visitante
Edmar

Caros Amigos.:

Na Altura do campeonato, acho que o “Saab Gripen C/D” é uma ótima opção para o Brasil, já que neste modelo C/D podem ser usados os mísseis ar-ar de ultima geração “Iris T” e “Meteor”.

E outro ponto, está demorando tanto o FX2 que este avião seria muito bem vindo, já que ele é um vetor mais barato poderiamos comprar uns 72 aviões destes (60 monoposto e 12 biposto).

Abraços.

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