Quem disse que o F-5 não embarca em navio-aeródromo?

    596
    21

    F-5 embarcado 1

    Aeronaves dos EUA e do Vietnã do Sul a bordo do USS Midway CVA-41, em 1975, sendo transportadas da Tailândia para Guam.

    F-5 embarcado 2

    21
    Deixe um comentário

    avatar
    21 Comment threads
    0 Thread replies
    0 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    16 Comment authors
    40 anos do primeiro F-5E e ele está aqui, totalmente operacional | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e CivilRaul Cotrim de MattosRobertoDarkmanDalton Recent comment authors
      Subscribe  
    newest oldest most voted
    Notify of
    Rosan Amaral
    Visitante
    Rosan Amaral

    Já vimos que embarca (guindaste). Agora quero ver é decolar. rsrsrs

    Raul
    Visitante

    Apenas para fugir com o rabo entre as pernas… não faria muito sentido usar os F-5 em um porta-aviões.

    Ronaldo
    Visitante
    Ronaldo

    Interessante as fotos, obrigado pela reportagem.

    RenanZ
    Visitante
    RenanZ

    Raul
    “Apenas para fugir com o rabo entre as pernas… não faria muito sentido usar os F-5 em um porta-aviões.”

    O que não faz sentido é termos um porta-aviões que não está operando, com 20 das 23 aeronaves dele groundeadas, estas aliás muito limitadas.

    Alexandre Galante
    Visitante
    Member

    Off-topic não pode. Vou criar um outro tópico pra vc colocar esse link, ok?

    Fsinzato
    Visitante
    Fsinzato

    “Rosan Amaral em 21 mar, 2010 às 14:18

    Já vimos que embarca (guindaste). Agora quero ver é decolar. rsrsrs”

    Mas o Cessninha que aparece na foto, decola e pousa no Midway, sem catapulta ou sequer cabo de frenagem. rs.

    Abs.

    maisonn
    Visitante
    maisonn

    O Cessna alias pousou realmente e pilotado por um civil, os proprios militares da US NAVY ficaram incredulos.

    maisonn
    Visitante
    maisonn

    Ow rapaziada, meu gravatr ja ta feito mas eu nao consigo visualizar, eu comentava como andre, mas qdo fiz meu gravatar nao conseguir manter meu nick, dai mudei pra maisonn, mas nao consigo visualizar minha imagem com nenhum dos dois nicks, mas qdo entro no gravatar lá esta minha foto e tudo o mais.me ajudem por favor

    Belisário Gonçalves
    Visitante
    Belisário Gonçalves

    Não consigo fazer este tal de gravatar…deveriam arranjar um meio mais fácil…tentei contactar o galante e o Explorer informou q também não dava…meu email é belisario5364@hotmail.com, se puderem me ajudar…?????

    fullcrum
    Visitante
    fullcrum

    Essas aeronaves seriam da Vnaf levadas por pilotos sul-vietnamitas durante o colapso de Saigon????? Qual o destino?

    Deivid
    Visitante
    Deivid

    olha….é uma boa idéia para nós……….NNNÃÃÃÃÃO,os A4 dão conta,precisamos mesmo é de um oiutro porta aviões.

    Fábio Mayer
    Visitante
    Fábio Mayer

    Fotos sensacionais!

    Giordani RS
    Visitante
    Giordani RS

    Finalmente! Quem disse que o F-5 nunca embarcou?! hahaha…
    Bela imagem, uma pena que tenham virado butim…

    A propósito, já que a matéria se refere a um avião não projetado para os meios navais, mas embarcado num NAe, os excelentes editores, bem que poderiam destacar a história do C-130 Hércules que pousou num NAe durante a Guerra do Vietnã.

    Franco Ferreira
    Visitante
    Franco Ferreira

    As fotos parecem conter – no convés de voo – vinte e três F-5E; vinte e sete A-37, vinte e cinco H-1, dois AH-1, um O-1, um CH-53, um Boeing Chinook e outro CH-53, este orgânico do NAe. Não se vê o que pode estar no convés do hangar. A retirada de Saigon não contemplou a organizada recuperação de aeronaves. Prefiro imaginar que o transportador tenha sido desviado – durante a entrega – para a Tailândia e, depois, para Guam, já que estava indisponível para operações aéreas, com seu convés de voo totalmente ocupado. É lícito supor que estas aeronaves… Read more »

    Dalton
    Visitante
    Dalton

    Giordani…

    As decolagens e pousos de C-130 ocorreram em 1963 na costa do Atlantico, 1 ano antes da escalada da Guerra do Vietnã com o
    famoso Incidente do Golfo de Tonkin.

    Franco…

    “esquadrões “intruder” ! Não seria o esquadrão “agressor” ?

    abraços

    Darkman
    Visitante
    Darkman

    Essa foi legal !!!

    Abs.

    Franco Ferreira
    Visitante
    Franco Ferreira

    Dalton;

    Sim. São os esquadrões agressores.

    Não tenho certeza, parece-me que na língua original (entre aspas) chamam-nos de “intruders”. Vou verifcar e, depois, volto. Na língua pátria – agressores!

    Franco Ferreira

    Franco Ferreira
    Visitante
    Franco Ferreira

    Agora eu tenho certeza! Os esquadrões são “aggressor” – agressores, como bem informou o Dalton. Desculpem, falha minha!

    Franco Ferreira

    Roberto
    Visitante
    Roberto

    Esses F-5 parecem ser do modelo E e quase com certeza são parte dos 26 que voaram de Saigon, dias antes de sua queda, para U-Tapao na Thailandia, eventualmente foram embarcados para os EUA, onde foram usados como agressores.
    Oitenta e sete F-5As e F-5Bs e 27 F-5E ficaram no Vietnam do Sul e acabaram sendo usados pelo vitorioso Vietnam do Norte, hoje Vietnam.

    Fonte:World Air Power Journal Vol.25

    Raul Cotrim de Mattos
    Visitante

    Renan, o F-5 é uma aeronave de defesa leve e é inadequada para ataque contra alvos no solo. Usá-los em porta-aviões é burrice, sendo que os A-4 e F-4 cumpriam muito bem a função de ataque e defesa.

    Além disso, creio que os F-5 não tenha sustentação suficiente para pousar em porta-aviões. Esses F-5 com certeza foram guinchados para não ficarem na mão do Vietnã do Norte.

    trackback

    […] destes F-5E dos primeiros lotes foram embarcadas para o Vietnã do Sul em 1975. Mas com a queda de Saigon, alguns F-5 escaparam para países vizinhos e , posteriormente, […]