Ok, desde o ano passado sabíamos que o Rafale seria o vencedor, mas…

274

Rafale pouso mal feito piloto ejetou

… os contribuintes mais antenados no assunto gostariam de saber como o Governo vai garantir os futuros recursos para o pagamento das caras horas de voo da aeronave. É bom lembrar que a África do Sul, que vai sediar a Copa do Mundo este ano, “groundeou” seus Gripen, que são monomotores e muito mais baratos de voar que o Rafale.

Sabemos que o Rafale é um ótimo vetor de combate na sua versão F3, mas não vai adiantar muito se os pilotos da FAB não puderem voar a quantidade mínima de horas anuais do padrão OTAN (180h/ano).

Com relação à tão mencionada transferência de tecnologia (ToT), que virou um mantra repetido por todo mundo, mas cujo significado é de conhecimento de poucos, não temos ilusões de que os franceses nos cederão a totalidade do “know-how” e “know-why” de um avião cujo projeto custou quase R$ 99 bilhões em desenvolvimento.

NOTA DO EDITOR: Nas fotos, um Rafale acidentado, que saiu da pista e o piloto ejetou.

Rafale pouso mal feito piloto ejetou 2

NOTA 2: Peço aos senhores que reflitam sobre o estado atual da Força Aérea Brasileira. Na Amazônia, cujo tamanho é maior que a Europa inteira, não temos um esquadrão de jatos, apenas A-29s cuidam daquela imensidão.

Como foi dito num artigo de publicação recente aqui no Poder Aéreo, sobre a questão da operação do míssil Piranha no A-29, falta inclusive infraestrutura para a FAB operar com mísseis naqueles rincões.

No mais, um país que tem péssimas escolas e hospitais públicos, que tem um sistema prisional medieval e seriíssimos problemas de segurança pública, deveria no mínimo questionar a opção pelo caça mais caro, já que os 3 atendem às necessidades da FAB.

Subscribe
Notify of
guest

274 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Latino

Puramente a verdade ,mesmos os mais ceticos e entusiastas do rafale concordaram a esse respeito ,,é de muita importancia o fator hora-voo .

sds

Felipe Cps

Pois é, ótima pergunta, já que estamos ricos o suficientes para pagar por 36 Rafales (sem ToT) o preço de 86 F-35 JSF (US$ 10 bilhões / 36 = US$ 277,77 milhões por aeronave), quero agora saber como é que a FAB vai voá-los.

Essa “Marie-Antoinette” vai é derrapar na pista e pisar fora da faixa… 🙂

Sds.

Guarda Marinha

Torçamos que o relator do orçamento da UNIÃO para os anos vindouros tenha a sensibilidade de reservar o valor devido para os custos das hora vôo, manutenção e afins para os novos caças.
Lamentavelmete, duvido da qualidade de nossos politicos.

Fsinzato

É Galante, sabe aquele ditado de se colocar a carroça na frente dos bois? Independente do vetor escolhido, era de bom tom ter garantido os recursos necessários para a operação do vetor antes de sua escolha, para se efetuar com sucesso a mudança de patamar que estes caças prometem. Agora temos um ótimo vetor, caro de se manter e nem de vista qualquer menção por parte do GF da garantia de aumento de recursos que estes novos aparelhos necessitam, para um mínimo de treinamento de nossos caçadores. Se isto não for feito, a coisa vai ficar muito feia, já que… Read more »

JOSE

Discordo de vc Galante,de todas as propostas do FX a sueça é mais nebulosa,os americanos fizeram uma lista do que eles prometeram a da Dassualt tb,tanto que vcs postaram aqui no blog,os suecos fizeram um comercial,uma figura dizendo as partes que poderiam ser feitas no brasil,e só não tem nada detalhado como os americanos e franceses,esse foi um dos motivos que me levaram a preferir os franceses,pode até ser que não tenhamos 100% da transferencia,mas no que está na proposta deles garanto que 100% será transferida,desculpe mais achei meio tencendioso essa materia de um rafale acidentado,acidentes acontecem,outra coisa o grippen… Read more »

Guarda Marinha

Senhores, atualmente qual é a média de nossos pilotos operando os F5 e M2000?

Alexandre Galante

Prezado José, em primeiro lugar gostaria que você escrevesse pontuando seu texto e dando espaços entre os parágrafos, pois do modo como você escreveu fica muito difícil entender o que você quis dizer.

Com relação às fotos do Rafale, elas são interessantes pois a maioria dos leitores não conhece e o editor tem a liberdade poética de usar as fotos como uma crítica à decisão do Governo. Elas refletem a opinião deste editor de que a escolha errou o alvo pretendido pela FAB.

Marco Antonio Lins

Ilmo Amigos

Vcs acham que iriamos adquirir o Rafale sem penssar nisto? Não tem
logica.No momento que os investimento em defesa estão grandes com a
preocupação de proteger nossas riquezas? Seria um maluquice! Eu acho que este tempo passou.

Abs

Felipe Cps

Marco Antonio Lins em 19 mar, 2010 às 14:16

“Vcs acham que iriamos adquirir o Rafale sem penssar nisto?”

Amigo Marco Antônio, hehehe, não apenas acho como tenho certeza. Basta ver o corte no orçamento da União deste ano. O loco, parece que o amigo não sabe que a visão do político brasileiro vai até o final do mandato dele ou, no máximo, o do subsequente.

Sds.

Galileu

Como alguém pode levar a sério isso se o próprio governo inclusive o jobim, diceram que não sabem da onde virá o $$$$$$$$$$$$$ para a compra de 36 rafalecos ou 12, imagino que no final das contas 36 vai vira 12. Pior se não sabem da onde virá a grana para compra de 36, muito menos a $$$$$$$$$ para hora de voo e manutenção, para infra estrutura para montagem muito menos porque a embraer não tem infra-estrutura nem pessoal para produzir. Ai vocês me dizem, “claro que o governo sabem, algo tão sério e caro não vão saber?” Acreditem o… Read more »

Francisco AMX

Pq a foto do Rafale saindo da pista??? se acidentando?? Não entendi o sentido? Se o Blog já tem os valores reais do contrato peço que exponham para os leitores, daí sim poderemos divagar sobre! Aliás, para podermos fazer uma relação mais sensata, deveremos entender os custos reais dos outros 2, o blog tem? precisa-se comparar as coisas, como podem saber ao certo os custos reais do NG para o Brasil??? está tudo certo? ele não vai atrasar, vai ser um sonho de desenvolvimento??? Até hoje o blog não colocou nada sobre os custos reais e prováveis do NG, com… Read more »

athalyba

Falta só apresentar a programação de investimentos e empenhos para manutenção … Agora que a decisão já está se tornando clara, passemos para a discussão mais importante: de onde virá a grana ??? Em qual cronograma serão feitos os desembolsos ??? O detalhamento da proposta francesa que está num post aqui do Aereo pode dar alguma pista para o cronograma/investimentos de TdT ???

Leamartine Pinheiro de Souza

Prezado Sr Guarda Marinha em 19 mar, 2010 às 14:11

Senhores, atualmente qual é a média de nossos pilotos operando os F5 e M2000?

Precisas ser mais específico nesta sua pergunta.

Por exemplo, serve entrar no cockpit e ficar olhando os instrumentos estáticos ?!!

João

Senhores, a lambança do GF vai reverberar durante um bom tempo. A verdade é que os políticos estão nem aí pro amanhã. A FAB iria penar com qualquer dos 3 caças, mas certamente o Rafale tende a ficar mais tempo parado por falta de verbas. O F-18 tem um problema seríssimo para esse governo: é americano e por isso está fora da disputa. O Gripen ainda é um projeto e seu preço final é uma incógnita. Mas, volto a insistir: deveríamos participar do desenvolvimento do Gripen NG fora do CLS, mas se não teremos dinheiro nem para fazer os 36… Read more »

Zoio

Marco, no atual Brasil em que tudo é possível através da politica de “pão e circo” eu não duvidaria nem um pouco.

Agora é torcer para o governo aumentar ( e bastante ) o orçamento da FAB, senão a coisa vai ficar feia. MUITO feia.

Milan

Infelizmente esta conta pesará por anos nos cofres brasileiros.

Em uma sociedade desmobilizada, o governo pinta e borda. E ainda garante caixa para campanha política.

Sei que a minha opinião não é a de um especialista. Mas preferia o o F-16MLU como caça tampão e entrada no projeto F-35.

Abraços, e obrigado pelo espaço para comentar

Albér

Senhores,
Mais uma vez percebemos que a FAB e os contribuintes ficaram em 2º plano, sabendo-se lá o que ficou, de fato, em primeiro lugar nessa decisão “política”. Vejamos agora como esses aparelhos poderão ser operados dado o finito orçamento da Força.

Satisfações, e parabéns pela qualidade da página.

JOSE

Eu acho que não houve erro do Governo Federal e muito menos do Jobin, eu acho que ficar entre um caça que ainda é uma promessa e um caça que é realidade já testado e homologado,um caça maduro,a decisão mais acertada,quem garante que o grippen será tudo o que estão prometendo e se o projeto não der certo, qual será o nosso caça ?, um grippen cd que é um caça do nível do f-16, a grande sacada da saab foi essa conversa de desenvolver junto o caça que só agora o governo dela resolveu bancar,o risco desse projeto não… Read more »

Francisco AMX

“Com relação às fotos do Rafale, elas são interessantes pois a maioria dos leitores não conhece e o editor tem a liberdade poética de usar as fotos como uma crítica à decisão do Governo. Elas refletem a opinião deste editor de que a escolha errou o alvo pretendido pela FAB.”

Galante, vc sabe de algo importante! explica para nós vai! em vc eu posso acreditar… penso eu… pq mudaste de idéia?

Abraço!

mottaeiras

Acredito q o dinheiro virá do pré-sal que começará a produzir a partir de 2016. Considerar a previsão de 5a economia do mundo para breve.

Guarda Marinha

Senhores, Infelizmente nosso pais tem a tradição de prometer e não cumprir. Sempre que a um aperto nas finanças publicas, o setor que sempre fica com as verbas contigenciadas é o militar. Apesar do alto comando da FAB ter suas qualidades, creio que os Rafale que virão irão permanecer um longo tempo em terra, por culpa da falta de verbas para sua devida operação. Fico a me perguntar o que fazem os deputados federais que se elegeram com propostas para o setor militar, alguns destes são inclusives militares da reserva, sinceramente conheço pouco da atuação destes parlamentares, não vejo nenhuma… Read more »

Justin Case

Amigos, no artigo postado:

“No mais, um país que tem …, deveria questionar a opção pelo caça mais caro.” .

Caro ou barato depende do objetivo que se quer alcançar e qual capacidade operacional podemos adquirir com o “pacote”.
Como não sabemos o que está contido em cada proposta e muito menos os valores ofertados, creio que esse “questionar a opção pelo caça mais caro” perde totalmente o sentido.

Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Juliano Lisboa

Pelo que li, o custo de 10 bilhões, estão inclusos armamentos e manutenção por 30 anos. Ou seja, tudo definido e além de tudo não é pagamento a vista. Financiamento a perder de vista.

CorsarioDF

Como tudo no Brasil o bom é o que é “caro” e nós não temos como utilizá-lo, pois não temos $$$ pra isso!!!

É igualzinho comprar uma Ferrari para andar aqui, se você consegue ir de uma cidade a outra já está de bom tamanho, pois viajar num carro desses será apenas em sonho…

Sds.

LBacelar

Mais uma vez o blog se mostra incapaz de ter uma atitude imparcial e se baseia em hipóteses e informações não confirmadas para tomar partido por candidato A ou B em alguma disputa, tal qual a concorrencia pelos submarinos. Todo mundo já sabe que cada Gripen C vendido pela Tailândia custou cerca de 80 milhões de dólares, e que de acordo com as FAs Holandesas e norueguesas, a hora voo do NG ficará em cerca de 10.000 dolares, mas quando tocamos nesse ponto, os defensores do projeto se calam. As viuvas só restam saber que o NG nunca sairá do… Read more »

Alexandre Galante

Justin Case, capacidade operacional com aviões “groundeados”? O Rafale existe porque a França não quis continuar no programa que deu origem ao Eurofighter. Ele não deveria existir. É um avião caríssimo até para a França, que inclusive congelou o desenvolvimento do avião por um tempo, até conseguir a redução de preço de 10%. É um avião que não vende, não tem escala. O Brasil será a salvação do Rafale. Mas minha preocupação não é essa. Quero que os pilotos da FAB voem, treinem e seja capazes de produzir um mínimo de dissuasão. Que venha o Rafale, mas que o Governo… Read more »

knight72

1° – Por favor alguem pode me responder se atualmente com o F 5E nossos pilotos voam 180 horas ano, Creio que provavelmente os piltos do Aerolula consigam até muito mais que isso, mas os outros , não tenho tanta certeza. 2° – O PIB do brasil é muito maior que o da Africa do Sul, comparação desesperada essa. 3° – A proposta francesa inclui compensações (“offsets”) equivalentes a 160% do valor do contrato comercial, e foram apresentados 67 projetos já formalizados junto a 38 empresas/entidades, não se trata apenas de transferencia de tecnologia veja a materia: http://www.segurancaedefesa.com/Rafale_nova_visao.html “No mais,… Read more »

humberto

Como sou um eterno otimista, ainda tenho esperanças que não de o Rafale (mesmo sabendo que é a escolha dos Home a muito tempo), tem hora que fico na dúvida se é melhor cancelar o FX-2 ou deixar vir o Rafale, vendo um pouco a história do pais, creio que seja melhor que o Rafale venha. Com certeza a FAB vai conseguir fazer os Rafale voar e muito nos anos iniciais (creio que os outros vetores vão estar voando bem menos) até que cheguem todos os 36..Depois da coisa deixar de ser novidade…é uma incognita. TT irrestrita de tecnologia, abrir… Read more »

Craveiro

Au revoir lógica de custos e desenvolvimento de doutrina.

Sem voo não há treinamento,
sem treinamento não há defesa,
sem defesa não há futuro seguro.

Abraços.

Rogério

JOSE em 19 mar, 2010 às 14:26 Sr JOSE é justamente isso, “…a grande sacada da saab foi essa conversa de desenvolver junto o caça …”, que torna o Gripen interessante para a FAB, o resto é compra de prateleira, como foi a compra dos Mirage IIIs a 40 anos atrás. Mas o GF quer isso né, a vontade da FAB não quer dizer nada, para alguns aqui ela não entende nada de caça e pelo visto FA nenhuma no mundo entende, porque só a França comprou esse abacaxi e ainda assim a conta gotas. O que a Saab nos… Read more »

Guarda Marinha

Leamartine Pinheiro de Souza

Erro crasso em não espeficiar corretamente a questão.
Gostaria realmente de saber, quantas horas efetivamente nossos caçadores voam entre treinamento, missões?

Atc

Wagner

Guarda Marinha em 19 mar, 2010 às 14:33

“”creio que os Rafale que virão irão permanecer um longo tempo em terra, por culpa da falta de verbas para sua devida operação.””

Muito bem dito. É o que estamos tentando fazer os rafaelistas entenderem, mas ales acreditam no Jobim…

Vitor

Pro pessoal que reclama de imparcialidade do blog, nao existe nenhum veículo de comunição que seja imparcial. O do governo mostra a vontade do governo, os de direita mostram a visao da direita e os de esquerda a mesma coisa. Pura ilusão pedir imparcialidade ninguem consegue ser absolutamente imparcial. E certa coisas devem ser questionadas gostando ou nao isso faz parte da democracia, questionar quem esta no poder.

João Augusto

Esse governo fede. Alguém pelo amor de Deus funde um grupo terrorista!
Parodiando os radicais do MST:
FX-3?! Já!!! (Reforma agrária!? Já!!!)

Fabio

Apenas acho que alguns leitores do site deveria conhecer melhor a realidade das FA, os militares das FA e os problemas sociais brasileiros. As FA brasileiras ficaram praticamente esquecidas nos anos do FHC em todos os aspéctos! Hoje pelo menos existe um planejamento e alternativas. Os militares das FA (os de carreira/profissionais) são em sua grande maioria muito sérios e competentes e querem antes de mais nada uma estrutura funcional e operacional, porem esbarram no orçamento. Em relação a orçamento, um dos grandes problemas é com os gastos em manutenção de justamente equipamentos e instalações antigas. É infinitamente mais dificil… Read more »

OTV

Vivemos em uma pais rico, mas que infelizmente as riquezas da nação desaparecem . Tanto barulho por 36 aviões de combate . E pior vamos ver se vai haver recurso para dar a manutenção destas aeronaves. Se os pilotos vão conseguir fazer o mínimo de voos de treinamento . Seja qual for “O ESCOLHIDO” sua manutenção sera mais cara que os atuais vetores . Quanto aos cortes no orçamento, todo ano é mesma coisa. Estamos em ano de eleições, e como de costume a máquina estatal vai ficar a disposição do candidato à situação . Em relação as criticas ao… Read more »

RodrigoBR

É muito caro mesmo!

Por isso vamos parar de comprar armamentos e investir nas FAs porque os Hospitais, escolas, etc.. precisam deste dinheiro!

Já que não vamos mais comprar armas e nos equipar, para que estamos perdendo tempo debatendo o assunto “Defesa Nacional” aqui , hein editores?????

Se vcs querem criar “algo” para gerar discussão, pelo menos pensem um pouco antes de dar “um tiro no próprio pé”!!!

É cada uma desses blogs…..

Guto

Bem gostando todos ou não pelo que parece a novela da escolha vai acabar. Agora o que vai acontecer, se vai ter recurso de manter ou se vão ficar enfeitando hangar vamos deixar o tempo nos responder.

F.Caetano

Nossa…quanta revolta revolta por aqui!?! Tantas pedradas no Rafale…e tudo isso porque os franceses nos ofereceram oque de melhor eles dispunham??? Se caso tivessem nos oferecido um upgrade de M-2000, com fizeram os suecos com o Gripen C/D, serima mais bem vistos? O assunto da vez é custos? Então que se enterre de uma vez por todas essa balela de TT e Fx-2, e que se assine um contrato com Embraer para mais 120 A-29, moderno, custo de aquisição e operação baratinho(já que o desempenho do vetor em si não mais importa agora). O que acham? Td mundo sairia ganhando!!!… Read more »

Tonelero

Tenho lido os comentários postados aqui a respeito desta aquisição pela FAB e tenho algumas perguntas ( comentários ) a fazer: 1 – Se o Rafale é tão ruim como alguns constataram, porquê a França, país de primeiro mundo utiliza ele e sua força aérea e em sua Marinha. Certamente têm recursos e conhecimento científico para desenvolver uma aeronave de 5ª geração ou se associar a algum projeto ( F 35? ) e por que não o faz? Se a cada dia aumentam os números de Rafales em suas esquadrilhas poderiamos concluir que ele faz frente as ameaças futuras da… Read more »

Fabio Mayer

Bem, de modo otimista, sabemos que o Rafale venceu a “licitação” já em setembro. Mas de modo pessimista, sabemos que já venceu a licitação antes mesmo dela se iniciar ou pelo menos quando o Sr.Jobim assumiu o ministério da defesa. O administrador público brasileiro é de regra ruim, e esse processo demonstrou isso claramente: – Gastou-se uma nota preta para o FX, que pretendia comprar 12 caças, e simplesmente o cancelaram, jogando dinheiro público fora; – Gastou-se uma nota preta federal para o FX-2, para que a escolha em determinado momento deixasse de ser tecnica para virar política, ou seja,… Read more »

Wagner

Isso não faz sentido, manter um Mirage 2000 é bem mais barato que manter um Rafale. Lembrando que a peça de um fusca 75 é barata e já tem varios fornecedores e seus estoques, já a peça de um golf vai ser caríssima pois tem poucos fornecedores. Outra, essa de que avião antigo é caro para manter é lenda, pois se fosse assim os Phantom da Guarda nacional dos EUA não voariam. Ao contrario, voam pq tem peças de sobra ! Os rafales dependerão das boas relações com os fornecedores da França. Noutras palavras, nos manterão presos a FRança, pois… Read more »

Guarda Marinha

Wagner A FAB bem como as demais outras co-irmãs já vem a anos operando a mingua com os seus orçamentos pifios e não vemos nenhuma mobilizam no congresso para alterar este quadro. Muito se diz neste fabuloso pré-sal, mas qual a garantia que teremos que estes futuros recursos serão empregados na defesa nacional. Temos acompanhado que as demais forças armadas no cone sul tem se modernizado, se qualificando e sobretudo ganhando musculatura militar, os senhores deveriam observar as condiçoes da BASE AREA DOS AFONSOS – RJ, resido próximo e em um passado recente era comum ver uma grande atividade aerea,… Read more »

Justin Case

knight72 em 19 mar, 2010 às 14:49, disse: “1° – Por favor alguem pode me responder se atualmente com o F 5E nossos pilotos voam 180 horas ano, Creio que provavelmente os piltos do Aerolula consigam até muito mais que isso, mas os outros , não tenho tanta certeza.” Knight, boa tarde. Pilotos de caça (supersônico) voam tradicionalmente em torno 120 horas anuais no Brasil. Os valores variam conforme o ano. Isso significa em torno de 140 saídas/ano para os Mirage e em torno de 120 saídas anuais para cada piloto de F-5. Cada missão envolve mais duas/três horas de… Read more »

Fabio Mayer

A essa altura da peleja, já não me interessa qual o melhor caça, até porque, quem sou eu para dizer que um caça é melhor que o outro, nem piloto eu sou!

O problema é que está doendo na parte mais sensível do meu corpo: o bolso, afinal, são impostos que pago que financiam isso tudo!

JAPAMAN

Submarinos: cada embarcação custará um bilhão de euros (ou cerca de R$2,7 bilhões), pouco mais de duas vezes mais o valor da oferta feita anteriormente por uma empresa da Alemanha. total da compra: R$ 20 bilhões em submarinos Scopene Helis: mais 50 helicópteros, que em números redondos vão custar de R$ 6 bilhões. RAFALECOS: 36 por 10 BILHÕES. TOTAL: 36 BILHÕES.. QUANTOS CAÇAS TEM A ÍNDIA ? VAI COMPRAR MAIS QUANTOS? QUANTOS CAÇAS TEM A CHINA? QUANTOS CAÇAS TEM A RÚSSIA? AHAHAHA… QUANTOS CAÇAS TEM A CORÉIA DO SUL (INFINITAMENTE MENOR QUE O BRASIL) Vamos comprar 36 por 10 bi,… Read more »

Edgar

Acho que o ponto chave aqui seria o projeto. O único que de fato desenvolveria nossa ciência e tecnologia nacional seria o NG. Ou alguém acha que iremos fabricar M-88-2 para possíveis compradores internacionais de Rafale não precisarem comprar da França? Fala sério. Iremos comprar e possivelmente produzir os nossos. Produzir = montar, de acordo com as autoridades francesas. Desta forma, funcionaria como hoje funciona nossa indústria automotiva. Empregos serão gerados na França, Ciência e Tecnologia ficarão na França, desenvolvimento social ficará na França e o melhor de tudo, a França não gastará 1 cêntimo de euro, será tudo financiado… Read more »

Antonio-SU

OK,deu Rafale,após contrato assinado e publicado no diario oficial creio que levara uns 04 anos para o 1º avião entrar em operação, muita água vai rolar, as verbas para manutenção e operação das Forças Armadas sempre foi e será um problema para o Brasil, do PIB de 1,5 Trilhões o pais investiu somente 50 Bi/2009 em infraestrutura, quer dizer não tem grana suficiente o cobertor é muito curto .As prioridades são muitas ,Saúde ,Educação e Segurança ,portanto tudo será conduzido conforme o saldo de caixa.

Guarda Marinha

Justin Case

Excelente explanação.
Ate que as horas anuais de vôo de nossos caçadores não estão tão distante do padrão da OTAN.

Edu Nicácio

# “Marco Antonio Lins em 19 mar, 2010 às 14:16 Ilmo Amigos Vcs acham que iriamos adquirir o Rafale sem penssar nisto? Não tem logica.No momento que os investimento em defesa estão grandes com a preocupação de proteger nossas riquezas? Seria um maluquice! Eu acho que este tempo passou. Abs” Concordo Marco. E outra coisa que ninguém está levando em consideração: os primeiros chegarão em 2014! Até lá, espero, deve haver dotação orçamentária prevendo o custo operacional da aeronave. Seria a mesma coisa o Exército receber os 2044 blindados de uma vez e não haver $$$ para gasolina, óleo e… Read more »