finalistas-f-x2

Em ofício a Jobim, Alto Comando afirma que, sob aspecto técnico, Rafale, Gripen e F-18 atendem à necessidade da FAB

Tânia Monteiro

vinheta-clippingApós dois dias de reuniões em Brasília, o Alto Comando da Aeronáutica entregou ontem ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, um ofício-resposta em que diz que não é da competência da Força Aérea a decisão política de escolher o novo caça. Na mesma resposta, a FAB reitera que, nos aspectos operacionais e logísticos, os três modelos que participam da concorrência – Gripen, F-18 e Rafale – atendem à Aeronáutica.

Dessa forma, a FAB endossa a possibilidade de o governo escolher o Rafale, da Dassault, mesmo sendo o mais caro dos três concorrentes. Tanto Lula quanto Jobim já disseram em público que a preferência é pelo caça francês porque a Dassault oferece o melhor pacote de transferência de tecnologia.

Depois de avaliar o relatório da comissão da FAB, que analisou os três caças finalistas e pontuou o Gripen em primeiro lugar, o F-18 em segundo e o Rafale em terceiro, Jobim decidiu fazer uma avaliação própria, dentro da estratégia da política de defesa. Sua análise tem como premissa básica a necessidade de o País se capacitar e desenvolver tecnologicamente, o que só é possível com transferência de tecnologia (oferecida de forma irrestrita pela França).

Para os oficiais, o importante é que a questão seja resolvida o mais rapidamente possível, com a opção de compra de qualquer um dos três modelos. Os brigadeiros temem que a decisão acabe sendo atropelada pela campanha eleitoral e o desfecho seja adiado mais uma vez – o assunto se arrasta desde o segundo mandato do governo Fernando Henrique Cardoso (1999-2002).

Ontem mesmo o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, entregou ao ministro da Defesa a resposta da FAB. Jobim vai agora preparar um relatório, que será entregue ao presidente Lula – ele volta da viagem ao Oriente Médio neste fim de semana. O relatório será levado ao Conselho Nacional de Defesa, a ser convocado pelo presidente Lula.

FONTE: O Estado de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

226 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caipira

E agora José?

ricjam

Acho q Agora Vai

Fabio Mayer

Vai preparar outro relatório? Ontem no Forças Terrestres havia uma matéria segundo a qual esse INCOMPETENTE do Nelson Jobim teria dito que a sokução sairia em abril. A solução que deveria sair em meados de março, foi ADIADA NOVAMENTE para abril!!!! Nelson Jóbim é INCOMPETENTE. E o governo do PT é incapaz de tomar uma decisão de Estado que se arrasta há mais de década! Uma coisa é o presidente vacilar e as vezes errar ao dar declarações sobre o assunto. Ele pode, porque seus assessores existem para lhes tirar as dúvidas e evitar que ee diga e faça bobagem.… Read more »

Ricardo

Propaganda política detected! Meu caro, se o vizinho lhe é descortez, isso significa que você também poderá ser? Jobin e Lula sabem o que fazem. E mesmo para a “direita” presente, é claro a condução correta de todo esse processo. A FAB não está desesperada por um caça. Se tiver caça ela voa, se não tiver ela não voa. Simples. Agora a FAB começa a entender o real poder que ela têm. A capacitação técnica lhe é pertinente, e isso ninguém duvida. Agora querer decidir política de estado influenciada por lobbys diversos e chegar a se insubordinar hierarquicamente é ser… Read more »

Curvo

Como já falei, o atual escolhe Rafale, depois paga-se a multa e vamos de, ou F-18 ou Gripen Ng, sai mais barato !!! E a entrega do F-18 é mais rápida do que o do Rafale, a não ser que façam alguma mágica, pode ser ???? De repente já comecem a entregar Rafale ano que vem, antes que o atual postulante e futuro Presidente o cancele

Dimas

Os três atendem. Até aí, nada.
O processo conduzido pela FAB é para indicar o que melhor atende.
Para isso é que se consumiu 18 meses de trabalho e foi feito um relatório de 30 mil páginas.
Para dizer que todos atendem nem precisava de todo esse esforço.
Pergunte à FAB se o Typhon atende às suas necessidades. A resposta també seria a mesma: sim!
O que o nosso insígne jurista está fazendo é uma falsa questão semântica.
Repito, a sua pergunta deveria ser a seguinte: Qual o avião que melhor atende as suas necessidades operacionais e logísticas?

Fabio Mayer

Pois é, Dimas,

Você tem absoluta razão. Mas parece que o enhor JObim não consegue explicar para o presidente a razão desse processo estúpido!

Se não fosse para escolher o que melhor atende, bastava o presidente visitar a França, conversar num jantar com Sarkozy e acertar a compra do Rafale. Mas estamos gastando 13 anos de processo para que a FAB diga que todo mundo atende… arrisca o presidente comprar Migs 29, já que não faz diferença nenhuma!

Jacubão

Jogou a toalha…

Christiano

Bateu desespero na FAB,precisa-se de um vetor urgente nem que pra isso jogue-se no lixo,todo relatório técnico feito pelo ministério da aeronáutica.Que vergonha!

http://coturnonoturno.blogspot.com/2010/03/senta-na-pua.html

Curvo

Só um detalhe que me esqueci, se for para ser Rafale, e a entrega começando em 2014, que pelo menos venha com radar AESA e míssel Meteor, pois não dá para ficar esperando-se para daqui à 4 anos e receber equipamento defasado !

Nick

Essa carta foi a capitulação final da FAB, agora é aguardar o anuncio do Rafale. Depois de tantos atrasos e 30.000 páginas para dizer que os 3 atendem as necessidades operacionais da FAB??? Isso todos já sabiam, cada um com suas preferências… Será que saberemos qual dos 3 foi o “vencedor” técnico?? Que venham os Rafales, e que eles não sejam apenas “rainhas” do hangar. Que a FAB tenha seu ORÇAMENTOS futuros AJUSTADOS para operar os Rafales de maneira satisfatória. E que o FX-3 comece agora!! E que não demore 10 anos…. (PAKFA, F-35, ou alguma outra parceria para densenvolvermos… Read more »

Felipe Cps

Jacubão em 18 mar, 2010 às 12:12:

É Jacubão, jogou mermo. Um veemente parabéns à FAB, que fez o que pôde, e manteve até o final sua coerência. A Força novamente deu orgulho aos verdadeiros patriotas. Mas está certo o alto-comando: seria inútil prosseguir suportando uma pressão tão grande das “forças terríveis”…

Que venham as 36 “Marie-Antoinette” para enfeitar nossas bases aéreas. E Deus ajude o Brasil.

Felipe Cps apóia o ENTERRO do FX2!

João

“Sua análise tem como premissa básica a necessidade de o País se capacitar e desenvolver tecnologicamente, o que só é possível com transferência de tecnologia (oferecida de forma irrestrita pela França)”.

Será que ele acredita no que ele mesmo diz? Essa é uma mentira deslavada!

Dimas

Nick,
Duvido da existência dessa carta, pelo menos da forma como foi notíciada.
Repito a minha opinião acima: A FAB trabalhou, e de uma forma irretocável, para dizer qual a alternativa que melhor lhe atende nos requisitos que foram avaliados: operacional, logístico, transferência de tecnologia, offset e preços de aquisição e de manutenção.
Repito, não apenas estes três aviões atendem. Muitos outros, incluindo o Typhoon e o JSF também atendem.
E mais, se todos atendem, porque comprar o mais caro?

Tikuna

olha, na boa, como base em que vários colegas afirmam categoricamente que tal caça atende os requisitos, como por exemplo, operacionais, logístico e Tdt? somente após uma analíse minuciosa de cada um dos participantes é que se pode afirmar isso, não? pois caso contrário ficamos no super-trunfo.

Abraços

Nick

Caro Dimas,

Essa pergunta deve ser dirigida ao Ministério da Defesa 😀

A FAB fez o que pode, mas quem tem a “chave” do cofre quer o mais caro, por motivos “políticos”. Agora quem tem a “chave” vai manter o mais caro voando sem problemas de verbas???? Mas a muito eles terão deixado o Governo …. e a FAB estará lá, voando ou mantendo no chão os Rafales.

[]’s

Caipira

Trecho do link que o Christiano deixou: “…Houve um tempo em que o lema da FAB era “senta a pua”. Agora é “senta na pua” e não reclama!…”

Craveiro

Coloco dois pontos de vista.

O primeiro é da competência. Confio bem mais na FAB do que no GF para escolher qualquer coisa ligada à aeronáutica brasileira. Não, a FAB não é infalível, não é perfeita. Mas prefiro que as ações executivas partissem dela. Mas…

O segundo é o de custos. Se o “povo lá de cima” quer o avião francês, com seus custos estratosféricos e tudo o mais, ok? Mas que garantam a manutenção de orçamento para eles voem. Só isso.

Abraços.

Fabio Mayer

Dimas,

Mais uma sacada genial da sua parte: se todos atendem, porque comprar o mais caro?

Marco Antonio Lins

Srs

Se para se comprar um caça, já existente é esta demora. Avali aguardar pelo Gripen NG, que é um projeto. com a participação do Brasil para adquar as nossas necessidades. Só Deus sabe!

rogerio

O brasil não tem opção vai ter que aceitar ,frances,ou americano que seja ,pois este pais perfeito sem defeito com politicos ainda mais perfeitos que e nosso não valoriza nada se esqueceram da engesa deixaram ela na pior que garantia teremos quando trocarmos de politicos de 8 em 8 anos que se tera uma continuidade sem frescuras tipo vou mudar tudo do jeito que interessa meu partido e meus aliados prejudicando o pais

fredy

Dimas. “E mais, se todos atendem, porque comprar o mais caro?”
A resposta é muito simples. Enquanto a Constituição da República contempla a supremacia do interesse público, sendo este um dos requisitos inafastáveis de todos os atos administrativos, a verdade é que, na prática, o dinheiro público é visto como dinheiro alheio por nossos governantes. Nessa linha de raciocínio eu respondo a sua pergunta com uma outra. Pra que comprar 36 gripens se vc pode comprar 36 rafales pelo dobro do preço?

Ronaldo

A FAB parece ter desistido de tentar atrapalhar as negociações, se o poder executivo quer Rafale, pois que seja então, afinal são eles que mandam.
O Gripen é carta fora do baralho desde o início, a FAB fez o relatório com a mentalidade de país pequeno, realmente na época do FHC o Brasil estava numa penúria, agora somos ate credores externos, podemos bancar coisa melhor para a defesa de um país tão rico como o nosso.

luis alberto

Concordo. Eh preferivel fazer super mercado de Ferrari do que com Volvo. Os amigos serao abatidos pela inveja. Os custos serao irrelevantes considerando o Brasil ser um pais rico, com grana saindo pelo ladrao.

Darkman

Que seja a vontade do Sr. Jobim senhor conhecedor dos equipamentos das França.
Não deu pra FAB que vai ter que aturar a Jaca do Rafaleco por 30 anos.
Via ser legal agente ver uma vitrine com vários caças parados para se tirar foto no Hangar.

Abs.

JOSE

Voc~es dizem que a FAB fez o que pode segundo a opinião de vcs,e não no que a FAB falou,segundo uma reportagem em que li,me lembro que não era na Folha,o Saito se disse muito contente com qualquer um dos tr~es,muito diferente do que a folha disse,no qual ele teria ficado desolado,acho prudente vcs esperarem o resultado e conseguentemente o conhecimento público das propostas e não se basear num jornal que tem a clara intenção de atrapalhar o processo! Tenhamos maturidade nas declarações,e sem fanatismo,se alguém aqui tiver conhecimento de algo ilegal que entre com um mandato de segurança,cabe lembrar… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

Acho que o “Dassault Rafale F-3” é o novo caça da FAB!
Por bem, ou por mal, o importante agora é que a FAB vai operar uma aéronave de alta-tecnologia e que atende as necessidades no cenário sul-americano.

Agora uma pergunta aos amigos e aos editores do Blog?

Quantos “F-5” já foram modernizados e quantos “AMX A-1” já foi modernizados?
Gostaria por favor da resposta.

Abraço aos Amigos do Blog.

Diogo

Eu acho engraçado certos comentáristas aqui… se julgam os conhecedores de leis, de gestão pública, engenheiros aeronauticos, pilotos e etc… se vocês se consideram tão bons assim, o que estão fazendo comentando no Blog? vocês deveriam estar na linha de frente, pondo a cara a tapa…
Mas não… se acovardam e vem para o blog desitilar as suas mágoas.
Vocês são o verdadeiro atraso do país.
Não critiquem. Façam!

JOSE

OLHEM ESSE VIDEO E QUEM ESTÁ JUNTO COM O CHIRAC,RSRS,VAI TER GENTE SURTANDO,RSRS,VIVA A ALIANÇA FRANÇA BRASIL!!!

http://www.youtube.com/watch?v=QXXstOweChc&feature=PlayList&p=94B890F6D11F07DD&playnext=1&playnext_from=PL&index=3

Wagner

Eu queria o Gripen mas sei que o Rafale ganhará. Bom, melhor que F18…

Diogo

Jose,

Sem sensacionalismo por favor. Poderia ser qualquer um lá. E lembro-te que essa aproximação com a França aconteceu ainda na gestão FHC. Então não venha com politicagem barata como muitos fazem aqui.
Parabéns a nação por essa tão importante parceria com nossos irmãos Franceses. Abaixo a subserviência e complexo de viras-latas que alguns países querem que assumamos.

luis alberto

Irmaos franceses? Voce deve estar brincando.
As nacoes nao tem amigos, tem interesses.

Fabio

O Rafale é o novo caça da FAB (NOVO DE FATO !) ÓTIMO que a partir de agora a FAb possa operar de uma forma mais consistente e com um equipamento de ponta. Independente de preço, será a primeira vez que a FAB operará uma avião de primeira linha. Espero que seja um novo começo e que a partir de agora possamos dar um salto grande para o fortalecimento e crescimento da nossa força aérea. Deixemos a era de sucateamento para trás. Espero que o Rafale seja o inicio de uma era de grande e poderosas aeronaves para a FAB.

luis alberto

Voce acha que o Rafale, sozinho, dah conta do recado?
Vai sair muito caro para o Brasil adapta-lo a doutrina e ao sistema de armas da FAB. Os sistemas franceses sao diferentes dos nossos e adaptacao requer muito dinheiro e competencia.
Lembro que os M-2000 sao exclusivamente para a defesa da capital federal. Eles nao operam fora dessa hipotese de conflito.

Wagner

vai ficar engraçado nos futuros exercícios da AL, o Peru enviará o único Mig29 em condições de vôo, a Venezuela o único sukhoi e nós um unico Rafale…
Um show de hipocrisia !
tava melhor com os T33 !

Fabio

A compra desse caça seja ele Rafale ou Gripen ou Hornet marca um fato historico e que NUNCA ACONTECEU ANTES (pelo menos eu nnao me lembro). Será a PRIMEIRA VEZ que a FAB receberá uma aeronave de combate de primeira linha !!! Isto para a FAB deve ser comemorado como um fato historico.

DAlmeida

Ninguem discute que o Rafale é um ótimo caça. Mas quando chegar já estará defasado e custando muito caro.
Vamos continuar dependendo durante muito, muito tempo dependendo de tecnologia externa devido a nossa própria incompetência.

Que meus filhos possam se orgulhar mais deste país do que eu (o futuro não diz isso). Infelizmente vivemos num país onde a GRANDE MAIORIA, MUITO GRANDE MESMO, só mostra orgulho mesmo quando se fala de futebol.

Vamos todos pra praia e tomar uma cerveja, assistir a copa e deixar de esquentar a cabeça com a soberba do ignorantes.

JOSE

Que politicagem barata,não é apenas uma constatação,uma pergunta ?,essa aproximação realmente aconteceu no governo FHC,mas nosso ex presidente se preocupava mais em aparecer e se dizer amigo do Bill Clinton,do que uma aproximação com a frança e tirar proveito disso,eu acho uma honra ser convidado para a comemoração da queda da bastilha,o lula tirou um bom proveito dessa vontade de aproximação,cabe lembrar que a compra dos Sub convencionais,vai possibilitar a marinha a projetar submarinos desde da fase inicial até a final,tecnologia transferida pela frança,vai tb possibilitar ao brasil ter uma empreiteira com conhecimento de construção de um estaleiro para submarino… Read more »

luis alberto

Independencia? Deve ta brincando. Vamos ficar dependentes dos franceses por muitos, muitos anos.
Ninguem ensina o pulo do gato.

Timm

a FAB abriu o “bico”…sua necessidade é maior do que a esperança de uma decisão puramente tecnica…Deus nos abencoe !!!
Acredito que os três atenda as necessidades assim como a FAB relatou, mas a decisão poderia ser mais facil e clara sob o ponto de vista politico..Estamos aprendendo, um dia que sabe seremos melhores nestas decisões

COMANDANTE MELK

Senhores, só para acrescentar mais informação aos foristas, resolvi postar reportagem da Folha, via Defesanet, lá vai: TEMPORADA DE CAÇA Mônica Bergamo A rainha Silvia, da Suécia, que visita o Brasil na semana que vem, chamou o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT-SP), para uma audiência nesta manhã, em Estocolmo. Vai falar com o político, que é amigo e ex-ministro de Lula, sobre a compra de caças pela Força Aérea Brasileira. Marinho está na Suécia a convite da Saab, uma das concorrentes no processo. Anteontem, ele voou em um caça no passeio pela sede da companhia. Pois é meu… Read more »

DAlmeida

Antes que alguem me pergunte não sou nenhum entendido em tecnologia.

Sempre achei que o Gripen era uma excelente aposta, pois acredito no FUTURO. Não acredito em ninguem vendendo ou transferindo tecnologia. ISSO NÃO EXISTE !!

Pra mim Rafale já vem com cheiro de prateleira com naftalina.

Acredito no estudo, desenvolvimento, learning by doing.

luis alberto

Concordo em genero, numero e grau.

JOSE

E quanto ao video é bom jogar um pouco de lenha no ódio ao lula,assim se o rafale for escolhido a choradeira vai ser das boas!!!

Wagner

aliar-se aos EUA é pedir para morrer
a aliança com a França é boa
Com a Suécia seria melhor

ao menos saimos um pouco da orbita dos EUA, já ajuda.

o Jobim bem que poderia anunciar de uma vez: ” Acho o Rafale mais bonito e pronto !!”

JOSE

Alguém, vai dizer que a escolha do rafale já vem desde dessa época!

luis alberto

Sim, desde o fatidico 7 Set 2009.

Galileu

Duvido, suponhamos que entre o serra na presidencia e ele não concorde, deve ter alguma quebra de contrato……

A esperança é a ultima que morre…ahahha

Rodrigo

A FAB faz o correto, joga a decisão no colo do Presidente.

Se ele vai ser macho de assinar alguma coisa controversa em ano de eleição é o que veremos.

JOSE

E vc acha Galileu que o Serra vai fazer isso,se nas enchentes ele deixou nossos conteraneos em maus lençois ficou entrincheirado no palácio Tiradentes!,dúvido muito.

JOSE

Desculpe Palácio dos Bandeirantes!

Diogo

E no mais, essa proximidade com a França já vem de séculos. Para quem sabe, a mais respeitada instituição de ensino superior das américas e quiça do mundo, teve a sua gêneses através de uma missão de diversos intelectuais Franceses que no Brasil estiveram, dentre eles o Famoso antropólogo Levi Strauss. Para quem não sabe, essa instituição é simplesmente a Univesidade de São Paulo (USP). No mais, toda a tecnologia de metrô, utilizada no Brasil, é francesa. Eu, como cidadão Brasileiro e Frances, me sinto orgulhoso dessa parceria e digo-lhes: os respeito que os Brasileiros gozam na França, eu nunca… Read more »

luis alberto

Sou brasileiro. Jurei defender a bandeira do Brasil e a nacao que ela representa.
Para mim, Franca, Inglaterra, Japao, USA, Chile, Uganda, etc. etc. sao a mesma coisa.
Nao existe amizade entre paises, existe interesses. Lembra da guerra da lagosta?

proteus

concordo plenamente ,luis,mas tem gente que é cego mesmo e cai em qualquer história da caróchinha!

JOSE

Eu acho que a marinha poderia pegar o projeto do grippen naval,pois precisamos de um caça pronto e não de um caça em desenvolvimento,e com riscos no projeto,essa é a minha crítica ao Grippen.

Wagner

brasileiros na França são tratados como os africanos : policia aqui, policia ali.

luis alberto

Concordo, por experiencia propria.

Francisco AMX

Seja Bem vindo Rafale! o melhor caça do FX-2 short list!

Sds!

JOSE

Diogo atesto o que vc disse,já estive na frança 3 vezes,e vejo o carinho,respeito e admiração pelo nosso país lá,chega até ser engraçado o fato de nós brasileiros sermos mais bem tratados lá do que muitos europeus,carinho parecido assim só vi no japão,aquela admiração de saber que no brasil não tem só mulatas,futebol,e samba.

Wagner

aliás, lembram do que aquele oficial Francês falou do KC390 ? Eles desprezam a Embraer…