Home Armée de l´air Esquadrão ‘Dauphiné’ do Armée de l´air faz última campanha antes da desativação

Esquadrão ‘Dauphiné’ do Armée de l´air faz última campanha antes da desativação

172
37

Linha de Mirage 2000 em Cazaux - foto Armee de lair

Nesta segunda-feira 15 de março, o Armée de l´air (Força Aérea Francesa) informou que o esquadrão de caça 1/4 “Dauphiné” realizou sua última campanha de tiro ar-solo, entre 22 de fevereiro e 4 de março deste ano, na Base Aérea de Cazaux.

O esquadrão, que normalmente opera a partir da Base de Luxeuil, deverá ser oficialmente dissolvido em 29 de junho de 2010, seguindo um planejamento de reestruturação, racionalização e reequipamento da aviação de combate francesa (mudanças para as quais  o caça Rafale é o ponto chave) que já foi objeto de um artigo no Poder Aéreo (ver link “Racionalização à Francesa” na lista ao final da matéria).

Armando Mirage 2000 em Cazaux - foto Armee de lair

Esta última campanha do esquadrão, que é equipado com aeronaves Mirage 2000 N de ataque convencional e nuclear, envolveu 10 de suas aeronaves e 131 pessoas. Foram realizados voos supersônicos e combates aéreos simulados (dissimilares) contra jatos de treinamento Alpha-jet da Escola de Transição Operacional (ETO – école de transition opérationnelle) de Cazaux.

O exercício também contou com a participação de Comandos Parquedistas do Ar (commandos parachutistes de l’air – CPA n°30) que “iluminaram” alvos para bombas de guiagem laser. Ao mesmo tempo em que se realizava a campanha de tiro, o desafio também era garantir uma disponibilidade técnica máxima.

Decolagem Mirage 2000 em Cazaux - foto Armee de lair

Exercício de Mirage 2000 em Cazaux - foto Armee de lair

Exercício de Mirage 2000 em Cazaux - foto 2 Armee de lair

FONTE / FOTOS: Armée de l´air (Força Aérea Francesa)

LEIA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest
37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
rogerio
10 anos atrás

Os antigos miragem 2000 dão lugar ao rafale que provavelmente o brasil usara sendo assim os dois paises

Wagner
Wagner
10 anos atrás

eles mandam os Mirage 2000 para a reserva igual os russos ou desmontam de uma vez ?

Wagner
Wagner
10 anos atrás

quem é que está clicando nas maõzinhas aqui ? como podem avaliar negativamente uma pergunta ??

Fabio
Fabio
10 anos atrás

Isso mostra a capacidade do Rafale. Caro ??? sim… porem um otimo avião de combate.

LBacelar
LBacelar
10 anos atrás

Wagner em 15 mar, 2010 às 13:56

Wagner, Normalmente os Franceses mandam os caças p/ reserva. Os nossos M2000 vieram da reserva deles. Em alguns casos os aviões da reserva servem como fonte de peças para alguns caças da ativa ou para usuários estrangeiros de Mirage

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Obrigado

OTV
OTV
10 anos atrás

off topic alguem pode me dizer como faço para ler as matérias exclusivas para assinantes?

OTV
OTV
10 anos atrás

OFF TOPIC
Obrigado.
O Nunão já esta vendo o meu problema em ler materias exclusivas.
Amplexos
OTV.

Darkman
Darkman
10 anos atrás

Espero que não venham parar aqui na FAB essas carroças.
Já basta ter que engolir os Rafales, caso seja confirmado pelo GF.

Abs.

storm
storm
10 anos atrás

Interesante é a terceira foto do Miragem 2000 N decolando com dois tanques extras e um míssil no ‘ventre”, parece até estar utilizando o pós-combustor…
E que méssil seria este ?

comment image

JOSE
JOSE
10 anos atrás

Darkman o mirage 2000 não é uma caroça,pra quem usa o F-5 esses mirage 2000 se fossem para o brasil,seriam muito bem vindos!

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Se comprássemos trinta mirages 2000, os modernizássemos e os preparássemos com os Darter, já seria mais que suficiente e muito barato.
Não vamos atacar a Russia, não precisamos dos Rafale. E o Gripen, é perfeito para longo prazo.

LBacelar
LBacelar
10 anos atrás

Darkman em 15 mar, 2010 às 15:48

Brother, tem gente que quer o Gripen A aqui no Brasil p/ fechar gap, sinceramente, não tem muita diferença não!

brazilwolfpack
brazilwolfpack
10 anos atrás

Quando chega esse esquadrão de caça cafuné para o brasil?

Nick
Nick
10 anos atrás

Concordaria em comprar uns Mirage 2000 usados (desde que as células tivessem pelo menos uns 15 anos de vida) desde que repassassem de graça todo o ferramental de produção e processos dos caças, e produção das turbinas M53.

[]’s

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Isso, depois a gente faz um escândalo tipo Irã-contras e vende tudo para os aiatolás ! ah ah ah !!!

Ronaldo
Ronaldo
10 anos atrás

Alguns comentaristas daqui parece pobre com complexo de rico, comendo sardinha e arrotando salmão, se um esquadrão de M-2000 modernos viessem pra FAB variam muito mais que os F-5M, gostem ou não a verdade as vezes é dura para nos, estamos incapacitados militarmente.
Também tem aquele antigo ditado “quem desdenha quer comprar”.

Fabio Mayer
Fabio Mayer
10 anos atrás

Interessante é notar que no mundo todo o custo os armamentos modernos está impondo a racionalização de unidades operacionais. Estamos trocando pessoal por máquinas cada vez mais caras e modernas, a verdade é esta.

Esse assunto é off topic mas… o fato é que se o Brasil tivesse 3 ou 4 esquadrões de M2000 N provavelmente nem estaria se contorcendo nesse maldito FX…

OTV
OTV
10 anos atrás

Quase copiando Fábio

Se o Brasil tivesse 3 ou 4 esquadrões de caças de fabricação nacional (não importando se geração 3 ou 4 ou 5) este FX2 seria nome de filme de ficção.
Mas não temos caças nacionais, não temos mais do que alguns Mirage2000.
Então que venha logo (ou que venha o longo) FX2.

General
General
10 anos atrás

Antigas,mas excelentes aeronaves

andre
andre
10 anos atrás

Eu particularmente sou mt fã de toda a familia Mirage, em especial pela versão N, a capacidade de ataque em qualquer tempo, a capacidade de voar rente ao terreno sem interferencia do piloto, além dessa camuflagem mais do que linda, bom, e quanto a esses caças no Brasil seria mt bom poder contar com uma excelente platorma de ataque, esses caças sim seriam um vetor estratégico, e não nossos pobres AMX, sendo que mts nao tem nem a cablagem para uso de misseis no pilone da ponta das asas.

EVANDRO
EVANDRO
10 anos atrás

Hoje em dia operadores de M2000 como(Emirados M2000-9 e Taiwam M2000-5) estão querendo substituir essas aéronaves por causa do custo de operação. Ai vem gente aqui falar se tivéssemos 3 ou 4 esquadrões de M2000-N!!!!! Pelo amor de Deus!!! Imaginem se no FX-1 o M2000-5 tivesse ganho??? Teríamos que ficar por 30 anos com um caça que já estão entrando para a aposentadoria. Então que venha o Rafale mesmo, pois sei que pelo menos daqui uns 20 anos ele ficará ativo na Força Aérea Francesa.

EVANDRO
EVANDRO
10 anos atrás

andre. Com relação ao AMX discordo de vc. Como vetor de ataque são muito bons sim e ficarão melhor depois da atualização. Também teve uma boa participação na guerra de Kosovo nas mãos dos italianos Que cumpriu 274 missões em 1.200 horas de combate, com aproveitamento efetivo de 99,5%. A AMI (Força Aérea Italiana) empregou munições guiadas, de origem israelense, nas missões em apoio às operações da OTAN, quando destruíram estações de radar das forças sérvias voando a menos de 100 metros e a 900 km/hora. No total, foram 180 missões nos Balcãs, com 95% de sucessos.

andre
andre
10 anos atrás

Caro Evandro, concordo que os Mirage 2000-5 nao seriam a melhor opçao para o F-X1, mas tampouco o seriam os F-16C ou o JAS-39C, e acho q esse hiato criou a necessidade de uma aeronave mais moderna, principalmente pela introdução dos radares de abertura eletronica, coisa que se nao me engano o primeiro caça a ter um radar desse tipo foi o MIG-31. Mas mesmo o Mirage 2000-5 ainda tem seu valor, com seus misseis MICA de lançamentos multiplos, ja o custo operacional realmente é complicado, ja que as aeronaves francesas são mesmo mais caras e dificeis de operar. Acho… Read more »

Samuel Henrique
Samuel Henrique
10 anos atrás

É um belo avião! Tem prestado significativos serviços aos Franceses e acredito que também serviriam aos nossos interesses! Fico triste de lêr em diversos comentarios que a FAB não queria o MIrage 2000C, como seu caça tampão! Tenho diversas intrevistas de pilotos do 1ºGDA, elogiando a aeronave e suas qualidades! E se me lembro bem, o MIrage 2000-5 MK2 ficou em segundo lugar no primeiro FX! Mesmo com o Radar RDI sendo infeior em desempenho ao RDY do -5, ele é descomunalmente superior ao Cyrano 2 Bis! Sem falar da manobrabilidade e melhor capacidade de armamentos! Mas chegou o fim… Read more »

andre
andre
10 anos atrás

Evandro, com relação ao AMX tbm concordo que são boas plataformas de ataque, li até mesmo o comentario de um general americano dizendo que eles só precisariam dos A-10 e dos AMX para vencer a guerra,apesar de eu ter duvidas de missoes SEAD sendo excecutada pelos AMX, acho que foram os Tornados que realizaram essas missoes,pelo oq eu li uma das missoes importante dos AMX foi a destruiçao da principal bateria de artilharia servia q atacavam os Kosovares.Mas vc tem que concordar comigo que é uma vergonha a situaçao dos nossos A-1, eu fiquei pasmo qdo li q alguns caças… Read more »

Challenger
Challenger
10 anos atrás

Seria uma excelente aeronave, para melhorar nossa capacidade de ataque Naval que hoje praticamente não existe, e tirar o peso das costas dos AMX.

Pena que a modernização seria um pouco cara.

Samuel Henrique
Samuel Henrique
10 anos atrás

Challenger em 15 mar, 2010 às 21:48

Será que seria tão cara quanto uma aeronave nova?
Será que precisaria de uma modernização de grande vulto?
Acho que um link capaz de se comunicar com os outros aviões da FAB já daria para o gasto!!!!

Não havia pensado neles como atacantes navais…excelente ideia!!!!!

Challenger
Challenger
10 anos atrás

Não sei se o 2000N é capaz de lançar o Exocet, e qual o Radar dele.

Citei ataque Naval justamente porque atualmente não temos, só alguns poucos SH-3 SeaKing da MB tem capacidade de lançar misseis anti Navio, mas nossa capacidade de ataque estratégico tmb melhoraria muito.

EVANDRO
EVANDRO
10 anos atrás

Challenger
Caso o Rafale seja confirmado como o vencedor do FX-2 teremos um caça capaz de lançar os exocet e assim um vetor com capacidade de ataque naval. Pois é uma vergonha mesmo a FAB não ter tal capacidade no momento.

Ricardo_Recife
Ricardo_Recife
10 anos atrás

A Armada do Ar tinhas quinhentos caças a quinze anos atrás. Por causa dos custos do Rafale está sendo reduzida a um terço do que já foi.

EDurval
EDurval
10 anos atrás

Caro, Ricardo_Recife em 16 mar, 2010 às 6:34 Pelo que já tenho lido sobre o assunto, a redução do número de aeronaves e devido à maior capacidade do Rafale e não pelo custo do mesmo. 1 rafale e capaz de cumprir uma gama de tarefas em uma missão de ataque relativo a dois Mirage. Sendo assim a França esta economizando na quantidade mais não na qualidade. Quando ao Custo do Rafale esse é o ponto que impede que o mesmo seja usado na nossa FAB. Só será possível ter Rafale na FAB se o orçamento operacional for aumentado. Acho que… Read more »

Wagner
Wagner
10 anos atrás

EVANDRO, Isso é absurdo, o mirage 2000 não possui custos de manutenção tão exorbitantes desse jeito, e sua hora de vôo é MUITO MAIS BAIXA com relação a um Rafale. De onde tirou essa informação de que eles sao custosos demais ?? Pode, por gentileza, postar o link ? Eu concordo que a longo prazo o Gripen é bem melhor, mas até lá, creio que uns mais uns 30 mirages modernizados pela elbit e embraer e avibrás ( com sistemas compativeis aos F5EM, AWACS e AMX) seriam ótimos para a FAB. São bons aviões, e podem ser equipados com nossos… Read more »

grifo
grifo
10 anos atrás

Caro Wagner, modernizar os M-2000 pode parecer uma boa idéia mas não é. O custo de operação certamente é mais baixo que o do Rafale, mas ainda é muito mais caro do que os demais em operação na FAB e que o Gripen NG. Você coloca uma modernização como alternativa de curto prazo, quando na verdade ela provavelmente demoraria mais do que aquisição do FX-2 (a do F-5M demorou mais de 10 anos do início do processo até o recebimento das primeiras aeronaves). A Elbit nunca fez uma modernização de M-2000, no caso do F-5 ela já tinha feito em… Read more »

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Huumm
sua sugestão ?

Evandro
Evandro
10 anos atrás

Wagner em 16 mar, 2010 às 10:01 Vc vai me desculpar com relação aos Sukhois da Venezuela, no momento na minha opinião é o melhor vetor de combate da America do Sul, ele não possui adversário no momento por aqui.Agora se estão 100% operacionais eu desconheço qualquer informação. Esta estória de comprar M2000 da França para modernizar é jogar dinheiro fora. Li uma notícia em uma revista que não me recordo agora que um comandante da FAB fala que não compensaria modernizar os M2000, custaria caro e o mesmo não teria uma vida útil muito grande. O primeiro operador de… Read more »

Theo Gatos
Theo Gatos
10 anos atrás

Tudo bem, falar que o M2000 não é o melhor caça que podemos ter, ou que merecemos muito mais, ou que ainda bem que o FX virou FX-2 e não temos que voar com M2000 por 30 anos eu concordo, mas falar que esses M2000 não seriam bem vindos aqui é ser esnobe demais e não estamos nessa posição como FAs. Para começar eles ofereceriam combatividade (mesmo sem modernizar) a 90% dos caças da AL (já derrubou até F-16 similares ao do Chile) e além disso são superiores ao nosso F-5, talvez o maior problema ainda seria o SU-30. Não… Read more »