Raro vídeo de um F-5E capturado sendo testado pelos russos durante a Guerra Fria. Segundo uma fonte, ele teria sido testado contra o MiG-21, obtendo a vitória na maioria dos combates simulados.

COLABOROU: Ricjam

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
th98

pensava eu que só os estadunidenses tinham esse privilegio

Danilo

Serviu para modificar alguma coisa importante na familia MIG, ou só como experiencia ocidental, alguém saberia dizer ?

Saudações,

latino

Maravilha de video ,nunca tinha visto um f5 capturado no vietnã com a estrela vermelha da uniaõ sovietica pintada .

sds

MA

Muito bom vídeo! Nosso bicudão já tirou alguns sorrisos e sustos dos vermelhos.

Será que eles testaram os UH-1 também?

claudio

Muito interessante e não deixa de ser um tipo de transferência de tecnologia, sugiro ao responsável um típico sobre os confrontos entre a USAF e a PVO, principalmente nas missões de ELINT sobre a antiga União soviética na decada de 1950.

Alexandre

AGORA FICA CLARO PORQUE OS NORTE VIETNAMITAS NÃO TINHAM UM F4 PHANTOM. JÁ VIU A TRAGÉDIA QUE SERIA PARA OS AMERICANOS CASO PERDESSEM UMA AERONAVE DE PRIMEIRA LINHA?

Renato

Os Senhores poderiam, por favor, contar-me como esta aeronave foi prar nas mãos da URSS?

MA

Renato, ao final da guerra do vietnam, esta aeronave, além de alguns OV-10 Bronco, Uh-1 e outros modelos, pertenciam a força aerea sul-vietnamita. Foram encontrados intactos e levados à URSS para análise.

JACUBAO

Os F-4 não foram para as mãos dos Norte vietnamitas pelo fato dos EUA não terem repassados essas máquinas para os sul vietnamitas. A URSS, não teria muito a temer dos Phantoms, e sim dos futuros F-15 e F-14, pois os Phantoms poderiam ser superados com certa facilidades pelos MiGs da época. O problema estava nos pilotos dos MiGs (norte vietnamitas), que não tinham o treinamento dos norte americanos, mas mesmo assim, deram muita dor de cabeça a USAF. Quando um piloto soviético desertou e foi parar no Japão com um MIG-25, os pilotos de F-4 da força aérea japonesa,… Read more »

LBacelar

F5E na União Soviética? Agora eu sei da onde surgiu o MIG28 do filme Top Gun rsrs

Mauricio R.

“…pois os Phantons poderiam ser superados com certa facilidades pelos MIGs da época.” Os egípicios aliados dos soviéticos á época, discordam da sua percepção deste fato. Em mãos israelenses o Phantom era extremamente eficiente e temido. Os soviéticos levaram p/ o canal o Su-15 Flagon, então o mais capaz interceptador do IA-PVO e nem assim intimidaram aos israelenses. E como no Vietnã, os Migs nunca passaram sequer perto de impedir aos israelenses de atingirem e manterem superioridade aérea. Nesse sentido o missíl “Gainful”, foi um pouco mais eficiente, por um certo tempo. “…além de alguns OV-10 Bronco…” Não seriam O-2,… Read more »

JACUBAO

Podiam ser superados sim. E foram superados em várias situações, mas os pilotos sul vietanamitas não souberam tirar proveito dos seus mortíferos MIGs-21 diante dos Phantons, coisa que até os americanos admitiram, e não podemos comparar os pilotos israelenses com os adversários da época, e nem com os de hoje, sem tirar o mérito dos pilotos da Arábia Saudita e Egito, pois Israel tem uma grande perda operacional devido aos treinamentos que chegam quase a realidade, e isso na guerra faz toda a diferença. Os Phantons foram máquinas magníficas, mas eram superáveis por adversários bem treinados e os soviéticos eram… Read more »

claudio

O SU-15 não era um caça e sim um excelente interceptador (feito para interceptar B-58 e B-52), uma missão tipica seria decolar, acelerar tudo e sob orientação do controle de solo se posicionar, disparar seus mísseis e retornar. Seu similar na USAF era o F-106

Naquela época, o que a URSS tinha para combater o F-4 era MIG 21 e MIG 23, claro que os os MIG 17 e 19 ainda davam algum trabalho mas o cavalo de batalha para combate da extinta URSS era o 21 e também o 23.

JACUBAO

Esqueci de dizer que o principal caça sovético no final dos anos 60, eram os MIG-25, e isso não saiu (completamente) no meu comentário.
Desculpem.

Alexandre

Jacubao
Queria dizer Sul Vietnamitas é claro. Falha minha. Mas acho pouco provável que se dessem F 4 para uma Força Aérea tão fraca como a do Vietnã do Sul ainda mais numa guerra que eles sabiam que não venceriam. O F 5 para os americanos era excelente mas apenas para uso externo. Fizeram um esquadrão de F 5 americano no Vietnã para testes mas não aproveitaram o equipamento em escala. Motivo? Com certeza tinham coisa melhor em seu inventário.

JACUBAO

Com certesa Alexandre.
Um abraço meu amigo.

Antonio M

Li uma reportagem onde o especialista afirma que mais importante do que ficar comprando aviões novos, é o tempo disponível para voá-los e conhecer a máquina a fundo para poder extrair todo seu potencial e criar/manter doutrinas eficientes. Até afirmou que a FAB ainda não chegou ao ápice com os Supertucano, AMX e F5M e isso faria a diferença em combate real, mesmo contra aviões de projeto mais atual. E se o F5 já se mostrou um bom equipamento nessa época, então valeu a pena sua modernização por aqui; A FAB com os F5 a tanto tempo, agora F5M, podemos… Read more »

Leonardo

Bom dia a todos

Com toda certeza não da para comparar o nível de treinamento dos pilotos israelenses, entretanto, no início da década de 70 por várias vezes os MIG-25 que estavam deslocados no Egito efetuaram missões de reconhecimento sobre Israel sem que o F-4 os engajasse, a história só mudou com a chegada dos F-15.

Um abraço.

ricjam

Esse F-5 era da Força Aérea Popular do Vietnã (A Rússia opero vários aviões capturados dentre eles 2 F-14 do Irá e para teste ate o F-117 Abatido). Esse F-5E (nº série 73-00867) foi transferido para a União Soviética para os vôos de avaliação, ou seja, contra o MiG-21bis da Época.
.
Fotos do F-14 na Rússia.
.
http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/33169/
.
http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/18707/
.
http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/33168/

MA

O fato dos MiG-21 terem abatido quase duas vezes mais aeronaves que as perdidas em combate aereo no Vietnam é bastante significativo. Mas o grande mérito dessa conquista vem mais da tecnica de vôo dos pilotos norte-vietnamitas e das táticas de combate em escarmuça que utilizavam. Evacuar suas aeronaves de aerodromos que estavam prestes a ser bombardeados e depois voltar a operar deles logo após uma reconstrução de emergência muitas vezes surpreendia os americanos. Quase nunca voavam em grandes formações e atacavam e corriam de volta às bases aereas já identificadas pelos americanos. Mas ainda assim, atesta a capacidade dessas… Read more »

Giordani RS

Só uma coisa não está fechando…pelo que sabia o Vietnã do Sul não chegou a operar o F-5E, mas sim o F-5A/B e que acabaram, como butim, nas mãos dos comunistas…

ricjam

Possíveis aeronaves enviadas à antiga URSS

Guerra do Vietnã
.
A37 Dragonfly [23]
.
F-14 [3] Irá
.
F-111 [2]
.
F-5 Tiger II [41] esse foi o mais fotografado do que foi 73-00867]
.
UH1 [50]
.
AD-6 Skyraider [5]
.
CH47 Chinook [6]
.
C119 [36]
.
C130 Hercules [6]
Obs;
Entenda que algumas aeronaves não tinham condição de vôo igual ao F-117 abatido, somente para análise e estudos na antiga URSS

G-LOC

Os russos não tiveram acesso a nenhum F-4 vietnamita, mas tiveram acesso aos F-4 derrubados. Varias armas e sensores foram desenvolvidos com esta tecnologia. Posso citar o radar do Mig-23 e as bombas guiadas a laser russas

MA

Radar do MiG-23 teve muito mais a ver com uma derivação do radar do Su-15 que uma “cópia” do radar do F-4, mesmo porque este último era muito mais potente e eficiente que o radar do MiG-23.
Eles usaram o conceito mas não a tecnologia.

Wagner

Lembro que me falavam ” O Brasil tem Mig28″ !! E eu insistia: Primeiro que nao tinhamos aviões russos, segundo, não existe Mig28, ou é o 27 ou o 29 !
Então vi de novo o Top Gun e entendi o que tavam me falando. A galera viu o f5 no filme, acreditou no nome e depois viu o avião na FAB !!!
Na época era a maior frustração de minha vida convencê-los…

Rogério

ricjam disse:
14 de março de 2010 às 9:06

Sua foto parece quesaiu daqui hehehehe

comment image