M-2000 no báltico - foto Armee de lair

Por ocasião da visita do Secretário de Estado para Assuntos Europeus, Monsieur Pierre Lellouche à Lituânia e à base de Šiauliai, o Armée de l´air (Força Aérea Francesa) publicou mais fotos dos caças Mirage 2000 C do esquadrão 1/12 “Cambresis”, desdobrados naquela base para a operação “Air Baltic 2010”. Parte das fotos é do Ministério da Defesa da Lituânia.

Como se vê, o inverno tem sido rigoroso no Norte da Europa. Para saber mais sobre o revezamento de forças da OTAN na defesa do espaço aéreo dos países bálticos, missão atualmente a cargo dos caçadores franceses, clique nos links mais abaixo.

M-2000 no báltico 3 - foto Armee de lair

M-2000 no báltico 4 - foto Armee de lair

M-2000 no báltico 5 - foto Ministerio da Defesa da Lituania e Armee de lair

M-2000 no báltico 6 - foto Ministerio da Defesa da Lituania e Armee de lair

FOTOS: Força Aérea Francesa e Ministério da Defesa da Lituânia

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Audaz

Belas fotos!
e sem duvida um belo aviao!!!

Audaz

Gostei das fotos, sem duvida belo avião!
Sds

ezeca

podem falar o que quiser mas
se eles fosem a nossa platarforma de supremacía(ums 80 caças) .
hj a comversa sobre FX-2 seria um caça de 5° e não
haveria tanto medo do Chavez.

ezeca

FOTOS exelentes.

grifo

O Super Hornet e o Gripen NG tem autorização do governo americano para serem vendidos para o Brasil.

O Rafale já obteve esta autorização?

LBacelar

grifo em 27 fev, 2010 às 1:25

Foi o primeiro a ter a autorização amigo, mas não me leve a mal, vamos deixar o assunto FX2 para as matérias sobre FX2 por favor, afinal assim como eu tem muita gente que não aguenta mais ouvir falar no assunto.

Forte abraço

voltando ao assunto…

que belo avião é esse delta!

grifo

Não teve autorização, caro LBacelar.
Mas continue admirando o M-2000.

Edmar

Caros Amigos.:

Um belo avião “monomotor” e se tivéssemos uns 72 caças “Mirage 2000-5” (60 Monoposto e 12 Biposto) divididos em 6 esquadrões, como o amigo já comentou no parágrafo acima nós não iriamos ter medo de vizinho nenhum.
Bela foto e um belo avião de combate.

Abraços.

Nostradamus

Sera que estou enchergando demais.ou é um Python-5 num Mirage da Força Aerea Francesa???

Jacubão

Tá enchergando demais, rsrs… 😀

Nostradamus

Que missil e?Jacobão?

Nostradamus

Que raio de missil é aquele da primeira foto deste post me diga JACUBÃO?Se não é python 5 é o 4.

Alexandre

O missil é um magic II, ele tem as arestas parecidas com o python.
Assim como o missil brasileiro piranha.

Nick

Caro Edmar,

Talvez seu sonho de uns 80 Mirage 2000 esteja mais próximo que você imagina …
Eu particularmente sou contra, visto que eles não agregam superioridade aérea contra um SU-30 ou F-16B50. Seria mais a favor de uns 80 Gripen C/D….

[]’s

Nostradamus

Obrigado Alexandre não sou experte no assunto só curioso meu negocio é outro.

Marcos

Já que o assunto é beleza, acho que encherguei uma “caçadora” na segunda foto. Miragem??

Fabio Mayer

Simplesmente lindos!

Francisco AMX

A terceira foto é muito bacana mesmo! Nick, o M2000-5/9 está em pé de igualdade com o F-16B50, e em alguns aspectos tem superioridade, sobre o SU-30 é que complica, porém sendo em número elevado (80) seria superioridade garantida contra qualquer país das americar, fora USA… mas como insistem em dizer alguns, ele é caro de manter…, o que eu acho uma bobeira pois se vc precisa de algo que saia do eixo “USA” and Friends, ele é/era um alternativa consolidada, comprovadamente. eu sempre achei o F-16 o melhor custo benefício que existe, acho que ele deveria ter side mais… Read more »

davidjp

pensando do seu modo francisco acho coerente o que vc pos no pos ai em cima mesmo nao sendo fan dos produtos franceses belo modo de pensa!
sera que tem gente da defesa vendo o blog?
abraços!

Miguel

belas fotos de um ótimo caça!

ezeca

davidjp
sinceramente acho que sim
mas sues olhos tem filtro
só veem o que lhes interessam .

Patriota

belas fotos

Nick

Caro FrancisoAMX, Tenho minhas dúvidas da capacidade Mirage2000-5/9 sobre o F-16 B50. Os radares se equivalem RDY x APG68, mas os F-16B50 atuais recebem tratamento de redução de RCS, com 1,2 m2. O Mirage 2000, possui 3,3 m2. Os F-16 atuais operam AIM9-x+AMRAMM C-7, os Mirage 2000-5/9 operam MICA. Ou seja, eu diria que os F-16 possuem um certa vantagem sobre os M2000-5. Mas nada que um melhor doutrina e treinamento não resolvam. Fora que os caças em SI são apenas parte de um Sistema de Defesa. Agora, é claro que se recebermos os -5/9 a preço de banana fica… Read more »

rogerio

O brasil pensa pequeno se começar a pensar grande vai ter bons caças o mau do pais e a frescura como circo fx 2

marujo.

Muito bom comentário Francisco AMX.Pena que para a FAB apenas um avião serve:o Gripen.

Nick

Caro ChicoAMX , só complementando: Apoio seu raciocionio de que deveriamos comprar um caça custo-beneficio agora para o FX-2 e com a diferença, investir pesado em 5ª geração; através de uma parceria Brasil-Russia-India ->PAKFA, Brasil-China -> J-XX, Brasil-Suécia,-> 5ª Geração sucessor do Gripen, ou até mesmo um Brasil-Estados Unidos com o F-35 ou uma versão Stealth do F-18E , o UltraHornet. Só preferia uma solução custo-benefício de prateleira, mas nã usados de 2ª mão. Aliás essa solução deveria ser amarrada com o 5ª geração. Nesse caso, se fossemos de F-16 iriamos ou de UltraHornet ou F-35. Se fosse a Russia… Read more »

Fmonteiro

O Super Hornet e o Gripen NG tem autorização do governo americano para serem vendidos para o Brasil.

Ué, o Gripen não era a “escolha independente”?

emerson

Essas fotos são mesmo lindas.
Mas fiquei curioso se essa camuflagem é eficiente no Brasil. Será que não teria sido melhor aplicar a pintura escura dos MirageIII nos F2000?

emerson

Uma coisa que me irrita é a falta de padronização de nomenclatura na FAB, MB e EB. Afinal, A1 seria o AMX, daí vem a MB e usa a mesma sigla, sem falar na falta de critério para os aviões da FAB… F2000 para os Mirage2000 foi um exagero, sem falar no C105 para os C-295. Acho que chegou a hora do MD definir uma padrão para a designação das aeronaves de nossas aeronaves.

que tal uma discussão sobre isso, torcendo para que alguém no MD tome a iniciativa?

grifo

“Ué, o Gripen não era a “escolha independente”?”

Qualquer um dos três tem que pedir a benção ao Tio Sam. Mas o Tio Sam não via abençoar o Rafale se a França tentar ganhar com gol de mão.

Francisco AMX

Grifo, menos … menos…

Fmonteiro

Qualquer um dos três tem que pedir a benção ao Tio Sam. Mas o Tio Sam não via abençoar o Rafale se a França tentar ganhar com gol de mão.

Se é assim por que os americanos simplesmente não proibem a França de vender o Rafale? Daria menos trabalho do que ficar trazendo porta-aviões para cá.

Francisco AMX

Fmonteiro, a razão já abandonou o Grifo.. faz tempo rsrsrsrs

Francisco AMX

Pq os USA não fecham o mundo!? heim Grifo? rsrsrss

Hornet

Chicão,

se o problema é dar a benção, eu tenho um potinho de água benta aqui, benzida e tudo o mais…hehehe

brother, virou comédia isso aqui.

Eu me esfoço para só continuar na pipoca e não comentar muito, mas tem hora que não dá pra perder a piada…hehehe

abração bro!

ps. Mas vou voltar pra pipoca (em duas semanas, mais ou menos, o FX2 se resolve…depois combinamos aquele churrasco….não esqueci, não. E o Thierry já prometeu a Champagne “nacional”, diretamente de Paris…hehehe)

Tales

Nostradamus em 27 fev, 2010 às 7:56

“Sera que estou enchergando demais.ou é um Python-5 num Mirage da Força Aerea Francesa???”

Acho que sim. É um Matra Magic R.550 II.
Vide as fotos em: http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/aam/magic.html

Tales

Hornet em 28 fev, 2010 às 2:01

“vou voltar pra pipoca (em duas semanas, mais ou menos, o FX2 se resolve…depois combinamos aquele churrasco….não esqueci, não. E o Thierry já prometeu a Champagne “nacional”, diretamente de Paris…hehehe)”

Boa Hornet. Como bom gaúcho, sou parceiro para a churrascada.
Na Páscoa devo ir passar uns dias de descanso no RJ.
Abrs.

Hornet

Tales,

sem dúvida que vc estará na churrascada!

Eu sou do interior de SP, quando vier para essas bandas, dá um aviso que combinamos uma cerveja, ok?

abração bro!

grifo

“Se é assim por que os americanos simplesmente não proibem a França de vender o Rafale? Daria menos trabalho do que ficar trazendo porta-aviões para cá.” Caro Fsinzato, no dia em que a França conseguir vender um Rafale, aguarde o pedido de exportação de componentes chegar para aprovação no congresso americano. Ou você acredita que o Rafale é “100% francês”? Claro que negar permissão de exportação é um algo muito sério, ainda mais para um país aliado como a França. Mas o Jobim foi lembrado que se ele tinha planos de escrever o seu relatório “técnico” desclassificando o SH e… Read more »

grifo

Caro Francisco AMX, o tempo é o senhor da razão. Quando dizíamos aqui que o Rafale tinha ficado em último no relatório da FAB, que era tecnicamente o pior caça, que o custo total era duas vezes maior, que a transferência de tecnologia era para lá de restrita, me lembro de você rindo da mesma forma. Aí as coisas aparecem…

Não duvido que logo mais a imprensa publique uns dois ou três componentes do Rafale que precisam da benção do Tio Sam. Aí vamos poder brindar com Caracú mais uma mentirinha francesa aparecendo.

Felipe Cps

Perfeitos comentários meu caro Grifo. De fato, o tempo, o senhor da razão, até hoje só contrariou a turminha da JACA, rsrsrs… E virão mais por aí.

Sds.

Francisco AMX

Grifo, até agora só saiu boato! diz que me disse! me prova o contrário!? conversa mole isso sim tem bastante! além do mais não dei risada nenhuma! até critiquei bastante, dando algum crédito, e tenho feito isso desde então, “contrariando” até um dos editores… Na boa se tu acha que a FAB é capaz de classificar caças magnificamente, dando “uma voltinha” como fez, sem nunca na história deste país ter possuído um caça de desempenho e equipagens similares aos concorrentes, tu é muito inocente! a India que está acostumada com caças de alto desempenho está fazendo um trabalho minucioso, testando… Read more »

Fmonteiro

Caro Grifo provavelmente os engenheiros franceses fizeram o uso de algum “chip” americano, simplesmente porque servia e estava disponível. Mas se for por esse lado a maioria das armas e equipamentos americanos também não seriam 100% “made in usa”, pois há muitos “chips” e componentes fabricados em outros países. Só como exemplo, durante muitos anos os “chips” do sistema de guiagem dos ICBMs americanos eram fabricados no Japão e aparentemente isso nunca preocupou os americanos. Além disso boa parte dos “chips” já pode ser considerada uma commodity. Em projetos meus de eletrõnica, quando comprava os “chips” às vezes estes vinham… Read more »

Francisco AMX

“E por último seus argumentos mostram que o sapo barbudo está certo em querer limitar ao máximo a dependência tecnológica dos americanos, para não ter que ficar pedindo “benção” ao congresso americano como aconteceria com o SH e a “pulga” sueca. Só lamento que tenham tirado o Su-35 da disputa.”

Grifo, com esta vc tem que rever seus conceitos! rsrsrsrs

Perfeito Fmonteiro! todo o coment! mas eles sabem disso! é que estes argumentos são os que eles mais temem! a SAAB, hoje, é uma mera montadora de caças! uma EMBRAER nórdica!

grifo

“Caro Grifo provavelmente os engenheiros franceses fizeram o uso de algum ‘chip’ americano, simplesmente porque servia e estava disponível.” Não, nada disso. “E por último seus argumentos mostram que o sapo barbudo está certo em querer limitar ao máximo a dependência tecnológica dos americanos, para não ter que ficar pedindo ‘benção’ ao congresso americano como aconteceria com o SH e a ‘pulga’ sueca.” Caro FMonteiro, a única forma de se reduzir dependência tecnológica é ter uma indústria nacional forte. No entanto o que está se planejando é dar uma “banana” para a indústria brasileira de defesa e nos tornarmos totalmente… Read more »

Tales

Francisco AMX em 28 fev, 2010 às 12:36 Não esquenta gaudério… QUASE NADA do que foi publicado até agora tem confirmação OFICIAL… Os únicos fatos incontestáveis, por terem sido publicamente postados nos comentários foram: 1º) O Felipe manifestou e propagandeou sua postura anti-PTralha salvacionista; 2º) O Felipe revelou certa simpatia com o Rafale; 3º) O Zé veio falar em escala… 4º) Depois que o Lula anunciou a aquisição do Rafale em 07 de set., o Felipe passou a ser contra o mesmo, chamando-o que “queijo fedido”; 5º) O Zé veio falar em escala…E no Hornet e SH… 6º) O Felipe… Read more »

Tales

Hornet em 28 fev, 2010 às 7:02 “Eu sou do interior de SP, quando vier para essas bandas, dá um aviso que combinamos uma cerveja, ok?” É meio difícil eu aparecer por Campinas ou pelo interior de SP. Apesar de eu não conhecer a cidade, costumo ter outras preferências de destinos turísticos. Mas, talvez, algum dia eu vá conhecer Campos da Jordão e compará-la com a nossa Serra: Gramado/Canela/Caxias do Sul/Bento Gonçalves. Mas se tu vieres a PoA qq hora, avise-me que vou te levar na melhor churrascaria daqui, por minha conta! E vais ter que experimentar um “costelão de… Read more »

Hornet

Tales,

hehehe…o melhor comentário que li aqui no blog este ano. Fantástico! Muito bem colocado e muito bem humorado. Parabéns!

abração

Hornet

Tales,

com certeza, quando eu for para o sul eu lhe aviso (e ao Chico também) e combinamos algo.

Voltando ao seu comentário anterior: parabéns de novo! Muito bom!!!

abração

Edmar

Caros Amigos.:

O “Mirage 2000-5/9” é superior ao “F-16 B50” e também posso dizer que em até em termos de manobrabilidade o “Mirage 2000-5/9” é melhor.
Esses “Mirage 2000-/9” seriam temidos no cenário sul-americano.
E digo mais, os “SU-30” da Venezuela são bons aviões (sem dúvida) mas, eles são a versão mais simples da família “SU-30”.

Abraços.