sábado, setembro 25, 2021

Gripen para o Brasil

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‘Pilotos de caça fazem filmes, pilotos de bombardeiro fazem história’

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Warbirds III B-17 1

Bombardeio Nivelado no simulador WarBirds

Por Francisco Bischoff

Durante a 2ª Guerra, basicamente duas “frentes” determinavam o caminho da vitória: o avanço em terra e o avanço no ar. No ar, o responsável por este papel eram os bombardeiros. Diferentemente dos aviões multi-tarefa atuais, os bombardeiros da 2ª GM tinham uma missão relativamente “simples”, entrar em território inimigo e destruir os alvos estratégicos inimigos.

Warbirds III B-17 2

No WarBirds, o bombardeio nivelado procura representar, com algumas facilidades, o sistema de mira Norden, utilizado na época (inclusive na Coreia e Vietnam) pelos americanos. Com base na altitude e velocidade do bombardeiro, o ângulo da mira é automaticamente calculado pelo simulador, mostrando o lugar exato onde a bomba deverá atingir o alvo. Obviamente isto tudo era calculado e ajustado manualmente no avião real.

No WarBirds, a Norden possui um “atraso”, que visa simular o tempo que o responsável pelo bombardeio levava para ajustar a mira de acordo com as condições de vôo.

Basicamente necessitamos seguir os seguintes passos:

Warbirds III B-17 4

1 – Escolher o melhor ângulo para bombardearmos o alvo: antes de iniciar uma missão de bombardeio, precisamos conhecer o alvo. Os aeroportos tem diversas orientações, alguns são orientados Norte-Sul, outros Nordeste-Sudoeste e os alvos vitais (acks – artilharia antiaérea, radar, radio hut) e secundários (hangares, warehouse, etc) possuem varias disposições, por isso precisamos saber qual aproximação é melhor para numa passagem acertarmos a maior quantidade de alvos possíveis.

Warbirds III B-17 5

2 – Ajustar o ângulo de aproximação: ao chegarmos próximo ao alvo, convém descermos à baía de bombardeio, utilizando a tecla Y e ajustarmos minuciosamente de forma que o bombardeiro esteja indo diretamente para o alvo.

3 – Ajustar a Norden: Após termos o avião corretamente ajustado, precisamos ajustar a nossa mira. Para isso, mantemos pressionado a tecla 2 do teclado numérico (precisamos estar na baía de bombardeio para esta tecla funcionar) e neste momento temos a visão da Norden. Normalmente ela está apontando para um lado qualquer, e lentamente vai sendo ajustada para o sentido do vôo. Quando a Norden estiver pronta, aparecerá uma luz verde e a partir deste momento podemos confiar que ao largarmos uma bomba, é para lá que ela vai.

Warbirds III B-17 6

Durante os pontos 2 e 3, podemos utilizar o comando de Aileron para fazermos ajustes na mira. Podemos até bombardear alvos em zig-zag, dependendo da habilidade do piloto.

4 – Bombardeio: Na primeira passagem, convém que acertemos a maior quantidade possível de alvos vitais, mas não vamos desperdiçar munição quando não temos garantia de acertar o alvo. No Warbirds 3, para alegria de muitos, o raio de ação das bombas é relativamente grande, dependendo da carga da mesma, por isso dificilmente necessitaremos de uma segunda passagem. Porém quando necessitarmos de uma segunda passagem, aconselhamos uma técnica que poupa algum tempo no sentido de ajuste da Norden.

Warbirds III B-17 7

Normalmente quando pensamos em segunda passagem, imaginamos seguir em frente, fazer meia-volta e iniciar um novo ataque. Isso até resulta, porém temos algumas desvantagens. (1) precisamos passar por cima do aeroporto onde as acks tem melhor alcançe; (2) passar para o outro lado e voltar é um caminho muito longo e demorado; (3) precisamos recalibrar a Norden, pois o sentido de vôo mudou completamente.

Warbirds III ju88-4

Com isso a técnica utilizada no WarBirds é lançar as bombas e dar meia-volta rapidamente. Assim nos afastamos das acks (artilharia antiaérea), avaliamos os estragos causados (de longe) e se não for necessário uma segunda passagem, vamos para casa. Caso a segunda passagem seja de fato necessária, basta fazermos outra meia-volta e rapidamente pularmos para o posto de bombardeio, para conferir se a Norden continua regulada e fazer os ajustes mínimos para continuarmos o bombardeio.

Claro que esta é apenas uma das várias técnicas que podemos utilizar para bombardeio nivelado, mas imaginamos ser esta a mais efetiva. Podemos também ter atenção a atitude do avião. Se ativarmos o piloto automático para manter a velocidade constante (Shift+X), podemos acelerar ou retardar o avanço da Norden pelo alvo de acordo com a aceleração que aplicamos no motor (pois para manter a velocidade constante, o piloto automático move o nariz da aeronave para cima e para baixo, o que modifica a trajetória da bomba), mas ok, não vamos complicar no início 🙂

Warbirds III B-17 8

Como voar no WarBirds?

Para voar o WarBirds conectado ao servidor Tabahost© siga os passos abaixo:

  • Baixe o simulador (arquivo de quase 1Gb) clicando aqui e instale no seu Windows, de preferência no XP.
  • Baixe o programinha THLauncher.
  • Baixe o set de medalhas (THWB3ImagePack.zip), descompacte e instale na pasta \offln\common, dentro da pasta do WarBirds.
  • Crie uma conta no fórum do Tabahost clicando aqui. Seu login e senha do fórum servirão para você conectar o seu WarBirds ao servidor Tabahost, utilizando o THLauncher.

SAIBA MAIS:

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