Ações dos Black Hawk da FAB no Chile

7

Ten Humberto Leite


H-60_FAB_chile1-foto-FAB

Em dois dias de operações em Concépcion, no Chile, os dois H-60 Blackhawk da FAB já transportaram mais de 20 toneladas de alimentos, cobertores e água. As aeronaves brasileiras e chilenas criaram uma verdadeira ponte aérea entre Concepción e as comunidades próximas atingidas pelo terremoto e pelas tsunamis.

As operações acontecem na maior velocidade possível. Em Concépcion, os helicópteros permanecem no solo apenas o tempo necessário para reabastecerem e serem carregadas com as doações. Já nas vilas as aeronaves pousam em campos de futebol ou clareiras e sequer desligam os motores. O objetivo é fazer o maior número possível de voos até o anoitecer.

Durante todo o dia chegam à cidade aviões vindos de outras partes do Chile e de outros países com mais carga para ser distribuída.

Durante os voos é possível observar o cenário de destruição causado pelo terremoto que atingiu o Chile há uma semana.

Pontes destruídas, barcos naufragados e ruas vazias são algumas das imagens de um país que ainda se recupera da tragédia. Assista e baixe imagens de vídeo da destruição

Para o Capitão Fernando Castro (assista aqui à entrevista), um dos pilotos brasileiros no Chile, participar dessa missão humanitária é motivo de orgulho. “Como todo bom brasileiro a gente está com sentimento de orgulho por poder estar ajudando o povo chileno, nossos irmãos, e feliz por poder ajudar, poder contribuir com a recuperação do país”, afirmou.


H-60_FAB_chile2-foto-FAB

FONTE/FOTOS: FAB

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JACUBAO

Esses BH são máquinas fantásticas, uma pena que o governo preferiu as “goiabas” dos CARACAL.

Franco Ferreira

ELES TÊM A QUEM COPIAR – PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER…

Nos primeiros anos da década de 60 forte terremoto abalou a região de Arica, ao Norte daquela mesma Nação. A atuação dos pilotos brasileiros, em helicópteros SH-19 foi notada por todos!

Poucos anos depois, durante a viagem do aspirantado, a minha turma visitou o país. A recepção estendida aos Aspirantes pelo povo – povo simples, da rua – chileno foi inigualável, por conta da atuação anterior dos aviadores. É uma das melhores lembranças que tenho da vida militar!

Francoorp

Reconheço o valor dos nossos soldados no esforço do chile e do Haiti, mas parece que esta campanha humanitária será ainda longa, difícil e cheia de riscos. Estas 20 toneladas foram trabalhosas para a FAB, não passam de uma gota no oceano de necessidades de nossos hermanos, mas tenho certeza que com o trabalho conjunto entre os dois povos conseguiremos vencer juntos as dificuldades. Creio que o Chile possa contar com o apoio total e irrestrito do Brasil neste momento. Além do mais deveríamos mandar mais helis pra ajudar, quantos será que nós temos disponíveis, de todas as marcas se… Read more »

Clésio Luiz

“Esses BH são máquinas fantásticas, uma pena que o governo preferiu as “goiabas” dos CARACAL.” Os militares escolhem equipamento pela bonitesa agora? Requisitos operacionais, manutenção e produção nacional são fatores menos importantes? O modelo escolhido é mais capaz que esses BH que foram mandados para o Chile. Tem mais espaço para transporte de tropas e maior capacidade de levar peso. Mas devemos escolher o BH só porque ele é “fantástico”… Eu também acho que dois BH foram muito pouco como ajuda ao Chile. Quando o 737 da Gol caiu, foram empregados muito mais helicópteros numa tragedia que atingiu pouco mais… Read more »

JACUBAO

Clésio Luiz

Quem te disse que eu acho o CARACAL feio.
Eles também são belas máquinas, assim como vários outros helicópteros. Feio (feio mesmo, ou melhor, horrível) são os MI-17.
Os BH são fantástico sim, e todos sabem muito bem disso, sem falar que são extremamentes provados em combate. Eu preferia que a espinha dorsal das nossas FA, fossem os BH e que eles operassem junto com os caracal, entendeu?

Clésio Luiz

ok

Clésio Luiz

Na reportagem diz que foram transportadas 20 ton de carga. Um Mi-26 transporta isso e uma viagem. Algum tempo atrás eu disse no Voo Tático que seria interessante o Brasil ter algumas unidades do tipo e que elas teriam muito trabalho por aqui. O Piffer respondeu com algo interessante: “Esse “muito serviço” é relativo. A pergunta é: quantas missões são exclusivas do Mi-26? E quais podem ser cumpridas por três ou quatro Cougars, por exemplo? Teríamos poucas unidades, com uma manutenção cara e complicada, o custo-benefício tem que ser muito bem avaliado. A OTAN está em combate, com uma força… Read more »