C-130 J - foto Lockheed Martin

O sétimo de um total de 14 C-130J destinados à Base Aérea de Ramstein (Alemanha) foi recebido, em 9 de novembro, na unidade da Lockheed Martin de Marietta pelo Maj. Gen. Michael Snodgrass, do U.S. Africa Command. As aeronaves fazem parte da USAFE (Força Aérea dos Estados Unidos na Europa), mas também apoiam as necessidades do Comando da África.

O total de entregas deste ano para a base de Ramstein deverá chegar a 10 unidades, com as outras 4 programadas para 2010. Trata-se de aeronaves da versão alongada C-130J-30, que estão substituindo antigos C-130E operados pelo 37º Esquadrão de Transporte (37th Airlift Squadron). Até o terceiro trimestre deste ano, o C-130J já havia sido selecionado por 11 países, com o total de entregas somando 181 unidades. 

…e repassa seu último velhinho para a Polônia

091029-f-1014w-095

Poucos dias antes do recebimento citado acima a mesma base de Ramstein, a partir da qual a aeronava operará, realizou uma entrega final: seu último C-130E (No. 1299) levantou voo, no dia 2 de novembro, rumo à Base Aérea de Powidz, na Polônia. Como informou a USAF, trata-se do final de uma carreira de 38 anos do exemplar junto à Força Aérea dos Estados Unidos, mas a data também marca a nova aquisição de transportes da Força Aérea Polonesa.

Na Polônia, após a aterrissagem do C-130E, seus tripulantes foram saudados pelo comandante da 33ª Base Aérea da Força Aérea Polonesa, Brig. Gen. Tadeusz Mikutel, e pelo comandante do 14º Esquadrão de Transporte, Tenente Coronel Mieczyslaw Gaudyn. Este último ressaltou a importância da aeronave para apoiar operações de forças polonesas no Afeganistão, Chade, África, e onde quer que tropas polonesas sejam necessárias. 

No Afeganistão, tem sido até agora responsabilidade dos EUA e da Ucrânia fornecer o apoio de transporte para uma tropa polonesa de aproximadamente 2.000 integrantes. Agora se espera que a Polônia realize essa missão, sem ter que esperar pela disponibilidade de aeronaves de transporte de outros países.

Segundo o Tenente Coronel Gaudyn, a mais importante aeronave de transporte tático utilizada pela Força Aérea Polonesa, o CASA C-295, mesmo sendo capaz de transportar até 70 passageiros ou  7.5 toneladas de carga, não é adequada para cargas volumosas. Como comparação, o C-130E pode levar até 90 tropas totalmente equipadas, ou uma carga de 17 toneladas.

No total, foram doados 5 exemplares de C-130 norte-americanos para a Polônia, o primeiro chegando em março deste ano (e que já voou mais de 100 missões desde sua chegada). Mas esta aeronave em particular (No. 1299), não faz parte do total de 5 unidades doadas, das quais ainda faltam ser entregues as quatro unidades remanescentes: o No.1299 foi recebido através de um acordo de aluguel (lease) via FMS (Foreing Military Sales).

Voltando às cinco aeronaves doadas, o valor de toda a transação, que inclui equipamento de apoio, suprimentos, treinamento e apoio logístico contratado, é estimado em 120 milhões de dólares, 100% coberto por dinheiro concedido via acordos bilaterais de assistência militar. As aeronaves devem ser entregues totalmente revisadas. A respeito do treinamento, já são 25 os tripulantes poloneses qualificados no C-130E, número que deverá crescer.

091102-f-1014w-034

FONTE / FOTOS: Lockheed Martin e USAF

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments