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Armée de l´air no Báltico: operando seus Mirage 2000 C a – 28°C

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sergent chef ducrocq - air baltic 2010 - foto armee de lair

Informe do Armée de l´air (Força Aérea Francesa) desta quarta-feira, 10 de janeiro, traz uma rápida entrevista com um dos responsáveis pela manutenção dos 4 Mirage 2000 C do esquadrão de caça 1/12 “Cambrésis”, atualmente operando na Base Aérea de  Šiauliai, na Lituânia. Trata-se do revezamento esquadrões de países da OTAN para prover a defesa do espaço aéreo dos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), ainda sem condições de assumir plenamente essa responsabilidade (veja mais a respeito desse revezamento e da participação francesa nos links do final da matéria).

A entrevista é com o Sergent-chef Mathieu Ducrocq, de 32 anos, mecânico especialista em aviônica.

Quais as condições meteorológicas que vocês enfrentam em  Šiaulai?

São extremamente difícieis. Desde minha chegada em janeiro, as temperaturas têm se mantido negativas. Recentemente, por um período de dez dias, as temparaturas se mantiveram abaixo de  – 20°C e – 25°C, alcançando até a marca de – 28°C. As planícies estão continuamente sob neve, mas, felizmente, há pouco vento.

Quais os problemas que essas temperaturas trazem ao equipamento?

As quedas de temperatura trazem problemas hidráulicos para as aeronaves, assim como de partida.

Do que vocês dispõem para proteger o equipamento?

Os aviões são estacionados em pequenos hangaretes, fechados e aquecidos, o que limita consideravelmente as panes. Os equipamentos de terra não ficam ao ar livre, ficam protegidos e contamos também com pequenos aquecedores para apoio.

Pode nos definir brevemente um de seus dias típicos?

Não existe um dia típico, mas dois tipos de jornada. Primeiramente, há a jornada de permanência que dura 24 horas, durante a qual apoiamos dois voos por dia, um de manha e outro à tarde. E há as jornadas em que cumprimos as diversas formalidades administrativas e as verificações dos equipamentos. São jornadas complementares.

Na sua opinião, que benefícios essa experiência está lhe trazendo?

Eu já havia cumprido missão na Lituânia, há três anos. Mais uma vez, estou ganhando experiência tanto no plano profissional quanto humano. Nesta, estou testando minha capacidade de adaptação a condições extremas de inverno.

FONTE / FOTO: Armée de l´air

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relampago
10 anos atrás

ja pensarram os melhores pilotos do mundo(fab)com 120 rafale
equipados com misseis a-darter,80 f18,100 unidades de vants bateleur
60 pkfa. ai sim vamos ser surpreendidos novamente.

Robson Br
Robson Br
10 anos atrás

Quando precisam, lá estão os franceses e suas maravilhosas máquinas pelo mundo.

alexandre
alexandre
10 anos atrás

Galante
porque voçes do blog nao fazem uma materia comparativa com o que as empresas do fx prometem repassar de tecnologia,e o que precisamos pra fazer nosso proprio caça no futuro.tipo un pros e contra de cada uma pra dar uma esclarecida geral.
abs.

airacobra
airacobra
10 anos atrás

no frio eh mole!!! como eh q estao operando no calor do cerrado?

Ramos
Ramos
10 anos atrás

Moro no Canada e a temperatura hoje pela manha estava em -14, pode ter certeza com o frio de -28 e vento nenhum cristao aguenta. Troco o frio por qualquer calor do sertao.
SDS

LBacelar
LBacelar
10 anos atrás

airacobra em 10 fev, 2010 às 20:37

Não se esqueça que no Chade e no Djibout tbm há M2000 provendo a defesa do espaço aéreo

abcs brother

MA
MA
10 anos atrás

Não significa que no Chade e no Djibout também não estejam enfrentando problemas.

ZE
ZE
10 anos atrás

Bosco, Felipe, Gripen…Alguém seberia me dizer quanto é a hora de voo dos Mirage da FAB????

[]s

Nunão
Nunão
10 anos atrás

“LBacelar em 10 fev, 2010 às 20:52”

Só para deixar sua informação mais precisa: no momento, no Chade, são Mirage F-1, e não Mirage 2000 que estão desdobrados.

Há matéria recente do Blog a respeito.

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Tá bom, agora os anti-tudo-que-vem-da-frança querem comparar -28C com 35g de Brasília, e se dizem imparciais! tem M2000 no Afeganistão que tem temperaturas quase negativas e 40g do dia para noite… e depois se dizem imparciais… no Tchade os F-1, Mirages, dão show de desempenho e disponibilidade, os M2000-5 gregos competem com certa superioridade com o turcos que usam F-16B50, inclusive o “lixo” francês já abateu um F-16 turco… ZE a hora de vôo do M2000 da FAB deveria ser de 10mil dólares, como é em outros países, mas o ranço da FAB e a vontade de não ter nada… Read more »

Ribeiro
Ribeiro
10 anos atrás

Francisco não adianta argumentar com certas pessoas,cada vez mais vejp que a questão é ideologica,e não técnica,veja quando o tema é o caça que eles defendem eles nem vão muito no artigo,agora quando é do rafale eles caem em cima,vem toda sorte de perolas,isso faz mal,pessoas ficarem assim com tanta raiva,nem eles sabem o que dizem,vc que é usuario antigo desse blog,vc já viu esssa turma fazer uma analise do caça que eles defendem,eles se agarram a qualquer coisa que seja motivo de criticas,o grippen é uma furada terrível.

Ribeiro
Ribeiro
10 anos atrás

Um conselho Felipe lige o troll detect!!!,e ignore.

Ribeiro
Ribeiro
10 anos atrás

desculpe era para o francisco AMX,nada com vc amiga felipe!

Ribeiro
Ribeiro
10 anos atrás

Zé vc sabe me dizer a hora vôo do grippen cd ?

Robson Br
Robson Br
10 anos atrás

Francisco AMX em 10 fev, 2010 às 23:16
Ribeiro em 10 fev, 2010 às 23:28

Já falaram tudo
Quando todos cairam na real e viram que o gripen NG ainda estava na mente dos projetistas da SAAB já começou a ficar feio, depois veio essa de o Brasil bancar seu desenvolvimento. Aí ficou pior.

Theo Gatos
Theo Gatos
10 anos atrás

Realmente Francisco AMX, a Grécia opera hoje uns 50 M2000 sendo metade no padrão Mk2 (aliás se não me engano o último M2000 foi entregue para a Grécia há poucos anos posso confirmar se vc quiser) e opera também o F-16 (Sendo 160 no total dos quais 60 Block 52+ aquele com motor do F-15 aprimorado com avanços da turbina do F-22 e novo radar e link, a Grécia foi o primeiro país a recebe-lo). Pilotos gregos têm ação constante em muitas horas de vôo (tendo inclusive uma participação muito boa na última Red Flag com os novos F-16 B52)… Read more »

LBacelar
LBacelar
10 anos atrás

Nunão em 10 fev, 2010 às 21:56 Vc tem razão, acabei de me recordar, mas com o revezamento de esquadrões, os Mirage 2000-5 volta e meia voam por lá tbm. forte abraço Francisco AMX em 10 fev, 2010 às 23:16 Falou tudo Francisco, esse discurso de que Mirage não voa aqui no Brasil e que é caro e etc é um argumento tão pífio que não vale a pena ser considerado! Quero ver admitirem que a hora vôo do NG está cotada em U$ 10.000,00 de acordo com a Real Força aérea norueguesa, muito acima dos 4.500 dólares prometidos ou… Read more »

MA
MA
10 anos atrás

Enquanto o frio causa problemas relacionados ao funcionamento do equipamento hidraulico e o acúmulo de gelo pode gerar má visibilidade e problemas nos controles de superfície, o calor gera mais stress estrutural e pode causar problemas em determinados sensores/equipamentos digitais.

Não sei se vale comparar as duas situações pois creio que a aeronave se comportaria de maneiras diferentes.

LBacelar
LBacelar
10 anos atrás

MA em 11 fev, 2010 às 8:16 Outro dia eu vi o documentário armas do Futuro, no discovery channel, e mostrava o dia a dia de um esquadrão de F16B52 no Alaska. De acordo com os pilotos, em temperaturas de cerca de -20° os F16 tinham um desempenho muito melhor do que em temperatra amena. Tirando os cuidados com o as partes hidráulicas, motor e acionamento de turbinas, o frio é até melhor para os aviões por não agredir tanto a estrutura como o calor. Vejamos o exemplo dos Harriers e MIG21 Bison indianos que tiveram a vida util reduzida… Read more »

Giordani RS
Giordani RS
10 anos atrás

Como Mecânico de Aeronaves, digo, como eu gostaria de fazer a manutenção dessas aeronaves…mesmo a -28ºC! O frio é terrível para os fluídos hidraulicos, principalmente quando a aeronave está no solo e algumas partes das longarinas precisam de um cuidado um pouco mais redobrado. Com toda certeza, voar no ar mais denso é um ganho enorme de energia para as aeronaves!

MA
MA
10 anos atrás

LBacelar

Então, diferentes temperaturas trazem diferente implicações, se por um lado enquanto estão voando possuem um desempenho melhor, o piloto fica mais confortável e os sistemas digitais mais seguros, o cuidado em solo deve ser dobrado como dito pelo Giordani.

Mas sinceramente, com a informação que a condição de leigo me impõe, creio que detritos suspensos no ar, salinidade e humidade são perigos muito maiores para as aeronaves que a temperatura e em algumas bases no Brasil essas condições poderiam colocar qualquer um dos vetores escolhidos e sua equipe de manutenção à prova.

Henrich
Henrich
10 anos atrás

Quero ver ele suportando temperaturas elevadas.

marujo
marujo
10 anos atrás

Vejam que mix interessante para a FAB: 54 Rafales e 66 Mirage 2000-9 para a FAB. Os -9 substituiriam os restantes F-5 e AMX enquanto não desenvolvemos um caça de 5ª geração (o Harpia do Jacubão), de concepção e projeto nacionais.

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

Nunão, entendo, porém estava rebatendo o real “conteúdo” da pergunta do ZE, e mais um apontamento de outro blogueiro, o ZE, sultilmente, num “arrasto” do M2000 francês para com o nosso, no sentido claro, de pejorar o vetor, que, querendo vc ou não, está intrinsicamente ligado ao Rafale, o ZE nitidamente quis dizer que o valor hora operacional do M2000 nacional é caríssimo, pois ele sabe disso, mas perguntou justamente para quem? Felipe… rsrsrsrs, porém “escondendo” assim o pq disso, de ser cara a manutenção de um modelo dos anos 80 – que não sofreu nenhum up-grade significativo mas que… Read more »

ZE
ZE
10 anos atrás

Theo Gatos em 11 fev, 2010 às 2:28 Amigo Theo Gatos, os gregos não vão comprar coisa nenhuma. Eles estão quebrados. A União Europeia acabou de anunciar uma ajuda para eles. O mercado estima que eles tenham uma dívida de 16 Bilhões de Euros de curto/médio prazo. Essa dívida, pela situação caótica da economia grega é impagável. Para ajudar a Grécia, a União Europeia está exigindo um enorme corte no orçamento (e a defesa está bem no meio desse corte), redução do salário (eu disse REDUÇÃO E NÃO CONGELAMENTO) do funcionalismo público, dispensa de empregados… Os únicos materiais bélicos que… Read more »

Francisco AMX
Francisco AMX
10 anos atrás

ZE, vão ajudar eles mesmo!? graças a deus! tenho uma “dividazinha” em dólar e esta crise de incerteza das últimas semanas está me tirando o sono… o real caiu demais… minha conta aumentou em 12mil em uma semana! :)… e a Grécia tava me deixando aflito… vou ver mais economia pela net agora! Vlw!

abraço!

Theo Gatos
Theo Gatos
10 anos atrás

Caro ZE. Concordo com vc e entendo a situação da Grécia, mas acredite em mim, eles vão acabar comprando, a compra pode ser postergada (com certeza será), mas históricamente eles agiram assim em diversos momentos (aumentando o déficit e comprando armas). Quando você tem um vizinho com disputas territoriais e 400 anos de guerras nas costas acaba agindo meio assim. Estão realmente falidos, mas ainda têm uma situação social muito boa, com renda média da população acima dos US$ 30 mil / ano. O inchaço da máquina pública também é um grande problema, talvez demore, mas a recuperação economica pode… Read more »

ZE
ZE
10 anos atrás

“Francisco AMX em 11 fev, 2010 às 18:56 ZE, vão ajudar eles mesmo!? graças a deus! tenho uma “dividazinha” em dólar e esta crise de incerteza das últimas semanas está me tirando o sono… o real caiu demais… minha conta aumentou em 12mil em uma semana! … e a Grécia tava me deixando aflito… vou ver mais economia pela net agora! Vlw! abraço!” Pô Francisco, sinto muito, mas a Grécia está na zona Euro. Mas não fica preocupado não, pois o dólar vai cair ainda mais, devido a uma série de fatores. Nem o Banco Central comprando dólares como está… Read more »