Na foto, Brigadeiro Saito reunido com o pessoal da Saab e da Força Aérea Tcheca na LAAD 09. Os tchecos passaram informações sobre a operação do Gripen.

Brig Saito com  o pessoal da Saab e da Força Aérea Tcheca na LAAD 09

gripenbr

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Braziliano

Fico imaginando o dilema dos Fabianos.

Um presidente que da noite para o dia resolve reequipar as FF.AA. quando o seu passado só mostra descaso com o assunto.

Que na surdina alimenta os rancores dos desafetos dos militares, para depois dizer que não leu ou não sabia de nada.

Os brigadeiros sabem que da sua escolha vai depender o futuro dos seus substitutos. Uma má escolha e jovens vão ser chamados a defender a Pátria com equipamentos inadequados ou inoperantes.

Haja discernimento.

Wolfpack

BTW, sabemos quais foram estas informações compartilhadas pelos Tchecos? Eles operam o Gripen na forma de Leasing? correto?
Talvez desta conversa venha a hora vôo entre 8.000 – 11.000 dolares do Grifo.
O problema da FAB e seus componentes atuais é que estes têm medo de ser Grande. De a FAB se tornar protagonista e não figurante entre as Forças Mundiais.
[]s

Wolfpack

Para os que amam e odeiam a SAAB leiam o texto abaixo: SAAB KFX Looby no Programa Coreano.
http://www.strategypage.com/militaryforums/6-63452.aspx

Entre linhas: Córeia, Rússia, China e Japão tentando desenvolver seus caças stealth, mais uma dúzia de outros países esperando pelo F35… e nós a espera pelo LIFT…
Tenho que ter mais paciência!
[]s

th98

segue o enterro, que a viuva ta afobada….

Wolfpack
Wolfpack

Enquanto isso na China:
http://www.youtube.com/watch?v=OZVSlKKrkhA&NR=1
Kill again FX2…

ZE

A FAB certamente sabe o que quer. E não é o que o Lula e o Jobim querem.

Daí o atual impasse.

É uma pena que o poder político se deixe levar por suas ideologias ultrapassadas, e assim prejudique o Brasil.

[]s

sr.ricardo

O modelo ficou bonito.
Mas geralmente, flerte não acaba em casamento . .

th98

Se a fab quer o gripen porque não tenta convencer o governo em vez de ficar dando murro em ponta de faca

Sirkis

Saudações!

“É uma pena que o poder político se deixe levar por suas ideologias ultrapassadas, e assim prejudique o Brasil.”

2X!

Boa Tarde!

Rick

As conversas da FAB sobre o Gripen com seus operadores foi especialmente com a África do Sul, que aliás está bastante satisfeita com seu caça. Uma coisa a ser destacada é que o A-Darter já está em processo de homologação para funcionar com o Gripen (http://www.saairforce.co.za/news-and-events/822/a-darter-delivered-for-gripen-integration.

Vinícius D. Cavalcante

Será que a SAAB teria mesmo comprado as pessoas certas? Eles também devem entender de histórias de suborno e está aí o relativamente recente caso dos obuseiros de 155mm do exército indiano para não me deixar mentir…Contudo eu não sei se os suecos são tão hábeis nisso quanto os franceses. Vejam só o caso do inédito título dado ao Lula, no artigo abaixo: O TÍTULO DE US$5 BILHÕES O jornal Le Monde decidiu conferir pela primeira vez em sua história o título de Homem do Ano a uma personalidade internacional e escolheu, como foi fartamente noticiado, o Presidente Luis Inácio… Read more »

FLY :P

Wolfpack “O problema da FAB e seus componentes atuais é que estes têm medo de ser Grande.” Não acredito nisso,acho que são assim pois sabem que cada passo sem olhar para o chão é queda na certa. Sabem da palhaçada do governo, se a FAB tivesse medo de ser grande, esse espírito de porco seria refletido no pilotos e eles não seriam tão bons assim como são. O problema desse país é a falta de confiança para continuar os financiamentos, todos nós sabemos que nada passa nesse país mais que 5 anos. Não há continuidade. Não há como comprar o… Read more »

FLY :P

Alexandre em 31 jan, 2010 às 13:29

Tem uma diferença entro comprar barcos e comprar aviões.
No Brasil, reequipar a Força Aérea é dar MUITO mas MUUUITO dinheiro mesmo.
Sem falar no exército que está uma decadência.
Depois vamos fazer uma aposta para ver qual país tem o exército mais feio. rrsrsrs to falando sério.

Wolfpack

Lobby na Córeia, corrupção na Africa do Sulo, essa é a história da SAAB e seu sucesso de vendas Gripen. Leiam o texto abaixo…
http://www.strategypage.com/militaryforums/6-63452.aspx

kaleu

“É uma pena que o poder político se deixe levar por suas ideologias ultrapassadas, e assim prejudique o Brasil.”

3X!

É uma piada de mau gosto dizer que a SAAB “comprou” Brigadeiros da Estirpe do Brig. CIMA, é verborragia de pessoas que não saabem absolutamente nada da Força … quem está a venda nesse país não são os Brigadeiros … os vendidos estão um pouco acima … considerando que o Sarkozi é convidado até pra inauguração de praça …

abc
kaleu

motta_eiras

O Brasil tem experiência em negociações com TT com a Suecia, no final da decada de 70 o Brasil comprou as duas estações conversoras para Itaipu da ASEA sueca, contrato de 1 bi de dls, valores da época, q se atualizar deve dar uns 5 bi. E a TT foi realizada e as estações estão em operação e suponho com as modernizações necessárias.

motta_eiras

Bom lembrar q estas estaçôes eram ou são as maiores do mundo ,haja visto q servem Itaipu.

Ramos

Boa esta questao…..

Quem anda levando mais grana neste pais, POLITICOS ou fardados ????

SDS

Alecsander

A indignação moral é uma inveja com auréola (H.G Wells). Bem na minha opinião, o programa FX-2 de maneira alguma será cancelado por conta do PAK FA T-50, isso porque é um caça em desenvolvimento ainda, e a FAB precisa de um caça para ontem. Eu acho que o Brasil não vai e nem precisa cancelar o FX-2, para participar do projeto do caças de 5ª geração russo, também porque esse caça não vai entrar em operação tão sedo. O Brasil precisa agora de um caça pronto, pode se envolver em projetos de caças mais modernos, mais não pode perde… Read more »

Alecsander

Concluindo, Galante e demais colegas do blog, acho que antes de colocar que o governo não respeita o relatório da FAB sobre sua preferência pelo Gripen, já que a FAB entende mais sobre caças, e que deveria ser cancelado o FX-2 e abrir o FX-3 para que o projeto do PAK FA T-50 possa ser introduzido e tale coisa e coisa e tale, acho que vocês deveriam se lembrar de que o SU-35 era o favorito dos pilotos na FAB, no entanto o grupo que fez o relatório da final do FX-2 apontando o Gripen como seu favorito, foi o… Read more »

Gunsalmo

Alexandre em 31 jan, 2010 às 13:29

“O problema da fab tem nome e se chama lobby, a saab fez bem o seu papel ela “comprou” as pessoas certas, ou seja os brigadeiros da reserva que tem acesso irrestrito na fab.”

Alexandre, o modo leviano como vc acusa de desonestos pessoas que nem conhece e que contribuiram uma vida inteira pela defesa de nosso país, mostra bem o tipo de pessoa que vc é e o peso que devemos dar a seus comentários.

Alecsander

As guerras não são movidas por elementos técnicos, são movidas por elementos políticos.

João Paulo Caruso

Alecsander em 31 jan, 2010 às 15:15 “Sejamos sensatos, se os russos entrarem por uma porta os americanos vão sair pela outra.” Não sei se foi voçê que colocou esta frase, mas não concordo totalmente com ela. Se os americanos perceberem que estamos dando bilhões de dólares para as indústrias de outors países e eles estão perdendo dinheiro eles vão é tentar puxar o nosso saco como fazem com a índia, possivelmente farão ofertas cada vez melhores. Caso o programdo de reaparelhamneto da FAb não demonstre ser uma coisa séria e os invetimentos forem pequenos e demorados aí é passível… Read more »

grifo

“acho que vocês deveriam se lembrar de que o SU-35 era o favorito dos pilotos na FAB” Alexandre, poderia nos mostrar onde está a pesquisa de opinião que apontou isto? Porque eu pessoalmente não conheço um único piloto de caça que ache que o Sukhoi seria a melhor opção para a FAB, talvez você possa nos iluminar de onde vem este favoritismo. “no entanto o grupo que fez o relatório da final do FX-2 apontando o Gripen como seu favorito, foi o mesmo que desclacificou [sic] o caça Russo da final do programa FX-2. Sim porque vamos deixar bem claro… Read more »

X-nobe

Gunsalmo Isso é dito por alguém que já foi fuzileiro. Já contei isso aqui no blog antes, eu acho. Quando eu era fuzileiro, um pouco antes do fim do governo FHC, nós algumas vezes ouvíamos falar muito de gente lá da Marinha e principalmente do corpo de Fuzileiros Navais, em desvio de armas para os traficantes nos morros cariocas, era tudo por de trás das cortinhas, não dava para saber se era verdade ou conversa fiada, eu mesmo achava que era conversa fiada, mais depois de sair de lá, quando você vê traficante na TV e no jornal com fuzil… Read more »

carl94fn

Alecsander em 31 jan, 2010 às 15:15

concordo com vc é um pensamento lógico e pratico. Penso da mesma forma.

Pena que por culpa de alguns o blog tenha caído tanto de nível e a opinião alheia seja tão duramente criticada pelos “donos da razão absoluta”.

sds

Gunsalmo

X-nobe em 31 jan, 2010 às 16:41 É claro que existem maçãs podres em todo lugar, seria ingênuo pensar o contrário, mas não podemos acusar os outros baseados nessa premissa. Ao lado desses poucos que não honram a farda que vestem, existe a maioria que realiza seu trabalho com dignidade abnegação. E o povo reconhece isso, pois em qualquer pesquisa que se faça, as forças armadas aparecem em primeiro lugar como a instituição mais confiavel. Bem diferente da má fama atribuída a nossos políticos. Ainda assim, não me sentiria a vontade acusando algum deles sem ter alguma evidência pois não… Read more »

grifo

“acho que vc me confundiu com outro”

Tem razão, foi o Alecsander e não o Alexandre. Desculpe.

X-nobe

grifo O Alecsander e não Alexandre disse a verdade, isso foi postado em vários blogs de defesa, após a escolha dos três finalistas em 2008, não sei se neste blog teve essa informação, mais lembro de ter lido alguns outros colegas aqui dizendo isso mesmo que o Alecsander falou sobre a preferência dos pilotos da FAB. No demais se isso bate ou não, se é verdade ou não, não importa no demais ele esta certíssimo no que escreveu, embora eu preveria o f-18, quando o fx-2 estava no começo eu preferia o SU-35 e Eurofighte, e vi eles serem descartados… Read more »

X-nobe

Deixa o Gripen para os países pequenos da America Latina.

MOKITI

Gente isso pode ser apenas uma consulta da FAB,eu que tenho um pé atras com ela,se fosse oficial da Fab encaregado do FX-2,pediria a SAAB que me apresenta-se um cliente seu que usa o Grippen,mas eles deram referencias do Grippen CD,não o NG.

X-nobe

Gunsalmo É claro que não se pode acusar ninguém sem provas, mais tem que se admitir que é no mínimo suspeito um governo que esta disposto a pagar e com muito bom gosto pelo caças mais caro e o a força aérea prefere o caça mais barato, e que não cobre nem a região Sul direito, quanto mais a Amazônia, que força aérea no mundo tem essa atitude? Outra coisa é o vazamento do relatório da FAB, por que vazou, por que a força aérea deixo isso acontecer, se fala no descaso do governo, mais e o descaso da FAB,… Read more »

Rick

Rafale, corrupção, Nicolas Sarkozy e Serge Dassault (http://www.cpolitic.com/cblog/2009/05/25/cheick-et-petrole-arabe-corruption-en-rafale/)

MOKITI

Mas continuo achando a FAB,das três forças a mais fora da realidade,a mais incompetente,pois em qualqur força armada de uma nação briga pra ter os melhores equipamentos,aumento de recursos,se a marinha conseguiu porque não a FAB,o Saito pararece que não tem controle dos seus subordinados,uma pergunta,no caso do apagão aereo alguém aqui soube de uma solicitação da FAB por radades novos,só trocaram o programa por um mais eficiente,e os radares que apresentam problemas depenendo da condição clímatica continuam por ai,e a famosa zona branca que existe na região amazônica se não me engano. Tem que haver um expurgo o mais… Read more »

Marco Antonio Lins

Ilmo Srs

O comentario de Sr. Gunsalmo,bastante interessante,mas prefiro não falar.Como o Brasil não tivesse o direito de ser grande!Eles mesmo penssam pequeno. Deixar escapar a oportunidade entrar no projeto Park- Fa -T-50, e misturar ideologia com tecnologia.Poderiamos substituir os Xavantes pelo Gripen,adquirir o Sukhoi 27,mesmo usado,e entrar no Park-Fa.

Abraços

Carlos Augusto

Pra alegria do CPS e do Kaleu, devemos ficar com o F5M… por mais duas decadas. Gripe, xô porcaria!!! AMX, nunca mais.

URUTAU

Caro Alexandre Caro amigo Alexandre gostaria que por obsequio respondesse a um simples questionamento de minha parte caro amigo Se voce considera antiética a conduta do brigadeiro da reserva Fernando Cima e do engenheiro ex vice presidente militar da Embraer Anastacio Katsanos Qual seria ou é sua opinião com referencia aos Ilmos Srs ministros de ESTADO Nelson Jobim e Celso Amorim isto logicamente só citando os dois mas podendo caso voce o queira fazer dezenas de citações de pessoas da area governamental fazendo um lobby agressivo e escancarado em favor do fabricante Dassault e logicamente em detrimento aos outros dois… Read more »

Felipe Cps

Alexandre em 31 jan, 2010 às 13:29 “O problema da fab tem nome e se chama lobby, a saab fez bem o seu papel ela “comprou” as pessoas certas, ou seja os brigadeiros da reserva que tem acesso irrestrito na fab” Bem, se o colega tivesse tido qualquer mínimo contato com o mundo militar brasileiro, saberia que isso de Oficial da Reserva ter acesso irrestrito a qualquer força não existe. Quem sai das FFAA em pouquíssimo tempo perde contato com a maior parte do que acontece. No mais, gostaria que o colega me explicasse porque que o militar da reserva… Read more »

Felipe Cps

kaleu em 31 jan, 2010 às 14:41

“É uma piada de mau gosto dizer que a SAAB “comprou” Brigadeiros da Estirpe do Brig. CIMA, é verborragia de pessoas que não saabem absolutamente nada da Força …”

Não Kaleu, não é verborragia. É atitude criminosa mesmo. Perigosamente próxima de ser coisa de marginal.

Abs.

URUTAU

Caro Grifo

Caro amigo voce se acoberta de razão quando explana que o amigo
Alecsander incorre em erro quando afirma ser o SU-35 o vetor ou
plataforma de combate preferida dos nossos caçadores pois na verdade
é e sempre foi o SH a plataforma de combate preferida dos nossos
caçadores da FAB isto em quase toda a sua totalidade ressalvando-se uma ou outra exceção

Um Forte Abraço Amigo GRIFO

Felipe Cps

X-nobe em 31 jan, 2010 às 16:41:

Patrão vc foi fuzileiro naval? E quantas vezes você ouviu falar de arma do CFN roubada ou “perdida”? Porque confesso que já ouvi muita coisa do EB, mas nunca ouvi falar de roubo/furto de armas no CFN.

Sds.

grifo

Alexandre, militar da reserva pode fazer o que ele quiser. Se quiser trabalhar para a Dassault, SAAB, Boeing, o problema é dele. Todas as empresas concorrentes por sinal tem oficiais da reserva trbalhando para elas – a Dassault por exemplo tem dois oficiais ex-COPAC. O problema seria se oficiais *da ativa* fossem influenciados pelas empresas concorrentes. E isso eu posso te garantir que não existe, apesar das notas plantadas pela Dassault na Isto É. O processo de avaliação é desenhado inclusive para ser completamente objetivo, sem dar margem para influências deste tipo. O estranho de todo este processo é a… Read more »

Felipe Cps

Srs. colegas e EDITORES: O que está em curso, e que acho lamentável o Aéreo (e a Trilogia em geral) permitir, é o aparelhamento promovido por alguns com o fim específico de desacreditar as Forças Armadas e especialmente seus componentes. Olhem os comentários acima: só gente descendo a lenha na FAB, no CFN, no EB, em tudo. Nem a Marinha foi preservada. Isso Srs. colegas e, especialmente Srs. editores, é a “agenda” em movimento. Eu tenho para mim que esse tipo de comentário deveria ser excluído sumariamente pela moderação. Há comentários de alguns cidadãos que passaram de ser simplesmente desairosos,… Read more »

Skyrider

Acho que é um pouco off-topic, mas também pode estar relacionado:

Será que o piripaque do Lula não foi um engodo para evitar o constrangimento de um encontro em Davos?

Abs

Celso Cruz

basta só lêr um “pasquim” qquer e perceber que furto de armas e munição tem ocorrido com frequencia em quartéis próximos de favelas.

caravlhomtts

Pessoal boa noite,”lobby”-pessoas que tentam influenciar os (congressistas)ou(MILITARES),nesse caso um grupo de militares da aeronautica,se o lobby for bem feito ele pode te vender teco-teco e você vai dizer que este aviaõ é o melhor para o brasil.
Abraço a todos.
ps,por isso o pessoal da marinha está sempre dando uma mordidinha,”ELA SABE FAZER LOBBY”.
abraços a todos.

Dalton

Felipão…

só para informar, já houve sim roubo e/ou desvio de armas do CFN
só que é bem mais raro que no exercito, até por tratar-se de uma
força bem menor e de melhor qualidade.

abraços

caravlhomtts

Sr Felipe Cps concordo inteiramente com o sr,se oe editores deste blog astão deixando os comentarios abertos que pelo menos deem uma filtrada no que esta sendo postado.
abraço a todos.

Marco Antonio Lins

Ilmos Srs

O que dar entender que não houve uma concorrencia,com licitaçãoes etc.e sim um shotlist feita pela FAB ou melhor um parecer. Então não se fica obrigado comprar o mais barato, e sim o melhor atraves do plano já existente.Temos que tirar exemplos do AMX! Aprendemos aalguma coisa,mas não demos continuidade a nada.