PAK FA F-35 sizecomparison

O primeiro voo do PAK FA era esperado há muito tempo e caiu como uma bomba nos fóruns da internet, logo pela manhã. Os críticos e incrédulos tiveram que se calar dessa vez e os fãs do Sukhoi puderam regozijar-se.

Mas as críticas não demoraram a surgir. Alguns disseram que o PAK FA voou pela metade, pois o nariz do avião não é dele, o motor não é, a cauda também etc.

Outros, por outro lado, afirmam que o avião poderá causar um grande impacto no balanço de forças, obrigando os EUA a cederem o F-22 para seus aliados mais chegados, Israel, Japão e Austrália. Imaginem o PAK FA vendido para a Síria, Irã, Venezuela e outros?

Com certeza Moscou está em festa hoje, mas outras festas também podem estar ocorrendo na LM, fabricante do F-22 e no Pentágono, que precisava de um motivo para continuar a produção do F-22 e acelerar o programa do F-35.

Muito dinheiro ainda terá que ser investido na primeira aeronave de 5a. geração russa, mas pelo menos, ela já está voando, ao contrário do F-X2 brasileiro.

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Ara

Com certeza o pessoal da Lockheed Martin deve estar fazendo a festa.

luis alberto

Repassando: Em «time» que ganha não se mexe. Esta frase é provavelmente a mais significativa perante a divulgação pública das características e aspecto exterior do novo caça russo. Aquilo que há bastante tempo se suspeitava acabou por se confirmar, pois o PAK-FA, sendo uma aeronave com muitas características novas, não tem como esconder a origem da sua estrutura básica, que é para lá de qualquer dúvida razoável, a mesma do caça Su-27 «Flanker» desenvolvido durante os anos 70. Os rumores de que a aeronave russa de «5ª geração» era apenas uma modificação muito significativa do caça Su-27 já tinham vindo… Read more »

Alecsander

É antes eu só tinha notado semelhança com o F-22 Raptor, agora comparando as duas aeronaves, como foi dito por outros colegas, o bico e a cabine do PAK FA T-50 é muito parecido com a do F-35.

MOKITI

Se esse caça cumprir o que promete,ser melhor que o F-22,os E.U.A vão estar em sérios apuros,pois o preço sugerido dele de 80 MILHÕES,e um F22 170 milhoes vai forçar os E.U.A,a reativar o programa do F-22.
Falta agora só o lançamento do Mitsubishi ATD-X

Francoorp

Senhores, agora sò tem razão quem quer ver o destino da aviação de caça e bombardeio…..Os russos acabaram com a vantagem estratégica que tinham os U.S.A. nos anos 90….nem isso pois os F-22 entraram em serviço em 2005, em 2005!!!!!! Agora 5 anos mais tarde a Mãe Russia da uma resposta direta e violenta, como sempre nos Yankees…temos a tecnologia e temos a capacidade de produção…vai encarar? -Não obrigado!!!!HEHEHE Agora é so esperar a Mikoyan(Mig) fazer o competidor dos F-35, pois os do F-22 eles já tem…os velhos e potentes SuKhoy!!!!! O dia de hoje cala a boca de muitos… Read more »

Robson Br

PARECE QUE A TURMA DO GRIPEN NG SUMIU. Realmente o mais sensato é o Jobim, pois pelo que vemos essa história de projeto bom é muito volátil. A turma do gripen toda debandou e abandonou o pobre coitado. O PAK-FA ainda é projeto e isso que voou não é nem um demonstrador de conceitos. Que um dia vai ser um caça, temos certeza, mas falta muito tempo e muito dinheiro. Quem acompanha a caminhada do F-22 e do F-35, percebe como é difícil. Será que os russos são melhores que os americanos e vão produzir um caça de um dia… Read more »

MOKITI

Francoorp tem outra ainda,além da resposta ser violenta,é mais barata,um F-22 pra 2 sukkoi 50.

MOKITI

Se oferecerem um Sukkoi T-50 a fab ela vai dizer que não quer,por ser caro,por ELA ter a doutrina america,e outras tantas desculpas.
E FORA AS PESSOAS QUE SABOTAM AS COMPRAR,MAS PRA COMPRAR VELHARIA NÃO TEM ESSE PROBLEMA!

Robson Br

Francoorp em 29 jan, 2010 às 19:34 Também sou da torcida pelo PAK-FA, mas vamos por os pés no chão. Os associados do F-35 estão colocando os olhos da cara para terminar o caça. Será que os russos tem mais tecnologia e dinheiro do que eles? Será que o PAK-FA chegará perto do F-22? Qual o custo desse caça. Falar que vai usar o radar AESA que é usado no caça tal, usar a turbina tal….etc… é muito vago. O F-22 foi conceito novo em tudo, como tambem o F-35. Pois muito retalho não passa de melhoramentos em um caça… Read more »

Tales

Robson Br em 29 jan, 2010 às 19:36

Eu acho que vi um Gripinho…ehehehehehe

robertobozzo

Ainda sou a favor do NG, pois traria conhecimento de verade… mas com a balança pendendo rapidamente aos nossos vizinhos (Chile e Venezuela, no caso de aviação) faria uma “dobradinha”, 48 SH e desenvolvimento conjunto com o Gripen, após, a produção de NG para completar a fAB; absorvendo e “aprendendo” as duas tecnologias, o inicio de um caça de 5ª geração com a Suécia e Coréia do Sul… opinião de leigo.

Bosco

Os russos em matéria de aviões de combate estão 10 anos atrasados em relação aos EUA. Gostemos ou não e idependentemente dos americanos serem ou não porcos imperialistas comedores de hamburguer. Só agora os russos fizeram voar um caça de quinta geração que não temos a mínima idéia de suas características, porque até ontem não tinham divulgado nenhuma fotinha ou dados confiáveis. O Pak FA pode ser melhor que o F-22? Claro que pode. Na verdade é obrigação que seja já que os russos tiveram 15 anos pra fazer um da quinta geração. Agora, quem vocês acham que irá chegar… Read more »

robertobozzo

“verade” = verdade, desculpem.

Francoorp

Robson Br “Os associados do F-35 estão colocando os olhos da cara para terminar o caça. Será que os russos tem mais tecnologia e dinheiro do que eles?” Os Russos da MIG jà fizeram o Mig-1.44…. fazer um concorrente do F-35 é possível pra eles…Se os Russos não tivessem tecnologia para competir com os Yankees…hoje depois da guerra fria, nem existiria a concorrência entre eles!!! “Falar que vai usar o radar AESA que é usado no caça tal, usar a turbina tal” Realmente não vão usar o AESA, mas coisa muito melhor, coisa que rastrea objetos voadores de até 0,01m2…..… Read more »

Paulo Renato

Vamos esperar pq foi o primeiro voo do T50, ainda tem muita coisa pra ser feita.
Sou fã dos equipamentos Russos, mas não podemos deixar de lado os Americanos eles são muito competentes em termos miltares e isso já foi comprovado.

Abs.

Robson Br

Bosco em 29 jan, 2010 às 19:59
`
É isso aí Bosco!!!!
Não precisa dizer muito, para dizer tudo.!!!!!

casag

Eu também acho que vi um Gripinho… E bom mesmo, é que a torcida dele, a ala mais forte, já correu de volta ao SH. Aliás nunca sairam. Tem um que até vira “esquerdopata” pelo PAK-FA. eheheh.

O NG subiu no telhado.

VÃO TENTANDO VIUVADA!

Robson Br

Francoorp em 29 jan, 2010 às 20:05

Depois do fim da guerra fria, o que eles apresentaram de novo?
muito pouco.

Basta ver o estado de
Sua marinha
Sua fotça aérea
E seu exercito

Bosco

No geral, devido a imensa distância que há entre os EUA e a Rússia em termos de poder militar, industrial e econômico, os americanos não chegam a se preocupar com uma possível paridade tecnológica entre os vetores dos dois países e nem mesmo com uma possível superioridade do vetor russo. Isso ocorre porque o poderio americano é tão grande que supera com larga vantagem em termos de material, doutrina, treinamento, etc, a ponto de um vetor mais capaz não fazer a diferença na correlação de forças. Os russos vão atrás não para tentar superar os americanos, que sabem ser uma… Read more »

João Paulo Caruso

Gostaria de gentilmente discordar daqueles que dizem que o t-50 é um redesenho do flanker. Segundo algumas imagens que vi os motores não estão no mesmo lugar (o espaço entre eles é maior), as asas são totalmente diferentes, o corpo é diferente e as entradas de ar não são tão retas, os estabilizadores são menores e mais inclinados, o avião não possui aquela corcunda alta do sukhoi-27, a fuselagem é dividida, a estrutura básica interna também não pode ser igual e o nariz lembra um f-35. Até a distribuição do combustível interno não pode ser igual São muito, muito maiores… Read more »

Bosco

A comparação que deve ser feita não é se o Pak FA é melhor ou não que o F-22 e sim se o F-22 é melhor ou não que o Su-27. O intuito dos russos em projetar o Pak FA não é combater e derrotar o F-22 e sim para derrotar com uma mão nas costas o F-15 e o F-18E. Quando dois caças de mesma geração se enfrentam a vantagem estará não no vetor em si mas nas variáveis externas, como apoio, doutrina, treinamento, etc. O F-22 deverá estar na dianteira devido a USAF estar há anos desenvolvendo “doutrina”… Read more »

Alecsander

MOKITI em 29 jan, 2010 ás 19:30

Mais a Lockheed Martin não esta reclamando, como eu disse no outro post, com o novo PAK FA T-50 a L.M vai tirar a barriga da miséria rsrsrsrs. O que a empresa norte americana vai faturar vendendo o carissimo F-35 para os países aliados não deve ser brincadeira. E se bobiar ainda vai vender F-22 a US$400 milhões para Japão e Israel.

Um grande abraço.

Bosco

Não podemos nos esquecer que quando o Pak FA estiver operacional os americanos já terão 2 caças de quinta geração operacionais e com certeza um projeto adiantado de um caça de 6ª G na agenda. Isso se a data de 2013 se confirmar. Eu particularmente acho pouco realista. Acho que para completar o desenvolvimento e estar apto a entrar em operação o mais provável é lá pelos idos de 2015 a 2017. Mas é claro, puro chute, mas baseado no cronograma de outros projetos tanto russos quanto de outros países. Como até que sejam produzidos caças russos de quinta geração… Read more »

Francisco AMX

Bosco, o SU-27 nasceu para fazer frente ao F-15, mesmo que muito tempo depois, mas não só fez frente como superou o F-15 em tudo! no Jane´s tem uma reportagem sobre… lá no início dos anos 90…, existe uma grande diferença do desenvolvimento e doutrina do ocidente para os russos, eles sempre fizeram produtos baratos e eficientes, começaram a ficar para traz depois de meados dos 80, devido aos avanços da eletrônica digital e a decadência soviética, porém parece que eles estão voltando a competir tecnicamente com o SU-30/35/33/35… mig 35, e agora com o “desacreditado” PAK-SU-50…. sei não hem,… Read more »

Francisco AMX

Além de sepultar o NG… tadin!

Hornet

Robson Br, “Me desculpe os defensores de projetos desconhecidos. A FAB necessita de um caça para ontem e não tem tempo mais para um projeto que não se conhece a configuração final e nem seus parãmetros de custos de aquisição e manutenção”. concordo plenamente. Aliás, com o PAK-FA voando, acho que o Rafale torna-se ainda mais a opção correta para o FX2. Investir em um projeto com o NG nesta altura do campeonato é jogar dinheiro fora, na minha opinião. Se for pra investir em algum projeto, então o mais racional seria investir no PAK-FA…voltar a conversar com a Russia… Read more »

Hornet

Robson Br, “Me desculpe os defensores de projetos desconhecidos. A FAB necessita de um caça para ontem e não tem tempo mais para um projeto que não se conhece a configuração final e nem seus parãmetros de custos de aquisição e manutenção”. concordo plenamente. Aliás, com o PAK-FA voando, acho que o Rafale torna-se ainda mais a opção correta para o FX2. Investir em um projeto como o Gripen NG nesta altura do campeonato é jogar dinheiro fora, na minha opinião. Se for pra investir em algum projeto, então o mais racional seria investir no PAK-FA…voltar a conversar com a… Read more »

João Paulo Caruso

Acho que os russos começaram a ficar para trás na década de 60 com a chegada do F-4, que era muito superior ao Fishbed sem dúvida. o Mig23 veio vários depois do Phantom e mesmo assim não dá para dizer que é ele melhor.

Concordo que o Flanker é supeior ao eagle em desenpenho, mas na prática(em combate) onde os métodos americanos de tiro fora do alcance visual prevalescem, eu fico com o F-15, que tem melhor eletrônica e melhores mísseis. Isso sem levar em conta as vantagens dos americanos em C4IOSR.

Wolfpack

E agora, F35 no Chile, PAK-FA na Venezuela, e o Brasil vai de Gripen NG????? O nosso F5 do século 21???????
É tudo uma piada de mau gosto, este FX2 já deveria ter sido enterrado e junto com os Brigadeiros do COPAC FAB.
[]s

Welington

Robson Br o PAK FAé um conceito novo desde o seu projeto, muitos utilizam a simples aparência para julgar que a estrutura é a mesma família Flanker o que é uma burrice sem tamanho sem tamanho, pois a estrutura em si é totalmente nova e construída com materiais novos e com novas técnicas. O SU-35 BM utiliza tecnologias desenvolvidas para o PAK FA (Por este motivo ele é uma aeronave de 4.5 G), e não o contrario, o PAK FA terá tudo novo, o radar do SU-35 BM utiliza a base do radar desenvolvido para o PAK FA porem com… Read more »

Welington

Não duvido do Chile querer o F-35 e se isto ocorrer o PAK FA terá grandes chances de desembarcar na America latina…
Um grande abraço a todos…

RL

Será que a Inglaterra vai repensar em adiquirir os Super Tucanos uma vez que o Russão ta chagando na área?

Dell72

Não sei se acontecera festa la pelos lados da Lockheed Martin e cia
pois vejo esta aeronave mais como uma evolução do que ja existe, o que poderia passar na mente dos senhores do poder que este projeto ao menos não é tão perigoso…

Bosco

Francisco, você acha que os russos foram bem sucedidos com a série Su-27/30 na tentativa de serem superiores ao F-15? Eu não acho. Dê uma olhada no F-15K que você vai entender o que quero dizer. Se os russos quiserem vencer o F-15 de forma consistente, na maioria absoluta dos cenários, terá que usar pela lógica o Pak FA (eu acho, já que não sabemos absolutamente nada sobre ele). Dizer que o Su-27 bateu o record do F-15 em razão de subida, velocidade máxima, alcance, etc, não vale. Do mesmo modo, dizer que o Pak FA será “superior” ao F-22… Read more »

Wolfpack

Agora todo mundo entende porque as empresas no FX2 estão prometendo mundos e fundos, porque a tecnologia destas aeronaves do FX2 é história hoje. Passou… vamos gastar 10 bilhões com um vetor que nascerá desatualizado. Podem até doar toda a tecnologia destes caças para a Embraer e FAB. Nascerá morto.
[]s

Bosco

Welington,
não consigo comentar no seu blog. Vou tentar de novo.
Mudando de pato pra ganso que eu saiba o Skate é um UAV subsônico de ataque (UCAV) como o X-47B americano. Ou estou enganado?
Sei que você é um otimista inveterado (em relação ao caça russo) e lhe tenho o maior respeito, mas devo confessar que não compartilho desse sentimento. rsrs…
Um abraço meu amigo.

Francisco AMX

Bosco, falei sobre o SU-27 em seu tempo! contra um F-15C, ambos de mesma época, depois a russia parou mesmo, mas quando foram colocados o Su-27 e o F-15C em prova, o equipamento russo superou o americano em tudo! se não vale os números que tu falou vale o quê? elmbro que estou falando de tecnologia, contestando o que tu falou: que no máximo os russo fazem algo parecido, isso é na maioria das vezes mas não todas, o SU-27 superou seu par americano, e isso foi em tecnologia também, se ele não manteve sua trajetória com o tempo… é… Read more »

Bosco

Correção: Skat e não Skate.

Francisco AMX

Outra coisa que tu sabe que os russos estavam a frente 10 anos, foi o HMD junto aos AA-11… e tb com os AA-12 (R-77), sei que tu contesta o R-77 mas já li outras coisas tb… enfim, digamos que nos IR, nos anos 80 os russos estavam bem mais capazes (e nesta época os mísseis que predominavam com maior eficiência e efetividade de uso eram os IRs) e empatados em mísseis BVRs…

Abração!

Bosco

RSRSRsrsrs….

Nick

Colando aqui um comentário que fiz ao Francoorp: Para absorver as tecnologias do Rafale, pressupõe um produção superior aos 36 da proposta. Faz sentido continuar com esse projeto, quando existe algo muito melhor em termos de tecnologia?? E que ainda poderemos sim participar do desenvolvimento dele?? Na minha opnião Rafale e PAKFA são concorrentes, não se complementam. Inclusive em termos de custos se for verdade aquele valor divulgado de US$80 milhões por unidade. Praticamente o mesmo valor que o Sarkozi prometeu ao Lula pelos Rafales. Quanto ao Gripen NG (sou gripeiro sim! 😀 ) reconheço que se formos participar no… Read more »

Getulio - São Paulo

Até que enfim chegou a arma definitiva!
Bastam apenas 04 (quatro) PAK para substituir todos os aviões obsoletos da FAB. é a melhor economia de escala jamais vista. um caça deste vale por um batalhão.

Welington

Bosco o SKAT é um UCAV demonstrador de tecnologia, a tecnologia para uma aeronave não tripulada entrar em combate em grande parte já existe e esta aplicada nos mísseis WVR. Com a ampliação dos sensores e potencializarão dos computadores se obtém uma aeronave de combate não tripulada. O SKAT é somente o inicio, a partir de sua base de testes será desenvolvido um UCAV de serie para a próxima década… Bosco o PAK FA poderá ser superior (Vantagem) ao F-22 A como também não pode, já deixei isto claro por diversas vezes. Tenho o mesmo otimismo com relação ao provável… Read more »

Welington

Bosco tente utilizar o Internet Explorer…

Francisco AMX

Em um combate convencional entre forças russas/PV e da USA/OTAM, nos anos 80, os Mig-29 teriam feito várias vítimas, que nem saberiam da existência de quem os martirizou… poderiam perder a guerra, mas fariam um belo estrago! inesperado na verdade.

Sds!

Francisco AMX

Nick, não existe SU-35BM de prateleira! o SU-35 ainda não foi fabricado!

Wolfpack

A aeronave do primeiro vôo é sem dúvida uma aeronave de demonstração de tecnologia e espero que o PAK-FA seja bem diferente quanto a presença dos sensores na fuselagem e claro superfície RAM.
É o primeiro vôo… Fantástico, Parabéns a Sukhoi, a Rússia e a Índia. Nada como um protótipo para se conseguir acionistas ehehehehehehehehehe.
[]s

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Bosco

Bem lembrado Chicão. Só uma correçãozinha. Os russos desenvolveram um HMS (S de sight/mira) e não um HMD (D de display/tela). rsrs…
Mas de fato eles tiveram o crédito de serem os que primeiro colocaram em atividade operacional tanto um HMS quanto um míssil WVR com TVC e capacidade LOAL, o que possibilitava altos ângulos de disparo muito além da linha de visada (HOBS), mas salvo engano os americanos já faziam pesquisa na área desde a década de 60 (me refiro ao HMS).
Outro abraço meu amigo.

Francisco AMX

HMS… eu sempre que vou escrever… me lembro dos navis britânicos… rsrsrs e escrevo errado…

Wolfpack

Muita coisa, mas muita coisa irá mudar ainda no PAK-FA. Podem apostar. A Aeronave de produção terá as linhas deste demonstrador, mas superfícies como as portas das baias e trem de pouso, assim como o desenho das entradas de ar. Eu acredito nestas mudanças.
Uma outra hipótese é se diminuir o TVC e utilizar uma exaustores com superfícies iguais aos do Raptor. Esta última alternativa é um pouco duvidosa, pois o F35 não apresenta esta preocupação.
[]s
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