hornet-foch.jpg

vinheta-destaque-aereoQuando a Marinha da França enfrentava o problema da substituição dos seus velhos interceptadores F-8E Crusader, por causa do atraso da chegada dos jatos Rafale M, considerou-se a compra ou o leasing do McDonnell-Douglas F/A-18 Hornet, para equipar os navios-aeródromos Foch (atual São Paulo) e Clemenceau.

Para quem ainda não leu o texto, publicado pelo blog do Poder Naval em junho de 2008, segue o link.

O F/A-18 Hornet francês

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thierry

U.S. and French Navies friendship: Rafale jets fly from CVN Charles de Gaulle to USS Enterprise
http://www.youtube.com/watch?v=Q3vPgWk9mcc

Felipe Cps

É, pois é, mas a Marinha do Brasil preferiu modernizar o fantástico A-4 Skyhawk do que adquririr o F/A-18C… Não que mudasse muita coisa, pois o Chevetão (uma sucata de guerra francesa que nos foi empurrada goela abaixo pelo traidor FHC), também não tem serventia alguma para o Brasil: só serve pra desfiles, para falar que tem e pra ensinar aos comunistas chineses o que nenhum país sério do mundo quer ensinar. A END não preceitua uma Marinha para “projeção de poder”, mas sim apenas de “negação do uso do mar ao inimigo”. Muito mal se fala da FAB, mas… Read more »

Felipe Cps

Ah, a propósito, conversando com um colega chileno estes dias no Xat, o mesmo informou que quando da venda dos Scorpéne a tal país a construtora francesa DCNS (?) comprometeu-se, em contrato, a não negociar o Scorpéne com qualquer país da América do Sul.

Alguém tem maiores informações? Poderia confirmar?

Pois se isso for verdade, estamos mesmo em maus lençóis: daqui a pouco a Sra. França pode decidir vender seus submarinos-de-bolso para nosso amigo Hugo Cháves… Enfim, mui confiáveis nossos “parceiros” francos…

Sds.

Thierry

F-18 and Rafale on Charles de Gaulle – FRUKUS 06
http://www.youtube.com/watch?v=t8zo3MkJT8s

Wolfpack

Alguém sabe informar se foi ao menos cogitado esta opção dos F/A-18C/D no NAe São Paulo?
[]s

Alexandre Galante
Wolfpack

Obrigado Galante,
Abs

Felipe Cps

Guilherme Poggio em 25 jan, 2010 às 17:12: Poggio, tô vendendo o peixe pelo que paguei, mas o amigo chileno me disse que a DCNS simplesmente não cumprirá o contrato (que prevê a tal cláusula), o que deixou as autoridades chilenas muito p. da vida, e possivelmente redundará em ação judicial, assim que terminar o programa dos Scórpene chilenos. De qualquer maneira, acho algo bom de se investigar, pois a se confirmar vê-se logo que poderemos vir a estar algum dia em “palpos de aranha” por conta de nosso confiáveis “parceiros”… Ou melhor: uma questão de “precedentes” como diria o… Read more »

Thierry

“por conta de nosso confiáveis “parceiros”…” blah blah blah…

—————————————————————-

comment image

comment image