PAK FA

A agência russa Interfax informou que o caça de quinta geração russo PAK-FA deverá voar nas próximas semanas. Nos fóruns pela internet as apostas já estão feitas sobre qual será o dia do primeiro voo. E você, arriscaria uma data?

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luan

2011! acho que esse ano não sai!

[]’s

Francoorp

No dia 7 de Maio, o dia no qual o almirante Dönitz, assinou a capitulação alemã, confirmando a vitória soviética na grande guerra patriótica.

Felipe Cps

Arrisco sim: vai voar dia 31 de fevereiro! 🙂

Sds.

Francisco AMX

Vai voar antes do NG! rsrsrsrs E se este bixo voar este ano mesmo? se sim, deveríamos comprar caças de prateleira como os M2000-9 dos EAU, e esperar para ver o que acontece? será que ele não será oferecido para países como o Brasil? um caça de 5ª geração, bem superiro aos que estão no FX-2…. qual o risco de estarmos defasados em 10 anos novamente? caso este caça voe mesmo, é muito grande na minha opinião! e só quem comprou/participou do F-35 estará próximo deste! além do mais deve trazer de volta a linha de montagem do F-22, e… Read more »

Wolfpack

Dizem que rola no 1o. de Abril, mas voa e nem precisarão de catapultas,,,

Ivan

Chicão,

Pois é, amigão.
Por essas e outras que prefiro o Gripen NG… He he he!

Com a sociedade com os suecos vamos dominar inteiramente um caça de geração 4,5 pensado e criado para operar em rede, ter baixo custo operacional, operar de pistas improvisadas a partir de 800m (até autopista serve), turnaround mais rápido do mundo e ainda vai dar para economizar uma ‘grana’, quem sabe uns 50% (cinqüenta por cento)- ka ka ka ka ka ka – para comprar um lote de PAK-FA…

Grande abç,
Ivan, o antigo.

Danilo

Demoro compra uns gripen rapa, e depois os primo vermelho vende uns SU-35BM pra complementer e depois uns PAK FA T-50 …

Boa !

Danilo

leia-se complementar por obzequio.

Bronco

Com o aporte financeiro indiano, é provável que voe mesmo. Afinal para um protótipo de avaliação de características de vôo, basta a casca.

“Opcionais”, como empuxo vetorado, radar AESA, aviônicos e sistemas de missão, cabides de armas e outros, podem ficar para depois.

Alecsander

Provavelmente, se a informação não for balela, em dois meses. Mas se essa informação não for quente, se for apenas pura e crua especulação, provavelmente o PAK FA T-50 só deve sair em 2011 2012. Estou torcendo para que o vôo do T-50 venha acontecer realmente.

Um grande abraço.

Robson Br

Alecsander em 20 jan, 2010 às 21:28

A notícia deve ser quente como a data do desenho que aparece no post. (2005)

Baschera

A data ainda é segredo…..
Mas nossa espiã blogueira já esta lá, acampando nos arredores da base russa para nos dar o furo da notícia…. e é claro, da primeira foto oficial do protótipo.
O problema vai ser a velha ficar acordada para presenciar o fato, já que com o extremo frio russo, a véia tá enchendo a cara de vodka marca “pavelzinho” dia e noite para aguentar.

Da-lhe Vovodka….. 🙂 🙂

Falando sério, acredito mais neste PAK-FA do que no FX-2…..

Sds.

Ivan

Anda meio sumido Baschera, saudade dos Sukhoi?

Piramboia

Vai voar antes do FX-3!
Isso mesmo: FX-3.
O Brasil vai comprar mais Mirages 2000 usados para não desapontar Sarkozi (eu acho que se escreve assim).

kwhvelasco

Acho que uma casca de PAK num miolo de SU-30 rola. Pensem no frisson que o SU-47 Berkut causou???? lá em farnbourgh, no MAKS? a mesma coisa. Uma casca pra teste de materiais, miolo beem conhecido. Todos se aterrorizam, babam, os EUA corem pra tirar grana da saúde dos pobres pra reabrir a linha de produção do F22, etc…etc… Finalmente os russos estão aprendendo a trabalhar pensando estrategicamente… esconde um pouco, enrola… e a coisa anda…
e esse papo de Mirage 2000 tampão me dá engulhos… que nojo dessa coisa…

Cor Tau
Hornet

Cor Tau, hehehe…divertido o vídeo! aproveito para deixar aqui a matéria da revista Asas: “Primeiro voo de novo caça russo de 5ª geração é iminente (Da Redação, 20 de Janeiro de 2010) Fontes ligadas à indústria de Defesa russa contaram com exclusividade para ASAS que é iminente o primeiro voo do protótipo do Sukhoi T-50 (Programa PAK-FA), o caça russo de 5ª geração, o qual poderá ocorrer entre hoje e a próxima sexta-feira (dia 29). A aeronave foi levada para o aeródromo de testes da KNAAPO, em Komsomolsk-on-Amur em dezembro de 2009, e já realizou testes de corrida de pista,… Read more »

Hornet

Se as tais “Fontes” aí da revista Asas forem reais, e a informação também for real (esse negócio de “Fontes” já é complicado aqui no Brasil, imagina na Russia, e ligadas a Defesa Russa ainda por cima..mas tudo bem, segue o enterro), pelo visto o avião vai voar e ninguém verá. Isso eu não entendi! Esconder o projeto, faz sentido. Mas agora já não era a hora de apesentar o “misterioso avião” ao mundo? Acho que estão levando a idéia de Stealth muito ao pé da letra…hehehe enfim… De qualquer modo, eu torço para que o PAK-FA se torne uma… Read more »

lorp

Esse vai ser verdadeiramente stealth. Olhem as imagens secretas feitas no aeródromo de KNAAPO.

comment image

comment image

Welington

Aguardemos…
O previsto era para 2012, mas se voar antes melhor ainda para a continuação da família Raptor, com uma provável versão C…
Com toda a certeza até 2030 os reis dos céus serão o SU-50 e o F-22…
Um grande abraço a todos…

Edmar

Caros Amigos.:

Cancelar o “FX2”, comprar 36 “Mirage 2000-9” e entrar no “PaK-Fa”???

Proposta de se pensar.

Edmar

Caros Amigos.:

E esse caça poe respeito!

Abraços.

Henrique Sousa

Só acredito vendo, mas to achando que vejo este antes do FX-n. 🙁

Rafael

Desculpe minha ignorancia, mas gostaria de saber como estão os projetos do Su-37 e do Su-47. Ja que o Pak FA ta ‘vuando’ e que o Su-35 esta sendo produzido em “larga escla”, alem do MiG 35.
Quem souber , esou a todos ouvidos

abs

Welington

Rafael o SU-37 e o SU-47 são demonstradores de tecnologia, O SU-37 realizou vários testes como integração do sistema TVC 3D a família Flanker, sistema Fly by wire, avionicos, ETC., já o SU-47 realizou diversos testes como redução de RCS com a utilização de materiais compostos e materiais RAM absorventes, porão interno de armas, sistema Fly by wire, teste de uma nova aerodinâmica, ETC. O SU-35 BM já teve suas primeiras peças para os 1º exemplares de produção inicializada, o MIG-35 aguarda sua provável aquisição por parte da índia e o PAK FA tem 1º vôo previsto pelo cronograma para… Read more »

Welington

Leia se: integração do sistema TVC 3D a família Flanker,integração e testes do novo sistema Fly by wire, novos avionicos, ETC.,

Nick

Aproveitando a deixa do blog, que abriu novamente os comentários 😀

Eu apostaria no 1º de Abril como a data mais provável do primeiro voo do PAKFA !

Sério:
Como eu gostaria de ver essa combinação : Gripen NG Agora, e PAKFA para o futuro ( com participação da Embraer e outras empresas nacionais não só na montagem mas tambem na engenharia do mesmo ).

[]’s

Rafael

Vlw Welington, é que no papel pareciam avioes incriveis para serem descartados pelos russos. Mas para um pais emergente como Brasil não seria interessnte a aquisição desses projetos russos ou até ocidentais, isso sim seria Transferencia de Tecnologia, nos dando té uma certa proteção contra embargos e um grande avanço na area aeroespacial brasileira.Seria possivel?

Abraço Welington

karlus73

Boas pessoal: Antes demais, gostaria de perguntar se o blog continua a estar aberto? Até gostaria de participar pagando, mas o único método é através do paypal, esse tive uma péssima experiência, tinha carregado créditos e não me apareceram e tive muitas complicações para reaver o dinheiro. Mas já está resolvido. (A transferência bancária está fora de hipótese pois sai caro, não compensa, pois são valores pequenos). Mas deste da minha última participação nunca deixei de ler o que se escreve por aqui. Em relação ao assunto em questão, estou curioso para ver a forma desse pássaro russo, ele está… Read more »

Wolfpack

Senhores,
Caso vença o Gripen NG, o Brasil não irá precisar do PAK-FA, isso está somente nos sonhos dos blogueiros, uma vez que a SAAB já dispõe de um projeto de um caça com tecnologia furtiva, o KFXcomment image&imgrefurl=http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php%3Ft%3D135621&usg=__d3Btu85wgZ3vMxXzTQgLJ5RkRqU=&h=395&w=614&sz=25&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=C0qjQXdfRyyZeM:&tbnh=87&tbnw=136&prev=/images%3Fq%3Dsaab%2Bkfx%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:pt-br%26sa%3DN%26um%3D1

MAs o que penso mesmo, se sair o FX2, a próxima aeronave da FAB será UCAVS devido a longa jornada que estes vetores ficarão na ativa. Estamos vendo os últimos Fabianos pilotos.
Abs

Lucas Fernandes

Por um segundo pensei que fosse um F-22!

Russian

comment image

www.chinasouth.ru

Занимательная интересная статья

lopes

Pasmem! ele já está no ar, e tem gente querendo gripe.KKKKKK