Corpo de Zilda Arns desembarca no Brasil em aeronave da Aeronáutica

0

O corpo da médica Zilda Arns já está em solo brasileiro. O desembarque aconteceu às 3h30 de hoje, na aeronave VC-2, na Base Aérea de Brasília (BABR). No mesmo avião também estavam o Ministro da Defesa, Nelson Jobim; o comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri; o sobrinho da médica, Senador Flávio Arns; e a freia que a acompanhava no momento do terremoto, Irmã Rosangela Maria Altoé.

O corpo foi transportado para o Instituto Médico Legal de Brasília e a previsão é que, por volta de 8h, seja encaminhado em uma aeronave da Força Aérea Brasileira para Curitiba (PR), onde será realizado o velório. De acordo com o sobrinho de Zilda, o corpo será transportado para a capital paranaense em uma urna hermeticamente fechada, o que não foi possível fazer até a chegada ao Brasil devido à indisponibilidade de materiais no Haiti.

O Ministro da Defesa afirmou que a morte da médica foi uma perda irreparável para o Brasil. “A doutora Zilda tinha um simbolismo muito importante. É uma perda lamentável, mas sabemos que o legado que ela deixa pode gerar muitos frutos” ressalta Jobim.

A freira que acompanhava Zilda, lembrou os momentos de apreensão que viveu em Porto Príncipe. Ela explicou estava a poucos metros da médica quando o terremoto aconteceu. “Estávamos do terceiro andar quando um ouvimos um estrondo. O chão começou a desabar e eu cai”. Segundo a freira, paredes desabaram e ela precisou pular para conseguir sair do local. Irmão Rosangela destaca que ao lado do prédio, havia uma escola e era possível ouvir os gritos das crianças entre os escombros.

FONTE/FOTO CECOMSAER

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments