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Comandante da FAB vistoria obras na Base Aérea de Salvador

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P-3 AM em Getafe em julho de 2009 - foto Ruben Galindo Verdugo - Aviation Corner

Melhorar as estruturas de trabalho dos militares e possibilitar a operação de uma nova aeronave, o P-3AM. Com esse objetivo mais de 10 obras foram e estão sendo realizadas na Base Aérea de Salvador (BASV). Na manhã de hoje (13/1), estruturas finalizadas e em andamento foram vistoriadas pelo o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.

Na chegada à unidade, uma palestra foi ministrada pelo Comandante da BASV, Coronel-Aviador Pedro Luís Farcic, que apresentou as ações realizadas nas áreas operacional e administrativa e como os recursos estão sendo investidos.

Na parte operacional, o objetivo é viabilizar a operacionalização do P-3AM. Entre os trabalhos já iniciados está o hangar de lavagem de aeronaves e o anexo operacional do 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação, no qual funcionará a parte administrativa do Esquadrão Orungan e a área de simulação de missões. Outro projeto em fase final é a reforma do prédio de suprimentos. “Nele foram construídas sessões climatizadas nos lados. Também foi utilizado piso de alta resistência e 97% da obra já está pronta”, ressalta Coronel Farcic. Ainda em fase de elaboração está o projeto do pátio de aeronaves.

O 1º/7º receberá nove P-3AM. Serão oito operacionais e uma de treinamento. Neste ano, chegam as três primeiras; em 2011, o Esquadrão receberá outras quatro; e em 2012, duas. As aeronaves irão substituir as P-95 Bandeirulha que atualmente são operadas na unidade e que são utilizadas desde os anos 80 . A mudança trará grandes benefícios nas operações. Comparando os dois modelos, o P-3AM, que é quadrimotor, leva grande vantagem em relação ao P-95, principalmente no que se refere à autonomia de vôo. Enquanto a primeira consegue voar em torno de 13h ininterruptas, a segunda tem capacidade pouco maior que 7h.

A parte tecnológica também passará por um grande salto. No P95, grande parte da busca é realizada através de contato visual. No caso do P-3AM, a aeronave possui modernos sensores.

“A Base Aérea de Salvador está passando nos últimos dois anos por uma transformação completa para chegada do P-3. São aeronaves de grande parte, com isso toda estrutura e infraestrutura precisa ser modificada, tanto a operacional quanto a adminitrativa”, ressalta o comandante da unidade.

FONTE: CECOMSAER

FOTO: na falta de fotos das reformas da base na nota original, optamos por ilustrar esta matéria com uma belíssima foto que recentemente encontramos do FAB7200, clicado por Ruben Galindo Verdugo em 30 de julho de 2009, em Getafe (Madri – Espanha), e publicada no site AviationCorner.net. Assim que disponíveis, mostraremos fotos das reformas na BASV.

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ricardo luisManoeljsilvaAntonio MNunão Recent comment authors
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Fab-Wan
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Fab-Wan

Diz o Juarez, Ex-Fabiano e colega no BM, que P-3AM na FAB só em 2011…

Antonio M
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Antonio M

“…As aeronaves irão substituir as P-95 Bandeirulha …”

Esses aviões estão sendo modernizados junto com os Bandeirantes de transporte. Se de fato serão modernizados onde serão utilizados? Não será contemplada a modernização do sistema de vigilância e armamentos?!?!?!

E discordo do “apenas 7 horas de autonomia”.

Antonio M
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Antonio M

Obrigado!

jsilva
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jsilva

Nunão, É verdade, são quatro esquadrões de patrulha da FAB em Salvador, Belém, Florianópolis e Rio de Janeiro. Li em algum lugar que o 4°/7° do Rio de Janeiro será extinto. Do Plano de Modernização da FAB lançado em 2000, a Patrulha foi a que menos me agradou, a Patrulha “de verdade” com P-95 não existe, é apenas um faz de conta, não existem sensores nessas aeronaves. O P-3M veio para preencher essa lacuna, mas veio em quantidade incompleta. Apenas Salvador vai ter as aeronaves. Com a extinção de um dos esquadrões, acredito que cada esquadrão com 5 aeronaves(4 operacionais… Read more »

jsilva
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jsilva
jsilva
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jsilva

Valeu Nunão,

Com relação ao Gripen deviam esta se referindo ao GripenC/D que segundo informações tem velocidade máxima de Mach 1.8, mas com certeza o NG com motor de F-18E/F chega a mach 2. Só achei importante mesmo para relembrar o pessoal qual caça era considerado o melhor, mas que devido à guerra de lobby acabou se espalhando uma grande desinformação para a opinião pública, e até nós(alguns) que acompanhamos mais de perto também entramos nessa.

Um abraço.

Manoel
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Manoel

outra noticia publicada fala em problemas nas asas dos P-3…espero que se for verdade, os problemas sejam sanados antes do envio dos aviões para o brasil, o que vai significar voos com restrições.
mas que coisa de louco- se for verdade-todo mundo ja tinha lido sobre êsses problemas das asas dos P-3…isso me lembra a shistoria que os P-40 da FAB foram prematuramente desativados,apos 2 acidentes fatais, por falta de correção de problemas nas asas.
veio a orientação do fabricante e ficou em alguma gaveta…

ricardo luis
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olá, boa tarde,
hoje dia 09/11/2010, na area do cabula em salvador/bahia, vi uma aeronave de grande porte, do tipo passageiro voar em baixa altitude e no sentido contrário as que as aeronaves seguem para aterrizar, logo atrás vinham 03 (três) caças de combate em perseguição a esta aeronave, gostaria de saber o que huouve de verdade, fiz um breve regisro com o meu celular, mas os jornais nada alaram a respeito.