Primeiro Heron da Austrália começa a operar no Afeganistão

3

Heron australiano em voo - foto MoD Australia 

O Ministério da Defesa da Austrália informou nesta quarta-feira, 13 de janeiro, que o primeiro exemplar do UAV (Unmanned Aerial Vehicle), Heron, operado por um destacamento conjunto da Força Aérea e do Exército Australianos,  iniciou operações no Afeganistão. O Veículo Aéro Não Tripulado (VANT), recebido via leasing pelo projeto Nakeen, assinado com a MacDonald, Dettwiler and Associates Ltd (MDA), soma suas características de voos de longa duração a modelos tripulados (AP-3C Orion, operado pela Força Aérea) e não tripulados (Scan Eagle, operado pelo Exército).

Foram cinco meses de preparação do destacamento, liderado pela Força Aérea Australiana, até a entrega e início das operações, com ajuda da experiência acumulada pelo destacamento de Heron do Canadá, que opera o modelo no Sul do Afeganistão (veja nas fotos abaixo o recebimento e retirada do contêiner do primeiro modelo).

A Capacidade de Operação Inicial (Initial Operating Capability) já foi atingida, segundo o informe do Ministério da Defesa, e o desenvolvimento da capacidade plena está em andamento, com pretensão de ser atingida nos próximos meses. O Heron pertence à categoria de VANTs de uma tonelada, para voos de longa duração, e foi selecionado após um exame detalhado de sistemas de baixo risco, de forma a poder ser disponibilizado rapidamente no Teatro de Operações Afegão. O contrato de leasing cobre um período inicial de um ano de operações, com opção para ser estendido.

20091218raaf8202385_0003

20091218raaf8202385_0012

20091218raaf8202385_0024

20091220raaf8202385_0009

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália

LEIA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luan

Nunca vi um desses “empacotado” é bem compacto.

Logo teremos nossos Hermes efetivados.

[]’s

Fab-Wan

Foram esses que a PF comprou?

[…] Primeiro Heron da Austrália começa a operar no Afeganistão […]