derbypampa1

A FAB deu um grande salto com a introdução do seu primeiro míssil BVR, o Rafael Derby, visto na foto acima na asa esquerda de um F-5M. Infelizmente, são raríssimas as fotos de F-5M com o novo míssil em voo e as fotos disponíveis, de baixa qualidade,  mostram os F-5M levando ao mesmo tempo o obsoleto AIM-9B na ponta das asas.

Consta que esses velhos Sidewinder são usados como “lastro”, pois a vibração da asa do F-5 diminui com os mísseis. Mas pega muito mal para nossa Força Aérea em pleno século XXI, mostrar seus caças usando um míssil de 1956.

A imagem abaixo, tirada de um fórum estrangeiro, mostra um tira-teima, pois alguns foristas não acreditavam que a FAB ainda use o AIM-9B.

Fazemos então um pedido para as unidades da FAB que operam o F-5M: por favor, descartem o AIM-9B de uma vez por todas e façam fotos de alta qualidade dos F-5M em voo com o míssil Derby. Os gringos ficarão bem impressionados e os contribuintes e entusiastas brasileiros agradecerão!

AIM-9B FAB

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sirkis

Saudações!

Não é costume da FAB mostrar os mísseis, mesmo os inertes, em fotos.
Faz um tempo já que tem um pessoal tenta dar maior transparência. Cada Força Aérea segue a sua doutrina. Reparem que não vemos os mísseis nos mikes, nos F-2000 e nem nos Super Tucanos.

Boa Noite!

Rogério

Complicado isso tem fotos dos MI-35 da FAB embarcando na Rússia mas desembarcando aqui nada.

[]s

galileu

É certeza de que a fab não usa os AIM-9B???

sei não……quanto ao fato de não ser comum vermos misseis nos caças, deve ser porque tenha pouquíssimas unidades, e como todos sabem o missíl tem vida util, portanto melhor guardar o pouco que tem

abraço

Pensador

A FAB PEITOU O GOVERNO GRIPEN DEPOIS F18 E POR ULTIMO RAFALE.

Vinicius Kober

O derby me parece ser muito grande para o F-5, é o dobro do tamanho da asa dele.

JC

Saiu na folha que a FAB escolheu mesmo o sueco. Americanos em 2º e Rafale em 3º.
Tah explicada (todo mundo jah sabia) a enrolacao pra fechar o negocio.
Entao, sugiro, pra nao contrariar completamente a FAB, nem completamente o governo, ir de SH.

JC

Com AIM9-B nao consigo nem derrubar direito mig 17 no Jane´s IAF na guerra dos seis dias.

Olecram

Rogério eu acho isso perfeitamente necessário, pelo menos mantêm surpresa ao inimigo se ele vier…

Giordani

Infelizmente existe um grupo de pensadores na FAB que ainda não se deram conta que estamos no Século XXI. Já notaram como é difícil encontrar alguma foto/vídeo de um caça da FAB lançando uma bomba? Ou um lançamento de um míssil? Ou até mesmo tiros de canhão?! A idéia que passa é que os pilotos só voam nas máquinas para cumprir tabela…quando servi na BACO NUNCA vi os Echo(na minha época ainda não haviam os Mikes) levantarem voo com armas de verdade e poucas foram as ocasiões em que foram armados com “bombas de farinha”…e o pior é que se… Read more »

grifo

A FAB não peitou o governo. A FAB seguiu o seu processo normal de avaliação, previsto na DCA 400-6, e apresentou o relatório com o resultado da avaliação.

Em nenhum momento a FAB recebeu uma ordem para mudar o seu processo de avaliação.

Deio

Pessoal, sei que fontes são fontes, mas está aí para lermos.

Abraços.

05/01/2010 – 03h41

FAB prefere caça sueco a francês

da Folha Online

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u674679.shtml

Deio

Para apreciação: Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos Aeronáutica recomenda compra do Gripen NG, o mais barato dos finalistas do FX-2 Relatório técnico contraria preferência pública pelos franceses manifestada pelo governo federal; decisão final cabe ao presidente ELIANE CANTANHÊDE COLUNISTA DA FOLHA O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet,… Read more »

Felipe Cps

EU JÁ SABIA!!! GRIPEN 2 x O RAFALE! AHAHAHAHAHA!!!! ACABOU!!!!!! 🙂

Parabéns à FAB e ao COPAC/GPFX, que sem dúvida fizeram a escolha lógica, do produto que mais benefícios trará ao interesse nacional como um todo. Resta saber agora se o Mullo-PeTralhismo irá contrariar a FAB para favorecer seus interesses ou irá se dobrar aos fatos. Mas daí por diante pouco me interesso.

CHORA VIUVADA!!!!! DE NOVO!!!!! 🙂

Sds.

Manoel

o Rafale é um otimo avião.
se financeiramente o negocio for mesmo inviavel, então devemos comprar o SHornet.
moderno, com longa vida nos EEUU, testado, etc.etc.etc
o gripen tem muitas peças de origem americana, pequeno raio de ação, monomotor, me parece um F-5 moderno.
meu medo é o surgimento do FX-3, ou adiamento da decisão, bem ao estilo do FHC e ddo Lula.
ja deveriamos estar recebendo os primeiros jatos se o FX-1 fosse bem conduzido .
uma vergonha a política de defesa dêste nosso País.

Deio

Senhores,

Não há uma imagem do relatório, então não podemos saber se o que a jornalisra escreveu é fato. Todavia ela parece possuir fojntes confiáveis na área militar.

Abraços

F.Caetano

Impressionante mesmo! O post fala sobre caças da FAB, fotografados armados de AIM-9b, em pleno séc.21, e o pessoal resolve trazer à tona a discussão do FX-2! Esqueçam um pouco!!! A FSP não é o porta-voz da FAB!

Desculpem! Mas têm horas que enche o saco!!!

Paulo

Pessoal,

Me respondam uma coisa, pode ser uma enorme viajem, mas vamos lá.

Se fosse fazer um upgrade desses AIM-9B, a Mectron não teria capacida para fazer isso? Falo pela quantidade de misseis que a FAB possui, li uma matéria que a Força Aérea Alemã fez um up para um AIM-9F a partir dos AIM-9B utilizando a carga explosiva e melhorando o angulo de ataque dele.

Bom temos muitos que podem me responder essa idéia.

Abraço a todos.

Nick

Paulo,

A Mectron já produz o Piranha II, que está em capacidade no mesmo nível do AIM9-L..e está participando no desenvolvimento do A-Darter (missel de 5ª geração) junto com a Denel Sulafracana.

A FAB deveria dispor desses misseis AIM9-B só mante-los estocados deve gerar custos….e se for para lastro.. dar uma garibada para eles ficarem parecidos com o AIM9-L ..hehehhe
[]’s

tyrion

agora sim…a FAB realmente nao gosta de mostrar suas armas, tipo jogador de poker…e a politica de disuasao pela duvida.

Wolfpack

AIM9B, puxa vida porque os Americanos não nos fornecem misseis mais atuais… Porque excede a capacidade necessária para operação pela FAB… Porque excede a capacidade necessária para operação pela FAB… Porque excede a capacidade necessária para operação pela FAB… Porque excede a capacidade necessária para operação pela FAB… Porque excede a capacidade necessária para operação pela FAB… Porque excede a capacidade necessária para operação pela FAB… Porque excede a capacidade necessária para operação pela FAB… Porque excede a capacidade necessária para operação pela FAB… Porque excede a capacidade necessária para operação pela FAB… Porque excede a capacidade necessária para operação… Read more »

El  Carajlo

Sabe, normalmente num pais, quem manda é o governo e qualquer outra instituição se cala. O Brasil é uma bagunça nesse aspecto. Temos a FAb peitando o governo, o governo peitando a FAB enfim. Uma serie de desavenças e maus olhares entre ambos. Isso afeta muita coisa no aspecto estratégico. Não temos uma nação unida em favor do pais, vemos uma luta de partes civis, militares e políticas pelo controle do estado.
Não estamos em uma ditadura, nem presenciando um golpe, mas mesmo assim, deixa a desejar um controle maior da nação.

El  Carajlo

Não desmerecendo a FAB, ora, ela esta apontando o que seria melhor em termos estratégicos, e o governo, algo em favor dele, ou de seu mandato.

Bosco

As asas do F-5 vibram e aí colocam um peso na ponta delas pra resolver o problema. rsrs….
Coisa da Terrinha…

Francisco AMX

a FAB não aguentam 10 minutos de porrada comigo (by Away)

El  Carajlo

” Consta que esses velhos Sidewinder são usados como “lastro”, pois a vibração da asa do F-5 diminui com os mísseis. ”

CONVERSA PRA BOI DORMIR, NÃO EXISTE ESSA!!!!!!

El  Carajlo

tyrion em 05 jan, 2010 às 9:57

Disuasão não, esta mais para persuasãol.

Galileu

Concordo Carajlo, é conversa pra boi dormir, olhe lá se os AIM-9B não for o missíl ar-ar em maior quantidade da FAB.

LBacelar

E se a Folha de SP estiver falando a verdade agora, até 2020 no minimo teremos JAS 39C + AIM 9B para nos defender!!!

Será que eu consigo passar p/ lado do Chavez quando a revolução bolivariana começar? kkkkkkkkk

Giordani

certa vez li que a utilização de mísseis no F-5 melhoram a área alar deles, mas utilizar como anti flutter?! Conversa…o fato é que os Echo´s só podiam usar AIM-9B…mas os Mike´s estão capacitados…mas vejam o lado bom da coisa, com essas fotos os argentinos se sentem menos “acabados”…hehehehe…

Seal

Parece que não é costume da FAB revelar suas melhores armas para o “inimigo”.
Dizem que no pacote dos misseis BVR Derby que demorou para ser divulgado na Cruzex/06,a FAB teria comprado um lote dos mísseis Pyton 5 para usar no F5-M e receberia alguns Pyton 4 com antecedência de Israel.
Vai saber!!

lucas lasota

a fab nao aparece em fotos com misseis porque tem muito pouco e o voo deteriora o missil, encurtando sua vida util.

[…] à FAB que passou a tirar fotos de seus caças sem o velho AIM-9B. […]

Guilherme Soares Silva

“Consta que esses velhos Sidewinder são usados como “lastro”, pois a vibração da asa do F-5 diminui com os mísseis. “ – informação não está tecnicamente bem fundamentada é explicada, acredito que confunde o leitor. Favor retirar.