Su-27-Russia

Eu estava sobrevoando águas internacionais sozinho e bem longe de casa quando um par de F-16 apareceu e, falando francamente,me pediram para cair fora. Eles se aproximaram até 50m de mim. Podia ver o rosto dos pilotos com a face coberta pelas máscaras de oxigênio. Estávamos todos armados com mísseis. Seguimos cursos paralelos por um bom tempo e então resolvemos mostrar um para o outro o que nossos caças podiam fazer – “wingover” ioiôs, esse tipo de coisa. Era um tipo de combate simulado. No entanto, após a breve demonstração, a 10.000 metros de altitude o Su-27 possui uma vantagem sobre o F-16. Pouco depois os ‘convidados’ foram embora e eu voltei a ficar sozinho novamente. Foi bom saber que eles desistiram e não me intimidaram nem um pouco. É muito provável que o combustível deles estivesse acabando.

Major Yevgeniy Oleynik, líder do 1º esquadrão do 941º regimento aéreo, realizando cobertura aérea para forças navais durante um exercício em 1996.

NOTA DO BLOG: Somente com o combustível interno um Su-27 possui um alcance de 4.000 km. Um F-15C pode atingir esta marca apenas com o uso de três tanques externos e sem carga bélica. Com o F-16 então não merece nem comparação.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ara

Realmente a quantidade de combustível que o Flanker carrega é muito grande. Sem comparação! Isso é muito interessante sobretudo no Su-34, o qual me agrada muito.

Fabio Mayer

Sem contar o prazer que o piloto demonstrou em pilotar a máquina…

Nick

Sem dúvidas os engenheiros da Sukhoi estavam inspirados quando projetaram o SU-27…
Cadê o SU-35BM nesse FX-2… aliás esse SU35BM poderia vir de prateleira mesmo, só com montagem dos caças, manutenção de motores e integração de armas nacionais no Brasil já estava de bom tamanho.

[]’s

El Carajlo

Pilotos não são bobos, qualquer piloto de caça sabe que encarar um Flanker, carregado de mísseis poderosos e com um piloto russo são combinações mortíferas. Pricipalmente para F-16,que são aeronaves que não se comparam ao SU-27.

Outra coisa, não havia chances de conflitos entre eles. Sempre houveram intrigas e desrespeito no mundo dos pilotos de caça, e esse incidente aconteceu a mais de uma década, se fosse na época da URSS, não teriam mechido com ele.

Obs: Os russos são machos e não fogem da briga.

Clésio Luiz

Eu acho que o Alcance do Su-27S não é de 4.000 km não. Fica na faixa de 3.200. Nunca vi em literatura nenhuma esses 4.000 km.

Paulo Renato

Olha a criança aí !!!
E ainda tiram o Su35BM do Fx2, sinceramente O NJ deve ser louco.

Perdemos oportunidade de termos o melhor.

Abs.

Marco Antonio Lins

Ilmo Srs.

O que poderia ser feito, termos mesmo comprando na pratileira o Su-34 para MB em uma Base Aero-Naval para juntamente com P-3 Orion efetuar patrulhamento em nossa zona Azul. Me parece, não tenho certeza que devera ser construida uma Base Naval.Caso contrario
os mesmo deveria ficar na base de Natal , onde teria todo dominio do Atlantico.

Nadir

Quanta babação para os russos e suas carcaças voadoras.
Brasileiro é um caso sério mesmo…hehehe

Paulo Renato

Caro Nadir,
não exite babação e sim comprovação, está entre o melhor junto com os caças americanos.

Pelo jeito vc deve ser defensor do Rafaleco !!!
Infelizmente.

Abs.

Danilo

Demoro pro brasil comprar Sukhois, agora imagina a pressão internacional que isso iria provocar nos estados unidos, o maior aliado dentro de seu continente usa Caças Russos, seria bom para o brasil pressionar o tio sam, ainda mais sabendo que a venezuela possui os SU-30, e acho que super hornet não da conta de Flanker não.

O Brasil poderia comprar os SU-35BM e participar do projeto do caça de 5 geração russo o PAK-FA T-50, junto com a India e Russia.

Ronaldo

O flanker tem incrível autonomia mesmo, deixou os F-16 do incidente no chinelo, mas também tem que se dizer qu o flanker é um caça muito grande, enorme para dizer a verdade, então é natural ter muito espaço pra combustível.

El  Carajlo

Danilo em 03 jan, 2010 às 12:25

“o maior aliado dentro de seu continente”

O Brasil? Aliado? Eu duvido! se fossemos, teríamos um dos melhores caças deles, nos ajudariam a cobrir os custos do F-35, iriamos ter o F_16 e tudo mais, assim como Isael e etc os amigos deles. Nós aqui somos é mais um incomodo para eles do que aliados. Somos complacentes com ideologinsmo barato bolivariano e conivente com lideres autoritários no quintal deles.

El  Carajlo

“O Brasil poderia comprar os SU-35BM e participar do projeto do caça de 5 geração russo o PAK-FA T-50, junto com a India e Russia.” não rolou e não vai rolar mesmo. O Brasil “quer” participar de um projeto em desenvolvimento, caças que ainda vão evoluir em seus sistemas, armas, avionico se etc. PEgar aviões ja parados como F-18 não rola. o PAK-FA pode esquecer. Caça furtivo aqui, ia ser muita pressão USA sobre nós, looby e etc. Nossos visinhos iam fazer um auê que jamais esqueceriamos e ai sim, nós, iriamos incentivar uma corrida armamentista de verdade. E o… Read more »

El  Carajlo

Ficar de mau com os vizinhos seria prejudicial ao Brasil.

galileu

Adoro quando se compara todo tipo de armamento russo e americano, sou fã das armas russa por serem funcionais, pra quê gastar 2bi, num b2 se o tu-160 faz o mesmo……claro que tem suas diferenças, mas a grosso modo é mesma coisa… Quanto ao assunto do brasil “o maior aliado dentro de seu continente”, isso é relativo, porque no discurso nós somos, a muito tempo, mas no papel cooperação e tudo mais até a argentina é mais próxima dos yankes. E pra ser cinsero minha opinião, o brasil vai pagar caro por isso, pois ou você tem $$ e projeto… Read more »

Welington

Guilherme Poggio perfeito, as novas versões possuem menor alcance graças ao maior peso dos vetores e o maior desempenho de seus motores…
Alcance SU-27 variando de 3880 km a 4000 km dependendo da versão…
Alcance SU-35 BM – 3600 km
Alcance SU-34 – 4000 km ( Maior capacidade de transporte de combustível e menor desempenho dos motores).
Um grande abraço a todos…

Clésio Luiz

Poggio, O Su-35 tem mais combustível que o Su-27 básico, se eu não me engano são 400 kg a mais em tanques instalados nas derivas.

Jacubâo

Esse é o principal motivo dele ser do tamanho do Brasil.

Sirkis

Saudações!

Turma, cuidado com essas comparações de alcance e combustível. Um flanker cheio de combustível manobra que nem um navio em um dogfight. O mesmo com o Rafale com seus 3 gigantes tanques para 1.800 km de alcance. Isso se aplica a qualquer avião.

Boa Tarde!

kwhvelasco

Mas a discussão foge sempre do ponto ventral: O SU-27/30/35 seriam um vetor ideal ao lado do Rafale. Os Sukhoi como interceptadores de long-range, defesa territoial, bem armados – armas que poderiam ser nossas, Mectron, ou mistas (temos tecnologia de integração em desevolvimento) – e com alcance que permite dissuasão em reides extensos. Os rafales, navais (o são Paulo ao menos pra isso serve) como ponta-de-lança e omnirole para pronta reação, nos dariam controle, se não do território todo, ao menos do nosso mar territorial. A amazônia, Deixa com o EB, eles PRECISAM tomar aquilo de vez para nós. Se… Read more »

El  Carajlo

Sirkis em 03 jan, 2010 às 17:32

“Um flanker cheio de combustível manobra que nem um navio em um dogfight”

Com aquele radar e com aqueles mísseis, nem precisa de dogfight, mas se acontecer, ele pode ejetar o combustível por válvulas na asas, assim como qualquer outro avião civil de passageiros.

Esse sistema foi criado para em caso (para aviões civis)os aviões poderem fazer uma aterrissarem forçada sem risco de uma explosão muito grande, ou até evitar explosão e incêndios.

El  Carajlo

Complementando: assim como também podem ejetar seus tanques externos.

Bosco

Guilherme Poggio, existem 2 referências na internet sobre o F-15. Uma alusiva ao F-15C da o alcance de translado com os 2 CFT mais 3 tanques externos como sendo de 5500 km. Outra, alusiva ao F-15E da o alcance de translado como sendo de 4200 km com 2 CFT e 3 tanques externos. Estando correta essas informações só podemos chegar a conclusão que o F-15E leva menos combustível interno devido a ser biplace. O F-15C leva 7,5 t de combustível internamente. Sobre o F-15E não achei referência. Também achei uma discrepância na capacidade dos tanques conformais do F-15C e a… Read more »

carl94fn

Hum… achei que o alcance máximo de um F-16C/D era de aproximadamente 3.900km usado seus tanques esternos… Não acho que os Su-30 da Venezuela sejam superiores aos SH, mesmo eu que chamo os SH (aviões de ataque com capacidade de se defender) tenho que reconhecer que seu radar combinado com sua baixa assinatura diante dos radares inimigos o tornam uma arma muito poderosa ainda mais somado a mísseis AIM-120 últimas versões e o R-99 para apoiá-lo. Quanto ao Rafale é sem duvidas um dos melhores caças interceptadores do momento e talvez quem sabe (provavelmente) o segundo atrás somente do super… Read more »

Paulo Silva

Somente gostaria de uma comparação:tenho visto em blogs que o Rafale tem a hora de voo avaliada em $14,000 e a do SU-35 ou que seja o SU-30 em $20,000. Wellingtom e caros foristas, poderiam fazer uma comparação, baseando-se na quantidade de armamentos e autonomia, qual seria o melhor caça para FAB?

Um abraço a todos!

Paulo

Welington

Paulo Silva o Rafale é um excelente vetor, porem é um vetor caro de se adquirir e de se manter, o mesmo custa mais caro do que um vetor pesado de alto desempenho como o SU-35 BM – €50 milhões, o Rafale custa €70 milhões, ou seja, se for para se adquirir uma aeronave cara que se adquira a melhor, o SU-35 BM é a melhor aeronave de 4.5G do mundo, com seu enorme alcance e capacidade de transporte de armas, o SU-35 BM pode efetuar o trabalho de 3 Rafales em operações longas, devido ao Rafale ter que utilizar… Read more »

Bosco

Paulo.
aí não vale. Perguntar pro Welington qual o melhor caça é o mesmo que perguntar pro Papa qual a melhor religião. rsrsr…

Chacal

Quantos aviões Ocidentais os Su-27 abateram?
Qual é garantia do fornecimento dos Russos?
Quem faz a diferança são os Pilotos ou os aviões?

Paulo Silva

Caro Wellingtom, era exatamente o meu pensamento.Para a GF pagar tão caro, não desmerecendo o Rafale, que é um belo caça, porém caro de comprar e operar, poderiamos ter partido para esta idéia do SU-35BM.Também acho que a opção pelo Gripen NG esteja amadurecendo,(melhorando com a possibilidade do Sea Gripen) devido ao fato do F-18 SH esteja fora do pensamento do GF. Infelizmente, o SU-35, foi tirado do short-list devido a política, ao meu ver errada, porquê todos sabiam que tanto Lula e NJ não acreditavam na proposta americana, deixando assim, somente duas hipóteses de caça. Meu caro Bosco, estou… Read more »

carl94fn

Embora eu considere o Su-35 é um caça extraordinário e uma ótima escolha se assim a FAB e o governo tivessem optado por ele, não o considero o melhor caça de sua geração, ele se destaca em alguns pontos de forma absoluta, porém não em todos, seu RCS é um problema diante dos caças europeus não importa quanto os russos digam o contrario (eles não tem tinta mágica) então o Rafale e o Typhoon tem vantagens assim como o F-16 tem vantagens sobre o F-15. O melhor caçador é aquele que melhor se esconde para da bote prefeito, e não… Read more »

Welington

carl94fn o RCS do SU-35 BM é de apenas 0,6m2 no setor frontal, o RCS frontal do Rafale é de 0,1m2 no setor frontal. O SU-35 BM possui o radar mais potente já instalado em um caça com 20 kilowwatts e uma enorme antena, que também se reflete no alcance do mesmo, pois quando maior a antena e seus módulos emissores maior será a onda emitida, esta por sua vez por ser maior e possuir grande energia percorre um espaço maior sem perder energia e também é mais difícil de ser absorvida por completo pelos materiais RAM absorventes, o alcance… Read more »

Welington

Chacal os Flankers nunca entraram em combate direto contra vetores ocidentais, mas pergunte a qualquer piloto equipado com equipamentos ocidentais, qual o vetor que o mesmo não queria enfrentar com a exceção do F-22 e do F-35 no cério BVR… Chacal siga o exemplo dos nossos MI-35, ou então de todos os equipamentos Russos utilizados na America latina e vera que os mesmos não tem problemas com os mesmos… Quem faz a diferença em um combate é o nível de stress do piloto, nível de treinamento do mesmo, doutrina utilizada, cenário de combate, vetor, armamentos, apoio, números de vetores, condições… Read more »

carl94fn

Welington em 04 jan, 2010 às 11:52

Caro Welington com certeza vc é uma das figuras mais respeitáveis do blog, seu conhecimento técnico é admirável, porém o problema são os dados russos eles exageram de mais nunca duvidei que o Su-35 será um dos melhores caças de sua geração, mas duvido que seja tão bom quanto dizem… mesmo assim sempre fiquei entre o Rafale e o Su-35BM observando o que ambos tem de melhor ao oferecer.

Sds Welington

Welington

carl94fn ai já não é de minha alçada, se eles exageram nas tabelas eu desconheço… O SU-35 BM foi desenvolvido para diminuir a superioridade tida pelo F-22 a todos os vetores Russos até a chegada do PAK FA em números aceitáveis, ou seja, ele foi desenvolvido para enfrentar se necessário o melhor caça da atualidade mesmo em desvantagem, e o mesmo é o melhor vetor Russo, sem contar que o mesmo é um vetor pesado de alto desempenho e o Rafale é um vetor médio. Na minha visão é clara a superioridade do SU-35 BM frente ao Rafale, mas isto… Read more »

Welington

Mas só como observação, o Rafale divide o 2º lugar com o Typhoon na lista dos 4.5G, eles são muito parecidos em tudo, são duas excelentes maquinas, porem caras pela sua classe…
Um grande abraço…

sukmiglev ilyushinov

Boa Ano para todos.
Desculpe-me todos mas voces esqueceram que os russos tem uma arma que os próprios americanos e europeus estão com os cabelos em pé despois que uma esquadra de bombardeiros russos passaram por cia da 7º frota americana e levaram mais de 40 minutos para lançarem os precarios a/f-18E em seu alcance já estavam fora do alcance e teriam explodido com todos eles ´´ Fator Plasma !! esqueceram-se ou não sabem desta noticia adeus americanos e europeus~, vao domir na eternidade sem saber o que aconteceu.
abraços

sukmiglev ilyushinov

FATOR PLASMA É UMA ONDA DE CALOR TERMICA QUEENVOLVE AS AERONAVES COM A CONSEQUÊNCIA DE ELIMINAR AS ONDAS DE RADAR DE DETEÇÃO INIMIGA PROVOCANDO SOMENTE UMA ONDA DE CALOR NÃO DETETÁVEL AOS RADARES MAIS SOFISTICADOS AMERICANOS DA FROTAS E BASES E SATELITES DEIXANDO TODOS OS ALVOS A DESCOBERTO E ISSO NÃO ADIANTA NADA DE TER OS MELHORES AVIÕES DO MUNDO TIPO ´LOCKHEED MARTINS F-22 RAPTOR QUE ELES NÃO SERVEM PARA NADA ESTAMOS HÁ BEIRA DA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL POIS ISSO É UM PONTO QUE OS RUSSOS JÁ ESTÃO DISPOSTOS A ENFRENTAR POR CAUSA DO AVANÇO DA FORÇAS AMERICANAS NA POLONIA… Read more »

Bosco

sukmiglev ilyushinov,
não me recordo não. Poderia refrescar minha memória sobre essa outra fantástica arma russa destruidora de porta-aviões.
Antecipadamente agradeço.

Não que se precise de uma arma sofisticadíssima para derrotar os coitados dos americanos comedores de criancinhas, já que eles são uns verdadeiros fracotes imbecilóides. Qualquer um afunda seus porta-aviões e derrubam seus caças e bombardeiros. Também a economia desses imperialistas está em ruínas e sua hegemonia mundial está a beira de colapsar e em breve serão substituídos pela gloriosa e bondosa nação chinesa para alívio de todos os povos oprimidos do planeta Terra. Amém! rsrsrsrs….

Bosco

Ah! Agora então o mundo livre tem uma arma definitiva para derrotar os inimigos da liberdade e instaurar uma nova ordem mundial tendo a frente a democrática Rússia, China, Venezuela (com Dom Chavito), Brasil, etc.
Sem dúvida o mundo será bem melhor quando todos esses povos dominarem o planeta já que estão anos luz à frente dos “americanus carnívuros homicidas infatilis degustations”.
rsrs…
Um abraço meu caro camarada Sukmiglev e que estejamos vivos quando a nova ordem mundial sob o comando de russos e chineses for instaurada.

Ronaldo

nem bomba atômica afunda navio de grande porte mesmo que a explosão seja do lado, me lembro que fizeram esse teste com um navio capturado da segunda guerra não lembro o nome, mas tiveram que torpedear ele pra afundar, ja que o navio ficou todo radioativo

Pensador

Estou morrendo de medo sera que loucura pega via internete?

Ronaldo

ata lembrei foi no teste do atol de bikini aqui na wikipedia inglesa

http://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Crossroads

Lol

Vai que esse russomaluco tá certo aí…

sukmiglev ilyushinov

Vejo que os elementos que aportam este blog têem baixo Q.I, por isso não RESPONDO a esse tipo verbal, que não entende e não sabem de nada, coitados, tenho dó deles, espero que investiguem mais do que escreverem mensagem sem lógica chama-se a isso I——-dade mental.

Mercio

Pessoal, qual a probabilidade da Rússia responder e assumir enfrentar uma 3a. Guerra Mundial? E a nova diretriz miiltar Russa, que permite resposta a prováveis inimigos com ataque “preventivo” de ordem nuclear? A OTAN e os EUA estão bastantes preocupados com os armamentos russos, por isso, buscam de todas as maneiras, a criação de um escudo de missies, o que, acho, improvável de ter sucesso.

luiz otavio

Olá a todos,

escudo de plasma não é invenção e já vi na net que está sendo testado no Su 34, mas se até eu já soube, imagino que a Otan também saiba. Não dá para presumir que com ele está tudo decidido. e sinceramente, admiro as maquinas, mas prefiro a persuasão à guerra em si.