Tem gente ainda pelos fóruns na internet dizendo que o Gripen NG não existe. Por isso publicamos novamente a foto enviada pela Saab com o NG decolando com dois pilotos da FAB nos comandos, para um dos voos de teste.

Gripen NG Demonstrator

Abaixo, as características operacionais do Gripen NG segundo a Saab e o vídeo com  proposta de transferência de tecnologia para o Brasil:

  • Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de um sistema data-link multifrequência, com segurança altamente desenvolvida, que proporciona uma completa visualização para o piloto em todos os seus modos de operação.
  • Superior Fusão de Sensores – A última geração em sistema de aviônicos, com alto poder de computação, operando em vias de barramentos de dados digitais a altas velocidades.
  • Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD).
  • Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos on station. O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.
  • Potência – O novo motor de empuxo GE414 98KN confere a melhor potência/peso de sua classe, possibilitando decolagens curtas, subidas rápidas e regime supercruise na configuração de defesa aérea.
  • Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A combinação de suas baixas assinaturas radar, infravermelha e visual, emprego do radar AESA, e a integração de armamentos de nova geração, garante a superioridade em engajamentos de longa distância, mesmo contra aeronaves equipadas com radares de maior alcance de detecção.
  • Incomparável Agilidade – É o caça mais ágil do mundo em combate à curta distância. Combina uma avançada configuração aerodinâmica com conjunto canard e asas em delta, conjugadas com um sistema de controle de voo fly-by-wire digital triplex.
  • Alta Disponibilidade Operacional – Exigências mínimas de suporte logístico resultando em um alto nível de disponibilidade operacional.
  • Confiabilidade – O Gripen está atualmente em operação regular nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo acumuladas.
  • Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui o mais baixo custo operacional que qualquer outro caça atualmente em serviço.
  • Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG foi projetado para se adaptar facilmente às mudanças e às futuras necessidades operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.
  • Biposto – A versão biposto mantém completa capacidade operacional da aeronave monoposto. O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.

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El  Carajlo

Tem “especialista” na internet também dizendo que o Gripen NG é um novo caça, e não sabem que é na verdade uma nova versão, como os F-16 Block 50/Block 60 e por ai vai.

A-Bomb

É uma versão “demo” do caça sueco?
Sera que vai estar totalmente operacional até 2014?

Não adianta o Brasil adquirir um Caça como o Rafales ou Shs se não tiver condições totais de manter o mesmo no ar.
Se for para ficar em solo é melhor comprar TANQUES.

Craveiro

Avião de papel é, por enquanto, e por exemplo, o KC 390. Nem de papel é na verdade, é de pixels. O NG de fato não é um avião completamente novo. Mas incorpora características que o tornam muito mais capaz do que o Gripen C/D. A nomenclatura não importa. O SH é denominado F/A 18 E/F, ou seja, delineia uma continuidade do modelo anterior. Isso não faz a mínima diferença. O que fará a diferença é a decisão que todos os envolvidos no processo de escolha determinarão. Uma decisão “de governo”, apenas, é manca. Prefiro que a escolha, com todos… Read more »

Sirkis

Muito bem, Poder Aéreo!

Isso acaba de vez com a firula de fórum de que o avião é um upgrade do Gripen ou que o Brasil não se interessa por um avião em desenvolvimento. Se até pilotos brazucas voaram o DEMO, não sei como a turminha do fórum vai dizer o contrário!

Boa Tarde!

Francisco AMX

Em primeiro Lugar FELIZ ANO NOVO A TODOS!

é…. pelo que estou lendo nos posts recentes parece que o Blog já assumiu sua preferência! rsrsrsrs – antes tarde do que nunca!

abraços!

Craveiro

Francisco AMX:

eu, pessoalmente, prefiro o NG. Mas isso e nada é a mesma coisa.
O problema e a virtude de nossas discussões é a virtualidade. Com ela podemos unir pessoas que estão separadas por grandes distâncias. Em contrapartida, a falta do cara a cara nos faz perder precisão no discurso. Mas acredito que a virtude é maior do que os possíveis problemas.

Mentes abertas e arejadas, é do que precisamos. E é o que parece que temos.

Abraços

Francisco AMX

Gripen NG, é para depois de 2016… e olhe lá… e só vai estar operacional na FAB depois de 2020… Olhem bem para este caça… tentem vislumbrar está “doçura” numa guerra real… o caça parece um lift… rsrsrsrs Se a FAB realmente quer o NG, e fazer birra para com o Rafale, ela vai ficar chupando dedo mais 20 anos… talvez seja o que ela mereça! quem sabe os russos não aparecem com o PAK FA no mercado.. dae o Chaves compra e segue o baile… vamos ficar de F-5M (m… mesmo) até 2030… mas como não acredito nesta preferencia… Read more »

Hornet

“O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.” “NOTA DO BLOG: Somente com o combustível interno um Su-27 possui um alcance de 4.000 km. Um F-15C pode atingir esta marca apenas com o uso de três tanques externos e sem carga bélica. Com o F-16 então não merece nem comparação.” Qual dessas informações é a que está errada? Ou alguém acredita mesmo que o Gripen NG tenha (ou terá) um alcance igual ou superior ao SU-27, igual ao F-15 usando 3 tanques externo, e muito superior ao F-16? Nem com mágica!!! abraços a todos ps.… Read more »

Sirkis

Saudações Francisco AMX!

Que bom que anda lendo o blog!

Boa Tarde!

Colt

Se essa é a versao Demo qual é a Full? haahuahuahau É Demo pq pode usar por tempo limitado ou algumas funcionalidades são para a versão paga? ahauhauhauhua Podia fazer mais piada…… mas não vou não. To cansado dessa balela. O contrato nem é tão grande e pelo que me lembro o Presidente da República é quem tem MANDATO para escolher e tomar decisões, não um ministro, não um chefe militar, ou piloto ou lobista ou seja lá quem for. O Presidente da República é comandante das Forças Armadas do povo que o elegeu. Ele, o Presidente, é quem tem… Read more »

Leigo

Está foto é uma fraude … Este “avion non equisite” !!! É um avião de papel.

Sirkis

Saudações Hornet! Respondendo a sua pergunta. Não, jamais um NG terá o alcance de um Su-27. Quando o Gripen Jas-39c ganhou o Fx 1, o seu alcance tinha satisfeito os requisitos da FAB. Com o NG a mesma coisa, já que esse tem um alcance ainda maior. Também nada adianta comparar o alcance do NG com um bombardeiro estratégico, porque o que vale é o que a FAB quer, e não o que vocês querem. A foto que aparece dois BRASILEIROS em um caça é o DEMO. O NG terá quase 60% do DEMO. Ou seja, parte do NG já… Read more »

Sirkis

Ops, correção. 60% não, queria dizer 40%.

Boa Tarde!

Obs. Acho que a turminha de fórum vai aparecer em peso nesta notícia.

A-Bomb

Eu defendo qualquer um.
O que não da é para ficar parado no tempo e no espaço.

O ditador do norte só não é problema por enquanto apenas porque o Lula abaixa a cabeça para ele.
Se os Tucas ganharem ( o que é bem provável)a coisa pode ficar bem mais tensa.

Dai não vai ser mais um governo esquerdista.
O próprio ditador Venezuelano diz que o susseço do seu sistema “socialista” depende da Dilma ( Popular Dilmão Escopeta)ganhar as eleições no Brasil.
Então temos que ficar atentos para todas as possibilidades.

Hornet

Sirkis,

nem estou discutindo se está dentro do requisito da FAB ou não está. Só alertei para o fato de o blog ter colocado duas informações que se chocam.

Uma delas está errada e merece verificação e também correção.

abração

A-Bomb

Onde eu disse “susseço” entendam sucesso.
A pressa realmente é inimiga da perfeição.

Bosco

Hornet,
o alcance do Gripen no caso de 4000 km é o alcance de translado, ou seja, com o máximo de combustível possível (interno e externo).
O Su-27 tem 4000 km de alcance apenas com o combustível INTERNO. Provavelmente deverá ter algo em torno de 7000 km de translado se carregando o máximo de combustível possível.
Um abraço.

Bosco

A informação do Blog sobre o alcance de translado do F-15 também está equivocada. Na verdade é de 5500 km e não 3500 km.

Shandowlord

O gripen DEMO existe mas o que a Fab iria operar não existe…. Caça “Netcentric”-qualquer caça novo dispõe desta tecnologia. Superior Fusão de Sensores –qualquer caca novo dispõe desta tecnologia. Cockpit Digital Inteligente –ele fala também igual ao F-35? Alcance e Raio de ação – 4000km com 5 tanques externos sem armas….. Potência – supercruise configuração de defesa aérea sem tanques externos…. Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar –Pior Radar e pior RCS dos concorrentes primeiro a cair… Alta Disponibilidade Operacional – no red flag foi um vexame apenas 50% de disponibilidade operacional… Confiabilidade –esta mentira das grossas ele… Read more »

Hornet

Bosco, pois é, mas isso não está especificado. Quero saber então, qual é o alcance de translado do F-15, do F-16, do Rafale, do Super Hornet, do F-5, para então podermos comparar. Ou seja, gostaria de saber se o alcance (de tranlado ou do que for) do Gripen NG (mesmo com os tais 40% de combustível extra) se torna superior, igual, ou continua menor que os demais. Não sei porque, mas acho que existe alguma mágica quando se fala do Gripen NG. Ele é monomotor, é menor que os demais, não está pronto, mas mesmo assim tem maior alcance que… Read more »

Bosco

Uma busca rápida deu como o alcance de translado do Su-27 como de 4500 km, portanto, menor que o alcance do F-15.
O Su-27 pode fazer graça para um F-16, mas ia por o bico pra fora se comparado a um F-15.rsr…
Esqueçam essa de 7000 km de alcance de translado que não procede. Fiz essa estimativa baseada na informação que ele teria só com combustível interno um alcance de 4000 km, que com certeza foi uma informação equivocada e a minha idem.

Hornet

Bosco,

vai postando (hehe) que vc está corrigindo o que eu perguntei…

Depois do F-15…

abração

Francisco AMX

Bosco, primeiramente Feliz ano Novo!, tu realmente acredita que o NG alcançará valores muito maiores que um F-16B60 com tanques conformais? estes 4000 só se ele virar um tanque voador! com todos os pilones com combustível.
Li uma vez que o SU-30 pode voar 8.000 kilômetros, pode sair da BAC e chegar na Africa do Sul com 2 tanques, e 3 toneladas de armas…

Francisco AMX

Bosco, o SU-27 superou o F-15 em todos os números, incluindo em alcance… Janes Book…

Bosco

Hornet, mesmo ele não estando pronto há como seu alcance ser estimado. Já se sabe o peso do caça, a quantidade de combustível e o consumo específico do motor que ele irá usar. Faz-se uma estimativa. Lembra do computador que simula em tempo real a performance de um F-1 na pista? rsrs…. Também o fato dele ter apenas 1 turbina o faz teoricamente mais econômico, é claro, já que a princípio consome a metade de um bimotor. É claro que seu shape é incompatível com carregar grandes quantidades de combustível internamente, mas acho possível sim. Um abraço meu amigo e… Read more »

Francisco AMX

Obrigado Sirkis! voltei ontem a noite de uma folga!

Abração!

Bosco

Chicão,
um F-16 em teoria, com combustível interno, 2 tanques conformais, 2 tanque subalares e 1 ventral, deve ter maior alcance de translado que um Gripen NG. Vou dar uma olhada.
Vou conferir também as referências em relação ao Su-27 e ao F-15. Numa olhada rápida e apenas na internet, parece que eu estou com a razão.
Um abraço.

Craveiro

Alguém duvida das projeções que a EMBRAER faz com relação aos seus projetos. Ou melhor, ela já errou feio alguma vez?

Creio que a SAAB e qualquer outro fabricante sério saberia fazer as contas.

Abraços

Bosco

Só pra começar esse link é interessante já que fala exatamente sobre a relação F-15xSu-27
(http://www.worldaffairsboard.com/military-aviation/9151-su-27-f-15-a.html)

Hornet

Bosco,

Sem dúvida que se faz uma estimativa, que é isso mesmo, uma estimativa.

Mas essa é minha dúvida: ele é menor e consome menos combústivel. Tá, ok. Mas isso implica em ele ter menos espaço para carregar combustível também. E menos espaço para carregar armas.

Mas dizem que ele carrega a mesma carga, pela mesma distância, no mesmo tempo, e com consumo menor de combustíval. Aí é que eu vejo a mágica.

A física não bate!!! A equação de trabalho realizado x energia gasta fica doida…hehe

abração

ps. Chicão, antes de mais nada: feliz 2010 pra vc também!!!

Bosco

Há de se saber em relação ao alcance de translado de um F-16 e de um Gripen NG o seguinte: coeficiente de arrasto, peso vazio, quantidade máxima de combustível, consumo específico de combustível dos motores.
Se a soma dessas relações forem favoráveis a um ou a outro (guardando as devidas proporções), não tem choro nem vela. rsrsrs….

Galileu

Que venham os gripens!!!

Bosco

Hornet, mas o alcance de translado divulgado pela SAAB (4000 km) implica em não levar armas (se levar, apenas de auto-defesa, ou seja, no máximo 2 WVRAAMs), levar o máximo de combustível possível, e num perfil de vôo o mais favorável ao consumo possível, o que implica em um vôo a grande altitude (e de quinta marcha).rsrsr Em termos operacionais é pouco importante já que o uso de pilones para armas aumentaria o arrasto. A substituição de alguns tanques por armas ar-sup reduziria a quantidade de combustível (logicamente) e portanto, o alcance. A necessidade de voar em um perfil que… Read more »

Nick

Como o proprio nome diz o Demo é demonstrador de tecnologias e viabilidade do NG. De certa forma seria um.. pré-protótipo? Várias tecnologias estão sendo testadas nesse demonstrador, como o radar AESA, o motor GE414, novos avionicos, nova disposição interna. Dizer que o GripenNg que é uma nova versão do Gripen C não está totalmente errado, mas as modificações são tantas que se configura em um novo caça, apesar da obvia semelhança com seu antecessor. Comparativamente seria a mesma coisa do F-18A/C Hornet em relação ao F-18E SuperHornet. No caso do F-16 não há grandes mudanças no airframe, apenas atualização… Read more »

Bosco

A Dassault informa que o raio de combate do Rafale é de 1000 nm, ou seja, 1800 km. Como sabe-se que o alcance de translado é obrigatoriamente maior que 2 x o raio de combate, com certeza o alcance de translado do Rafale deve ser maior que 4000 km, ou então a informação do raio de combate do Rafale está equivocada. Teoricamente, se um caça tem um raio de combate de 1800 km, o bom senso nos diz que seu alcance de translado deva ser pelo menos uns 40% maior que duas vezes esse alcance. Ou seja, 3600 mais 1440,… Read more »

zeca babaca

Esses caras estão pouco ligando para o que a FAB precisa ou o que é necessário para a defesa da nossa soberania, o negócio deles é “Quanto eu vou ganhar, não importa se é bom ou ruim”. Vocês tenham certeza de uma coisa: na América Latrina NENHUM país, da ponta mais ao sul do Chile até a fronteira norte do México, gosta do nosso país e muito menos dos brasileiros, mas infelizmente não estamos seguindo nenhum bom exemplo da Coreia do Sul. A próxima geração de avião da USAF não terá piloto, será furtivo, de alcance ilimitado, já que não… Read more »

Xande

So porque tem um demo voando nao quer dizer que ele ja esteja pronto! ou vá ser produzido em escala! Todo projeto precisa de uma maquete e de DEMOS’s isso não quer dizer sucesso ou fracasso! O Demo pode ser uma beleza mais o escala pode ser pior!!

NG Caça de País PEQUENOS e não país continental como o Brasil!!

Se vier Gripen precisariamos no minimo de 220 Aparelhos no total para ter otima cobertura!! No Caso de Sh e Rafale seria a metade!!!

Xande

FAB não tem que escolher nada!!! ela ja fez seu short list dos 3 que ela gostaria de ter daqui para frente a disputa é politica!!!

Que Venha o Super Hornet!!!!!!!

*Rafale se o preço baixar!!!

Ivan

Bosco,

Mas o alcance de translado é uma base para comparação.
Na verdade cada fabricante vai divulgar o alcance com as configurações que lhe forem favoráveis, então a configuração mais básica e sobre a qual não há como tegiversar é com o caça limpo, com combustível interno e em translado.
Sei que não é operacional, mais é realista para uma comparação.

Em tempo, desculpem a ausência.

Abç,
Ivan.

Flanker

Essas características acho que estão um pouco exageradas.
Mas de qualquer forma, creio que o Gripen seja o melhor para o FX-2. Veja bem, não estou dizendo que o melhor avião é o Gripen, todos sabemos que o melhor vetor entre os 3 é o Rafale. Porém o FX-2 não quer o melhor caça possível, se não teriam aceitado quando foi oferecido o F-35. Creio que o foco principal do FX-2 seja a TT, e sem dúvida o Gripen irá apresentar a melhor proposta nesse sentido.

Wolfpack

Também acredito que o Blog deveria colocar um banner tipo: “Poder Aéreo suporta SAAB Gripen NG”. Nada demais. Se o NG não é um upgrade do JAS39 C/D ele é o que? Já fiz esta questão antes e volto a fazê-la, um clone, cópia autorizada? O que significa NG (Next Generation) do que? Paciência. A descrição das características do Gripen NG como: Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD). Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de… Read more »

Sirkis

Saudações Mauro! Vamos a alguns esclarecimentos. “O Gripen NG da foto é um demonstrador de conceitos, não é sequer um protótipo.” Não meu amigo. O NG não decolou até hoje. O que temos é o DEMO. Um demonstrador de tecnologias. O NG terá 40% de incremento em sua estrutura, ou seja, um novo caça. “No entanto não deixa de ser, ainda, apenas um projeto. Muito promissor em minha opinião.” Essa é a vantagem dele. Por ser um projeto, teremos TT. Falamos de verdadeira TT porque estaremos praticamente com mão na massa, aprendendo como se faz um caça desses. Caso fosse… Read more »

Sirkis

Saudações Bosco!

“A Dassault informa que o raio de combate do Rafale é de 1000 nm, ou seja, 1800 km.”

Faltou dizer que esse alcance é com 3 gigantes tanques de combustível.

Boa Tarde!

Flanker

Sirkis,

“Essa é a vantagem dele. Por ser um projeto, teremos TT. Falamos de verdadeira TT porque estaremos praticamente com mão na massa, aprendendo como se faz um caça desses. Caso fosse SH ou Rafale, nem em sonho conseguiríamos isso.”

Exato. Por isso penso que vai dar Gripen. O FX-2 não tem como objetivo principal tornar a FAB uma potência militar. E sim conseguir TT. O FX-2 está mais voltado para a Embraer do que para a FAB.

Wolfpack

Francisco AMX, ele não parece um LIFT, ele é um LIFT
Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS),
bem a frase acima diz tudo…
Abs

Paulo Renato

Vejam só o que o Blog fez, conseguiu tirar as feras da toca !!!! Os amantes do Rafaleco sempre contra tudo e todos, pior que não mudam mesmo só servem para criticar. O GripenNG existe e todos sabem disso, depois de fechado o contrato e só partir para a as ua produção. Na minha opinião está claro que os caças da Sukhoi são os melhores e isso não se discuti, ma s infelizmente não est´na scolha final do FX2, pela incopetencia do nosso M.D Mas quero ver a cara dos defensores do Rafaçeco se ele não for o escolhido, aposto… Read more »

Wolfpack

Somente respondendo a alguns, eu prefiro na minha casa Rottweiler presos a vários poodles ou pinchers correndo pela vizinhança.
É um elogiu chamar esta tentativa de caça multirole Sueca de Pincher. Nem seus vizinhos Nórdicos cairam nessa… E agora a Indiarada quer bancar sozinha este projeto… Tenha paciência. Cancela logo esse negócio ai… Vamos voltar ao FX1.

Hornet

Bosco, eu sei meu caro, que os tais 4000 km seriam desarmados (embora em se tratando do Gripen NG, tudo é possível, ele lava, passa, costura, cobra o escanteio e marca o gol de cabeça…hehehe). Mas em outras ocasiões o pessoal da SAAB afirmou que o Gripen NG poderá levar a mesma carga do Super Hornet e do Rafale, na mesma distância, com o mesmo desempenho e tudo o mais, e com consumo menor. Não importa se a distância for 4000 km, ou 10 metros. O problema está nesta suposta equiparação de performance entre os caças que eu acho meio… Read more »

Flanker

Paulo Renato,

Fanboy é um saco mesmo, não mudam sua opinião de maneira alguma.
Eu sou praticamente uma “viúva” dos Sukhoi, sou “amante” do Rafale, mas com quem eu “caso” para o FX-2 é o Gripen. rsrs

Wolfpack

Hornet, a mágica está no espelhinho… Os Suecos prometem dois pelo preço de um, lembra… Se negociarmos mais um pouco eles oferecem um Veículo Tripulado para lançarmos o nosso primeiro Homem ao Espaço lá dos Quilombolas… E têm gente que cai no conto, por que os países vizinhos a Suécia não cairam neste conto. São tão tolos assim?