Pela primeira vez, brasileiro disputará mundial de corrida aérea

2

Tricampeão brasileiro de voo acrobático, Adilson possui mais de 11 mil horas de voo no currículo como piloto comercial

Adilson Kindlemann, paulista radicado em Curitiba, será o primeiro piloto a representar o Brasil na história do Red Bull Air Race

O piloto acrobata Adilson Kindlemann, de 36 anos, representará as cores do Brasil na temporada 2010 do Red Bull Air Race, o Mundial de Corrida Aérea. Será a primeira vez na história do certame que um brasileiro se junta à elite da categoria, formada por 15 pilotos.

Kindlemann e o tcheco Martin Sonka (31) foram os dois escolhidos na edição 2009 da classificatória que leva ao Mundial, conhecida como Red Bull Air Race Camp, que aconteceu em outubro na cidade espanhola de Casarrubios. Os dois foram considerados os mais bem preparados entre os participantes desse ano e ganharam o direito de competir na temporada do Red Bull Air Race do ano que vem.

A confirmação é a realização de um sonho para Kindlemann, piloto comercial com mais de 11 mil horas de voo no currículo e considerado o melhor piloto acrobático do Brasil. Adilson, que é natural de Registro (SP), mas vive desde a infância em Curitiba, diz que a vaga no Red Bull Air Race era uma obsessão desde que assistiu à única etapa do certame realizada no país até hoje, no Rio de Janeiro, em 2007.

“Esse é o ano mais importante da minha carreira”, admite Kindlemann, tricampeão brasileiro de voo acrobático entre 2001 e 2003. “Conseguir a Superlicença do Red Bull Air Race é resultado de muita dedicação. Trabalhei passo-a-passo, sempre focando nos pequenos detalhes para conseguir atingir grandes resultados”.

Adílson terá agora poucos meses para montar uma equipe em condições de disputar a temporada 2010, marcada para começar em março, em Abu Dhabi.

“Meu objetivo para o ano que vem é ganhar experiência e evoluir o avião para, quem sabe, buscar resultados fortes em 2011”, continua.

Kindlemann e Chonka substituirão em 2010 o americano Mike Mangold e o sul-africano Glen Dell – ambos decidiram se aposentar ao fim da temporada 2009. A nova dupla enfrentará ano que vem estrelas do Red Bull Air Race como Paul Bonhomme, Hannes Arch, Kirby Chambliss e Peter Besenyei.

Existem boas chances, ainda, que Adílson corra “em casa” em 2010: o Rio de Janeiro é uma das cidades cotadas para voltar a receber o Air Race, que anunciará seu calendário oficial para a temporada do ano que vem em breve.

SOBRE O RED BULL AIR RACE:
Criado em 2003, o Red Bull Air Race é o único campeonato mundial de corrida de aviões reconhecido pela FAI, a Federação Aeronáutica Internacional. O certame já visitou mais de 15 países desde a sua criação, incluindo o Brasil – em 2007, a segunda etapa da temporada aconteceu no Rio de Janeiro, diante de um público de 1 milhão de pessoas na praia de Botafogo.

Quinze pilotos disputam a temporada, voando em etapas como Abu Dhabi, Londres, Barcelona e San Diego. Os pilotos voam contra o relógio em um circuito especialmente montado com “Air Gates”, pilões infláveis que demarcam o traçado. Em 2009, o inglês Paul Bonhomme sagrou-se campeão mundial pela primeira vez.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
viniciusmodolo

O kINDIM VAI CORRER!!!!!!!! lembro dele aqui em Ribeirão Preto (estou de férias na minha cidade) quando acontecia o SIAE no aeroporto Leite Lopes…Eu como louco por aviação chorava pra ser voluntário e puxar avião pra fora do hangar, vigiar, dar explicação, ficar de bituca pra não deixar nada acontecer. Ele veio umas 2 vezes aqui e pude ver, tirar foto, autografo e ainda puxar seu avião, se não me engano um extra 300. grande cara. Reza a lenda que o irmão dele, o Kindão,certa vez pousou um 737-200 da finada VASP aqui em Ribeirão e “só pra conferir”, usou… Read more »

Roberta

PREZADOS,

PRECISO DO ENDEREÇO DO PILOTO OU ALGUM ENDEREÇO DE TREINADOR OU CONTATO PARA ENCAMINHAR CORRESPONDENCIA PARABENIZANDO-O
DESDE JÁ AGRADEÇO
ATT,
ROBERTA