Antonov_An-124_Antti-Havukainen

Claudinete Miranda

O segundo maior avião cargueiro do mundo pousou na pista do Aeroporto Internacional Jorge Teixeira na tarde de ontem em Porto Velho. Por volta das 14h45 sob o sol de quase 32°, o avião Antonov 124 foi esperado por um grupo de pessoas que se colocou ao longo da avenida Lauro Sodré, na parte lateral do aeroporto, em um dos poucos pontos que propicia uma boa visão para a pista de pouso. Um forte esquema de segurança foi formado no entorno do Aeroporto e da Base Aérea para a chegada da aeronave.

O aeromodelistas Valter Feitosa foi quem fez a mobilização para a contemplação do pouso do cargueiro. “A aviação é uma paixão, por isto vale a pena agüentar todo o calor para pelo menos ver o pouso desse avião”, disse Valter. O momento da chegada da aeronave foi gravado pelo grupo, que instantes depois exibiam as imagens para os que não puderam chegar a tempo. “O pouso de um avião desse tamanho sempre é um espetáculo, por isso tem que ser gravado”, afirmou o aeromodelista Miguel Moreb. O avião foi fabricado na Ucrânia, na extinta União Soviética (URSS), em resposta à fabricação do C-5 Galaxy dos Estados Unidos, mas seu sucesso veio depois do fim da URSS

Com capacidade para 150 toneladas, a aeronave transportou para Rondônia três helicópteros MI-35 de ataque comprados da Rússia, que serão utilizados pela Força Aérea Brasileira para reforçar a presença militar na região amazônica.

Tanque voador

Os helicópteros Mi-35 são uma espécie de tanque voador, blindado, equipado com avançados recursos eletrônicos e capazes de levar 2.455 quilos de armas. São 12 unidades para a FAB. O sistema de navegação será russo, o KNEI-24, para posicionamento global usando o GLONASS. A blindagem foi feita para resistir até a munição de 20 mm. O sistema de comunicação seguirá o Padrão FAB, contando com rádios Digitais (usados no A-29, série 6000) com salto de freqüência, criptografia e rádio HF.

As aeronaves são equipadas com 2 motores VK 2500 de 2.200hp cada, vida útil de 6.000 horas e com manutenção a cada 2.000 horas, serviço que deverá ficar a cargo da empresa carioca Focal, a única homologada nesses motores fora da Rússia.

O pacote de armamento inclui: Canhão NPPU23 de 23mm de cano duplo (a cadência de fogo é estimada em 3000/3.400 tpm); Foguetes não guiados S-8KO de 80mm; Mísseis russos Ataka de 130mm, com guiagem por RF, alcance de 5,8km antiblindados podendo perfurar blindagens de até 800mm; Para executar suas missões de ataque, o H-35, como deverá ser conhecido na FAB, usará radar (modelo não especificado) e câmara IR, além do sistema de telemetria Laser find OPS 24N.

FONTE/FOTO: Diário da Amazônia / Wiki

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alfredo.araujo

Pensei q os Mi-35 viriam com canhoes de 30mm, ao inves dos de 23mm..

Francisco AMX

“A blindagem foi feita para resistir até a munição de 20 mm”

Não tem heli no mundo que aguenta munição de .50 comum! na verdade a grande maioria não resiste a disparos de 7,62 disparado por metralhadoras… um Apache pode ser derrubado com calibre menor…, os helis tem blindagem leve, nas partes sensíveis e na cabine e assento…
Resistir a disparos de canhões de 20mm seria um sonho! mas totalmente infundada esta afirmação! grande parte de veículos blindados não resiste a disparos de 20mm… poucos são os veículos de transporte blindados que tem esta capacidade!

Abraços

carl94fn

seja como for é uma boa aquisição para as forças armadas do Brasil, mas gostaria de vê mais desses helicópteros… se bem que o exercito estar para fecha um acordo para mais 12.
sds

PA - BEL

Realmente, concordo, que os canhões de 30mm seria uma boa, mais essa blindagem, se for fato, é extraordinário.