Tornado F3 - foto RAF

Em votação realizada por fundo beneficente da Real Força Aérea, o Tornado F3 foi escolhido como o maior caça a jato da RAF, após a Segunda Guerra Mundial

Milhares de votos (5.900) foram feitos na disputa protagonizada pelo RAF Benevolent Fund (RAFBF), em que o Tornado F3 recebeu um total de 1.437 indicações. Mas o Phanton não veio muito atrás: apenas 37 votos o separaram do vencedor. Mesmo o clássico (e, na opinião deste editor, o mais belo dos três) Hawker Hunter também chegou perto dos seus primos mais novos e supersônicos: 1.259 votos.

Após essa votação, que segundo a RAF gerou muitas discussões e debates, foi iniciada uma nova, provavelmente tão polêmica quanto: qual o ícone mais significativo (pessoa) da Segunda Guerra Mundial – o líder até agora é o famoso Sir  “Bomber” Harris. Essa nova enquete  (clique aqui) está aberta até janeiro. Os resultados da votação dos caças a jato e outra, sobre a mais importante aeronave de construção norte-americana na RAF (que pode ser considerada “a vingança do Phantom”), podem ser vistos clicando-se aqui.  O Royal Air Force Benevolent Fund provê suporte financeiro, prático e emocional aos membros da “família RAF”, em serviço ou da reserva, assim como seus dependentes.

Phantom - foto RAF

Hawker Hunter - foto RAF

FONTE / FOTOS: RAF

NOTA DO BLOG: para quem gosta de variar os “papéis de parede”, basta clicar nas imagens para ampliar e aproveitar: estes vieram diretamente da seção de wallpapers do site da RAF.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan

Mauro, Também não sou competente para dar pitaco na enquete dos ingleses, mas já que pediram… Se eu fôsse inglês votaria no HUNTER sem piscar. Aeronave inteiramente britânica, foi um grande sucesso operacional e comercial, isto em plena guerrra fria. Usado em várias guerras por diversos países e sempre querido por seus pilotos e respeitados pelos adversários. O Phantom, em que pese minha enorme adimiração por este carregador de piano da aviação ocidental, era americano, um tampão de um buraco que durou décadas. É um simbolo da besteira que os governos ingleses fizeram ao achar, por medida de economia, que… Read more »

Ivan

Nunão,

Minha preferência pelo Hunter é por que ele lutou em várias guerras, inclusive na guerra fria, de prontidão na Alemanha Ocidental, que para mim foi a 3ª Guerra Mundial, a guerra nunca declarada e lutada por procuração (as vezes nem isso) nas margens dos seus protagonistas.

Acredito que o Hunter participou da defesa aérea da Ilha. Vc pode checar isso?

Abç,
Ivan.

SO

phantom …. sempre !!!!!!!!!!!!!!!!1

SO

Dalton

Apoiado, Mestre SO…

Phanton forever ! Especialmente os da US Navy!

Ivan

Nunão,

Seu entusiasmo, assim como a alegria da Vovódka, é contagiante.
Por favor, permaneça assim.

Grato,
Ivan.

vassili

Nunão, bem lembrado: o AT-33 operou na FAB como caça “tampão”, no lugar do Gloster Meteor.

Passados tantos anos, vimos a mesma história se repetir. Usamos um caça até o último suspiro dele (Mirage III), e quando a FAB pede para que o governo apresse a compra de um substituto á sua altura, o mesmo deconversa e compra um “tampão”, na forma do Mirage 2000.

è a História se repetindo………………..

Enquanto isso, a novela continua, tendo seu capítulo final postergado para o ano que vem. Devemos nos lembrar que no próximo ano tem eleições para presidente…

abraços.