F-X_intro

vinheta-especialToda a aquisição de material bélico deve (ou pelo menos deveria) atender a critérios geopolíticos e estratégicos e o programa F-X2 não foge disso. O problema é que a atual escolha no novo caça da FAB corre o risco de ser contaminada por critérios políticos e partidários.

As notícias veiculadas na imprensa nacional sobre o provável adiamento da escolha só tendem a piorar a situação. No momento as notícias são desencontradas. Alguns afirmam que o documento produzido pela FAB já foi entregue ao Ministério da Defesa e o mesmo foi analisado pelo presidente. Por outro lado, o ministro Jobim deu declarações de que a FAB ainda não terminou o relatório.

Independentemente da verdade, o fato é que jogando a decisão para 2010, o F-X2 poderá ser tragado por uma campanha política de grandes dimensões, onde prevalecerão os critérios imediatistas. Em outras palavras, os critérios geopolíticos e estratégicos dessa escolha, mencionado no início deste texto, serão deixados de lado.

Já vimos esse filme antes: na campanha presidencial de 2002, quando os três principais candidatos opinavam sobre o falecido programa F-X. Deve-se destacar que nenhum deles conhecia o conteúdo do relatório da FAB.

São três candidatos. Só um pode ser o vencedor. Dois ficarão desapontados com o resultado. Mas este é o processo. Deixar a escolha para 2010, na opinião do Poder Aéreo, é um grande erro. Perde a FAB, perde o Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carl94fn

bem lembrado tem que ser o mais rápido possível ou será aquela baixaria infernal de sempre e não sai med… nenhuma!!

ZE

Uma coisa que aprendemos no Direito Tributário é que os tributos (em especial os impostos) são criados na segunda metade de dezembro.

Portanto, há uma possibilidade que a surpresa se dê entre o panetone (natal) e a rabanada (ano-novo).

Só há um complicador: Como o Conselho tem que ser reunido, talvez não haja tempo.

Colt

Uma coisa. Existe um conceito que eu acho importante. O de Chefe de Governo. O Chefe de Governo atua nos melhores interesses do país e ele foi escolhido e tem um mandato pra isso. Então, eu acho que os políticos da vez, deveriam, e as pessoas em geral devem entender, a importância do suporte ao Chefe de Governo (seja o Lula, o Serra, a Dilma o Aécio, o Ciro). Vale dizer, posso não concordar, mas posso dar meu suporte, porque se não for assim, se todo mundo for do contra, NINGUÉM GOVERNA. Ou seja, “muito bem, ganhou então deixa administrar”… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

Eu não ando tão informado e até gostaria da confirmação de alguém sobre o que eu vi numa reportagem num jornal da tv cultura a algumas semanas atrás,… e gostaria de saber se alguém viu também…, pois lá falou que é possivél que alguns militares brasileiras da FAB possa viajar aos EAU para verificar os Mirage F-2000 deles, pois, se o FX2 não se concretizar, pelo que deu para perceber, acho que virá alguns Mirage F-2000 para nós!!!

Ainda falou, que a um possível comentário em modernizar os nossos 12 Mirage F-2000!!!

Será???

Abraços.

Felipe Cps

Edmar: to falando que essa parada “subiu no telhado”…

A se confirmar…

Sds.

Bosco

Zé,
sem querer entrar no mérito político mas pegando o seu gancho, pelo jeito o governo vai entrar com o “panetone” e o povo com a “rabanada”, aliás como de praxe.rss….

Bosco

Não resisti à piadinha.rsr…

Edmar

Caro Amigo Felipe Cps e amigos.:

É acho sem dúvida que se o FX2 for adiado é certo que vamos ficar com os “Dassault Mirage F-2000 9” dos EAU.

E os nossos 12 “Dassault Mirage F-2000” vão para o padrão “F-2000 9”.

Pelos menos essa versão do Mirage é mult-função e pode disparar mísseis ar-ar “Meteor” que tem alcance de 100Km.

Já que o “Mirage F-2000 9” vem equipado com o “radar RDY” que pode detectar um caça inimigo a 130 Km.

Abraços.

ZE

“Bosco em 10 dez, 2009 às 14:51

Zé,
sem querer entrar no mérito político mas pegando o seu gancho, pelo jeito o governo vai entrar com o “panetone” e o povo com a “rabanada”, aliás como de praxe.rss….”

Meu caro amigo Bosco, o melhor é deixar esse tal de PANETONE de lado.

Hoje em dia, PANETONE é um perigo. Tá dando até impeachment.

[]s

Tomcat

Mais uma vez, digo que ficarei supreso se o F-X2 realmente acontecer. Não lembro mais qual foi o post, mas enquanto todos tinham a ingênua esperança de que fosse anunciado no 7/9/2008, eu já duvidava, pois já havia muito tempo que esse assunto se arrastava. Isso em 2008!! Em 09/09/2009, foi aquela piada de mau gosto… Francamente, não sei o que passa na cabeça de vocês… Caiam na real! Ficam o tempo inteiro discutindo sobre quem é melhor, se é mais caro, etc, mas ninguém repara que há mais de 2 anos F-X2 tá nessa lenga-lenga! Parecem até mulher de… Read more »

Ivan

Vocês tem notado um silêncio dos consórcios participantes do F-X2.
As cartas já foram dadas e trocadas, parece que não há mais nada a fazer.
A Boeing em particular já não se pronuncia mais.

Edmar

Caros Amigos… Concordo com o Amigo Ivan e o Amigo Tomcat,… ninguém está falando nada e… acho que teremos os Mirage 2000 9 dos EAU e vamos modernizar nossos 12 Mirage para o padrão 2000 9 também. As notícias andam tão quietas que realmente acho que o FX2 vai ser adiado, ou seja, vai ser passado para o próximo governo: lastimável… Então até fiz uma pequena pesquisa sobre os possíveis Mirage 2000 9 que poderão ser comprados pela FAB, caso o FX2 não se finalizar. Essa matéria foi pesquisada do Blog do Amigo Carlos Emílio:. O Mirage 2000 foi desenvolvido… Read more »

Tomcat

Mauro,

Sendo extremamente sincero, torço para estar enganado.

Sendo mais sincero ainda: não me iludo.

De qualquer forma, repito: nesta altura do campeonato, se o F-X2 vingar mesmo, qualquer um dos três tá bom.

[ ]’ s

Ivani Medina

Governantes passam e os países ficam. Enviemos e-mails ao Planalto, ao Ministério da Defesa, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados, à Sociedade Protetora dos Animais, à Associação dos Pais de Santo do Brasil etc. Façamos o diabo para fazer valer a decisão da FAB no Fx2 (GRIPEN). Essa praga temporal e circunstancial de determinadas decisões políticas precisa ser extirpada.