vinheta-clippingO governo norte-americano pode cair fora da disputa pela venda de caças de última geração ao Brasil. E não é porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, andam se estranhando por causa de Honduras. O motivo é outro. O Exército brasileiro entrou em negociações com a Rússia para adquirir o sistema antiaéreo Tor-M2E, desenvolvido principalmente para abater o caça F/A 18 Super Hornet, aquele que a Boeing pretende vender ao Brasil. Como o Ministério da Defesa, no programa FX-2 da aeronáutica, exige a transferência de tecnologia dos aviões de caça para adquiri-los, isso permitiria ao Brasil desenvolver taticamente ainda mais o sistema antiaéreo russo.

A grande preocupação estratégica do Exército não é com os vizinhos rebeldes — Paraguai e Bolívia —, muito menos com os aliados mais robustos e histriônicos, como a Argentina e a Venezuela. É com o pacto militar da Colômbia com os Estados Unidos, embora nossos generais não passem recibo disso. Ocorre que os norte-americanos são mais zelosos com segredos militares e relutam em ceder os códigos-fonte dos sistemas de ataque dos seus aviões de caça. Por causa disso, das duas uma: ou cairão fora do programa FX-2, ou simplesmente farão exigências inaceitáveis ao governo brasileiro. Ganham, com isso, os aviões concorrentes: o caça sueco Gripen NG, da Saab , e o francês Rafale, da Dassault.

FONTE: Correio Braziliense, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
alfredo.araujo

Eu acho essa noticia meio estranha…
Como ja citado, Grécia e Turquia operam caças americanos e nem por isso tiveram pudores em adquirir sistemas AA russos…

motta_eiras

Os EUA podem estar buscando uma saída honrosa para uma derrota mais que anunciada.

Baschera

Por….. mas que notícia mais ridícula….vou repetir o que vários já postaram por aí…. e o Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Grécia…etc…entre outros que tem equipamentos militares russos e americanos ?? Vão virar inimigos também ??

O patrocínio em sites (defesanet, que primeiro largou está porr..), as vezes dá nisto, vc vira portavoz de alguém….

Sds.

ferreiraely

O patrocínio a qual o colega Baschera se refere e da saab .

casag

Bom a grande preocupação do EB, e de todas as torcidas do país, é a transformação da Colômbia em estado interventor dos EUA, um velho estratagema. Fazem bem, os generais, em não passar recibo. O comando da FAB, não sei se a contragosto, também já percebeu qual a única ameaça ao Brasil na AL. Tanto que vai transferir caças para Manaus. O Brasil está realmente importante. As únicas ameaças são EUA e China, esta através da África e também por algum pau mandado na AL. Tamos mal de ameaças? Chique né. Bom, o que não se entende, se é que… Read more »

Bosco

“Sistema TOR desenvolvido especificamente para abater o F-18”.
E eu que achei que o meu dia hoje ia ser sem graça. kkkkk….

Hornet

Baschera, só uma correção: quem começou a espalhar esta notícia não foi o Defesanet, mas sim o site português Areamilitar (confira as datas das notícias que vc vai entender que o Defesanet só chupou a lambança do Areamilitar): http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=853 Por sua vez, o site Areamilitar (que não tem noção de coisa alguma em relação ao FX2, e não dá nenhuma “versão Européia” do processo FX2, como o Blog Aéreo publicou ingenuamente outro dia) escreveu a “teoria”, baseado em uma matéria da Folha que levantava essa “suspeita” a partir do interesse do EB em sistemas como o TOR M2 russo: “Politicamente,… Read more »

Hornet

ops. esqueci de colocar o link da notícia da Folha que citei um trecho acima. Aqui está:

http://www.forte.jor.br/2009/11/25/brasil-negocia-a-compra-de-sistema-antiaereo-da-russia/comment-page-1/

Hornet

ops! “meu idiota” = meio idiota

Hornet

Em tempo: e o mais divertido dessas maluquices conspiratórias todas, é que elas vêm solidamente baseadas em “fontes” próximas da FAB, do MD, do Imperador Romano…hehehe O Defesanet não se contenta em “chupar” a informação do Areamilitar, ele tem que dar uma “prova” para a sua maluquice, então diz: “A informação até agora só é discutida nos bastidores, mas se o programa F-X2 não tiver um desfecho em breve e a negociação para aquisição dos mísseis russos avançar, o governo americano vai pedir a Boeing que abandone a disputa.” Bastidores? Que bastidores? Só se for nos bastidores do programa do… Read more »

Hornet

E apenas para afastar de vez essa mania que se criou em torno do FX2 de achar que o Brasil, ou o governo brasileiro, é anti-americano e tal, aqui tem uma notícia interessante (um exemplo dentre muitos que poderiam ser citados): http://brasilnicolaci.blogspot.com/2009/12/eua-veem-brasil-como-socio-credor-apos.html O mundo não se resume ao FX2. As relações entre Brasil e EUA não se resumem ao FX2. O FX2 é uma coisa, as relações internacionais do Brasil com o resto do planeta, ou com os EUA especificamente, não estão condicionadas aos caças, como insinua a Folha, e como depois as comadres fofoqueiras de plantão apimentam e espalham… Read more »

Felipe Cps

Os militares brasileiros tem medo da… Colômbia??? Senhores: a Colômbia tem armas nucleares? Não. A Colômbia tem caças de última geração? Não. A Colômbia tem um programa espacial concorrente do nosso? Não. A Colômbia tem uma Marinha que possa projetar poder? Não. A Colômbia tem uma parte significativa de seu exército especialista em intervir no exterior? Não. A Colômbia tem histórico de invasão e colonialismo? Não. Só existe um país na América do Sul que tem todos esses atributos… Chile? NÃO, pense de novo… Argentina? ERRAAAAAAAADO. Venezuela? Errado de novo… Quem? (…) A FRANÇA! COM EFEITO, O INIMIGO MORA AO… Read more »

gildvan

Ola felipe nunca postei nem um comentario no blog gosto mais de ficar lendo o que foi escrito e tem muita gente escrevendo muita mer…, gosto muito do que você posta no blog e desta vez você está de novo certo então deixo o meu apoio a vecê e o que você postou esta muito mais certo…

Um abraço…

Welington

Bosco em 05 dez, 2009 às 13:41
Sistema TOR desenvolvido especificamente para abater o F-18″.
E eu que achei que o meu dia hoje ia ser sem graça. kkkkk….

Welington
Bosco eu também rachei…
Um grande abraço a todos…

Felipe Cps

gildvan em 05 dez, 2009 às 19:35:

Obrigado amigo Gildvan. Apenas tento chamar o pessoal à lógica elementar, porque a coisa do FX2 virou torcida organizada, fora a patrulha ideológica da “esquerda”, que aparelhou a trilogia com seu anti-americanismo terceiro-mundista de “perfeitos idiotas esquerdistas latino-americanos”.

Forte abraço.