Os Mirage do Armée de l´Air no Afeganistão
Informe da Força Aérea Francesa trata da manutenção e das horas de voo dos caças que operam, hoje, a partir de Kandahar
A base da OTAN de Kandahar, considerada a maior do mundo, abriga também um destacamento de pilotos franceses (DETAIR). Aproximadamente 180 militares do Armée de l’air (Força Aérea Francesa) e seis aeronaves – três Mirage 2000 e três Mirage F1 – cumprem a partir da base entre 2 e 3 missões diárias (a qualquer hora) de patrulhas de apoio a tropas em terra.
Nos últimos dois meses, essas seis aeronaves saíram em mais de 200 surtidas, ultrapassando 700 horas de voo. A disponibilidade dos aviões depende de serviços técnicos realizados por sessenta especialistas divididos em uma dezena de especialidades, formando duas equipes: uma para os Mirage 2000, outra para os Mirage F1.
Além das ações de manutenção programada, segundo o Armée de l´air foram mobilizados os serviços técnicos para 140 operações de manutenção não programada para os Mirage 2000. As 6940 horas de manutenção gastas nas aeronaves equivalem a aproximadamente 10 horas de manutenção por cada hora de voo.
FONTE / FOTO: Força Aérea Francesa (Armée de l´air)
NOTA DO BLOG: dividindo-se as 700 horas voadas nos últimos dois meses pelos 6 caças da Força Aérea Francesa que operam no Afeganistão, chega-se a um número aproximado de 116 horas por aeronave. O que significa aproximadamente 58 horas voadas por aeronave a cada mês. Comparativamente, o número é próximo, embora sensivelmente superior, às aproximadas 50 horas mensais voadas por 4 caças F-16 belgas em 10 meses no mesmo Teatro de Operações, conforme se pode verificar em matéria anterior publicada pelo Blog (ver lista abaixo).Vale lembrar que o TO afegão é considerado um dos mais exigentes e desgastantes do mundo, para aeronaves, tripulações e pessoal de apoio.
SAIBA MAIS:
MIRAGE F-1, realmente um clássico da aviação militar mundial. Belíssima aeronave.
Os franceses podem ser picaretas e careiros, mas eles fazem uns aviões muito bonitos.
Notícia boa para a Dassault e Rafale :)… mas a França ainda “perde” na imprensa especulativa, especializada e informal! rsrsrsrs qual será a próxima notícia? 🙂 Falando sério: Eu penso que os Mirages não são superirores nem inferiores aos seus pares em disponibilidade, acho que são mais caros de operar, talvez uns 15/20%… mas a França tem um característica peculiar, oferecer seus excelentes produtos a mais países, inclusive os de ponta, já os USA… bom sabemos como eles procedem.. não vou julgar se é ou não correto, mas já tivemos alguns “não”…. isso ajudou com que os Mirages obtivessem um… Read more »
Jacubão, olhe este vídeo, sé é que vc ainda não viu!
(depois perguntam pq caem mais caças franceses! rsrsrsrs
http://www.youtube.com/watch?v=Ol74hOJtWOA&feature=related
e me conta!
Abraço!
Chicão: O material militar francês é mais caro um pouco por causa da mão de obra, um pouco por causa da falta de escala, mas muito por causa do Euro supervalorizado. Não é por uma questão de “independência”, até porque já se viu que isso não rola, o material francês tem tantas peças estrangeiras quanto qualquer outro. No mais amigo, sempre vai haver alguém pra concorrer com o americano: com todos os problemas, o russo está aí, e o china uma hora vai chegar (se é que já não chegou). Além disso sempre vai ter os menores: Suécia, etc… Quanto… Read more »
tem esse tb, só que tem mais M200… repare no final o M2000 rolando a 10metros do mar… algo fora da “casinha”!
http://www.youtube.com/watch?v=UJJ8bJbMqDg
Felipe cadê o AESA do Typhoon?? nem “maquete” tem! 🙂
o AESA do Rafale já está em integração e teste em algumas unidades! só nisso o Typhoon já estará em apuros! e vai atrasar heim! não seria por isso que a Alemanha está querendo se livrar de 30 e tantos modelos de último tranch? sei não heim…
Abraço my Son! 🙂
Tudo especulação sua Chicão. Enfim…
Abs.
Bom,vcs estão falando das ultimas versões do typhoon e rafale,o Trance 3 e F-3 respectivamente.
Mas só para lembrar.
O Typhoon existente hj esta totalmente operacional,tem a melhor avionica da europa,a melhor interface “homem-maquina”,o melhor motor,e ataca alvos sem a ajuda de um,no caso,Tornado 🙂
Mesmo sendo mais novo que o rafale.
E se não podermos recorrer aos Ingleses…sobram como opção os espanhóis,alemães,italianos…=)
abraços.
Quanto aos concorrentes França e USA, falava no sentido ocidental e mais amplo na cronologia! eles competem desde os anos 50/60.
Suécia começou agora, Russia vendia só para os de casa, Inglaterra só com seus lindo e impraticáveis Lightining II e Tornado, que não eram nada competitivos… restava quem???
Mas e pq o Typhoon custa tão caro? se foi desenvolvido por um punhado de potências? pq é bom! assim como o rafale! bom não são superiores ao que existe no mercado! nada de SH, este está mais para perder para o F-16B60 em custo benefício!
Abraço my Son!
Não entendi a especulação… Felipe, eu não sou George Sorros! auhuhauhauh
Tá falando do atraso do radar? é o que andam falando, portanto não é minha, pode ser de muitos! he he
Idem para o caso Alemão! mas pode não ser não é? aliás tudo pode não ser como parece!
O custo francês é em torno de 60 a 80% superior ao americano.
RBE AESA está chegando! esta Chegando o RBE AESA!…. 🙂
Ah Felipe, esquecendo… o amigo não especula não é? faz-me rir!
Abraço!
para os “esquecidos”:
http://www.aereo.jor.br/2009/04/23/thales-e-dga-completam-testes-do-radar-aesa-rbe2/
Os franceses eram(e são) do tipo que vendem para qualquer um.Venderam armas para meio oriente médio,eles não tem ideologia propria,fazem o que lhe convém.Não digo que é jogo sujo,mas são um dos poucos que fazem isso.
E a industria Francesa vem caindo,os MIII foram um verdadeiro sucesso,o 2000 tinham potencial para mais,incompetencia francesa,e os Rafale só serão vendidos ao Brasil(Blerg!)
E não é só na na area aeroespacial,os proprios franceses da arméé de terre reclamam de suas armas,dos Coletes então…
Sei não,a França busca independencia e consegue coisas boas só pra eles,as veses nem isto.
abraçõs.
Leitura simplista a sua Luan…
O Rafale tem esta função?
http://www.flightglobal.com/articles/2007/08/08/215964/picture-uk-raf-takes-delivery-of-first-multi-role-eurofighter-typhoons.html
Observe a data!
abraços.
Luan: sem contar que às vezes tudo que eles conseguem é se entregar prum alemão, rsrsrs…
Brincadeira Thierry! 🙂
Abs.
Francisco AMX em 27 nov, 2009 às 14:58 escreveu: “Um caso que me chama a atenção, é o Typhoon: Ele é fabricado e foi desenvolvido por 4 potências, e custa mais do que o rafale, tanto apra operar como para comprar, como pode né?” Chicão, Não podemos esquecer que o desenvolvimento desses projetos “conjuntos”, embora resulte em um custo individual menor (nessa fase) para os participantes, acarreta sempre um custo GLOBAL muito maior. A divisão de tarefas quanto ao projeto de aeronaves e equipamentos, por sua complexidade, também causa atrasos. Imagine que o radar original do Typhoon, um projeto novo,… Read more »
Com chicão,cada um com sua opnião,respeito isso e sei que vc respeita tbm.
mas eunão achei nada simplista,apenas apresentei fatos.
abraçãos broe!
Francisco en AMX 27 novembre 2009 à 15:09
http://www.youtube.com/watch?v=Ol74hOJtWOA&feature=related
…4:45/6:35 he he !!!!!!!!!!!
“Com = Bom” rss
Felipe.
Assim vc me mata HAHAHAHA
[]’s
Luan, simplista não é errado, mas falta algumas coisinhas… e a conclusão pode ficar “diferente”
Abraço
Mas e o radar Luan, como vai ficar? 🙂
Francisco.
Pois é.Dizem que vai atrasar,igual todo o Rafale atrasou.
Quanto a conclusão simplista,é o maximo que posso fazer,não sou nenhum expert para encher o blog de comentarios tecnicos pertinentes ao assunto.Mas ja é algo,e algo importante que deve ser levado em consideração.
SEGUNDO O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA PARA 2009, O FLY AWAY PRICE DO RAFALE É DE 64 MILHÕES DE EUROS (RAFALE C).
SEGUNDO O CEO DA EUROFIGHTER GMBH, ENZO CASOLINI, O FLY AWAY PRICE DO NOVÍSSIMO TRANCHE 3 DO TYPHOON É DE 58 MILHÕES DE EUROS.
Luan, perfeito continue, não quis ser rude com vc! desculpa se não fui cortez!
Abraço
HAHA
Não,não foi Francisco.
Tbm não quis passar isso na minha msg,ok!
abraços.
Grande ZE, nada como alguém informado de verdade…
Felipe não era de 90milhões de euros o Rafale? rsrsrsr
Não Chicão, 98 milhões de euros.
Abs.
Chicão, PS: o preço mencionado pelo ZE é o do Armée de Lair, o subsidiado… Sds.
Bem, 64 milhões de EUROS, correspondem a 96 milhões de DÓLARES. Trata-se de uma dinheirama para esse avião sem escala. O problema é que eles podem vender o avião pelo preço que quiserem. Esse preço é para a Força Aérea Francesa. Se o Sarkô pressionar, a Dassault pode e, provavelmente, deverá praticar um preço mais baixo. Ainda se o exposto acima não acontecer, o empecilho maior, sem dúvida, será o seu custo hora voo/manutenção. Mesmo subsidiado, seu custo de hora voada é de 9.800 EUROS. Para se ter uma leve ideia, segundo o Tribunal de Contas Francês, em 2004 a… Read more »
ZE: vc é o bosco antifrancélico, rsrsrsrs 🙂 PERFEITO!
Sds.
Francisco AMX em 27 nov, 2009 às 15:37
Ai..ai Chicão…. não é bem assim…
O radar do EF-2000 Eurofighter será o Selex AESA Vixen, conforme recentemente anunciado. Ponto para a SAAB, que anunciou usá-lo também no Gripen NG.
Sobre cancelamento do tranche 3 do EF-2000 pela Alemanha, nada por motivo do avião e sim que os chukrutes ficaram, imagine, sem grana. Cortaram o orçamento das FFAAs lá também.
Money has no colour or taste.Money is universal! France Gets Dual-Mode Paveway Bombs By pierre tran Published: 27 Nov 2009 11:39 Print | Email PARIS – The French Air Force has taken delivery of the GPS/Laser Enhanced Paveway II guided bomb and plans to deploy it rapidly to the Afghan theatre, a spokesman for the service said. “We have indeed received what we ordered,” the spokesman said. “We hope to use them in Afghanistan as soon as possible.” Related Topics Europe Air Warfare A dispatch in December was unlikely, he said. This will be the first time the Air Force’s… Read more »
Felipe, tá inflando o ego do ZE demais! he he O preço do Rafale, segundo o ZE, é dado por um orgão público/governamental pelo que eu percebi… E o do Typhoon, pelo CEO da Euro/GMBH… leve diferença! he he Ah Felipe (eu tenho um financiamento, da minha empresa, de uma máquina, do GMBH, e posso te dizer, eles não são nem um pouco “amáveis”… são exploradores igual a qualquer outro Banco, já tentaram me engambelar com juros não previstos no contrato, quando ameacei discuir na justiça, pois meu contrato era claro, 5% pagamento em dia, 7% em atraso, mais mora,… Read more »
Francisco AMX em 28 nov, 2009 às 9:51 “Felipe, tá inflando o ego do ZE demais! he he O preço do Rafale, segundo o ZE, é dado por um orgão público/governamental pelo que eu percebi… E o do Typhoon, pelo CEO da Euro/GMBH… leve diferença! he he Ah Felipe (eu tenho um financiamento, da minha empresa, de uma máquina, do GMBH, e posso te dizer, eles não são nem um pouco “amáveis”… são exploradores igual a qualquer outro Banco, já tentaram me engambelar com juros não previstos no contrato, quando ameacei discuir na justiça, pois meu contrato era claro, 5%… Read more »
Para simplificar os esclarecimentos do ZE
GmbH = Ltda
Gesellschaft mit beschränkter Haftung = Empresa limitada
Zé…
não que seja relevante para compreender o que vc escreveu, mas como uma curiosidade minha, parece que vc traduziu a palavra “acronym”
ou seja, acrossemia,abreviaçao de palavras, como acronico que tem outro significado.
de minha parte não fico atras…pois já havia cruzado com esta palavra “acronym” antes e embora sabendo seu ignificado, “inventei” que a tradução seria acronismo…e por sua causa fui procurar se existia tal palavra e…não achei, (rs)
Enfim, aprendi mais uma…
abraçao
Zé…
não que seja relevante para compreender o que vc escreveu, mas como uma curiosidade minha, parece que vc traduziu a palavra “acronym”
ou seja, acrossemia,abreviaçao de palavras, como acronico que tem outro significado.
de minha parte não fico atras…pois já havia cruzado com esta palavra “acronym” antes e embora sabendo seu ignificado, “inventei” que a tradução seria acronismo…e por sua causa fui procurar se existia tal palavra e…não achei, (rs)
Enfim, aprendi mais uma…
abraçao
ZE,
Existe um Banco/financeira, ele se chama GmBh, vc pode estar falando o certo, mas alguem colocou o nome da financeira assim, tenho as Invoices, se é fantasia eo não, não me importa, importa que ele faz parte deste grande grupo, sei que é ltda. nunca falei o contrário! é é justamente isso! este grande grupo controla a EUROFighter, eu estava falando para o Felipe apenas que ninguém é santo neste mundo!
Quem me vendeu a máquina foi outra empresa do grupo, não vou citar nome pois fica “xato”….
Abraço
só para me fazer entender, entendi o que vc falou sobre GmBh (tem mais um nome que não me recordo junto a denominção bank- não seria o maior banco alemão?), e isso eu não sabia, e sei que o grupo que controla a empresa que vende e a que financia é o mesmo do grupo controlador da EUROFIGHTER… e não seria esse que controla tb a EADS??
mas enfim, obrigado pela aula! 🙂
Abraço
ou tô fazendo confusão!? bom, mas eles são alemães! era isso que importava no que eu ralatava ao Felipe!
O que tu faz ZE? qual tua formação? me parece que vc está acima do nível técnico de todos aqui nestes assuntos “econômicos” ! show!
Abraço!
AH acho que agora estou entendendo melhor sobre o que vc falou ZE!
Valeu!
“Dalton em 28 nov, 2009 às 14:39
Zé…
não que seja relevante para compreender o que vc escreveu, mas como uma curiosidade minha, parece que vc traduziu a palavra “acronym”
ou seja, acrossemia,abreviaçao de palavras, como acronico que tem outro significado.
de minha parte não fico atras…pois já havia cruzado com esta palavra “acronym” antes e embora sabendo seu ignificado, “inventei” que a tradução seria acronismo…e por sua causa fui procurar se existia tal palavra e…não achei, (rs)
Enfim, aprendi mais uma…
abraçao”
Perdão, eu escrevi acrônico por engano. O certo é ACRÔNIMO.Erro de digitação.
Amigo Francisco, infelizmente eu sou A-“DE”-VO-GA-DO, mas gosto e entendo um pouco de economia.