Pod ‘Litening’ no A-1 da FAB na ‘Operação Laçador’

25

A-1 pod Litening Op Laçador 1

As fotos divulgadas no site da “Operação Laçador”, mostram jatos A-1 da FAB equipados com o “pod” Rafael Litening, no pilone ventral. Esta seria a primeira vez que uma aeronave da FAB aparece com tal equipamento.

A-1 pod Litening Op Laçador 2

A-1 pod Litening Op Laçador 3

COLABOROU: Carlos Eduardo

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
casag

Galante,

E qual as capacidades deste pod?

rrdocosta

faço minha a indagação do Cosag, qual a real capacidade do pod Litening?

Justin Case

É o Litening ou o Recce Lite?

Justin

Hornet

Casag e amigos,

o que vcs perguntam é mais para o Super-Bosco (hehe) responder. Mas enquanto ele não responde, achei um link que pode dar uma ajuda:

http://www.rafael.co.il/marketing/area.aspx?FolderID=334&docID=914

abraços a todos

Tales

casag em 19 nov, 2009 às 20:19 e rrdocosta em 19 nov, 2009 às 20:34: O Litening (Laser Infra-red Targeting Lightening) é um casulo multipropósitos, diurno e noturno, de designação de alvos e navegação da Rafael israelense. É considerado o primeiro casulo de Terceira Geração, incorporando todas as capacidades e sensores para que uma aeronave possa voar várias missões ao mesmo tempo. O objetivo da Rafael era criar um casulo com capacidade de detecção/ reconhecimento/ identificação/ designação a laser de alvos de superfície e marítimos; disparo com precisão de bombas guiadas a laser, bombas em cacho e bombas comuns, vôo… Read more »

andrepoa

Para acrescentar mais um link sobre o rafael litening III.
http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/~otranto/fab/litening3_pod.htm

andrepoa

no link que indiquei acima vocês podem ver a quantidade e distribuição destes pods pela FAB.

casag

Hornet,

Tem o “Super Tales” tambem. Profissional, talvez?
O certo é que o pod transformou o A-1 de simples “caminhão de bombas” em arma muito eficaz.

Tomara a visita do presidente de Israel, acompanhando investimento na indústria de defesa, represente avanço nas pesquisas, nossas, destas maravilhas eletrônicas.

Justin Case

Pelo que li na imprensa, a Elbit (Aeroeletrônica) já prometeu investir pesado em VANT aqui no Brasil.

Justin

Hornet

Casag,

Bem lembrado. Tem o Super-Tales também.

O Tales e o Bosco pertencem a “Liga da Justiça”…hehe

Tales e Bosco, brincadeira, hein?

abração

Tales

Hornet em 20 nov, 2009 às 15:27 Não tenho nada de super, não. SUPER é vc, Hornet, pois és professor universitário nesse nosso brasilzão, que tanto carece de educação…brincadeira…(é que sou filho de ex-professora secundarista…) Na verdade, estou mais para o Chapolin COLORADO (embora minha barriga esteja ficando, depois dos 30, cada vez mais, parecida com a do Nhonho, do Chaves), pois sou torcedor do Campeão da Copa de Mundo de Clubes da FIFA 2006, o glorioso Sport Club Internacional de Porto Alegre/RS. Agora, o Bosco é uma figuraça (no bom sentido). Ele sabe TANTO, mas TANTO, que poderia, facilmente,… Read more »

Tales

casag em 20 nov, 2009 às 10:49 Não sou militar (embora tenha vários oficiais da reserva na família e um grande amigo Major de Engenharia do EB), nem piloto (embora ainda esteja nos meus planos fazer o curso de PP, no futuro, já que não consegui aprovação no concurso da EPCar quando tentei, faz mais de duas década atrás), nem nada relacionado à aviação. Posso dizer que sou profissional SIM, mas em outra área, pois me formei na área de “humanas”… Mas sou um GRANDE entusiasta de aviação militar, como uma boa parte dos blogueiros daqui. “Profissionais”, mesmo, são o… Read more »

Hornet

Tales,

hehehe…

É que vc não sabe. O Bosco é o Scott. Lembra quando o Kirk voltou no tempo pra pegar umas baleias e tal? Pois é, o Kirk voltou para o futuro, e levou as baleias com ele, mas parece que o engenheiro da nave ficou…hehehe

Sobre o Wellington, também sinto falta…muitos bons comentadores sumiram. E as opiniões deles fazem falta, pois além de equilibradas eram bem fundamentadas.

mas enfim…

abração

Hornet

Tales,

por falar em capitão Kirk, Scott e baleias, já chegou a ver essa reportagem? Dá uma olhada no vídeo (caso já não tenha visto), é bem interessante:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1386471-5603,00.html

por essas e por outras que eu sempre falo: C&T tem que levar em conta o “C” em primeiro lugar. Parcerias ou TT que pensam apenas no “T”, não adiantam muito.

abração

Tales

Hornet em 21 nov, 2009 às 0:32 EU BEM QUE DESCONFIAVA! Agora está explicada a origem do Bosco! Falando sério: lembro desse filme da série, sim. Embora eu não me considere um trekkmaníaco a primeira série da TV, para mim, está entre as melhores séries televisionadas de todos os tempos. Lembras daquele episódio em que o Spock “matou” o Kirk numa luta em Vulcano? Muito bom… Esse vídeo em específico eu não conhecia, mas tinha conhecimento dessas pesquisas aqui no Brasil, bem como no exterior. Há alguns ano o Discovery Channel (olho um pouco todos os dias, quando não estou… Read more »

Tales

Outra propulsão dita “alternativa” muito interessante é a nuclear, em que, em tese, se usaria, um reator nuclear para aquecer o ar, à semelhança do que um queimador de uma turbina a jato faz hoje em dia. Tem uns vídeos no YouTube sobre os supostos bombardeiros nucleares russos e as pesquisas americanas no mesmo sentido, incluindo possíveis diagramas do sistema. Para quem entende um pouco de inglês, vale a pena… Abrs. PS: não achas que seria interessante se o blog desse um maior espaço à notícias relacionadas a pesquisas ou aeronaves ditas “alternativas”? Eu tenho um livro, na minha pequena… Read more »

Hornet

Tales, eu conhecia essa história do Gerald Bull. É uma coisa meio doida o que ele propunha. Ele deve ter lido muito “a Guerra dos Mundos” do H. G. Wells (os marcianos chegam na Terra disparados por gigantescos canhões – meio de transporte marciano, parece que é mais eficaz que o transporte público de São Paulo…hehehe). Aproveitando a deixa, aqui tem um link para quem quiser saber melhor da história do Gerald Bull (não gosto muito, ou melhor, não gosto nada, do perfil da Super Interessante, mas enfim…pra um leitura rápida serve): http://super.abril.com.br/ciencia/rei-disparos-445591.shtml Já quanto as teorias da conspiração, também… Read more »

Hornet

ops! “também me atenho” = não me atenho

Bosco

Um abraço aos amigos Tales e Hornet. Só agora li seus comentários sobre minha pessoa. rsr…. Valeu. Só de curiosidade eu também sou fã de ficção científica. Na verdade gostava de ler livros de ficção bem antes de começar a ler sobre armamentos. Sobre armamentos eu me lembro que tinha mais ou menos uns 14 (?) anos (agora tenho 48) quando vi numa banca de revista a “Segurança e Defesa” nº2. Foi a primeira revista especializada sobre o tema. De lá pra cá nunca deixei de devorar tudo sobre a ‘tecnologia militar’. Minhas leituras preferidas são ‘ficção científica’, tecnologia militar… Read more »

Bosco

Falando de tecnologia de propulsão, sem dúvida tanto a propulsão à laser quanto o ‘canhão’ deverão ser usados no futuro para colocar ‘microsatélites’ em órbita. O projeto clássico do canhão do engenheiro Gerald Bull deverá ser substituído por um lançador eletromagnético que poderá com muito mais eficiência fazer a carga útil atingir a velocidade orbital. E já que falamos de FC, eu ainda aposto que tecnologias inusitadas estarão disponíveis nos próximos anos e boto fé naquelas que buscam reduzir o arrasto. Na ficção científica tais dispositivos eram conhecidos como ‘indutores de vácuo’. rsr…. Se tais dispositivos forem agregados a um… Read more »

Baschera

Senhores,

Sobre o Pod Rafael Sky Shield :
http://www.rafael.co.il/marketing/SIP_STORAGE/FILES/8/958.pdf

Sobre o Pod Rafael Litening :
http://www.rafael.co.il/marketing/SIP_STORAGE/FILES/7/477.pdf

Já que vcs falaram no Welington….volta aí ô meu…. volta por que agora que estão colocando em produção seriada o Su-35…..
Se não vou achar que vc é a Vovodka… ou o contrário, vc é um personagem da Vovodka…Rssssss.

Sds.

Hornet

Tales e Bosco, se me permitem, gostaria de deixar aqui a indicação de dois livros pra vcs (sobre este assunto que estávamos falando acima – Kirk, baleias, sci fi etc.). Os livros são estes aqui: Dyson, Freeeman – “Mundos Imaginados”. SP: Cia das Letras Dyson, Freeman – “Infinito em todas as direções”. SP: Cia das Letras Não sei se vcs já conhecem ou não esses livros, mas se não conhecem, vale a pena lê-los. O Dyson é um físico inglês, Nobel de física. Nestes dois livros ele discute, do ponto de vista da ciência, questões como: o nascimento e perspectivas… Read more »

Tales

Bosco em 21 nov, 2009 às 12:32 Valeu Bosco! Só uma curiosidade pessoal: tu és carioca, paulista ou mineiro? Ou nenhuma das opções anteriores? Báh: a primeira Segurança e Defesa que lembro ter visto foi a número 29, que tenho até hoje. Mas sempre foi uma dificuldade consegui-la aqui no sul (não sei quem é o distribuidor deles por aqui, mas tanto no interior, como em PoA é uma raridade conseguir um exemplar). Sempre que vou ao Rio (nos últimos anos fui nos shows do The Police, da Madonna – minha ex-namorada era fã dela, no sambódromo em 2008 e… Read more »

Tales

Baschera em 21 nov, 2009 às 16:11
DÁ-LHE INTER! Se o Goiás, o Corinthias e nosso “co-irmão” nos derem uma mão, ainda levamos esse título.
Mas, de fato, também sinto muita falta dos comentários do Welington, do Vovodka e do Mauro, entre outros.
É uma pena…
Abração gaudério. “E vamos pintar o Brasil de vermelho”…

Tales

Hornet em 21 nov, 2009 às 20:24
Valeu pela dica. Eu não conhecia essas obras, nem seu autor. Mas, nas férias de verão, irei atrás delas.
Abração, camarada!