Lula e Sarkozy 14-11-09- foto Ricardo Stuckert - sec de imprensa - presidencia da república

Mais uma vez, Presidente Lula cita acordo de caças em declaração conjunta, ao lado do Presidente Sarkozy

O áudio da declaração conjunta pode ser ouvido diretamente no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República (clique no link ao final da matéria para acessar), de onde também se pode baixar um texto em word, do qual destacamos o trecho abaixo:

“Mas a verdade é essa, é que Brasil e França sempre foram muito parceiros, sempre se gostaram muito, muitos franceses vão ao Brasil, muitos brasileiros vem a Paris, ou seja… Mas nós nunca levamos muito a sério a relação entre o Estado francês e o Estado brasileiro. E o presidente Sarkozy, ao tomar posse, deu um passo gigantesco para consolidar essa que era uma boa amizade política, cultural, sabe, em uma relação profissional entre o Estado francês e o Estado brasileiro. Ou seja, além de sermos amigos, nós precisamos ter um pensamento estratégico para os próximos 50, 100, ou quem sabe, para o século XXI inteiro.

E começamos a estabelecer nessa ideia da estratégia entre França e Brasil os acordos do submarino, os acordos dos helicópteros, os acordos dos aviões caça, que mantém os mesmos princípios que nós acordamos em Brasília. Todo mundo sabe que essa não é uma coisa simplista, é uma coisa complicada e que nós temos concorrentes e que, portanto, nós temos que conversar com muito jeito. Mas mais importante, e esse, presidente Sarkozy, me permite lhe dizer uma coisa aqui: a França é o único país da Europa que pode orgulhosamente dizer que tem 700 quilômetros de fronteira na Amazônia com o Brasil. É um privilégio extraordinário ao mesmo tempo ser um país europeu e um país amazônico.”

FONTE / FOTO (R. Stuckert): Presidência da República – Secretaria de Imprensa

NOTA DO BLOG 1: a foto em que o presidente francês aparece sorrindo foi uma escolha deste editor.

NOTA DO BLOG 2: se já há acordos para aviões de caça, para que serve exatamente o relatório em preparação pela FAB para o programa F-X2? Há quem diga que serve para pressionar os franceses por redução dos preços e melhoria da proposta. Há quem diga que não serve para nada. Para relembrar os fatos de pouco mais de dois meses atrás, clique nos links abaixo e formule aqui sua própria opinião.

LEIA MAIS:

    Subscribe
    Notify of
    guest

    81 Comentários
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Francisco AMX

    Parece que um americano e um sueco subiram no telhado….
    Não consigo entender esta concorrência… espero que o Lula realmente esteja fazendo certo por linhas tortas…

    baschera

    E está Francisco…. quem vc acha que vai financiar o candidato oficial nas eleições do ano que vem ??

    Palhaçada….. pelo menos chegou ao fim esta novela.

    Parece aquela histórinha da noiva que na hora do sim no altar, diz não, sai correndo da igreja e foge com o garanhão, filho do tio do irmão da vizinha e depois não quer ficar “falada” ou não quer que se fale sobre o que ocorreu…..

    Sds.

    motta_eiras

    No defesanet está dito q o acordo já foi firmado. O q a Fab ainda faz não sei, talvez redigindo o contrato final conforme pré acordado. Isso ocorre em grandes concorrencias. Um escreve outro lê , comenta o outro ajusta, assim vai até o texto final. Mas o acordo tá feito. Pode ser isto.

    Sds

    motta_eiras

    Aliás a alegria q estava o Sarkô na despedida com o Lulà tava exagerada pra quem acertou os ponteiros em defesa de um posição unica para Copenhage. Sarkô parecia não querer deixar o Lulá ir embora. Dançaram o Besame Mucho com certeza.ehehehehehe

    Sds

    R_Cordeiro

    O LULLA é uma vergonha para a credibilidade internacional do Brasil.

    sinto vergonha da politica nacional e internacional brasileira e desta “esquerda” de bolso sem fundos.

    MO

    Aspas

    Ou seja, além de sermos amigos, nós precisamos ter um pensamento estratégico para os próximos 50, 100, ou quem sabe, para o século XXI inteiro.
    fechaspas

    + 100 anos e ficamos ainda dentro do sec 21, segundo a “pessoa”

    que coisa, ja pensou la na frente, qdo voltarem no tempo e em 2109, no braziu, ainda for o sec 21 …. os cara vão ficar meio perdido neh ….

    “nunca antes na historia deste país um seculo teve mais de 100 anos …”

    Ui…

    SO

    raleixos

    O Brasil merece o presidente que tem, este povo tem mais é que sofrer mesmo de todos os lados. povo burro, e eu ainda defendo está m. de nação operando um amx incompleto e sem armamento.

    Thierry

    Friends, I believe the whole brazilian FX2 process has not been at all wasted time for your country.
    Be sure that the selected supplier will be “pressurized” to the very last possible drop and brazilian authorities take well care of their country interests.
    Even if end of november Brazil and France enter in exclusive negotiation,it will take some weeks if not months to finalise everything-many many small contracts inside a global one.
    Sds

    Thierry

    Even if end of november Brazil and France enter in exclusive negotiation,it will take some weeks if not months to finalise everything-many many small contracts inside a global one.And during this additional time Brazil will have all the possibilities to negotiate again and again multiple issues and details for the best of Brazil interests.

    kaleu

    Prezado Thierry,

    Vou dar um conselho a voces franceses … fechem e assinem rapidamente, pois, o rafale não sobrevive ao pres. Lula, se não assinar com Lula no poder … não assinarão nunca mais … aproveitem bem … abram o champangne … pois, o 1º ato do próximo governo será cancelar esse roubo ao meu país … ESCREVA O QUE DIGO !

    SDS, MONSIEUR !

    Justin Case

    Kaleu,

    Você sabe de alguma coisa que não sabemos?
    Diga aí.

    Justin

    ZE

    baschera em 15 nov, 2009 às 19:00

    “Palhaçada….. pelo menos chegou ao fim esta novela.”

    Amigo, você acertou em cheio.

    Thierry

    Kaleu,

    Por que um vôo?

    Sds

    Thierry

    google translate mistake he he!

    por que um roubo?

    motta_eiras

    Agora é a hora dos contrários ao governo a Dassault a França destilarem seu ódio. Fenomeno psico social previsível, chamam de m_________de povo e nação como se tivessem nascido em marte.

    Deus abençoe nossa pátria mãe gentil.

    Hornet

    Hehehe…Eu me divirto com esse FX2 e as teorias conspiratórias todas. Cada vez mais as teorias ficam melhores. Muito boas mesmo. Estou adorando. Então o Defesanet descobriu que existe uma preferência pelo Rafale e que existe um acordo com a França! Poxa! Devem ter feito um trabalho de Sherlock incrível. Qual será a próxima descoberta? Que a Terra não é o centro do universo…tsc..tsc..tsc… Continua tudo como estava na semana passada: ou seja, o Rafale vence assim que a FAB entregar o relatório técnico. Quando a FAB entregar o relatório técnico, e não havendo nenhuma objeção técnica por parte da… Read more »

    kaleu

    Thierry, em 15 nov, 2009 às 21:09 PORQUE NÃO HÁ JUSTIFICATIVA PARA O PAÍS ESCOLHER A OPÇÃO MAIS CARA … CONTRARIANDO A FAB, A INDUSTRIA NACIONAL, E TODA A LÓGICA … PARA SUA INFORMAÇÃO (SE É QUE NÃO SABE), FAB, COPAC, GPF-X2, PILOTOS, EMBRAER, FIESP (FEDERAÇÃO DA INDUSTRIA), “NÃO QUEREM O RAFALE” … VOU REPETIR “NÃO QUEREM” … ENTÃO, QUAL A JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO RAFALE ? … QUE NÃO SEJA UM “GORDO” SUBORNO PARA AS ELEIÇÕES DO PARTIDO DO GOVERNO PARA AS ELEIÇÕES DE 2010 ? TODOS OS BRASILEIROS LIGADOS AO SETOR AEROESPACIAL NÃO QUEREM O RAFALE …… Read more »

    kaleu

    Hornet,

    tudo bem amigo ?

    Nenhum país civilizado (pelo menos que eu saiba) escolhe um caça contrariando sua Força Aérea.

    Justin,

    Não tenho info privilegiada, minhas afirmações são de fatos de dominio público.

    abcs
    kaleu

    ZE

    R_Cordeiro em 15 nov, 2009 às 19:43 “O LULLA é uma vergonha para a credibilidade internacional do Brasil.” Você simplesmente tirou as palavras da minha boca. Caro amigo, permita-me elaborar um pouco mais a sua brilhante crítica. A vergonha começou quando o exército boliviano “nacionalizou” (leia-se, ocupou à força) as refinarias da Petrobrás. No início do acordo em 1999, ficou estabelecido que o Brasil iria pagar um preço justo pelo gás boliviano. Por contrato , seria o preço médio de uma cesta energética internacional. O tipo de contrato firmado foi o “take or pay”, ou seja, o Brasil é obrigado… Read more »

    ZE

    kaleu em 15 nov, 2009 às 20:50

    Prezado Thierry,

    “Vou dar um conselho a voces franceses … fechem e assinem rapidamente, pois, o rafale não sobrevive ao pres. Lula, se não assinar com Lula no poder … não assinarão nunca mais … aproveitem bem … abram o champangne … pois, o 1º ato do próximo governo será cancelar esse roubo ao meu país … ESCREVA O QUE DIGO !”

    SDS, MONSIEUR !

    O que eu posso fazer, a não ser bater palmas?

    casag

    ” Todos os brasileiros contra”… “Povo burro”…”Palhaçada…
    “E eu defendendo esta ____________”…”Roubo”…

    Pelo jeito as águas estão rolando. Já decidiram até que a oposição vai ganhar as próximas eleições. Se bem que o pessoal não é lá grande coisa na torcida…rsrsrs

    casag

    Zé,

    Com os nossos vizinhos, o que você recomendaria? Uma invasão com os fuzileiros? Será que sairia mais barato? Nossa ‘honra’ estaria salva?

    Justin Case

    Eu acho que o pessoal deveria segurar um pouco a barra nas generalizações:
    “Vocês franceses”, ” nosso povo burro”, “todos os brasileiros contra” “esta m.”.
    Todo mundo é muita gente.
    Esses comentários, além de não serem éticos, são tecnicamente inconsistentes e não contribuem para nada.

    Justin

    motta_eiras

    O q se ganha estimulando a pobreza em nossa vizinhança? Quantos bilhões de dolares são despejados na Africa pra q ela sobreviva.
    Se paraguaios e bolivianos não forem ajudados a sobreviverem eles invadem o Brasil pra matar sua fome. Vide Mexico e EUA, vamos acabar tendo q contruir um muro.
    Sobre o nosso tema se desse ou der SH vão chamá-lo de velho, se desse ou der gripen vão chamá-lo de avião de papel se deu Rafale , cornetem. Teremos sempre 67% de insatisfeitos.

    Sds

    baschera

    Hornet em 15 nov, 2009 às 21:30

    Olá Hornet….

    A notícia, aqui, não tem como fonte o Defesanet, mas sim a S.I da Pres. da República….. quem mencionou a notícia do Defesanet, fui eu em outro tópico.

    Qualquer modo, não importa, importa a notícia em sí.

    Antes que a novela acabe, vamos ver o que os outros interessados farão. Estou aludindo ao velho SIVAN, onde os franceses ganharam, mas não levaram.

    Mas, a novidade, é que ……escrevam aí, …..O ÚLTIMO ATO AINDA ESTÁ POR VIR…..

    Abraços.

    baschera

    Em compensação, nos UAE (Emirados Arabes Unidos) o Rafale pode ter dançado, segundo as declarações do Brig Gen Ibrahim Naser Alalawi, que em matéria da FlightGlobal de hoje, disse que “tem esperanças que dentro de um par de anos – a exemplo de muitos outros países – os UEA poçam ter um caça de quinta geração”, falando diretamente o nome do americano F-35.

    Sds.

    casag

    Baschera,

    O SIVAN, aquela fraude, foi no tempo do FHC…
    Será que vão mandar os Marines?

    casag

    Os Emirados Árebes Unidos, aquele sim é um paiseco…

    motta_eiras

    Em termos de equilibrio regional estaremos bem servido com que está nos sendo oferecido pela França. Teremos o q interessa superioridade regional.

    Sds

    ZE

    casag em 15 nov, 2009 às 22:07 Zé, “Com os nossos vizinhos, o que você recomendaria? Uma invasão com os fuzileiros? Será que sairia mais barato? Nossa ‘honra’ estaria salva?” Recomendaria fazer o que qualquer país faria: Não aceitar pressões; Convocar o embaixador para consultas (ótima forma de se demonstrar a insatisfação, segundo o DIP); Levar o caso às instâncias que, constando no contrato, irão dirimir dúvidas, arbitrar conflitos… Atente bem: O maior parceiro comercial, tanta da Bolíva, quanto do Paraguai é o Brasil. O maior item na pauta de exportação boliviana é o gás. O maior item na pauta… Read more »

    casag

    Bom, agora é tomar um champagne e dormir enquanto os marines não desembarcam…

    ZE

    baschera em 15 nov, 2009 às 22:28 “Em compensação, nos UAE (Emirados Arabes Unidos) o Rafale pode ter dançado, segundo as declarações do Brig Gen Ibrahim Naser Alalawi, que em matéria da FlightGlobal de hoje, disse que “tem esperanças que dentro de um par de anos – a exemplo de muitos outros países – os UEA poçam ter um caça de quinta geração”, falando diretamente o nome do americano F-35.” Como comentado naquele meu post longuíssimo, a chance dos Emirados comprarem o Rafale é…….é……. O pior é que os franceses vão torrar o saco agora com o blá, blá, blá… Read more »

    MO

    novamente com o seu coment “Show time”

    nap para, continua assim sempre, mas uma vez, muito bom, parabens !!!11

    Thierry, bons sours

    my comment concerns regarding President Lula comit a litle mistaken (as well) regarding (this time) how long is a century

    well, from a guy that forget time sense, sometimes could become a eternal joke betwwen international comunity, even to burkina Faso, Papua New Guinea, wallis and futuna Is. and others …

    Brgds
    SO

    Tales

    Como tem botafoguense nesse blog…
    É um chororô que não pára, é um chorarô que não cala…eheheh
    Eu também me divirto muito com essas histórias conspiratórias…
    É muito engraçado…
    Então a ABIN tem ligado para alguns foristas para ameaçá-los por causa da sua preferência pelo Gripen ou Super Hornet? Kkkk…
    E o pior BASCHERA é que, além da Dilma vir a ser a nossa futura Presidente da República, o Tarso Genro vai ser governador do nosso estado…

    Tales

    Falando sério: 1º) todo mundo sabia que a decisão final era e SEMPRE FOI política; 2º) todos os vetores finalistas são bons e cumprem os requisitos da FAB; 3º) o Rafale foi o escolhido na enquete promovida pelo blog como a melhor solução dentre os três finalistas pela MAIORIA dos foristas; 4º) mesmo os que discordam do Rafale, reconhecem suas qualidades e não são poucos os fãs de Gripen e do Super Hornet que reconhecem que o Rafale é o melhor caça (vale lembrar que eles virão, em princípio, para substituírem os M-2000C na função de interceptação); 5º) todo mundo… Read more »

    kaleu

    Tales em 15 nov, 2009 às 23:26

    NÃO COMEMORE AINDA, AMIGO … essa “peça” ainda está em andamento … e o último “ato” ainda está por vir …

    Temos informação de outros blogs (pessoas de dentro da FAB) que a TT irrestrita não é isso tudo não …

    Aproveito para te perguntar O QUE OS FRANCESES OFERECERAM DE OFF-SETS ?? … lí e relí o que foi públicado das propostas e não acho os off-sets franceses … teria informações ? … além, é claro, do blá, blá, blá … de intercâmbio de conhecimento entre universidades …

    abc
    kaleu

    baschera

    Tales em 15 nov, 2009 às 23:05 Amigo, não se trata da ABIN, mas de pessoas cujos intereses (como dizia o Brisola) e benesses estariam sendo contrariadas, entendem eles que quem escreve de público o contraditório os está prejudicando. Por tráz do FX e de todos os grandes contratos militares existem pendurados, via de regra, outros interesses, notoriamente financeiros. Trata-se da mesma sujeira das campanhas políticas e de seus financiadores e seus objetivos comerciais e de poder. Não se trata de teoria conspiratória, mas de um jogo onde estão embutidas muitas outras coisas além do que simplesmente se supõe. A… Read more »

    Hornet

    kaleu em 15 nov, 2009 às 21:43

    e como vc sabe disso? Como vc sabe que a FAB será contrariada?

    Vc sabia que a FAB pode desclassificar qualquer caça que ela não queira, no relatório? Então, essa história de “contrariar” é meio esquisita…

    baschera em 15 nov, 2009 às 22:20

    ops! é verdade, amigo Baschera. Fiz confusão com a matéria que vc postou.

    De qualquer modo não muda nada do que eu disse acima (exceto o fato de não ser a notícia da Defesanet).

    abração aos dois

    baschera

    Hornet,

    Desta vez estás desculpado….rssssssss.

    Um abraço a vc também.

    Hornet

    Baschera,

    hehehe…

    abração bro!

    Tales

    kaleu em 16 nov, 2009 às 0:01 “NÃO COMEMORE AINDA, AMIGO … essa ‘peça’ ainda está em andamento … e o último “ato” ainda está por vir …” Certo, Kaleu. De fato, ainda falta o último ato. Mas é aquilo que o Hornet já explicou por estas paragens: só não dará Rafale se a FAB vetá-lo no relatório final da Gerência do FX-2. Se ela der seu OK, a próxima instância decisória é a POLÍTICA e todo mundo já sabe qual a preferência dessa administração, pelos motivos já mais do que debatidos por aqui (sejam eles escusos ou não). Como… Read more »

    Tales

    baschera em 16 nov, 2009 às 1:00

    Também sou COLORADO!
    E fã do Falcão, do Fernandão, do Guiñazú e, claro, do RAFALE (embora também o seja do Gripen e tenha sido do F/A-18 Hornet nos idos dos anos 80!).
    Dá-lhe Inter!
    Abraço vermelho (sem qq conotação comunista), gaudério.

    PS: só uma pequena correção. Brizola é com “Z”. Que Deus o tenha.

    Hornet

    Tales, aproveitando a “deixa” do futebol, gostaria de comentar mais uma coisa pra ajudar a pensarmos o que ocorre e vem ocorrendo no FX2. Desde o início o Rafale é o favorito. Isso todo mundo sabe. A Saab sabe (até “rimou”…hehe), a Boeing sabe, todo mundo sabe. Ontem mesmo, assisti a uma entrevista (na TV UOL) com o cônsul dos EUA e a entrevistadora foi bem clara na pergunta: a França é a favorita, como os EUA reagem a isso? (mais ou menos isso, pois estou citando de cabeça). Ele respondeu: sabemos que a França é a favorita, mas os… Read more »

    Hornet

    ops! “pró-forme” = pro forma

    Robson Br

    Este final entá parecendo a os Subs, apesar dos subs já era sabido o vencedor. Depois o assunto some dos blogs e da mídia. Ninguem sabe na realidade o teor do que foi oferecido pela Dassault. O que está claro que a “mancada” ou “jogo de cena” do lula no 7 de setembro, não foi tão ruim assism. Não entendo estas histórias de conspiração. Duvido que a escolha não teve dedo do pessoal da FAB. No Fx1 fizeram isso. Preferiram ficar sem o caça a escolher o Gripem. Isso não foi culpa do lula. Também não entendo:””FAB, COPAC, GPF-X2, PILOTOS,… Read more »

    RodrigoMF

    Baschera e Kaleu, as vezes é complicado ter fontes mais “sensíveis”.

    Vocês vão morrer explicando aqui, sem poder comprovar sem expor a fonte, pessoalmente eu desisti.

    Deixem para lá, como diz, frequentemente, um amigo nosso:

    O tempo é o Sr. da razão…

    Com os helis a máscara já comeceçou a cair antes da fábrica…

    Vamos ver com os caças o quanto ela vai durar.

    O duro é que a culpa vai cair na cabeça dos próximos Governos e o gênio em comando vai aparecer na mídia afirmando que deixou tudo certinho e que se fosse ele estaria tudo em operação.

    Felipe Cps

    Honestamente não vi nada de mais na notícia. A Secretaria de Imprensa da Presidência da República não é o órgão que fala pela Mulla? Oras, se a dita Mulla já falou que iria comprar o Rafaleco, porque o estranhamento de sua secretaria de imprensa

    Felipe Cps

    Ops, “faiou”, rsrsrs: Se a dita Mulla já falou que iria comprar o Rafaleco, porque o estranhamento de sua secretaria de imprensa repetir o que ele disse? Ora, secretaria de imprensa num serve pra isso, repetir o que o chefe manda???!!! No mais, sugiro aos amigos governistas, PeTralhas, francófilos, franceses e viúvas do caça acrobático ainda não baterem bumbo, porque a coisa toda não acabou. Aos companheiros da 7a Cavalaria (rsrs) e à Massa Viking, sugiro não entregar os pontos ainda. Digo isso porque é mais que notório que o Gripen está com o apoio da FIESP; e o F/A-18E… Read more »

    Edmar

    Caros Amigos.:

    O FX2 é feito por três aviões: “Dassault Rafale F-3”, “Saab Gripen NG” e “Boeing F/A-18 S H”. Certo!!!

    Um destes três tem que ganhar???

    E o Presidente Lula escolheu o “Dassault Rafale F-3”!!!
    Para que tanta tempestade???

    O “Dassault Rafale F-3” é o novo caça da FAB.

    E ainda… com transferencia de tecnologia!!!

    Podemos ter os misseis “Ar-ar A-Darter com alcance de 20 Km”, e possivelmente o missel “Ar-ar Mica com alcance de 60 Km” e possivelmente o missel “Ar-ar Meteor com alcance de 100 Km”.

    Abraços.

    RodrigoMF

    Tem hora que é mais interessante, saber das coisas pela imprensa mesmo 🙂