Uma breve história dos ‘Caravan’ da FAB

4

Gt_0799

A FAB adquiriu seu primeiro Cessna 208 Caravan I em fins de 1987 para dar suporte às atividades do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Esta aeronave recebeu a matricula FAB 2701 e a designação C-98.

Face à robustez do projeto, a FAB decidiu encomendar mais duas aeronaves do mesmo modelo no ano seguinte. Os dois aviões (FAB 2702 e FAB 2703) chegaram em agosto de 1988 e equiparam o 1º/7º ETA, baseado em Boa Vista, RR. O avião adaptou-se perfeitamente ao clima e às condições da Amazônia e a FAB decidiu realizar uma compra maior.

Em 1989 a FAB adquiriu outras cinco aeronaves (FAB 2704 a 2708) que foram distribuídas para o 2º/7º ETA (Porto Velho, RO), para o 1º ETA (Belém, PA) e para o CINDACTA II (Curitiba, PR).

Com a transformação das esquadrilhas do 7º ETA em esquadrões do 3º GAv e o recebimento dos Tucanos pelos mesmos, os Caravan I passaram para a função de aeronaves orgânicas das bases de Boa Vista e Porto Velho.

Um dos momentos de maior destaque na vida operacional dos Caravans da FAB foi a participação na missão de paz da ONU conhecida como MOMEP (Missão de Observadores Militares Equador- Peru). Foi durante uma das missões da MOMEP que a FAB perdeu o seu primeiro Caravan I.

Posteriormente foram adquiridas 10 aeronaves do modelo Caravan II (Cessna 208B). Estas aeronaves foram designadas C-98B e possuem um motor mais potente e uma fuselagem mais comprida.

Cada aeronave nova custa aproximadadmente dois milhões de dólares.

FOTO: FAB

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
gferreira

Aeronave encontrada às margens de um afluente do Rio Javari.

Há indícios de sobreviventes.

Está montado o cenário para outra ação heróica dos que trabalham “Para que outros possam Viver”.

Felipe Cps

Off-Topic URGENTE: parece que encontraram o Caravan da FAB, e com sobreviventes!

*ttp://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1361019-5598,00.html

Manoel Jose Ferreira Penna Neto

vou dar uma olhada em meus arquivos..hehe..se não me engano ja houve um acidente com um outro Caravan da FAB …